CT - ENGENHARIA DE MATERIAIS - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA - CT

Perfil de Docentes do Curso de Eng de Materiais

Docentes:


Aluska Simões 

Possui Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e realizou pós-doutorado pela mesma instituição (2015). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, no Curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais. Atuando em pesquisas principalmente na área de síntese química de pós cerâmicos, nanofibras e nanoestruturação. Faz parte do Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2429557575387821

 

Anderson Lobo

Professor Titular-Livre do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí. É bacharel em Engenharia Biomédica e doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Obteve o pós-doutoramento em Bioengenharia na Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology (Harvard-MIT Health Sciences and Technology) finalizado em 2017. Possui experiência didático-científica na área de Engenharia de Materiais e Biomédica. Atua diretamente no desenvolvimento de micro e nano-sistemas aplicados a engenharia tecidual, sistemas de diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas e nanomedicina. É membro titular da Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais e da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Atualmente é bolsista de Produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. Possui 100 artigos indexados em revistas de seletiva política editorial, mais de 1900 citações e índice H=22 (google scholar). Coordenou e cooordena diversos projetos como Pesquisador Principal nos principais órgãos de fomento do Brasil, tais como: FINEP, FAPESP, CNPq, CAPES e SERRAPILHEIRA. Revisor de agencias de fomentos nacionais e internacionais, tais como Fapesp, CNPq e Japan Society for the Promotion of Science. É editor chefe associado do periódico International Journal of Nanomedicine, um dos principais periódicos na área de Nanomedicina e Nanobiomateriais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8605141883488358

 

Carla Eiras

Doutora em Ciências ( Física Aplicada) pelo Instituto de Física de São Carlos, IFSC-USP (2004), Mestre em Química (Físico-Química) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1999) e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química (1996) também pela UFSCar. Professora Associada I, lotada no curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), membro do quadro permanente dos Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (categorias Mestrado e Doutorado), do CT/UFPI, Mestrado em Biotecnologia do Campus de Parnaíba/UFPI e do Programa de Doutorado em Biotecnologia RENORBIO. Atualmente é bolsista produtividade UFPI e foi bolsista Produtividade do CNPq (Edital Novos Campus) no período de 2008-2010. Possui experiência no desenvolvimento de plataformas nanoestruturadas e novos materiais empregando produtos da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Atualmente conta em sua equipe com nove alunos de doutorado, três mestrandos, bem como três bolsistas de iniciação científica (PIBIC), dois bolsistas de iniciação tecnológica (PIBITI) e um estagiario ICV.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6422282278596618


Edivaldo Leal

Possui graduação em licenciatura plena em Física pela Universidade Federal do Piauí (2001), mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Piauí no campus Ministro Petrônio Portela na cidade de Teresina, no curso de graduação "Bacharelado em Engenharia de Materiais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6199143451315226


João Rodrigues

Possui Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais, Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduação em Engenharia Metalúrgica, Universidade Federal do Ceará (UFC)Docente e Pesquisador em Engenharia Metalurgia e Materiais, com ênfase em Tratamentos Térmicos, Conformação Mecânica e Textura Cristalográfica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2493866954666651


Rafaela Santos

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2007) e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Engenharia Mecânica Universidade do Minho - Portugal em (Co-Tutela) (2016). Possui experiência na área de materiais magnéticos, propriedades mecânicas, síntese e caracterização de materiais e atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo de biomateriais para aplicações odontológicas.


Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5592223576640611

 

Renata Barbosa

 Engenheira de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Engenharia Química (ênfase em Materiais Não Metálicos) pela UFCG, e Doutora em Engenharia de Processos pela UFCG (ênfase em Desenvolvimento de Materiais). É Professora Adjunta IV do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós- Graduação em Ciência dos Materiais (UFPI). Trabalha na área de Compósitos, Nanocompósitos Poliméricos, Polímeros Biodegradáveis e argilas organofílicas. Possui vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, 3 capítulos de livros publicados, além da participação em congressos nacionais e internacionais na área de atuação. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa 2/CNPq, consultor Ad Hoc do CNPq e de revistas especializadas na área de atuação.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4917843873626040


Tatianny Soares

Possui graduação em Engenharia de Materiais (2008/UFCG)), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (2010/UFCG) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (2012/UFCG). Foi Professora do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da UFPI na área de Controle e Gestão da Qualidade, no período de 2010 a 2012. Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Piauí do Curso de Engenharia de Materiais, Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí e Membro Permanente da Pós Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Piauí. Desde 2004 participa de projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento de compósitos e nanocompósitos poliméricos, atuando principalmente em processamento e caracterização estrutural. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7639530334177413


Valdeci Bosco

Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2001), mestrado em Ciências de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais - Universidade de São Paulo (2009), Pesquisadora DCR/CNPq em Núcleo de Ciência e Engenharia de Materiais - Universidade Federal de Sergipe (2010 - 2013), Pós Doutorado na Universitat Politècnica de Catalunya - BarcelonaTech (2013 - 2014). Professora do curso de Ciência dos Materiais da UFPI (2014-2015). Atualmente é professora do curso de Engenharia de Materiais da UFPI. Tem experiência na área de Física de Materiais e Ciência de Materiais, com ênfase em síntese, caracterização e propriedades químicas e físicas de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrocerâmicas, síntese por reação do estado sólido e solução química, análise térmica, análise granulométrica, infravermelho, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e propriedades dielétricas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0011700686113389

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 09:08