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leonardo servio luz

MDE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

CMR0079 - INTRODUCAO A CIENCIA PESQUEIRA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução sobre a Ciência Pesqueira (04/11/2013 - 04/11/2013)

O que é a ciência pesqueira?

A engenharia de pesca.

O trabalho do engenheiro de pesca

A pesca extrativa e a criação de organismos aquáticos em cativeiro.

A pesquisa 

   0415075785.pdf 
Características gerais da atividade pesqueira (05/11/2013 - 11/11/2013)

 

A produção de pescados no mundo.

Aspesctos físico-oceanográficos que envolvem alta produção de densas populações de organismos aquáticos nos ambientes tais como plataforma continental e áreas oceânicas.

Os efeitos de produtividade associados as ressurgências costeiras e produção de energia na plataforma continental.

Relação biomassa e riqueza de espécies em ambientes tropicais e de regiões temperadas.

O colapso dos estoques pesqueiros.

Aspectos de ordem econômica associados ao desenvolvimento de um setor pesqueiro e suas relações com as características de habitat e produção de biomassa de cardumes de peixes que são espécies alvos de pescarias.

 

Situação Atual da Pesca e Aquicultura no Mundo (12/11/2013 - 19/11/2013)

Característica gerais e estatística pesqueira da produção mundial de organismos aquático (peixes, crustáceos, algas e moluscos).

O esforço de pesca sobre os estoques pesqueiros, contexto histórico das principais atividades de pesca, e o primeiro experimento prático da ciência pesqueira (II Guerra Mundial).

Principais espécies capturadas e de interesse econômico, mercado internacional da pesca, tamanho da frota pesqueira, número de pessoas envolvidas diretamente e inderetamente com o setor pesqueiro, estratégias de manejo e mitigação dos impactos causado pelo esforço de pesca excessivo.

A produção em cativeiro (Aquicultura), como medida de aumento da produção mundial, e detrimento a redução dos estoques pesqueiros. Principais espécies cultivadas no mundo, e estatística da aquicultura mundial. 

A polêmica do falso cenário de produção, devido a necessidade da obtenção de proteína derivada da pesca extrativa para formulação de rações (farinha de peixes). A ocupação e desmatamento de grandes áreas para construção de viveiros, e a problemática dos dejetos provenientes das unidades aquícolas.

O cenário mundial de produção de alimentos, importação e exportação, consumo per capita de proteína derivada de pescados.

 

http://www.fao.org/docrep/012/i0765pt/i0765pt09.pdf

Atividade de Dinâmica de Grupo (25/11/2013 - 25/11/2013)

Organização em grupos para formular conceitos da apresentação e debate.

Discussão e apresentação em público dos fatores positivos e negativos que envolvem as atividades de pesca artesanal, industrial e aquicultura.

Debate em grupo, abordando os conceitos vistos na"Situação atual da pesca e aquicultura no mundo".

O efeito do aquecimento global e a pesca (26/11/2013 - 26/11/2013)

Exibição de vídeo: Uma verdade inconveniente

Sobre as causas do aquecimento global no mundo.

A relação com a pesca.

A ciência pesqueira no Brasil e a experiência do programa de observador de bordo (02/12/2013 - 02/12/2013)

A ciência pesqueira no Brasil e a experiência prática do Programa de Observador de Bordo da Pesca de Atuns e Afins.

A estruturação do Programa, a ação e exigências da ICCAT (Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico) junto ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Polos de pesquisa e gestão de mão de obra qualificada nas universidades públicas e privadas do cursos de ciências marinhas.

A fomentação do Decreto de Lei 4.810 que exige a presença de um observador de bordo em embarcações extrangeiras arrendadas.

A importância do trabalho do observador de bordo e suas principais atividades. Formas de preparação (curso) e contrato de trabalho.

A pesca de espinhel e características gerais do aparelho de pesca. 

As principais espécies capturadas.

As situações no mar e na embarcação, o dia a dia a bordo, condições de trabalho e dificuldades encontradas.

A obtenção de dados referentes a tecnologia empregada e amostragem biológica.

Os principais resultados das pesquisas geradas e a importância destes dados na inserção do Brasil no contexto pesqueiro mundial, mas especificamente na pesca de atun e afins no Oceano Atlântico.

Situação Atual da Pesca e Aquicultura no Brasil (03/12/2013 - 07/01/2014)

Situação atual da pesca e aquicultura o Brasil

  • Produção Nacional de Pescados da Pesca e Aquicultura no País
  • Produção da pesca extrativa marinha por regiões e estados, e principais espécies capturadas.
  • Produção da pesca continental por regiõe se estados e principais espécies capturadas.
  • Produção da aquicultura marinha por regiões e estados, e principais espécies cultivadas.
  • Produção da aquicultura continental por regiões e estados, e principais espécies capturas.
  • Consumo de pescados no Brasil
  • Exportação e Importação
Acesso ao site do FISHBASE, FAO, ICCAT e Lattes (16/12/2013 - 17/12/2013)

 

Exercício de busca de nomes científico de espécies usando nome vulgar

Obter dados sobre a família, espécie, distribuição, habitat, reprodução, alimentação, e etc. 

PROVA 1º Avaliação Parcial (13/01/2014 - 13/01/2014)
A ciência pesqueira (14/01/2014 - 21/01/2014)

Introdução sobre a ciência pesqueira no mundo

Contexto histórico e evolutivo das observações dos primeiros cientístas pesqueiros.

A visão errônea de pesca inesgotável por Huxley em 1883 (London Fisheries Exibition) no primeiro evento científico da pesca no mundo.

O experimento da primeira guerra e segunda guerra mundial como parâmetro para observação da redução dos estoques.

A diminuição de abundância nas composição das capturas da pesca do bacalhau, e a observação da redução das cohorts de estrutura etária.

O primeiro comitê científico de pesquisa ICES (1902) para estudo sobre migrações do peixes e sobrepesca.

A formulação de uma equação matemática para um nível de captura ótimo (Hjort em 1933) e produção excedente (Schaefer em 1954).

As equações de mortalidade por pesca de Baranov (1918) e Ricker (1944), e equação para crescimento dos peixes (von Bertalanfy em 1938).

A síntese sobre reprodução, pesca, biologia, crescimento, mortalidade, recrutamento e modelos quantitativos (Beverton e Holt em 1957).

As curvas de rendimento sustentáveis (Sheperd em 1982).

A eveolução do esforço de pesca no mundo e aspectos tecnológicos que configuraram cada etapa.

A ciência pesqueira como ferramenta de gestão e manejo de populações e estoques de peixes. Estudos de dinâmica populacional: distribuição e abundância das espécies (CPUE, movimento horizontais e circadianos, telemetria acústica), sazonalidade reprodutiva, dieta alimentar e estrutura etária da população.

Os principais aspectos da ciência pesqueira no mundo.

 

Estudo de dinâmica populacional na ciência pesqueira (21/01/2014 - 28/01/2014)
  • amostras de comprimento e peso dos desembarques de pesca
  • migração horizontal e migração vertical 
  • dieta alimentar
  • reprodução
  • idade e crescimento

 

 

Exercício Excel (28/01/2014 - 28/01/2014)

 

    Através de uma massa de dados de peixes medidos e pesados nos desembarques da pesca, produzir gráficos de histograma de comprimento e peso, além de uma regressão exponêncal entre comprimento e peso.

A carcinicultura marinha e a salmonicultura no Chile (03/02/2014 - 03/02/2014)

 

A carcinicultura no mundo e Brasil. A espécie cultivada, os sistemas de cultivo.

A degradação dos manguezais, efluentes da carcinicultura.

Os salmões e suas características biológicas.

A larvicultura de salmão em água doce, e a engorda em gaiolas marinhas.

O uso exagerado de antibióticos e as doenças associadas ao estresse de cultivos de alta desnsidade de estocagem.

Ecossistemas marinhos, mudanças climáticas e pesca (04/02/2014 - 04/02/2014)

 

Os ecossitemas marinhos, estuários, costões rochosos, praias, plataforma continental, talude e fossas oceânicas. 

Províncias Neríticas e Oceânicas, Zonas pelágicas e bentônicas.

Grupos taxonômicos em cada ambiente.

Mudanças climáticas e pesca.

Efeitos do aquecimento global no clima do planeta e os efeitos adversos do clima na pesca.

 

A pesca da sardinha no Brasil e os ataques de tubarões no mundo (10/02/2014 - 10/02/2014)

 

A pesca da sardinha no brasil: histórico da pesca, estatística pesqueira, descrição da arte de pesca e da operação de pesca, biologia e ecologia da espécie, faúna acompanhante e medidas de mitigação.

 

Os ataques de tubarões no mundo, problemas, soluções e perespectivas.

A pesca da baleia e a tilapicultura (11/02/2014 - 11/02/2014)

 

A pesca da baleia: histórico da pesca, estatística pesqueira, descrição da arte de pesca e da operação de pesca, biologia e ecologia da espécie, faúna acompanhante e medidas de mitigação.

 

A tilapicultura, produção de tilapias em viveiros de terra e em gaiolas de tanques-redes. A larvicultura, engorda e benefciamento.

Espécies exóticas e a contaminação por energia nuclear (17/02/2014 - 18/02/2014)

A invasão de espécies exóticas atraves das águas de latros de navios: problemas, perespectiva e soluções. 

Uso de espécies exóticas na aquicultura mundial.

 

A contaminação dos oceanos pela explosão da usina de Fukushima, problemas, perespectivas e soluções.

O impacto nos ecossistemas e populações de organismos aquáticos.

Programa ASPSP (24/02/2014 - 24/02/2014)

O programa PROARQUIPELÁGO

Pesquisas no ASPSP

O treinamento na Marinha

História de ocupação dos rochedos

As pesquisas

As espécies estudadas

 

Projeto Tubarão Baleia e Projeto Tamar tartarugas (25/02/2014 - 25/02/2014)

1) O projeto tubarão baleia no ASPSP

A pesquisa desenvolvida

Marcação com telemetria acústica

Identificação das pintas nos tubarões com registro de identidade

A biologia da espécie

Os padrões de comportamento

 

2) O projeto Tamar tartarugas

As espécies que ocorrem no Brasil

Distribuição e abundância das tartarugas em interações com artes de pesca

As bases do Tamar no Brasil

Métodos para evitar capturas incidentais de tartarugas

Aula prática (07/03/2014 - 07/03/2014)
Aula prática no estuário do rio Camurupim na Barra Grande-PI
3º AVALIAÇÃO PARCIAL (11/03/2014 - 11/03/2014)
Prova Final (17/03/2014 - 17/03/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 07 10 11 17
1 201395**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 65
2 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 49
3 201395**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201396**** 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 57
7 201395**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 201396**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201395**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 8
11 201396**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
13 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201396**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 61
15 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 201394**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201395**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 65
20 201396**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 20125**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 55
22 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 201395**** 2 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
25 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 43
26 201395**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 201395**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 201395**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 41
31 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 201395**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 1 2 0 2 37
34 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 65
37 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 201395**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 201395**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
41 201395**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 39
42 201392**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 65
43 201394**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 201395**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 37
46 201396**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 65
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201395**** 5,0 7,5 5,0 6.2 6.0 2 EF
2 201395**** 2,5 7,0 6,0 9.0 7.1 4 EF
3 201395**** 4,5 7,5 7,5 6.0 6.3 4 EF
4 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 37 RF
5 201393**** 1,0 7,0 6,0 7.2 6.0 0 EF
6 201395**** 2,5 7,0 0,0 3.2 4 RN
7 201395**** 5,0 7,0 4,0 6.7 6.0 4 EF
8 201396**** 3,0 0,0 0,0 1.0 41 RF
9 201394**** 7,5 8,0 6,0 7.2 4 AM
10 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 49 RF
11 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 57 RF
12 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 201396**** 4,7 7,5 4,0 6.5 6.0 4 EF
14 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 201395**** 1,7 7,5 5,0 7.3 6.0 4 EF
16 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 55 RF
18 201394**** 1,8 8,0 7,0 6.4 6.0 6 EF
19 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
20 201395**** 4,0 0,0 0,0 1.3 37 RF
21 201395**** 3,5 0,0 0,0 1.2 39 RF
22 201392**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 201394**** 6,0 8,0 7,0 7.0 4 AM
24 201395**** 1,0 7,0 4,0 3.0 3.5 4 RN
25 201395**** 2,0 0,0 4,0 2.0 0 RN
26 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
27 20124**** 5,0 9,0 7,0 7.0 4 AM
28 201395**** 5,5 7,5 4,0 6.3 6.0 4 EF
29 201396**** 5,0 7,0 7,0 6.5 6.4 4 EF
30 201395**** 5,2 7,0 5,0 6.2 6.0 2 EF
31 201396**** 2,0 7,0 5,0 7.3 6.0 0 EF
32 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 43 RF
33 201395**** 2,5 7,0 6,0 7.5 6.4 4 EF
34 201395**** 5,0 7,5 7,0 5.5 6.0 6 EF
35 201395**** 5,5 7,5 5,0 6.0 6.0 4 EF
36 201395**** 6,5 8,5 6,0 7.0 4 AM
37 201395**** 5,5 8,0 7,5 7.0 4 AM
38 201394**** 7,5 9,0 8,5 8.3 0 AM
39 201395**** 4,0 7,0 7,0 6.0 6.0 4 EF
40 201395**** 9,0 7,0 7,0 7.7 2 AM
41 201395**** 3,5 7,0 7,0 7.5 6.7 4 EF
42 201395**** 8,5 8,0 5,0 7.2 4 AM
43 201396**** 3,0 7,5 5,0 7.0 6.1 0 EF
44 201396**** 2,5 7,0 5,0 4.5 4.7 6 RN
45 201395**** 4,5 7,5 5,0 6.3 6.0 8 EF
46 201396**** 5,5 7,5 8,0 7.0 2 AM

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