-

DAA0256 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA I - Turma: 03 (2013.2)

Tópicos Aulas
Pesquisa Histórica (30/10/2013 - 30/10/2013)
Definição, caracterização e autores de referência
Introdução à Disciplina (04/11/2013 - 04/11/2013)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

DEPARTAMENTO DE C S E DA EDUCAÇÃO/CMRV

CURSO DE PEDAGOGIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PARNAÍBA

DISCIPLINA: PRÁTICA E PESQUISA EDUCATIVA I

CARGA HORÁRIA: 60 horas

PROFESSORES: DR. OSMAR RUFINO BRAGA,  DRA. LICIANA CAVALCANTE, Ms. MARLY MACEDO

DATA: 04/11/2013

PLANO DE AULA

TEMA DA AULA

Apresentação do programa de disciplina e cronograma

 

OBJETIVO GERAL

Introduzir os estudantes na Disciplina

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

  1. Apresentar a ementa e o programa da disciplina
  2. Introduzir o conceito de ciência, fazendo uma contextualização histórica.
  3.  

ü  Ementa e programa da disciplina

ü  O conceito de ciência

ü  Contextualização histórica da ciência

ü  Leitura dialogada da ementa e do programa

ü  Exposição dialogada sobre o conceito de ciência e sua contextualização histórica

Data show

Cópia da ementa e do programa

 

 

 

 

   Conteúdo Programático da Disciplina 
A pesquisa, formação e prática docente (06/11/2013 - 06/11/2013)
O que é o professor pesquisar-reflexivo? De que pesquisa e de que professor pesquisador se está tratando, quando se fala de professor pesquisador? Que condições tem o professor que atua nas escolas, para fazer pesquisas? Que pesquisas vem sendo produzidas nas escolas pelos professores pesquisadores?
Pesquisa, formação e prática docente (continuação) (11/11/2013 - 11/11/2013)
O que é o professor pesquisar-reflexivo? De que pesquisa e de que professor pesquisador se está tratando, quando se fala de professor pesquisador? Que condições tem o professor que atua nas escolas, para fazer pesquisas? Que pesquisas vem sendo produzidas nas escolas pelos professores pesquisadores?
Uma agenda para jovens pesquisadores (13/11/2013 - 13/11/2013)
Modos de pensar e fazer pesquisa em educação
Uma agenda para jovens pesquisadores (continuação) (18/11/2013 - 18/11/2013)
Modos de pensar e fazer pesquisa em educação
Evolução da Pesquisa em Educação (20/11/2013 - 20/11/2013)
Os sentidos da palavra pesquisa Como se realiza uma pesquisa Quem pode realizar uma pesquisa A evolução dos estudos em educação A pesquisa experimental O papel do pesquisa O caráter dinâmico dos fenômenos O paradigma positivista A pesquisa participante A pesquisa etnográfica
A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil (25/11/2013 - 25/11/2013)
Qual o foi o caminho percorrido pelos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil? Quando e como surgiram? Como se deu sua expansão? Quais são as suas principais contribuições? Quais os problemas e os desafios a serem enfrentados?
Diferentes tipos de pesquisa qualitativa (27/11/2013 - 27/11/2013)
Caracterizar a abordagem qualitativa de pesquisa - raízes, desenvolvimento e aproximação com a área de educação.
Estudo de caso de tipo etnográfico (02/12/2013 - 02/12/2013)
Definição e caracterização do Estudo de Caso de tipo etnográfico
Pesquisa-ação (04/12/2013 - 04/12/2013)
Definição, caracterização e autores de referência da Pesquisa-ação
Pesquisa Colaborativa (09/12/2013 - 09/12/2013)
Definição, caracterização e autores de referência
Pesquisa Histórica (11/12/2013 - 11/12/2013)
Definição e caracterização da Pesquisa Histórica
Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e pesquisa documental (16/12/2013 - 16/12/2013)
Definição e caracterização dos métodos de coleta de dados: observação, entrevista e pesquisa documental.
Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e pesquisa documental (continuação) (18/12/2013 - 18/12/2013)
Definição e caracterização dos métodos de coleta de dados: observação, entrevista e pesquisa documental.
Orientação para elaboração do Pré-projeto de Pesquisa (08/01/2014 - 08/01/2014)
A construção do projeto de pesquisa Entrega de portfólio
  Encaminhamentos da Disciplina (próximas aulas) 
Atenção para os prazos referentes ao trabalho de campo e entrega do pré-projeto.
Orientação (13/01/2014 - 13/01/2014)
Orientação/produção escrita do pré-projeto de pesquisa
Orientação (15/01/2014 - 15/01/2014)
Orientação pré-projeto de pesquisa
Aula de Campo 1 (20/01/2014 - 20/01/2014)
Levantamento história da escola ou da organização Descrição da estrutura física, problemas, corpo discente e docente, etc.
Aula de Campo 2 (22/01/2014 - 22/01/2014)
Registro de situações de aprendizagem
Orientação (27/01/2014 - 27/01/2014)
Socialização de aula de campo
Orientação (29/01/2014 - 29/01/2014)
Orientação de pré-projeto
Aula de Campo 3 (03/02/2014 - 03/02/2014)
Registro de situações de aprendizagem
Socialização de aula de campo (05/02/2014 - 05/02/2014)
Relatório da aula de campo
Socialização de aula de campo (10/02/2014 - 10/02/2014)
Produção escrita de projeto
Orientação (12/02/2014 - 12/02/2014)
Sistematização de dados de campo e o pré-projeto
Orientação (17/02/2014 - 17/02/2014)
Redimensionamento das atividades e entrega das atividades
Aula de campo (19/02/2014 - 19/02/2014)
Sistematização de dados e relatórios de campo
Orientação (24/02/2014 - 24/02/2014)
Entrega de portfólio e relatórios de campo (prazo final)
Orientação (26/02/2014 - 26/02/2014)
Elaboração do pré-projeto
Orientação (10/03/2014 - 10/03/2014)
Entrega do item ?quadro teórico? do pré-projeto e orientação
Orientação (12/03/2014 - 12/03/2014)
Entrega do Pré-projeto completo (material impresso)
Avaliação final da disciplina (17/03/2014 - 17/03/2014)
Avaliação e balanço geral da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 05 10 12 17
1 20125**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 20116**** 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
3 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 20125**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 201011**** 0 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20124**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
2 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 20125**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
4 20125**** 8,0 6,0 8,0 7.3 0 AM
5 20125**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
6 20116**** 8,0 7,5 9,5 8.3 0 AM
7 20125**** 8,0 8,0 8,5 8.2 0 AM
8 20125**** 8,0 9,0 6,0 7.7 0 AM
9 20125**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
10 20116**** 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas dialogadas, leitura, discussão de textos e produção textual, elaboração de projetos de pesquisa, aulas práticas com orientações individuais, exercícios para a sistematização de dados coletados e elaboração de versão preliminar do "relatório científico". Para tanto, utilizaremos como procedimentos o estudo individual e coletivo de textos e produção de portfólio, seminários, aulas de campo e a orientação individual como recursos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento das atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão adotados como critérios de avaliação: o nível de interesse dos participantes das atividades desenvolvidas e do desempenho em sala de aula.Será considerada a frequência (mínimo 75% da carga horária) e pontualidade. Serão consideradas três notas de avaliação: 1) seminários com sistematização dos textos estudados; 2) produção de portfólio e relatórios das atividades de campo; 3) produção do pré-projeto de pesquisa e relatórios das atividades de campo. A nota final corresponderá à somatória e média das notas das três unidades.
Horário de atendimento: 14 às 18 horas
Bibliografia: ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas, SP: Papirus,
1995.
______. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora,
2005.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria
e aos métodos. Pato: Pato Editora, 1991.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
______. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981.
FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GARCIA, R. L. Para quem investigamos e para quem escrevemos: reflexões sobre a
responsabilidade social do pesquisador. (texto mimeografado)
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 3. ed..
São Paulo: EPU, 1986.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Vol. 3. Brasília: Plano Editora, 2002.
COULON, A. Etnometodologia.Petrópolis: Vozes, 1995.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1986.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 5. ed.
Petrópolis: Vozes, 1996.
ROMANELLI, G; BIASOLI-ALVES, Z.M. (Orgs.). Diálogos metodológicos sobre prática
de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998.
THERRIEN, J.; DAMASCENO, M.N.(Org.). Artesãos de outro ofício: múltiplos saberes e
práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e
Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/10/2013
30/10/2013
Pesquisa Histórica
04/11/2013
04/11/2013
Introdução à Disciplina
06/11/2013
06/11/2013
A pesquisa, formação e prática docente
11/11/2013
11/11/2013
Pesquisa, formação e prática docente (continuação)
13/11/2013
13/11/2013
Uma agenda para jovens pesquisadores
18/11/2013
18/11/2013
Uma agenda para jovens pesquisadores (continuação)
20/11/2013
20/11/2013
Evolução da Pesquisa em Educação
25/11/2013
25/11/2013
A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil
27/11/2013
27/11/2013
Diferentes tipos de pesquisa qualitativa
02/12/2013
02/12/2013
Estudo de caso de tipo etnográfico
04/12/2013
04/12/2013
Pesquisa-ação
09/12/2013
09/12/2013
Pesquisa Colaborativa
11/12/2013
11/12/2013
Pesquisa Histórica
16/12/2013
16/12/2013
Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e pesquisa documental
18/12/2013
18/12/2013
Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e pesquisa documental (continuação)
08/01/2014
08/01/2014
Orientação para elaboração do Pré-projeto de Pesquisa
13/01/2014
13/01/2014
Orientação
15/01/2014
15/01/2014
Orientação
20/01/2014
20/01/2014
Aula de Campo 1
22/01/2014
22/01/2014
Aula de Campo 2
27/01/2014
27/01/2014
Orientação
29/01/2014
29/01/2014
Orientação
03/02/2014
03/02/2014
Aula de Campo 3
05/02/2014
05/02/2014
Socialização de aula de campo
10/02/2014
10/02/2014
Socialização de aula de campo
12/02/2014
12/02/2014
Orientação
17/02/2014
17/02/2014
Orientação
19/02/2014
19/02/2014
Aula de campo
24/02/2014
24/02/2014
Orientação
26/02/2014
26/02/2014
Orientação
10/03/2014
10/03/2014
Orientação
12/03/2014
12/03/2014
Orientação
17/03/2014
17/03/2014
Avaliação final da disciplina
Avaliações
Data Descrição
02/12/2013 1ª Avaliação
18/12/2013 2ª Avaliação
24/02/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 00:57