BARTOLOMEU FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

bartolomeu ferreira dos santos junior

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

CMR0011 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução à Disciplina (01/11/2013 - 01/11/2013)
Perfil da turma A Ementa e o Programa da Disciplina Expectativas em relação à Disciplina Aspectos introdutórios da disciplina e do programa
   Ementa e Programa da Disciplina 
Introdução à Disciplina (04/11/2013 - 04/11/2013)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

DEPARTAMENTO DE C S E DA EDUCAÇÃO/CMRV

CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PARNAÍBA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

PROFESSOR: DR. OSMAR RUFINO BRAGA

 

PLANO DE AULA

TEMA DA AULA

Introdução à Disciplina

OBJETIVO GERAL

Introduzir os estudantes na Disciplina

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

  1. Levantar o perfil da turma, bem como do professor e compartilhá-lo.
  2. Discutir a ementa e o programa da disciplina.
  3. Levantar expectativas sobre a disciplina e os acordos em torno das atividades.
  4. Introduzir a disciplina, contextualizando sua importância na licenciatura.

ü  Perfil da turma

ü  A Ementa e o Programa da Disciplina

ü  Expectativas em relação à Disciplina

ü  Aspectos introdutórios da disciplina e do programa

ü   

Matriz de levantamento do perfil

Leitura em grupo dos textos:

- Rubens Alves

- Música: Lulu Santos

Leitura coletiva da Ementa e Programa

 

 

Xerox do programa da disciplina

Pincéis atômicos
Papel madeira

Matriz de levantamento do perfil

Letra da Música de Lulu Santos

 

 

 

MATRIZ DE LEVANTAMENTO DE PERFIL

 

Nome do Estudante

Quem sou eu e de onde sou

(elementos da identidade)

Principais acontecimentos da história pessoal e profissional

Por que escolhi este curso

Quais as expectativa em relação a disciplina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução à Disciplina (04/11/2013 - 04/11/2013)
Perfil da turma Proposta didática de estudo da disciplina.
Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação, da história da educação brasileira e da história da educação piauiense para a formação de educador (08/11/2013 - 08/11/2013)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

DEPARTAMENTO DE C S E DA EDUCAÇÃO/CMRV

CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PARNAÍBA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 60 horas

PROFESSOR: DR. OSMAR RUFINO BRAGA

DATA: 06/11/2013

PLANO DE AULA

TEMA DA AULA

UNIDADE I: Introdução ao Estudo da História

Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação, da história da educação brasileira e da história da educação piauiense para a formação de educador.

OBJETIVO GERAL

Introduzir os estudantes na Disciplina

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

  1. Conceituar história, realidade história, conhecimento histórico e obra histórica;
  2. Identificar e discutir sobre o objeto de estudo e importância da história da educação, da história da educação brasileira e piauiense para a formação do educador.

ü  Conceito de história, realidade histórica, conhecimento histórico e obra histórica

ü  Objeto de estudo da história, da história da educação brasileira e piauiense

ü  Organização didática dos grupos de estudo: grupo apresentador, debatedor, questionador, sistematizador e avaliador

ü  Estudo de grupo: texto

ü  Socialização

Data show

Papel madeira

Pincéis

Texto

 

 

 

Introdução ao Estudo da História Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação para a formação de educador (08/11/2013 - 08/11/2013)
Conceito de história, realidade histórica, conhecimento histórico e obra histórica Concepções de história e história da educação
Introdução ao Estudo da História Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação para a formação de educador (11/11/2013 - 11/11/2013)
Objeto de estudo da história, da história da educação brasileira e piauiense Importância e objetivo da História da Educação
Introdução ao Estudo da História Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação para a formação do educador (18/11/2013 - 18/11/2013)
Fontes e objetos e objetivos de estudo para a história da educação Avaliação da Unidade I
Antiguidade oriental: a educação tradicionalista (22/11/2013 - 22/11/2013)
Contexto histórico da Antiguidade Oriental Educação e pedagogia na Antiguidade Oriental
Antiguidade oriental: a educação tradicionalista (continuação) (25/11/2013 - 25/11/2013)
Contexto histórico da Antiguidade Oriental Educação e pedagogia na Antiguidade Oriental
Antiguidade Grega: a Paideia (29/11/2013 - 29/11/2013)
Contexto histórico da Antiguidade Grega Modelos de Educação na Paidéia grega
Antiguidade Grega: a Paideia (continuação) (02/12/2013 - 02/12/2013)
Contexto histórico da Antiguidade Grega Modelos de Educação na Paidéia grega
Antiguidade romana (06/12/2013 - 06/12/2013)
Contexto histórico da Educação no período da Realeza, República e no Império)
Antiguidade romana (continuação) (09/12/2013 - 09/12/2013)
Contexto histórico da Educação no período da Realeza, República e no Império)
Idade média: a educação mediada pela fé (13/12/2013 - 13/12/2013)
Idade Média A Patrística e a Escolástica
Idade média: a educação mediada pela fé (continuação) (16/12/2013 - 16/12/2013)
Contexto histórico da Idade Média A Patrística e a Escolástica
Renascimento: humanismo, reforma e contra-reforma (20/12/2013 - 20/12/2013)
Contexto histórico do século Xv e XVI O humanismo A Reforma e Contra-reforma As concepções de educação e pedagogia de Vives, Rabelais e Rotterdan.
Renascimento: humanismo, reforma e contra-reforma (continuação) (10/01/2014 - 10/01/2014)
Contexto histórico do século Xv e XVI O humanismo A Reforma e Contra-reforma As concepções de educação e pedagogia de Vives, Rabelais e Rotterdan.
Renascimento: humanismo, reforma e contra-reforma (continuação) (13/01/2014 - 13/01/2014)
Aprofundamento: A Patrística A Escolástica
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (17/01/2014 - 17/01/2014)
século XIX O pensamento iluminista A pedagogia de Rousseau Kant e a pedagogia idealista
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (continuação) (20/01/2014 - 20/01/2014)
Contexto histórico do século XIX O pensamento iluminista A pedagogia de Roussea Kant e a pedagogia idealista
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (continuação) (24/01/2014 - 24/01/2014)
Atividades: Aula 1 com o tema Aquecimento Global, através do qual os estudantes trabalharam o escuta, a dimensão sensitiva, atitudes... Aula 2 com o "Chá de Casa Nova" (contação de história), na qual os estudantes brincaram explorando objetos, escutando a historinha, a curiosidade, etc.
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (continuação) (27/01/2014 - 27/01/2014)
Atividades (grupos) Aula 2: Aula 4:
Século XIX: educação nacional (31/01/2014 - 31/01/2014)
Contexto histórico do século XIX Características da educação no século XIX O ideário da educação no século XIX O positivismo, o idealismo e o socialismo e suas influências nas concepções de educação.
Século XIX: educação nacional (continuação) (03/02/2014 - 03/02/2014)
Contexto histórico do século XIX Características da educação no século XIX O ideário da educação no século XIX O positivismo, o idealismo e o socialismo e suas influências nas concepções de educação.
Século XIX: educação nacional (continuação) (07/02/2014 - 07/02/2014)
Contexto histórico do século XIX Características da educação no século XIX O ideário da educação no século XIX O positivismo, o idealismo e o socialismo e suas influências nas concepções de educação.
Educação para a democracia (10/02/2014 - 10/02/2014)
Contexto histórico do Século XX As mudanças no ensino A Escola Nova As concepções: positivismo, funcionalismo, behaviorismo, tecnicismos
Avaliação da Unidade II (14/02/2014 - 14/02/2014)
Avaliar os conteúdos e as aprendizagens da Unidade II
UNIDADE III Brasil: catequese e início da colonização (17/02/2014 - 17/02/2014)
A Colonização brasileira A chegada dos jesuítas, as missões, a instrução das elites, as ordens religiosas
  Encaminhamentos da Disciplina (próximas aulas) 
O presente arquivo relaciona as atividades da disciplina para os meses de fevereiro e março/2014,bem como as atividades a serem assumidas pelos estudantes - grupos de trabalho.
Aspectos históricos da educação do Piauí: da colônia até os primórdios da república (21/02/2014 - 21/02/2014)
Aspectos históricos da Educação Colonial no Piauí
Brasil: da colônia a império (24/02/2014 - 24/02/2014)
O processo de Colonização do Brasil Influências da Colonização na Educação
O Brasil na era pombalina (28/02/2014 - 28/02/2014)
Contexto histórico do Brasil no século XVIII Reformas do marquês de Pombal na educação
A Primeira e a Segunda República e a Educação (07/03/2014 - 07/03/2014)
Os movimentos ideológicos da educação na Primeira República Os conflitos pedagógicos A organização escolar As concepções de educação no período da Segunda República
O Brasil: a educação contemporânea (10/03/2014 - 10/03/2014)
Os desafios da educação brasileira.
Avaliação de Unidade III (14/03/2014 - 14/03/2014)
Avaliação dos conteúdos e aprendizagens da Unidade III
Avaliação geral (17/03/2014 - 17/03/2014)
Aspectos a avaliar: metodologia, participação, conteúdos estudados, ação docente, etc.
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
01 04 08 11 18 22 25 29 02 06 09 13 16 20 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 28 07 10 14 17
1 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
5 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
6 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 201394**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 13
8 201394**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 37
9 201395**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
10 201392**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 7
11 201392**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
12 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 7
13 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 12
14 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 12
15 201394**** 1 1 1 1 1 1 1 1 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
16 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
17 201396**** 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 14
18 201393**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
19 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
20 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 201396**** 0 1 0 1 0 0 0 1 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
22 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 10
23 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 7
25 201394**** 1 1 1 1 1 1 1 1 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
26 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
27 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 201392**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 13
29 201395**** 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
30 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
31 201394**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 5
32 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 6
33 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 201396**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 35
35 201395**** 0 0 0 1 1 0 0 1 0 0 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 37
36 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 201396**** 0 0 0 1 1 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
39 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
41 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
42 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
43 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 10
44 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 9
46 201395**** 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
47 201395**** 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
48 201394**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 13
49 201395**** 1 1 1 0 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 53
50 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 201395**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
3 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 201394**** 7,5 8,0 8,0 7.8 0 AM
5 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 201395**** 7,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
8 201396**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 201396**** 7,0 0,0 0,0 2.3 0 RN
10 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 201394**** 7,5 9,0 9,5 8.7 0 AM
13 201395**** 7,0 9,5 6,5 7.7 0 AM
14 201396**** 7,5 7,0 6,5 7.0 0 AM
15 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 201394**** 8,0 9,0 9,5 8.8 0 AM
17 201395**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
18 201395**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
19 201395**** 7,0 7,0 9,0 7.7 0 AM
20 201395**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
21 201396**** 7,5 8,5 10,0 8.7 0 AM
22 201396**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
23 201394**** 7,5 9,0 9,0 8.5 0 AM
24 201395**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 AM
25 201390**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
26 201395**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
27 201392**** 8,0 7,0 10,0 8.3 0 AM
28 201392**** 8,0 7,5 10,0 8.5 0 AM
29 201396**** 7,5 7,5 9,0 8.0 0 AM
30 201393**** 8,0 8,5 10,0 8.8 0 AM
31 201395**** 8,0 9,5 9,0 8.8 0 AM
32 201394**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
33 201394**** 7,5 7,5 9,5 8.2 0 AM
34 201394**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
35 201396**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
36 201395**** 7,5 7,5 9,0 8.0 0 AM
37 201390**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
38 201392**** 7,0 7,5 10,0 8.2 0 AM
39 201395**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
40 201392**** 8,0 7,5 10,0 8.5 0 AM
41 201395**** 7,5 7,0 9,5 8.0 0 AM
42 201395**** 8,0 8,5 7,5 8.0 0 AM
43 201395**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
44 201392**** 8,0 9,5 8,0 8.5 0 AM
45 201394**** 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM
46 201395**** 7,0 8,5 8,0 7.8 0 AM
47 201395**** 7,5 7,5 9,5 8.2 0 AM
48 201395**** 7,5 8,5 9,5 8.5 0 AM
49 201396**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
50 201395**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
51 201394**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da Educação: fundamentos teórico-metodológicos e importância na formação do educador; Principais teorias e práticas desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos: Oferecer subsídio teórico que possibilite aos alunos fazer uma leitura crítica a respeito da História da Educaçao em geral, e da História da Educaçao brasileira e História piauiense, especificamente, evidenciando suas relaçoes com os aspectos sociais, políticos e culturais.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, de campo, individual ou em grupo, seminário ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina, conforme a Resolução nº 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 5 de novembro de 2012(Regulamenta a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação da UFPI). Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aula, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRITO, I.S. História da Educação no Piauí. Teresina: EDUFPI, 1996.
COSTA FILHO, Alcebíades. A escola do Sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1950-1880. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 1993.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. 10 ed. Tradução: Luiz Damasco Penna e J.B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1978.
MANACORDA, Mário A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução: Caetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 2000.
NUNES, Ruy A. da C. Evolução da Instituição Escolar. In: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2ª. Ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

BIOBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
_______. Historia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
GAL, Roger. História da educação. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PONCE, A. Educação e luta de Classe. Tradução José Severo de Camargo Pereira. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice [Orgs.] A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães, 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GILES, Thomas Ranson. História da educação. São Paulo: EPU, 1987.
LOPES, Eliana Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.
SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/11/2013
01/11/2013
Introdução à Disciplina
04/11/2013
04/11/2013
Introdução à Disciplina
04/11/2013
04/11/2013
Introdução à Disciplina
08/11/2013
08/11/2013
Introdução ao Estudo da História Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação para a formação de educador
08/11/2013
08/11/2013
Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação, da história da educação brasileira e da história da educação piauiense para a formação de educador
11/11/2013
11/11/2013
Introdução ao Estudo da História Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação para a formação de educador
18/11/2013
18/11/2013
Introdução ao Estudo da História Conceito, objeto de estudo e importância da história da educação para a formação do educador
22/11/2013
22/11/2013
Antiguidade oriental: a educação tradicionalista
25/11/2013
25/11/2013
Antiguidade oriental: a educação tradicionalista (continuação)
29/11/2013
29/11/2013
Antiguidade Grega: a Paideia
02/12/2013
02/12/2013
Antiguidade Grega: a Paideia (continuação)
06/12/2013
06/12/2013
Antiguidade romana
09/12/2013
09/12/2013
Antiguidade romana (continuação)
13/12/2013
13/12/2013
Idade média: a educação mediada pela fé
16/12/2013
16/12/2013
Idade média: a educação mediada pela fé (continuação)
20/12/2013
20/12/2013
Renascimento: humanismo, reforma e contra-reforma
10/01/2014
10/01/2014
Renascimento: humanismo, reforma e contra-reforma (continuação)
13/01/2014
13/01/2014
Renascimento: humanismo, reforma e contra-reforma (continuação)
17/01/2014
17/01/2014
Século das Luzes: o ideal liberal de educação
20/01/2014
20/01/2014
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (continuação)
24/01/2014
24/01/2014
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (continuação)
27/01/2014
27/01/2014
Século das Luzes: o ideal liberal de educação (continuação)
31/01/2014
31/01/2014
Século XIX: educação nacional
03/02/2014
03/02/2014
Século XIX: educação nacional (continuação)
07/02/2014
07/02/2014
Século XIX: educação nacional (continuação)
10/02/2014
10/02/2014
Educação para a democracia
14/02/2014
14/02/2014
Avaliação da Unidade II
17/02/2014
17/02/2014
UNIDADE III Brasil: catequese e início da colonização
21/02/2014
21/02/2014
Aspectos históricos da educação do Piauí: da colônia até os primórdios da república
24/02/2014
24/02/2014
Brasil: da colônia a império
28/02/2014
28/02/2014
O Brasil na era pombalina
07/03/2014
07/03/2014
A Primeira e a Segunda República e a Educação
10/03/2014
10/03/2014
O Brasil: a educação contemporânea
14/03/2014
14/03/2014
Avaliação de Unidade III
17/03/2014
17/03/2014
Avaliação geral
Avaliações
Data Descrição
18/11/2013 1ª Avaliação
14/02/2014 2ª Avaliação
14/03/2014 3ª Avaliação
17/03/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:07