ANTONIO AIRTON CARNEIRO DE FREITAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

antonio airton carneiro de freitas

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução à Disciplina, apresentação geral da turma, ementa e do programa (30/10/2013 - 30/10/2013)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

DEPARTAMENTO DE C S E DA EDUCAÇÃO/CMRV

CURSO DE PEDAGOGIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PARNAÍBA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA: 60 horas

PROFESSOR: OSMAR RUFINO BRAGA

PLANO DE AULA

TEMA DA AULA

Introdução à Disciplina

OBJETIVO GERAL

Discutir a Ementa e o Programa da Disciplina

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSOS

  1. Discutir a ementa e o programa da disciplina.
  2. Sensibilizar os estudantes para uma nova escuta poética da educação e do conhecimento (ANTONIO, 2009) em relação a proposta da disciplina.
  3. Conceituar Pedagogia.

ü  A Ementa e o Programa da Disciplina

ü  Os movimentos de uma nova escuta poética da educação e do conhecimento (ANTONIO, 2009).

ü  O conceito de Pedagogia

 

Palavra chave

Discussão do programa

Leitura em mutirão

Trabalho de grupo

Xerox do programa da disciplina

Pinceis atômicos
Papel madeira

 

 

 

 

UMA NOVA ESCUTA POÉTICA

 

Como despertar o desejo de conhecer, primordial para os que aprendem e para os que ensinam? Como educar a inteligência e a sensibilidade, chamando a pensar, a sentir, a criar?

Severino ANTONIO (2009, p. 17)

 

 

TEMPOS SOMBRIOS E ILUMINAÇÕES

 

O progresso precisa ser repensado, desde as suas raízes até a sua destinação. Progresso para quem, Para quê? O conhecimento não pode ser dissociado de sua significação social e humana.

Severino ANTONIO (2009, p. 30)

 

  UMA NOVA MATRIZ EPISTÊMICA

Crise é destruição e criação. Nossos dias trazem muitas mortes e muitos nascimentos. Continua em curso uma profunda mudança epistemológica, uma transformação de modelos, padrões e referências. Em longa e difícil gestação, feita de muitos movimentos em várias áreas do saber, em diferentes pontos do mundo, vai se construindo uma nova matriz epistêmica.

Severino ANTONIO (2009, p.38)

 

 

 

PENSAR POR IMAGENS

A imaginação é vital para, para a sabedoria e a prática de sobrevivência, assim como para a construção de conhecimento, não só o artístico e o literário, mas também o filosófico, o científico e o cotidiano. Sem imaginação não haveria o conhecimento, não haveria a elaboração ativa dos dados, não haveria interpretação nem construção de teoria.

Severino ANTONIO (2009, p. 67)

 

REAPRENDER A PENSAR, NOVOS RACIOCÍNIOS

Existem outros passos necessários. Hoje, para procurarmos uma “razão verdadeiramente necessária” e para “ouvir a voz da natureza”, como considerava Giordano Bruno, precisamos não só ir além do racionalismo e do empirismo, mas também reaprender a pensar, reconhecer novos raciocínios, tanto na lógica da investigação, como na lógica da exposição.

Severino ANTONIO (2009, p. 78)

 

 

 

 

 

Contextualização teórica e histórica da Educação e da Pedagogia Periodização da História da Educação Brasileira Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental (30/10/2013 - 30/10/2013)
Apresentação dos grupos (texto 1) O nascimento da tradição educativa ocidental A educação tradicional e a educação sofística Os elementos do mito da caverna
Contextualização teórica e histórica da Educação e da Pedagogia Periodização da História da Educação Brasileira Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental (01/11/2013 - 01/11/2013)
Organização didática do trabalho da disciplina; Periodização da história da educação O nascimento da tradição educativa ocidental A educação tradicional e a educação sofística Os elementos do mito da caverna
Contextualização teórica e histórica da Educação e da Pedagogia Periodização da História da Educação Brasileira Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental (06/11/2013 - 06/11/2013)
Organização didática do trabalho da disciplina; Periodização da história da educação O nascimento da tradição educativa ocidental A educação tradicional e a educação sofística Os elementos do mito da caverna
A Roma antiga e o nascimento da escola na Idade Média (13/11/2013 - 13/11/2013)
O Cristianismo como fato preponderante de unificação durante o Império Romano Hipótese de Durkheim segundo a qual a escola teria nascido na Idade Média As relações da Igreja com a Escola
A Roma antiga e o nascimento da escola na Idade Média (continuação) (20/11/2013 - 20/11/2013)
O Cristianismo como fato preponderante de unificação durante o Império Romano Hipótese de Durkheim segundo a qual a escola teria nascido na Idade Média As relações da Igreja com a Escola
O Renascimento e a Educação Humanista (22/11/2013 - 22/11/2013)
Situar o Renascimento na história da educação Compreender o papel central atribuído pelo Renascimento ao homem e à natureza na cultura Compreender o contexto histórico-social e ideológico do Renascimento As grande concepções educativas A influência das concepções de educação sobre o homem moderno A evolução das ideias e das prática pedagógicas
O Renascimento e a Educação Humanista (continuação) (27/11/2013 - 27/11/2013)
Situar o Renascimento na história da educação Compreender o papel central atribuído pelo Renascimento ao homem e à natureza na cultura Compreender o contexto histórico-social e ideológico do Renascimento As grande concepções educativas A influência das concepções de educação sobre o homem moderno A evolução das ideias e das prática pedagógicas
O século XVII e o nascimento da Pedagogia (29/11/2013 - 29/11/2013)
Os fatores que conduziram à emergência da Pedagogia Conceitos de educação, ensino, escola e pedagogia Principais elementos que caracterizam a Pedagogia como discurso e prática.
O século XVII e o nascimento da Pedagogia (continuação) (04/12/2013 - 04/12/2013)
Os fatores que conduziram à emergência da Pedagogia Conceitos de educação, ensino, escola e pedagogia Principais elementos que caracterizam a Pedagogia como discurso e prática.
O pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau (06/12/2013 - 06/12/2013)
Principais ideias da Filosofia das Luzes Concepção de Rousseau a respeito da criança Princípios da educação rousseauísta e seus impactos sobre o papel do docente
O pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau (continuação) (11/12/2013 - 11/12/2013)
Principais ideias da Filosofia das Luzes Concepção de Rousseau a respeito da criança Princípios da educação rousseauísta e seus impactos sobre o papel do docente
Da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Nova (13/12/2013 - 13/12/2013)
O ensino mútuo como prologamento da tradição pedagógica Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional Constituição do debate sobre Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional
Da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Nova (continuação) (18/12/2013 - 18/12/2013)
O ensino mútuo como prologamento da tradição pedagógica Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional Constituição do debate sobre Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional
Da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Nova (continuação) (20/12/2013 - 20/12/2013)
O ensino mútuo como prologamento da tradição pedagógica Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional Constituição do debate sobre Pedagogia Nova e Pedagogia Tradicional
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de John Dewey (08/01/2014 - 08/01/2014)
Os elementos essenciais da concepção educativa de John Dewey e os vínculos de sua concepção com sua filosofia e sua visão da democracia O funcionamento da escola segundo Dewey As críticas de Dewey à educação de sua época, principalmente contra os tradicionalistas e românticos
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de John Dewey (continuação) (10/01/2014 - 10/01/2014)
Os elementos essenciais da concepção educativa de John Dewey e os vínculos de sua concepção com sua filosofia e sua visão da democracia O funcionamento da escola segundo Dewey As críticas de Dewey à educação de sua época, principalmente contra os tradicionalistas e românticos
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Maria Montessori (15/01/2014 - 15/01/2014)
O papel do professor segundo a abordagem de Montessori A razão de ser e as características do material didático criado por Montessori A influência da medicina sobre o método de Montessori Conceito de período sensível proposto por Montessori Conceito de mente absorvente segundo Montessori
O pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau (17/01/2014 - 17/01/2014)

Objetivos:

Descrever as principais ideias da filosofia das luzes;

Explicar a concepção de Rousseau a respeito da criança

Descrever os princípios pedagógicos da educação rousseauísta

 Discutir as contribuições do pensamento educativo de Rousseau na atualidade

Procedimentos:

Retomar o conteúdo da aula anterior, estabelecendo uma relação com o conteúdo desta aula;

Fazer uma contextualização do século XVIII, situando o pensamento de Jean-Jacaques Rousseau;

Apresentar Jean-Jacques Rousseau e sua obra

Destacar os principais aspectos do pensamento educativo de Rousseau

 

Conteudos:

O século XVIII - marcos e contextualização

Biografia de Jean-Jacques Rousseau

O pensamento educativo de Rousseau

O pensamento de Rousseau na atualidade

A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Maria Montessori (continuação) (17/01/2014 - 17/01/2014)
O papel do professor segundo a abordagem de Montessori A razão de ser e as características do material didático criado por Montessori A influência da medicina sobre o método de Montessori Conceito de período sensível proposto por Montessori Conceito de mente absorvente segundo Montessori
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Alexander S. Neill (22/01/2014 - 22/01/2014)
As razões pelas quais A.S. Neill propôs a educação com liberdade A influência da psicanálise na proposta de Neill A organização e o funcionamento de Summerhill
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Alexander S. Neill (continuação) (24/01/2014 - 24/01/2014)
As razões pelas quais A.S. Neill propôs a educação com liberdade A influência da psicanálise na proposta de Neill A organização e o funcionamento de Summerhill
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Célestin Freinet (29/01/2014 - 29/01/2014)
A pedagogia de Freinet e suas técnicas de aprendizagem das diferentes matérias As influências da pedagogia de Freinet sobre a educação e sobre os métodos pedagógicos contemporâneos.
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Célestin Freinet (continuação) (31/01/2014 - 31/01/2014)
A pedagogia de Freinet e suas técnicas de aprendizagem das diferentes matérias As influências da pedagogia de Freinet sobre a educação e sobre os métodos pedagógicos contemporâneos.
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Carl Rogers (05/02/2014 - 05/02/2014)
O lugar ocupada pela psicologia de Carl Rogers na psicologia norte-americana Carl Rogers a a abordagem fenomenológica e existencial na psicoterapia A contribuição de C. Rogers para a questão educativa
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Carl Rogers (continuação) (07/02/2014 - 07/02/2014)
O lugar ocupada pela psicologia de Carl Rogers na psicologia norte-americana Carl Rogers a a abordagem fenomenológica e existencial na psicoterapia A contribuição de C. Rogers para a questão educativa
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Paulo Freire (12/02/2014 - 12/02/2014)
A concepção educativa de Paulo Freire e as correntes pedagógicas contemporâneas Os fundamentos políticos, críticos, emancipadores e humanistas da pedagogia de Paulo Freire
Avaliação Unidade I (14/02/2014 - 14/02/2014)
Avaliação da Unidade I
O conceito ampliado de Educação e de Pedagogia (19/02/2014 - 19/02/2014)
Reflexões e discussões sobre a natureza e o campo de estudo da Pedagogia e sobre a identidade do pedagogo
O conceito ampliado de Educação e de Pedagogia (19/02/2014 - 19/02/2014)
Reflexões e discussões sobre a natureza e o campo de estudo da Pedagogia e sobre a identidade do pedagogo
A pedagogia, as Ciências da Educação e as especificidades do conhecimento pedagógico (21/02/2014 - 21/02/2014)
Os estudos da Pedagogia no Brasil Análise da especificidade do conhecimento pedagógico e da atuação profissional do pedagogo
Avaliação da Unidade II (26/02/2014 - 26/02/2014)
Avaliação da Unidade II
As áreas de atuação do Pedagogo (28/02/2014 - 28/02/2014)
Análise e reflexão sobre as área de atuação do pedagogo considerando o contexto de uma "sociedade pedagógica".
O pedagogo, a pedagoga e a formação de educadores e educadoras (05/03/2014 - 05/03/2014)
Os processos de de formação dos professores, a formação inicial, cursos e determinações legais.
Dilemas, problemas e desafios atuais da Pedagogia (07/03/2014 - 07/03/2014)
O papel da educação ante as novas realidades econômicas, políticas e culturais e as tarefas da Pedagogia
Avaliação Unidade III (12/03/2014 - 12/03/2014)
Avaliação dos conteúdos e aprendizagens da Unidade III
Avaliação Final (14/03/2014 - 14/03/2014)
Avaliação e balanço da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
30 01 06 08 13 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 05 07 12 14
1 201390**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201391**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 1 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
4 201393**** 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
5 201391**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 32
6 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201391**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201390**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 201393**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
18 201391**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 201393**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
20 201390**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
21 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 201393**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 201390**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 201391**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 201393**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
37 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 201392**** 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
39 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
41 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201390**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
2 201390**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
3 201391**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
4 201391**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
5 201392**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
6 201393**** 8,5 9,0 10,0 9.2 0 AM
7 201392**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
8 201393**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
9 201390**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
10 201393**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
11 201390**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
12 201390**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
13 201391**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
14 201390**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
15 201392**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
16 201390**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
17 201392**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
18 201392**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
19 201392**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
20 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
21 201393**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
22 201392**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
23 201391**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
24 201392**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
25 201391**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
26 201391**** 6,5 9,0 10,0 8.5 0 AM
27 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
28 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
29 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
30 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
31 201392**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
32 201393**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
33 201391**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
34 201393**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
35 201391**** 8,5 8,0 10,0 8.8 0 AM
36 201390**** 7,5 9,0 10,0 8.8 0 AM
37 201390**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
38 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
39 201393**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
40 201393**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
41 201391**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 201392**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, de campo, individual ou em grupo, seminário ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina, conforme a Resolução nº 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 5 de novembro de 2012(Regulamenta a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação da UFPI). Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aula, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis).
Horário de atendimento: 8h00m às 12h00min
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2a. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
______. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GAUTHIER, CLermont; TARDIF, Maurice [Orgs.]. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
______. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo Cortez, 2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000 pp. 9-22.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/10/2013
30/10/2013
Contextualização teórica e histórica da Educação e da Pedagogia Periodização da História da Educação Brasileira Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental
30/10/2013
30/10/2013
Introdução à Disciplina, apresentação geral da turma, ementa e do programa
01/11/2013
01/11/2013
Contextualização teórica e histórica da Educação e da Pedagogia Periodização da História da Educação Brasileira Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental
06/11/2013
06/11/2013
Contextualização teórica e histórica da Educação e da Pedagogia Periodização da História da Educação Brasileira Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental
13/11/2013
13/11/2013
A Roma antiga e o nascimento da escola na Idade Média
20/11/2013
20/11/2013
A Roma antiga e o nascimento da escola na Idade Média (continuação)
22/11/2013
22/11/2013
O Renascimento e a Educação Humanista
27/11/2013
27/11/2013
O Renascimento e a Educação Humanista (continuação)
29/11/2013
29/11/2013
O século XVII e o nascimento da Pedagogia
04/12/2013
04/12/2013
O século XVII e o nascimento da Pedagogia (continuação)
06/12/2013
06/12/2013
O pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau
11/12/2013
11/12/2013
O pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau (continuação)
13/12/2013
13/12/2013
Da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Nova
18/12/2013
18/12/2013
Da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Nova (continuação)
20/12/2013
20/12/2013
Da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Nova (continuação)
08/01/2014
08/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de John Dewey
10/01/2014
10/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de John Dewey (continuação)
15/01/2014
15/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Maria Montessori
17/01/2014
17/01/2014
O pensamento educativo de Jean-Jacques Rousseau
17/01/2014
17/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Maria Montessori (continuação)
22/01/2014
22/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Alexander S. Neill
24/01/2014
24/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Alexander S. Neill (continuação)
29/01/2014
29/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Célestin Freinet
31/01/2014
31/01/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Célestin Freinet (continuação)
05/02/2014
05/02/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Carl Rogers
07/02/2014
07/02/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Carl Rogers (continuação)
12/02/2014
12/02/2014
A pedagogia contemporânea: influências do pensamento de Paulo Freire
14/02/2014
14/02/2014
Avaliação Unidade I
19/02/2014
19/02/2014
O conceito ampliado de Educação e de Pedagogia
19/02/2014
19/02/2014
O conceito ampliado de Educação e de Pedagogia
21/02/2014
21/02/2014
A pedagogia, as Ciências da Educação e as especificidades do conhecimento pedagógico
26/02/2014
26/02/2014
Avaliação da Unidade II
28/02/2014
28/02/2014
As áreas de atuação do Pedagogo
05/03/2014
05/03/2014
O pedagogo, a pedagoga e a formação de educadores e educadoras
07/03/2014
07/03/2014
Dilemas, problemas e desafios atuais da Pedagogia
12/03/2014
12/03/2014
Avaliação Unidade III
14/03/2014
14/03/2014
Avaliação Final
Avaliações
Data Descrição
14/02/2014 1ª Avaliação
26/02/2014 2ª Avaliação
12/03/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1078 26/05/2024 22:44