-

DAA0335 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II- ALFABETIZAÇÃO - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Introdução à Disciplina (14/04/2014 - 14/04/2014)
   Formulários para Registro das Atividades do Estágio nas Escolas 
  Formulário Termo de Compromisso de Estágio 
Segue o formulário que deve ser preenchido novamente e entregue em três vias para o prof. Osmar Braga. Lembro que o mesmo deve ser preenchido (digitalmente) em todos os seus campos. As alunas que devem refazer o termo são as seguintes: - Ana Crystine - Loretana - Amanda Pereira - Lucia de Fátima - Liliane Pereitra - Josileidy Brandão - Thamires Veras - Maria Durciane Grato
Feriado (21/04/2014 - 21/04/2014)
Introdução à Disciplina: programa e construção da mandala do estágio e da escola (23/04/2014 - 23/04/2014)
Definição das escolas para realização do Estágio Supervisionado (28/04/2014 - 28/04/2014)
Estudo do Texto 1: Saberes pedagógicos e atividade docente (PIMENTA, Selma Garrido, 2008) (30/04/2014 - 30/04/2014)
Socialização sobre conhecimentos acerca da metodologia da alfabetização (05/05/2014 - 05/05/2014)
Orientações para o trabalho de campo (Observação do contexto escolar) (07/05/2014 - 07/05/2014)
Observação do Contexto Escolar (12/05/2014 - 12/05/2014)
Socialização e reflexão sobre o trabalho de campo (Observação do Contexto Escolar) (14/05/2014 - 14/05/2014)
Socialização e reflexão sobre o trabalho de campo (Observação do Contexto Escolar) (19/05/2014 - 19/05/2014)
Orientações para o trabalho de campo: observação em sala de aula (21/05/2014 - 21/05/2014)
Observação em Sala de Aula (26/05/2014 - 26/05/2014)
Observação em Sala de Aula (28/05/2014 - 28/05/2014)
Observação em Sala de Aula (02/06/2014 - 02/06/2014)
Observação em Sala de Aula (04/06/2014 - 04/06/2014)
Regência de Classe (09/06/2014 - 09/06/2014)
Regência de Classe (11/06/2014 - 11/06/2014)
Regência de Classe (16/06/2014 - 16/06/2014)
Regência de Classe (18/06/2014 - 18/06/2014)
Regência de Classe (23/06/2014 - 23/06/2014)
Regência de Classe (25/06/2014 - 25/06/2014)
Socialização e reflexão sobre as Observações e Regências em sala de aula (1a. avaliação) (30/06/2014 - 30/06/2014)
Socialização e reflexão sobre as Observações e Regências em sala de aula (2a. avaliação) (02/07/2014 - 02/07/2014)
Oficina: A Psicogênese da Língua Escrita e Didática (07/07/2014 - 07/07/2014)
Oficina: A Psicogênese da Língua Escrita e Didática (09/07/2014 - 09/07/2014)
Oficina: Alfabetização (14/07/2014 - 14/07/2014)
Alfabetização - Sequência Didática (16/07/2014 - 16/07/2014)
Observações sobre o Processo de Observação (21/07/2014 - 21/07/2014)
Alfabetização: apresentação das sequências didática (3a. avaliação) (23/07/2014 - 23/07/2014)
Elaboração Relatório de Estágio (28/07/2014 - 28/07/2014)
Elaboração Relatório de Estágio (30/07/2014 - 30/07/2014)
Socialização e apresentação dos relatórios (04/08/2014 - 04/08/2014)
Socialização e apresentação dos relatórios (06/08/2014 - 06/08/2014)
Orientação do Relatório Final (08/08/2014 - 08/08/2014)
O professor está disponível para orientação do trabalho final.
Socialização e apresentação dos relatórios (11/08/2014 - 11/08/2014)
Orientação do Relatório Final (11/08/2014 - 11/08/2014)
Aula Extra.
Socialização e apresentação dos relatórios (4a. avaliação) (13/08/2014 - 13/08/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
23 28 30 05 07 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 09 14 16 21 23 28 30 04 06
1 201011**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
2 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
4 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 14
6 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 2 4 0 0 0 0 0 0 0 14
7 20115**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 2 0 0 4 0 0 0 0 0 14
8 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
11 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
12 20115**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 2 16
13 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 8
14 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 20115**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 16
16 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 16
18 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
19 20115**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 14
20 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 2 4 0 4 0 0 0 0 0 16
21 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 9,0 10,0 9,5 9,0 9.4 0 AM
2 20115**** 9,0 9,0 8,0 7,5 8.4 0 AM
3 20115**** 9,0 8,5 10,0 7,5 8.8 0 AM
4 20116**** 9,0 7,0 10,0 8,5 8.6 0 AM
5 20115**** 9,0 8,5 10,0 8,5 9.0 0 AM
6 20116**** 9,0 8,5 10,0 8,5 9.0 0 AM
7 20116**** 9,0 7,0 10,0 8,0 8.5 0 AM
8 20115**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 0 AM
9 20116**** 9,0 7,0 10,0 8,0 8.5 0 AM
10 20115**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 0 AM
11 20116**** 9,0 8,5 10,0 7,5 8.8 0 AM
12 201010**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 0 AM
13 20116**** 9,0 10,0 9,5 8,0 9.1 0 AM
14 201011**** 9,0 8,5 10,0 8,0 8.9 0 AM
15 20116**** 9,0 8,5 9,0 9,0 8.9 0 AM
16 20115**** 9,0 9,0 8,0 8,5 8.6 0 AM
17 20115**** 9,0 10,0 10,0 8,5 9.4 0 AM
18 201011**** 9,0 8,5 10,0 8,5 9.0 0 AM
19 20115**** 9,0 10,0 10,0 8,5 9.4 0 AM
20 20116**** 9,0 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
21 20115**** 9,0 9,0 8,0 7,5 8.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; trabalhos de campo para observação e análise de práticas pedagógicas; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normalizado pela Resolução nº 043/95 do Conselho
de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 17.05.1995 (Regulamenta a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação da UFPI). Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aula, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) . Excetuando-se os casos previstos nas normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas três avaliações parciais e mais o exame final, se necessário. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, pesquisa de campo com produção de relatório ou ainda relatório das atividades desenvolvidas na disciplina, a ser desenvolvida(o) ao longo do semestre. As avaliações considerarão as seguintes atividades: trabalho de observação; regência, produção nas oficinas e relatório final.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39 ed. São Paulo: Cotez, 2000.
FREITAS, Helena Costa L. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios supervisionados. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7. ed. São Paulo: 2006.
AYRES, Antônio Tadeu. Prática pedagógica competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
LEÃO, Denise M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n. 107, p. 187-206, julho, 1999.
TEBEROSKY, Ana; POLCHINSKY, Liliane (Org.). Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 12. ed. Campinas; SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da Complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis,RJ: Vozes, 2006.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar?: currículo, área, aula. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/04/2014
14/04/2014
Introdução à Disciplina
21/04/2014
21/04/2014
Feriado
23/04/2014
23/04/2014
Introdução à Disciplina: programa e construção da mandala do estágio e da escola
28/04/2014
28/04/2014
Definição das escolas para realização do Estágio Supervisionado
30/04/2014
30/04/2014
Estudo do Texto 1: Saberes pedagógicos e atividade docente (PIMENTA, Selma Garrido, 2008)
05/05/2014
05/05/2014
Socialização sobre conhecimentos acerca da metodologia da alfabetização
07/05/2014
07/05/2014
Orientações para o trabalho de campo (Observação do contexto escolar)
12/05/2014
12/05/2014
Observação do Contexto Escolar
14/05/2014
14/05/2014
Socialização e reflexão sobre o trabalho de campo (Observação do Contexto Escolar)
19/05/2014
19/05/2014
Socialização e reflexão sobre o trabalho de campo (Observação do Contexto Escolar)
21/05/2014
21/05/2014
Orientações para o trabalho de campo: observação em sala de aula
26/05/2014
26/05/2014
Observação em Sala de Aula
28/05/2014
28/05/2014
Observação em Sala de Aula
02/06/2014
02/06/2014
Observação em Sala de Aula
04/06/2014
04/06/2014
Observação em Sala de Aula
09/06/2014
09/06/2014
Regência de Classe
11/06/2014
11/06/2014
Regência de Classe
16/06/2014
16/06/2014
Regência de Classe
18/06/2014
18/06/2014
Regência de Classe
23/06/2014
23/06/2014
Regência de Classe
25/06/2014
25/06/2014
Regência de Classe
30/06/2014
30/06/2014
Socialização e reflexão sobre as Observações e Regências em sala de aula (1a. avaliação)
02/07/2014
02/07/2014
Socialização e reflexão sobre as Observações e Regências em sala de aula (2a. avaliação)
07/07/2014
07/07/2014
Oficina: A Psicogênese da Língua Escrita e Didática
09/07/2014
09/07/2014
Oficina: A Psicogênese da Língua Escrita e Didática
14/07/2014
14/07/2014
Oficina: Alfabetização
16/07/2014
16/07/2014
Alfabetização - Sequência Didática
21/07/2014
21/07/2014
Observações sobre o Processo de Observação
23/07/2014
23/07/2014
Alfabetização: apresentação das sequências didática (3a. avaliação)
28/07/2014
28/07/2014
Elaboração Relatório de Estágio
30/07/2014
30/07/2014
Elaboração Relatório de Estágio
04/08/2014
04/08/2014
Socialização e apresentação dos relatórios
06/08/2014
06/08/2014
Socialização e apresentação dos relatórios
08/08/2014
08/08/2014
Orientação do Relatório Final
11/08/2014
11/08/2014
Socialização e apresentação dos relatórios
11/08/2014
11/08/2014
Orientação do Relatório Final
13/08/2014
13/08/2014
Socialização e apresentação dos relatórios (4a. avaliação)
Avaliações
Data Descrição
30/06/2014 1ª Avaliação
02/07/2014 2ª Avaliação
23/07/2014 3ª Avaliação
13/08/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Entrega do Avaliação de Supervisão de Estágio 07/07/2014
Correção de Formulário de Estágio 24/06/2014
Informe e Pedido de Apoio 19/05/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:45