VINICIUS MELQUIADES DOS SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

vinicius melquiades dos santos

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DCE0158 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Introdução a Disciplina (22/04/2014 - 22/04/2014)
  • Apresentação e discussão sobre a ementa e o programa da disciplina;
  • Apresentação dos participantes;
  • Organização metodológica da turma para o desenvolvimento dos conteúdos e atividades da disciplina.
   Texto 2: História e História da Educação 
  Texto 3: Antiguidade Grega - a paideia 
O texto trata da educação na Grécia: a paideia
Introdução a Disciplina (24/04/2014 - 24/04/2014)

Levantamento do perfil da turma

Organização metodológica das atividades da Disciplina: grupo questionador, grupo debatedor, grupo sistematizador e grupo avaliador.

Unidade I: Introdução ao Estudo da História Geral da Educação (29/04/2014 - 29/04/2014)

Por que a história da educação?

Para que a história da educação?

Combater os excessos de memória e de esquecimento.

Feriado (01/05/2014 - 01/05/2014)
Concepções de história e história da educação (produção textual) (06/05/2014 - 06/05/2014)
1a. Avaliação: trabalho textual em sala (08/05/2014 - 08/05/2014)
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos) (13/05/2014 - 13/05/2014)
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos) (15/05/2014 - 15/05/2014)
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos) (20/05/2014 - 20/05/2014)
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos) (22/05/2014 - 22/05/2014)
Educação na Antiguidade Grega: destaques (27/05/2014 - 27/05/2014)
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos) (29/05/2014 - 29/05/2014)
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos) (03/06/2014 - 03/06/2014)
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos) (05/06/2014 - 05/06/2014)
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos) (10/06/2014 - 10/06/2014)
Jogos (12/06/2014 - 12/06/2014)
Jogos (17/06/2014 - 17/06/2014)
Idade Média: educação mediada pela fé (19/06/2014 - 19/06/2014)
Idade Média: educação mediada pela fé (24/06/2014 - 24/06/2014)
Idade Média: educação mediada pela fé (26/06/2014 - 26/06/2014)
Renascimento: humanismo, reforma e contrarreforma (01/07/2014 - 01/07/2014)
  A educação e a pedagogia no século XVIII 
Texto para leitura e debate sobre a educação no século XVIII
Avaliação Unidade: unidades I e II (03/07/2014 - 03/07/2014)
Renascimento: humanismo, reforma e contrarreforma (08/07/2014 - 08/07/2014)
Século das Luzes: o ideal liberal da educação (10/07/2014 - 10/07/2014)
Século das Luzes: o ideal liberal da educação (15/07/2014 - 15/07/2014)
Educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI. (17/07/2014 - 17/07/2014)
Educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI. (22/07/2014 - 22/07/2014)
Educação Brasileira e Piauiense: periodização (24/07/2014 - 24/07/2014)
Trabalho de campo: preparação dos grupos (29/07/2014 - 29/07/2014)
Trabalho de campo: preparação dos grupos (31/07/2014 - 31/07/2014)
Educação Brasileira e Piauiense: Apresentação dos grupos (05/08/2014 - 05/08/2014)
Educação Brasileira e Piauiense: Apresentação dos grupos (07/08/2014 - 07/08/2014)
Educação Brasileira e Piauiense: Apresentação dos grupos (3a. avaliação) (12/08/2014 - 12/08/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
22 24 29 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 24 26 01 03 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12
1 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201395**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 12
5 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 201394**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
7 201395**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 14
8 201492**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 54
9 201394**** 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
11 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201393**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 16
13 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
14 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 20125**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
16 201394**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 201394**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
20 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
21 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 201395**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20124**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 201395**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
26 201396**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
27 201392**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 201394**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
29 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 38
30 20125**** 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 22
31 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 201390**** 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 16
33 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 201393**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
35 201396**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
36 201391**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
37 201394**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
38 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
41 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201394**** 7,0 7,5 9,0 7.8 0 AM
2 201395**** 0,0 7,5 0,0 2.5 0 RN
3 201395**** 7,5 9,0 7,0 7.8 0 AM
4 201395**** 7,0 7,5 9,0 7.8 0 AM
5 201391**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 201396**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
7 201395**** 7,0 7,5 9,0 7.8 0 AM
8 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 20125**** 7,0 0,0 0,0 2.3 0 RN
10 20125**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
11 201395**** 8,0 0,0 0,0 2.7 0 RN
12 201395**** 8,0 6,0 8,0 7.3 0 AM
13 201394**** 9,0 0,0 0,0 3.0 0 RN
14 201396**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
15 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 201392**** 7,5 5,0 9,0 7.2 0 AM
17 201396**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
18 201395**** 6,0 7,5 8,0 7.2 0 AM
19 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 201395**** 7,5 8,0 9,0 8.2 0 AM
21 201393**** 6,0 7,5 0,0 0.0 2.3 0 RN
22 201390**** 6,0 0,0 0,0 2.0 0 RN
23 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 20124**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
26 201394**** 7,5 7,0 8,0 7.5 0 AM
27 201394**** 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
28 201394**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
29 201395**** 7,0 6,5 8,0 7.2 0 AM
30 201394**** 7,0 7,0 9,0 7.7 0 AM
31 201394**** 7,0 8,5 8,0 7.8 0 AM
32 201394**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
33 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 201393**** 5,0 8,5 9,0 7.5 0 AM
35 20125**** 5,5 0,0 0,0 1.8 0 RN
36 201394**** 8,0 7,5 9,0 8.2 0 AM
37 201394**** 7,0 8,5 9,0 8.2 0 AM
38 201394**** 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
39 20125**** 7,0 0,0 0,0 2.3 0 RN
40 201395**** 6,5 6,5 9,0 7.3 0 AM
41 201394**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
42 201393**** 6,0 8,5 9,0 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da educação: fundamentos teóricos-metodológicos e importância na formação do educador; principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, de campo, individual ou em grupo, seminário ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina, conforme a Resolução nº 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 5 de novembro de 2012(Regulamenta a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação da UFPI). Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aula, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis).
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC, 1989.
ARANHA, M. L. A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.
AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Brasília: Editora UNB, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMANTAR:
BARROS, R.S.M. de. A ilustração brasileira e a ideia de universidade. São Paulo: Convívio/Editora da Universidade de São Paulo, 1986.
BERGER, M. Educação e dependência. 2. ed. Rio de Janeiro-São Paulo: DIFEL, 1977.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/04/2014
22/04/2014
Introdução a Disciplina
24/04/2014
24/04/2014
Introdução a Disciplina
29/04/2014
29/04/2014
Unidade I: Introdução ao Estudo da História Geral da Educação
01/05/2014
01/05/2014
Feriado
06/05/2014
06/05/2014
Concepções de história e história da educação (produção textual)
08/05/2014
08/05/2014
1a. Avaliação: trabalho textual em sala
13/05/2014
13/05/2014
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos)
15/05/2014
15/05/2014
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos)
20/05/2014
20/05/2014
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos)
22/05/2014
22/05/2014
Educação na Antiguidade Grega: a paideia (apresentação de grupos)
27/05/2014
27/05/2014
Educação na Antiguidade Grega: destaques
29/05/2014
29/05/2014
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos)
03/06/2014
03/06/2014
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos)
05/06/2014
05/06/2014
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos)
10/06/2014
10/06/2014
Educação na Antiguidade Romana: a humanitas (apresentação de grupos)
12/06/2014
12/06/2014
Jogos
17/06/2014
17/06/2014
Jogos
19/06/2014
19/06/2014
Idade Média: educação mediada pela fé
24/06/2014
24/06/2014
Idade Média: educação mediada pela fé
26/06/2014
26/06/2014
Idade Média: educação mediada pela fé
01/07/2014
01/07/2014
Renascimento: humanismo, reforma e contrarreforma
03/07/2014
03/07/2014
Avaliação Unidade: unidades I e II
08/07/2014
08/07/2014
Renascimento: humanismo, reforma e contrarreforma
10/07/2014
10/07/2014
Século das Luzes: o ideal liberal da educação
15/07/2014
15/07/2014
Século das Luzes: o ideal liberal da educação
17/07/2014
17/07/2014
Educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI.
22/07/2014
22/07/2014
Educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI.
24/07/2014
24/07/2014
Educação Brasileira e Piauiense: periodização
29/07/2014
29/07/2014
Trabalho de campo: preparação dos grupos
31/07/2014
31/07/2014
Trabalho de campo: preparação dos grupos
05/08/2014
05/08/2014
Educação Brasileira e Piauiense: Apresentação dos grupos
07/08/2014
07/08/2014
Educação Brasileira e Piauiense: Apresentação dos grupos
12/08/2014
12/08/2014
Educação Brasileira e Piauiense: Apresentação dos grupos (3a. avaliação)
Avaliações
Data Descrição
08/05/2014 1ª Avaliação
03/07/2014 2ª Avaliação
12/08/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Entrega de Trabalho de Pesquisa 08/07/2014
Trabalhos em Sala de Aula 24/06/2014
Atenção Urgente 03/06/2014
Apresentação dos Grupos 02/06/2014
Adiamento de Aula 26/05/2014
Adiamento de Aula 15/05/2014
Apresentação dos Grupos 12/05/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:47