VINICIUS MELQUIADES DOS SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

vinicius melquiades dos santos

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0256 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA I - Turma: 03 (2014.2)

Tópicos Aulas
Apresentação dos Alunos Levantamento das Expectativas Introdução à Disciplina (16/09/2014 - 18/09/2014)
   Plano da Disciplina Prática e Pesq Educativa I 2014-2.docx 
A universidade e a produção de conhecimento (18/09/2014 - 18/09/2014)
A universidade e a produção do conhecimento (23/09/2014 - 23/09/2014)

1) O que compreendemos quando o autor Cipriano Luckesi, ao se referir ao nascimento da unviersidade, diz ela nasceu se identificando "com sua sociedade e sua cultura?

2) Por que o trabalho científico pressupõe rigor, seriedade, lógica de pensamento, busca de prova, disciplina...?

3) Por que LUCKESI defende que a universidade não acompanhou as mudanças trazidas ou propostas pela Renascença, a Reforma e Contrarreforma? Ele afirma em relação a essa questão: "há sobre seus quadros uma atitude defensiva de guarda das verdades já constituídas, definidas e definitivas, estáticas e restritivas, no sentido de que não acrescentar aos valores do passado as numerosas descobertas que se faziam".

4) Qual a diferença entre pensar a unversidade como formadora de "profissionais qualificados" e a universidade como espaço para descobrir, formular e ensinar a ciência?

5 ) O que podemos refletir sobre: "ensinar é participar do processo da pesquisa; só o homem voltado para a pesquisa pode realmente ensinar; do contrário, ele reduz seu trabalho a transmitir um pensamento inerte, mesmo sendo pedagogicamente ordenado, no lugar de comunicar a vida do pensamento".

6) Por que Aníio Teixeira afirmou que a universidade brasileira "... não logrou constituir-se verdadeiramente como um instituição de pesquisa e transmissora de uma cultura nacional, nem logrou se tornar um centro de consciência crítica e de pensamento criador"?

Ciência, técnica e arte: o desafio da psquisa social (Fórum de Debates) (25/09/2014 - 25/09/2014)

Abriremos um Fórum de Debates para discutirmos:

1- Ciência e cientificidade

2 - O conceito de metodologia de pesquisa

3 - A pesquisa qualitativa

4 - O ciclo da pesquisa

Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social (30/09/2014 - 30/09/2014)

Ciência e cientificidade;

Metodologia científica;

Pesquisa qualitativa;

 

Tipos de Conhecimento (02/10/2014 - 02/10/2014)

Conhecimento científico

Características do conhecimento científico

Natureza do conhecimento científico

Correlação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico

Caracteristicas do conhecimento popular

Tipos de conhecimentos: popular, filosófico e científico

Ciência e o conhecimento científico e o empírico

Grandes mitos sobre o conhecimento científico

Normas da ABNT: como usá-las (07/10/2014 - 07/10/2014)
A prática escolar: definição, estudo e dimensões. (09/10/2014 - 09/10/2014)
A construção do olhar do pesquisador. (14/10/2014 - 14/10/2014)
Novos sentidos para a ciência e a pesquisa em educação (16/10/2014 - 16/10/2014)
Os diferentes tipos de pesquisa: bibliográfica e pesquisa qualitativa (etnografia, estudo de caso, pesquisa participante e pesquisa-ação) (21/10/2014 - 21/10/2014)
Métodos de coletas de dados: observação, entrevista, questionário, análise documental, análise de conteúdo, história de vida e discussão em grupo (23/10/2014 - 23/10/2014)
Dificuldades comuns entre os que pesquisam educação (28/10/2014 - 28/10/2014)
Os tipos de projetos de pesquisa (30/10/2014 - 30/10/2014)
Participação no Encontro "Juventudes e fazeres culturais: intercambiando saberes, práticas e experiências em territórios urbanos" (04/11/2014 - 06/11/2014)
Os diferentes tipos de pesquisa: bibliográfica e pesquisa qualitativa (etnografia, estudo de caso, pesquisa participante e pesquisa-ação) (13/11/2014 - 13/11/2014)
Métodos de coletas de dados: observação, entrevista, questionário, análise documental, análise de conteúdo, história de vida e discussão em grupo (18/11/2014 - 18/11/2014)
Trabalho de Campo (observação) (18/11/2014 - 27/11/2014)
Métodos de coletas de dados: observação, entrevista, questionário, análise documental, análise de conteúdo, história de vida e discussão em grupo. (20/11/2014 - 25/11/2014)
Socialização do trabalho de campo (observação) (27/11/2014 - 02/12/2014)
Trabalho de Campo (observação) (04/12/2014 - 09/12/2014)
Socialização das observações (11/12/2014 - 11/12/2014)
Orientação e produção do pré-projeto de pesquisa (16/12/2014 - 16/12/2014)
Orientação e produção do pré-projeto de pesquisa (18/12/2014 - 23/12/2014)
Orientação e produção do pré-projeto de pesquisa (06/01/2015 - 06/01/2015)
Pré-projeto de pesquisa (08/01/2015 - 08/01/2015)
Pré-projetos de pesquisa (13/01/2015 - 13/01/2015)
Pré-projeto de pesquisa (15/01/2015 - 15/01/2015)
Avaliação da disciplina (20/01/2015 - 20/01/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 06 08 13 15 20
1 201391**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201392**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
3 201390**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 201393**** 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
5 201393**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
6 201391**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
7 201392**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
8 201392**** 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
9 201393**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 201391**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
11 201393**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201390**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 201391**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201390**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
15 201392**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
16 201392**** 1 2 0 0 0 0 2 1 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201393**** 8,0 7,0 9,5 8.2 14 AM
2 201391**** 9,0 8,0 9,0 8.7 4 AM
3 201392**** 8,5 8,0 9,0 8.5 12 AM
4 201393**** 9,0 7,0 9,5 8.5 2 AM
5 201393**** 7,5 7,0 9,5 8.0 12 AM
6 201390**** 8,5 8,5 9,0 8.7 8 AM
7 201391**** 8,5 7,0 9,5 8.3 12 AM
8 201391**** 9,0 8,0 8,0 8.3 4 AM
9 201392**** 7,0 9,0 9,5 8.5 10 AM
10 201392**** 7,5 6,0 8,5 7.3 12 AM
11 201393**** 8,0 7,0 9,5 8.2 10 AM
12 201390**** 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
13 201391**** 7,5 7,5 9,0 8.0 14 AM
14 201390**** 9,0 8,5 9,0 8.8 8 AM
15 201392**** 7,0 8,0 7,5 7.5 14 AM
16 201392**** 8,0 6,0 8,5 7.5 14 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; trabalho de campo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos textos em sala de aula, bem como no trabalho de pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e elaboração/sistematização de seu pré-projeto de pesquisa, exigido pela disciplina. Também levaremos em conta a assiduidade e participação nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento: 8 às 2 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
______. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Pato: Pato Editora, 1991.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
______. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981.
FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GARCIA, R. L. Para quem investigamos e para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. (texto mimeografado).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 3. ed.. São Paulo: EPU, 1986.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Vol. 3. Brasília: Plano Editora, 2002.
COULON, A. Etnometodologia.Petrópolis: Vozes, 1995.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1986.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ROMANELLI, G; BIASOLI-ALVES, Z.M. (Orgs.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998.
THERRIEN, J.; DAMASCENO, M.N.(Org.). Artesãos de outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/09/2014
18/09/2014
Apresentação dos Alunos Levantamento das Expectativas Introdução à Disciplina
18/09/2014
18/09/2014
A universidade e a produção de conhecimento
23/09/2014
23/09/2014
A universidade e a produção do conhecimento
25/09/2014
25/09/2014
Ciência, técnica e arte: o desafio da psquisa social (Fórum de Debates)
30/09/2014
30/09/2014
Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social
02/10/2014
02/10/2014
Tipos de Conhecimento
07/10/2014
07/10/2014
Normas da ABNT: como usá-las
09/10/2014
09/10/2014
A prática escolar: definição, estudo e dimensões.
14/10/2014
14/10/2014
A construção do olhar do pesquisador.
16/10/2014
16/10/2014
Novos sentidos para a ciência e a pesquisa em educação
21/10/2014
21/10/2014
Os diferentes tipos de pesquisa: bibliográfica e pesquisa qualitativa (etnografia, estudo de caso, pesquisa participante e pesquisa-ação)
23/10/2014
23/10/2014
Métodos de coletas de dados: observação, entrevista, questionário, análise documental, análise de conteúdo, história de vida e discussão em grupo
28/10/2014
28/10/2014
Dificuldades comuns entre os que pesquisam educação
30/10/2014
30/10/2014
Os tipos de projetos de pesquisa
04/11/2014
06/11/2014
Participação no Encontro "Juventudes e fazeres culturais: intercambiando saberes, práticas e experiências em territórios urbanos"
13/11/2014
13/11/2014
Os diferentes tipos de pesquisa: bibliográfica e pesquisa qualitativa (etnografia, estudo de caso, pesquisa participante e pesquisa-ação)
18/11/2014
27/11/2014
Trabalho de Campo (observação)
18/11/2014
18/11/2014
Métodos de coletas de dados: observação, entrevista, questionário, análise documental, análise de conteúdo, história de vida e discussão em grupo
20/11/2014
25/11/2014
Métodos de coletas de dados: observação, entrevista, questionário, análise documental, análise de conteúdo, história de vida e discussão em grupo.
27/11/2014
02/12/2014
Socialização do trabalho de campo (observação)
04/12/2014
09/12/2014
Trabalho de Campo (observação)
11/12/2014
11/12/2014
Socialização das observações
16/12/2014
16/12/2014
Orientação e produção do pré-projeto de pesquisa
18/12/2014
23/12/2014
Orientação e produção do pré-projeto de pesquisa
06/01/2015
06/01/2015
Orientação e produção do pré-projeto de pesquisa
08/01/2015
08/01/2015
Pré-projeto de pesquisa
13/01/2015
13/01/2015
Pré-projetos de pesquisa
15/01/2015
15/01/2015
Pré-projeto de pesquisa
20/01/2015
20/01/2015
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
27/11/2014 1ª Avaliação
11/12/2014 2ª Avaliação
15/01/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre o Trabalho de Observação (livre) e Resumo Critico 18/12/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:46