CLAUDIA MINERVINA SOUZA CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

claudia minervina souza cunha

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0337 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA IV- EDUCACAO INFANTIL - Turma: 02 (2014.2)

Tópicos Aulas
• Apresentação do Programa de Disciplina • Apresentação dos estudantes • Levantamento de expectativas • Apresentação do Cronograma. (11/09/2014 - 11/09/2014)
   Ementa e Programa da Disciplina 
Aula Inaugural (16/09/2014 - 16/09/2014)
  • A origem da Educação Infantil
  • O contexto, os problemas e os desafios da Educação Infantil em Parnaíba (PI)
  • Políticas Públicas e Educação Infantil: o que diz a legislação
Preparação do processo de observação da instituição infantil (18/09/2014 - 18/09/2014)

- Organização das duplas

- Definição das escolas de educação infantil

-Entrega do Ofício e do Roteiro de Observação Institucional.

Observação da Instituição Infantil (23/09/2014 - 23/09/2014)
Observação da Instituição Infantil (25/09/2014 - 25/09/2014)
Socialização - Observação da Instituição Infantil (30/09/2014 - 30/09/2014)
Observação de Sala de Aula - Escola Infantil (02/10/2014 - 02/10/2014)
  Roteiro para Observação de Sala de Aula 
Trata-se de um roteiro para auxiliar no trabalho de observação. É importante estarmos atentos aos aspectos que devem ser priorizados nas observações de sala de aula.
Observação de Sala de Aula - Escola Infantil (07/10/2014 - 07/10/2014)
Observação de Sala de Aula - Escola Infantil (09/10/2014 - 09/10/2014)
• Socialização da Observação de Sala de Aula (sistematização de eixos reflexivos (14/10/2014 - 14/10/2014)
Elaboração dos Projetos de intervenção (16/10/2014 - 16/10/2014)
Execução dos projetos de intervenção na escola infantil (21/10/2014 - 30/10/2014)
Socialização do Projeto de intervenção (sistematização de eixos reflexivos). (04/11/2014 - 06/11/2014)
Socialização do Projeto de intervenção ( discussão de temas extraídos). (13/11/2014 - 18/11/2014)
Sistematização e organização de dados do Diagnóstico e Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (20/11/2014 - 27/11/2014)
Preparação do Seminário de Socialização das Atividades da Disciplina para a Comunidade Acadêmica, Escolas e Poder Público (02/12/2014 - 09/12/2014)
Seminário de Socialização das Atividades da Disciplina para a Comunidade Acadêmica, Escolas e Poder Público (dossiê) (11/12/2014 - 11/12/2014)
Produção do Relatório/Dossiê (diagnóstico, observações, indicadores da qualidade da EI e projetos de intervenção) (16/12/2014 - 23/12/2014)
Orientação dossiê e/ou relatório final (06/01/2015 - 15/01/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 06 08 13 15
1 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201010**** 9,0 10,0 9,0 8,5 9.1 0 AM
2 201011**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 4 AM
3 20109**** 9,0 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
4 20109**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 4 AM
5 20109**** 9,0 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
6 20109**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
7 20109**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
8 20094**** 9,0 10,0 9,0 8,5 9.1 4 AM
9 20109**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 4 AM
10 201011**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
11 201011**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 20109**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 4 AM
13 20109**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 8 AM
14 201010**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 20109**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 20094**** 8,5 0,0 0,0 8,5 0.0 2.2 8 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; produção textual; trabalhos individuais e em grupos; trabalhos de campo para observação e análise de práticas pedagógicas; projetos de intervenção. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da disciplina levará em conta os seguintes parâmetros: i) Preparação e realização da Observação da Instituição Infantil e de sala de aula (nota 1); ii) Preparação e execução dos projetos de intervenção (nota 2); iii) Participação na articulação e mobilização do Fórum sobre Educação Infantil (nota 3); iv) Apresentação do Relatório Final ou Dossiê sobre a realidade da escola infantil(nota 4).
Horário de atendimento: 14 às 18 horas
Bibliografia: BRASIL/MEC. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2006.
CARVALHO, Ana Maria de C. (Coord.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1998.
MARQUES, Walter Ernesto Ude. Pedagogia Social: uma disciplina emergente. In: Presença pedagógica. V. 10, n. 59, set/out. 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
VASCONCELOS, Geni Amélia Nader (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Suzanna. Manual da Educação Infantil: de 0 a 3 anos – uma abordagem reflexiva. Porto Alegre ArtMed, 1998.
CRAIDY, Maria; KAERCHE, Gládis Elisa P. da Silva. Educação infantil: para que te quero. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2001.
HÉRNANDEZ, Fernando: SANCHO, Juana Maria. A formação a partir da experiência vivida. In: PÁTIO. Revista Pedagógica. Formação docente: o desafio da qualificação cotidiana. Porto Alegre: Artmed, ano X, nº 40, nov.2006/jan.2007.
MOURA, Dácio G; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7. ed. São Paulo: 2006.
SPODEK, Bernard; SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de três a oito anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/09/2014
11/09/2014
• Apresentação do Programa de Disciplina • Apresentação dos estudantes • Levantamento de expectativas • Apresentação do Cronograma.
16/09/2014
16/09/2014
Aula Inaugural
18/09/2014
18/09/2014
Preparação do processo de observação da instituição infantil
23/09/2014
23/09/2014
Observação da Instituição Infantil
25/09/2014
25/09/2014
Observação da Instituição Infantil
30/09/2014
30/09/2014
Socialização - Observação da Instituição Infantil
02/10/2014
02/10/2014
Observação de Sala de Aula - Escola Infantil
07/10/2014
07/10/2014
Observação de Sala de Aula - Escola Infantil
09/10/2014
09/10/2014
Observação de Sala de Aula - Escola Infantil
14/10/2014
14/10/2014
• Socialização da Observação de Sala de Aula (sistematização de eixos reflexivos
16/10/2014
16/10/2014
Elaboração dos Projetos de intervenção
21/10/2014
30/10/2014
Execução dos projetos de intervenção na escola infantil
04/11/2014
06/11/2014
Socialização do Projeto de intervenção (sistematização de eixos reflexivos).
13/11/2014
18/11/2014
Socialização do Projeto de intervenção ( discussão de temas extraídos).
20/11/2014
27/11/2014
Sistematização e organização de dados do Diagnóstico e Indicadores de Qualidade da Educação Infantil
02/12/2014
09/12/2014
Preparação do Seminário de Socialização das Atividades da Disciplina para a Comunidade Acadêmica, Escolas e Poder Público
11/12/2014
11/12/2014
Seminário de Socialização das Atividades da Disciplina para a Comunidade Acadêmica, Escolas e Poder Público (dossiê)
16/12/2014
23/12/2014
Produção do Relatório/Dossiê (diagnóstico, observações, indicadores da qualidade da EI e projetos de intervenção)
06/01/2015
15/01/2015
Orientação dossiê e/ou relatório final
Avaliações
Data Descrição
30/09/2014 1ª Avaliação
14/10/2014 2ª Avaliação
06/11/2014 3ª Avaliação
23/12/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:07