ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

aryfrance rocha almeida

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0335 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II- ALFABETIZAÇÃO - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Introdução à Disciplina (15/09/2014 - 15/09/2014)
   Plano de Ensino Disciplina Estágio Supervisionado II (Alfabetização).doc 
Ementa da Disciplina
  ficha de cadastro do aluno2013_2(1).doc 
Ficha de Cadastro de Aluno
Organização e preparação do trabalho de campo (observação da escola) (17/09/2014 - 17/09/2014)
Organização e preparação do trabalho de campo: observação do espaço escolar (22/09/2014 - 22/09/2014)
Roteiro do trabalho de campo: observação do espaço escolar (24/09/2014 - 24/09/2014)
Observação do espaço escolar (29/09/2014 - 08/10/2014)
Observação de sala de aula (15/10/2014 - 29/10/2014)
Preparação do processo da regência nas escolas de alfabetização (03/11/2014 - 03/11/2014)
Regência nas escolas de alfabetização (05/11/2014 - 26/11/2014)
Socialização: diagnóstico, observações e regências (01/12/2014 - 03/12/2014)
Produção do relatório de estágio (08/12/2014 - 10/12/2014)

- Organização dos dados;

- Análise dos dados;

- Elaboração do Relatório de Estágio

Apresentação do Relatório de Estágio - orientação (15/12/2014 - 15/12/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
29 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 05 07 12 14 19
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 2 2 4 2 2 4 2 4 2 30
2 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 4 2 2 4 2 4 2 26
3 20115**** 0 0 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 2 4 2 4 2 82
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201010**** 8,5 10,0 0,0 0,0 0.0 4.6 26 RF
2 20115**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 82 RF
3 20116**** 8,0 10,0 0,0 0,0 0.0 4.5 30 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; trabalhos de campo para observação e análise de práticas pedagógicas; regência na escola de alfabetização. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação considerará quatros atividades centrais na disciplina: i) o trabalho de observação do espaço escolar; ii) o trabalho de observação de sala de aula na alfabetização; iii) o trabalho de regência; iv) a sistematização e análise das atividades no relatório final.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39 ed. São Paulo: Cotez, 2000.
FREITAS, Helena Costa L. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios supervisionados. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7. ed. São Paulo: 2006.
AYRES, Antônio Tadeu. Prática pedagógica competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
LEÃO, Denise M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n. 107, p. 187-206, julho, 1999.
TEBEROSKY, Ana; POLCHINSKY, Liliane (Org.). Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4 ed. São Paulo: Ática, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 12. ed. Campinas; SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da Complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis,RJ: Vozes, 2006.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar?: currículo, área, aula. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/09/2014
15/09/2014
Introdução à Disciplina
17/09/2014
17/09/2014
Organização e preparação do trabalho de campo (observação da escola)
22/09/2014
22/09/2014
Organização e preparação do trabalho de campo: observação do espaço escolar
24/09/2014
24/09/2014
Roteiro do trabalho de campo: observação do espaço escolar
29/09/2014
08/10/2014
Observação do espaço escolar
15/10/2014
29/10/2014
Observação de sala de aula
03/11/2014
03/11/2014
Preparação do processo da regência nas escolas de alfabetização
05/11/2014
26/11/2014
Regência nas escolas de alfabetização
01/12/2014
03/12/2014
Socialização: diagnóstico, observações e regências
08/12/2014
10/12/2014
Produção do relatório de estágio
15/12/2014
15/12/2014
Apresentação do Relatório de Estágio - orientação
Avaliações
Data Descrição
08/10/2014 1ª Avaliação
29/10/2014 2ª Avaliação
11/11/2014 3ª Avaliação
15/01/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:47