ANGELO BRITO RODRIGUES

DEPARTAMENTO DE MEDICINA COMUNITÁRIA/CCS

Ir ao Menu Principal

angelo brito rodrigues

MDC - DEPARTAMENTO DE MEDICINA COMUNITÁRIA/CCS

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da turma, construção do perfil dos estudantes e apresentação do Plano da Disciplina (10/03/2015 - 10/03/2015)
Contextualização história da Pedagogia e da Educação (12/03/2015 - 12/03/2015)
Contextualização história da Pedagogia e da Educação (17/03/2015 - 17/03/2015)
O que é Pedagogia (19/03/2015 - 19/03/2015)
Contextualização histórica - o pensamento de John Dewey (31/03/2015 - 31/03/2015)
Feriado facultativo (02/04/2015 - 02/04/2015)
Contextualização histórica - o pensamento de John Dewey (aprofundamento) (07/04/2015 - 07/04/2015)
Contextualização histórica - o pensamento de Maria Montessori (09/04/2015 - 09/04/2015)
Contextualização histórica da Pedagogia - o pensamento de Alexander Neill (14/04/2015 - 14/04/2015)
Contextualização histórica da Pedagogia - o pensamento de Célestin Freinet (16/04/2015 - 16/04/2015)
Feriado (21/04/2015 - 21/04/2015)
Contextualização histórica - o pensamento de Carl Rogers (23/04/2015 - 23/04/2015)
Contextualização histórica da Pedagogia - o pensamento de Paulo Freire (28/04/2015 - 28/04/2015)
Avaliação da Unidade I (05/05/2015 - 05/05/2015)
Trabalho de Campo - Introdução à Unidade II - Natureza da Pedagogia (07/05/2015 - 07/05/2015)
Apresentação e socialização do Trabalho de Campo - Natureza da Pedagogia (12/05/2015 - 12/05/2015)
A Natureza da Pedagogia e seu Campo de Conhecimento (14/05/2015 - 14/05/2015)
A Natureza da Pedagogia e seu Campo de Conhecimento (19/05/2015 - 19/05/2015)
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas (21/05/2015 - 21/05/2015)
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas (26/05/2015 - 26/05/2015)
A teoria da Educação Brasileira: Trabalho em Equipe (28/05/2015 - 28/05/2015)
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas (02/06/2015 - 02/06/2015)
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas (04/06/2015 - 04/06/2015)
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas (09/06/2015 - 09/06/2015)
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas (11/06/2015 - 11/06/2015)
Avaliação da Unidade II (16/06/2015 - 16/06/2015)
As três tradições de estudos educacionais: francesa (E. Durkheim), alemã (Friedrich Herbart) e americana (J. Dewey) (18/06/2015 - 18/06/2015)
Unidade III: O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador (23/06/2015 - 23/06/2015)
O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador (25/06/2015 - 25/06/2015)
O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador (30/06/2015 - 30/06/2015)
O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador (02/07/2015 - 02/07/2015)
Avaliação da Unidade III (07/07/2015 - 07/07/2015)
Avaliação geral da disciplina (09/07/2015 - 09/07/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
10 12 17 19 24 31 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09
1 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 22
4 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2015900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
6 2015901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
7 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
10 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
11 2015900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
12 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 50
14 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
17 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 32
20 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2015902**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 26
23 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
24 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 24
25 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
26 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2015900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
28 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
29 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
33 2015900**** 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
34 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
35 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 10
36 2015900**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 8
38 2015901**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
39 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
40 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2015901**** 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
42 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 48
43 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
44 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
45 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
2 2015903**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
3 2015903**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
4 2015901**** 8,5 10,0 9,0 9.2 4 AM
5 2015901**** 8,0 9,0 8,5 8.5 2 AM
6 2015901**** 8,0 8,0 9,5 8.5 8 AM
7 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
8 2015900**** 9,0 0,0 0,0 3.0 22 RF
9 2015902**** 7,0 9,5 8,5 8.3 4 AM
10 2015902**** 6,5 0,0 0,0 2.2 26 RF
11 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
12 2015900**** 8,5 10,0 9,0 9.2 12 AM
13 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
14 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
16 2015902**** 8,5 8,0 9,0 8.5 2 AM
17 2015903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF
18 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
19 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
20 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
21 2015902**** 8,0 9,5 8,5 8.7 4 AM
22 2015902**** 8,0 9,0 9,0 8.7 6 AM
23 2015900**** 8,5 10,0 9,0 9.2 14 AM
24 2015903**** 8,5 8,0 9,0 8.5 10 AM
25 2015900**** 8,0 9,5 8,5 8.7 2 AM
26 2015900**** 8,5 9,0 9,5 9.0 2 AM
27 2015903**** 7,0 10,0 8,5 8.5 10 AM
28 2015902**** 8,0 9,0 8,5 8.5 4 AM
29 2015900**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
30 2015902**** 8,5 9,5 8,5 8.8 2 AM
31 2015901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 10 AM
32 2015901**** 9,0 7,5 9,5 8.7 4 AM
33 2015902**** 8,5 7,5 9,0 8.3 0 AM
34 2015903**** 8,0 8,0 9,0 8.3 2 AM
35 2015903**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
36 2015902**** 8,0 9,0 9,0 8.7 6 AM
37 2015903**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
38 2015902**** 8,5 8,5 9,0 8.7 2 AM
39 2015901**** 8,5 10,0 9,5 9.3 6 AM
40 2015902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 4 AM
41 2015901**** 8,0 9,0 8,5 8.5 8 AM
42 2015902**** 7,0 9,5 8,5 8.3 0 AM
43 2015901**** 8,0 9,0 9,5 8.8 2 AM
44 2015901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 2 AM
45 2015901**** 7,5 9,5 8,5 8.5 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas, leitura, discussões de textos e postura investigativa. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia, como campo de conhecimento e como práxis política.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação em sala e nos trabalhos apresentados. Serão consideradas três notas de avaliação, cada uma resultando de um trabalho de grupo e produção individual de um texto relativo a um dos temas discutidos na unidade, escolhido pelo/pela estudante.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI,Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
______. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação
Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2015
10/03/2015
Apresentação da turma, construção do perfil dos estudantes e apresentação do Plano da Disciplina
12/03/2015
12/03/2015
Contextualização história da Pedagogia e da Educação
17/03/2015
17/03/2015
Contextualização história da Pedagogia e da Educação
19/03/2015
19/03/2015
O que é Pedagogia
31/03/2015
31/03/2015
Contextualização histórica - o pensamento de John Dewey
02/04/2015
02/04/2015
Feriado facultativo
07/04/2015
07/04/2015
Contextualização histórica - o pensamento de John Dewey (aprofundamento)
09/04/2015
09/04/2015
Contextualização histórica - o pensamento de Maria Montessori
14/04/2015
14/04/2015
Contextualização histórica da Pedagogia - o pensamento de Alexander Neill
16/04/2015
16/04/2015
Contextualização histórica da Pedagogia - o pensamento de Célestin Freinet
21/04/2015
21/04/2015
Feriado
23/04/2015
23/04/2015
Contextualização histórica - o pensamento de Carl Rogers
28/04/2015
28/04/2015
Contextualização histórica da Pedagogia - o pensamento de Paulo Freire
05/05/2015
05/05/2015
Avaliação da Unidade I
07/05/2015
07/05/2015
Trabalho de Campo - Introdução à Unidade II - Natureza da Pedagogia
12/05/2015
12/05/2015
Apresentação e socialização do Trabalho de Campo - Natureza da Pedagogia
14/05/2015
14/05/2015
A Natureza da Pedagogia e seu Campo de Conhecimento
19/05/2015
19/05/2015
A Natureza da Pedagogia e seu Campo de Conhecimento
21/05/2015
21/05/2015
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas
26/05/2015
26/05/2015
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas
28/05/2015
28/05/2015
A teoria da Educação Brasileira: Trabalho em Equipe
02/06/2015
02/06/2015
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas
04/06/2015
04/06/2015
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas
09/06/2015
09/06/2015
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas
11/06/2015
11/06/2015
Natureza da Pedagogia e Bases Epistemológicas
16/06/2015
16/06/2015
Avaliação da Unidade II
18/06/2015
18/06/2015
As três tradições de estudos educacionais: francesa (E. Durkheim), alemã (Friedrich Herbart) e americana (J. Dewey)
23/06/2015
23/06/2015
Unidade III: O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador
25/06/2015
25/06/2015
O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador
30/06/2015
30/06/2015
O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador
02/07/2015
02/07/2015
O Curso de Pedagogia e a Formação do Educador
07/07/2015
07/07/2015
Avaliação da Unidade III
09/07/2015
09/07/2015
Avaliação geral da disciplina
Avaliações
Data Descrição
05/05/2015 1ª Avaliação
16/06/2015 2ª Avaliação
07/07/2015 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Ausente na Aula do Dia 09/06/2015 08/06/2015
Avaliação da Unidade I 04/05/2015
Paralisação dos Professores 08/04/2015
Grupos de Pesquisa sobre Juventude 20/03/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:35