-

DAA0256 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA I - Turma: 02 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina e organização das atividades. Debate sobre a temática “A pesquisa na formação de professores” – conceituando Ciência, Pesquisa e Formação. (20/10/2015 - 20/10/2015)
   Programa da Disciplina 
Continuidade do debate sobre a temática “A pesquisa na formação de professores” (22/10/2015 - 22/10/2015)
Organização de metodologia de trabalho e estudo do texto “Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa” (27/10/2015 - 27/10/2015)
  Texto "Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquis 
Trata dos potencialidades e dilemas vividos na relação entre o trabalho do professor e o do pesquisador
Organização de metodologia de trabalho e estudo do texto “Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa” (29/10/2015 - 29/10/2015)
Apresentação das equipes aplicando a metodologia de estudo. Em discussão o texto “Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa” (03/11/2015 - 03/11/2015)
Apresentação do filme “O Mundo de Sofia” – aspectos da Filosofia da Ciência em debate – reflexões sobre a Ciência instrumental, racional, neutra, que tenta manter estatuto “superior” aos demais conhecimentos, que fundamenta a organização da sociedade e suas instituições, dente elas A ESCOLA; (05/11/2015 - 05/11/2015)
Estudo e resenha do texto “A Escola como espaço sociocultural”. (10/11/2015 - 10/11/2015)
Estudo e fichamento do texto "A escola como espaço sociocultural" - Juarez Dayrell (10/11/2015 - 12/11/2015)

- Estudo

- Fichamento

A Ciência na história ocidental – da Grécia antiga à Modernidade. (12/11/2015 - 19/11/2015)
? A pesquisa como elemento importante na formação do professor;
Produção textual – rememorando a escola e sua trajetória de formação – destaque para os aspectos socioculturais, pedagógicos e curriculares. (17/11/2015 - 17/11/2015)
A Ciência na história ocidental – da Grécia antiga à Modernidade. (19/11/2015 - 19/11/2015)
O Nascimento das Ciências Humanas, características e particularidades (24/11/2015 - 24/11/2015)

 A Ciência – o pensamento científico e sua evolução

Discussões sobre aspectos políticos da Ciência: o mito da neutralidade Científica e as implicações do pesquisador/pesquisadora – ressignificando o modelo de Ciência e de Escola (26/11/2015 - 26/11/2015)
Discussões sobre aspectos políticos da Ciência: o mito da neutralidade Científica e as implicações do pesquisador/pesquisadora – ressignificando o modelo de Ciência e de Escola. (01/12/2015 - 01/12/2015)
O projeto de pesquisa: o método científico nas pesquisas voltadas para a educação, uma aproximação com as metodologias (03/12/2015 - 03/12/2015)

 As Ciências Humanas;

A pesquisa qualitativa – aspectos históricos e conceituais. (08/12/2015 - 08/12/2015)
Apresentação de vídeo com palestra da pesquisadora Minaio – debate sobre os elementos que caracterizam a pesquisa qualitativa. (10/12/2015 - 10/12/2015)
Métodos e técnicas da pesquisa qualitativa – reflexões sobre a investigação em Educação (15/12/2015 - 15/12/2015)

 A pesquisa qualitativa: conceito e fundamentos

Revisão da primeira Unidade (17/12/2015 - 17/12/2015)
Avaliação escrita (22/12/2015 - 22/12/2015)
Recesso (24/12/2015 - 24/12/2015)
Recesso (29/12/2015 - 29/12/2015)
Recesso (31/12/2015 - 31/12/2015)
O Projeto de pesquisa – reflexões sobre o projeto de pesquisa enquanto plano de trabalho do pesquisador/pesquisadora (05/01/2016 - 05/01/2016)
O Projeto de pesquisa – reflexões sobre a estrutura e produção do projeto de pesquisa (07/01/2016 - 07/01/2016)
O Projeto de pesquisa – reflexões sobre a estrutura e produção do projeto de pesquisa – apresentação das linhas de pesquisa dos professores do Curso de Pedagogia (12/01/2016 - 12/01/2016)
Painel sobre metodologias de pesquisa: a Sociopoética – participação especial da pesquisadora Alessandra Masullo (14/01/2016 - 14/01/2016)
Painel sobre metodologias de pesquisa: a Etnografia – apresentação da pesquisadora Luciana Matias. (19/01/2016 - 19/01/2016)
Produção de cartazes sistematizando as características das metodologias e métodos estudados (21/01/2016 - 21/01/2016)
Painel sobre metodologias de pesquisa: a falsa dicotomia entre quantidade e qualidade – participação especial do pesquisador Fauston Negreiro (26/01/2016 - 26/01/2016)
Painel sobre metodologias de pesquisa: a falsa dicotomia entre quantidade e qualidade – participação especial do pesquisador Fauston Negreiro. (28/01/2016 - 28/01/2016)
Avaliação dos conteúdos estudados
Painel sobre metodologias de pesquisa: a pesquisa colaborativa – participação especial da pesquisadora Elieide Silva. (11/02/2016 - 11/02/2016)
Proposta de construção inicial do pré-projeto (Introdução) e trabalho de campo nas escolas (descrição da infraestrutura e diálogo informal com gestores e professores). (16/02/2016 - 16/02/2016)
Trabalho de campo/orientação (18/02/2016 - 18/02/2016)
Trabalho de campo/orientação. (23/02/2016 - 23/02/2016)
Trabalho de Campo - Observação, elaboração de relatório e construção do pré-projeto de pesquisa (25/02/2016 - 03/03/2016)
Socialização e entrega do relatório de campo (observação) - trabalho através do qual será atribuida a nota referente a 2ª Avaliação (08/03/2016 - 08/03/2016)
Encerramento - entre do pré-projeto - trabalho que gerará a nota da 3ª avaliação (10/03/2016 - 10/03/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 01 03
1 201492**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
3 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 201492**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
5 201492**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
6 201490**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
7 20125**** 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 66
8 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201493**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201492**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
2 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 201491**** 10,0 9,0 8,5 9.2 0 AM
4 201490**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
5 201493**** 9,0 9,0 6,0 8.0 0 AM
6 201492**** 9,5 7,0 9,0 8.5 0 AM
7 201492**** 10,0 9,5 7,5 9.0 0 AM
8 201491**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
9 201492**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas dialogadas, leitura, discussão de textos e produção textual, elaboração do projeto de pesquisa, aulas práticas com orientações individuais e elaboração da versão preliminar do “relatório científico”. Para tanto, utilizaremos como procedimentos o estudo individual e coletivo de textos e produção de portfólio, seminários, aulas de campo e a orientação individual como recursos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento das atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão adotados como critérios de avaliação: o nível de interesse dos participantes nas atividades desenvolvidas e do desempenho em sala de aula. Será considerada a frequência (mínimo de 75% da carga horária) e pontualidade. Serão também consideradas três notas de avaliação: 1) Avaliação escrita/portfólio; 2) Projeto de pesquisa 3) Relatórios das atividades de campo. A nota final corresponderá à somatória e média das notas das três unidades.
Horário de atendimento: 10h às 12 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRÉ, Marli E. D. A de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

______. A pesquisa no cotidiano escolar. In.: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35-45.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

DEMO, Pedro. Metodologia da investigação em educação. Curitiba: Ibpex, 2005.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana na construção do conhecimento. In.: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: E.P.U, 2014.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. Coletânea de normas. Atualização vigorando a partir de 30 jan., 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/10/2015
20/10/2015
Apresentação do plano de disciplina e organização das atividades. Debate sobre a temática “A pesquisa na formação de professores” – conceituando Ciência, Pesquisa e Formação.
22/10/2015
22/10/2015
Continuidade do debate sobre a temática “A pesquisa na formação de professores”
27/10/2015
27/10/2015
Organização de metodologia de trabalho e estudo do texto “Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa”
29/10/2015
29/10/2015
Organização de metodologia de trabalho e estudo do texto “Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa”
03/11/2015
03/11/2015
Apresentação das equipes aplicando a metodologia de estudo. Em discussão o texto “Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa”
05/11/2015
05/11/2015
Apresentação do filme “O Mundo de Sofia” – aspectos da Filosofia da Ciência em debate – reflexões sobre a Ciência instrumental, racional, neutra, que tenta manter estatuto “superior” aos demais conhecimentos, que fundamenta a organização da sociedade e suas instituições, dente elas A ESCOLA;
10/11/2015
12/11/2015
Estudo e fichamento do texto "A escola como espaço sociocultural" - Juarez Dayrell
10/11/2015
10/11/2015
Estudo e resenha do texto “A Escola como espaço sociocultural”.
12/11/2015
19/11/2015
A Ciência na história ocidental – da Grécia antiga à Modernidade.
17/11/2015
17/11/2015
Produção textual – rememorando a escola e sua trajetória de formação – destaque para os aspectos socioculturais, pedagógicos e curriculares.
19/11/2015
19/11/2015
A Ciência na história ocidental – da Grécia antiga à Modernidade.
24/11/2015
24/11/2015
O Nascimento das Ciências Humanas, características e particularidades
26/11/2015
26/11/2015
Discussões sobre aspectos políticos da Ciência: o mito da neutralidade Científica e as implicações do pesquisador/pesquisadora – ressignificando o modelo de Ciência e de Escola
01/12/2015
01/12/2015
Discussões sobre aspectos políticos da Ciência: o mito da neutralidade Científica e as implicações do pesquisador/pesquisadora – ressignificando o modelo de Ciência e de Escola.
03/12/2015
03/12/2015
O projeto de pesquisa: o método científico nas pesquisas voltadas para a educação, uma aproximação com as metodologias
08/12/2015
08/12/2015
A pesquisa qualitativa – aspectos históricos e conceituais.
10/12/2015
10/12/2015
Apresentação de vídeo com palestra da pesquisadora Minaio – debate sobre os elementos que caracterizam a pesquisa qualitativa.
15/12/2015
15/12/2015
Métodos e técnicas da pesquisa qualitativa – reflexões sobre a investigação em Educação
17/12/2015
17/12/2015
Revisão da primeira Unidade
22/12/2015
22/12/2015
Avaliação escrita
24/12/2015
24/12/2015
Recesso
29/12/2015
29/12/2015
Recesso
31/12/2015
31/12/2015
Recesso
05/01/2016
05/01/2016
O Projeto de pesquisa – reflexões sobre o projeto de pesquisa enquanto plano de trabalho do pesquisador/pesquisadora
07/01/2016
07/01/2016
O Projeto de pesquisa – reflexões sobre a estrutura e produção do projeto de pesquisa
12/01/2016
12/01/2016
O Projeto de pesquisa – reflexões sobre a estrutura e produção do projeto de pesquisa – apresentação das linhas de pesquisa dos professores do Curso de Pedagogia
14/01/2016
14/01/2016
Painel sobre metodologias de pesquisa: a Sociopoética – participação especial da pesquisadora Alessandra Masullo
19/01/2016
19/01/2016
Painel sobre metodologias de pesquisa: a Etnografia – apresentação da pesquisadora Luciana Matias.
21/01/2016
21/01/2016
Produção de cartazes sistematizando as características das metodologias e métodos estudados
26/01/2016
26/01/2016
Painel sobre metodologias de pesquisa: a falsa dicotomia entre quantidade e qualidade – participação especial do pesquisador Fauston Negreiro
28/01/2016
28/01/2016
Painel sobre metodologias de pesquisa: a falsa dicotomia entre quantidade e qualidade – participação especial do pesquisador Fauston Negreiro.
11/02/2016
11/02/2016
Painel sobre metodologias de pesquisa: a pesquisa colaborativa – participação especial da pesquisadora Elieide Silva.
16/02/2016
16/02/2016
Proposta de construção inicial do pré-projeto (Introdução) e trabalho de campo nas escolas (descrição da infraestrutura e diálogo informal com gestores e professores).
18/02/2016
18/02/2016
Trabalho de campo/orientação
23/02/2016
23/02/2016
Trabalho de campo/orientação.
25/02/2016
03/03/2016
Trabalho de Campo - Observação, elaboração de relatório e construção do pré-projeto de pesquisa
08/03/2016
08/03/2016
Socialização e entrega do relatório de campo (observação) - trabalho através do qual será atribuida a nota referente a 2ª Avaliação
10/03/2016
10/03/2016
Encerramento - entre do pré-projeto - trabalho que gerará a nota da 3ª avaliação
Avaliações
Data Descrição
22/12/2015 1ª Avaliação
08/03/2016 2ª Avaliação
10/03/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATIVIDADES PARA OS DIAS 10/11 E 12/11:FICHAMENTO DE TEXTO 08/11/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:07