ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

aryfrance rocha almeida

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0296 - EDUCACAO E MOVIMENTOS SOCIAIS - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e do Programa da Disciplina (27/10/2015 - 27/10/2015)
   Ementa e Programa da Disciplina 
Introdução à Unidade I: O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (29/10/2015 - 29/10/2015)

1) As dimensões da estrutura da realidade

2) Ao estudar os a Educação e os Movimentos Sociais...

3) Movimentos sociais... Gohn,2011; 

4) Movimentos sociais... Touraine, 1976

5) Estratégias dos Movimentos Sociais

6) Como vamos trabalhar na disciplia: estudo de texto e pesquisa de campo

7) Painel com lideranças dos Movimentos Sociais

Atividade para a próxima aula: texto: "O homen se faz por si" (Uriban Xavier de Holanda (2001).

 

Introdução à Unidade I: O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (03/11/2015 - 03/11/2015)
Introdução à Unidade I: O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (05/11/2015 - 05/11/2015)
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (10/11/2015 - 10/11/2015)
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (12/11/2015 - 12/11/2015)
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (17/11/2015 - 17/12/2015)

Estudo dos fundamentos da política e da sociedade brasileira

 

O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (19/11/2015 - 19/11/2015)

Texto: O sentido da reconstrução nacional - César Benjamin

O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (24/11/2015 - 24/11/2015)

Texto - O bloqueio da construção nacional.

O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (26/11/2015 - 26/11/2015)

Texto - O bloqueio da construção nacional

Vídeo da TVE: O estado desenvolvimentista - período getulista

O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (01/12/2015 - 01/12/2015)

Texto: 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e Terceiro Setor (Glória Gohn)

Construção de uma Linha do Tempo 

  

Movimento de Ocupa??o das Escolas Paulistas

Listar todos os aspectos que caracterizam  Movimento.

  

Movimento de Ocupa??o das Escolas Paulistas

  

Movimento de Ocupa??o das Escolas Paulistas

O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (03/12/2015 - 03/12/2015)

Movimentos sociais: o conceito

Movimento e classes sociais no Brasil

As lutas do Povo Brasileiro

O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica (08/12/2015 - 17/12/2015)
Seminário: apresentações do grupos - avaliação
A relação entre Educação e Cidadania (22/12/2015 - 28/01/2016)
Destaques para os principais aspectos das lutas voltadas para a construção da cidadania: relação povo-poder; e a relação educação e cultura.
As teorias dos Movimentos Sociais e os processos de mobilização política e a utopia (11/02/2016 - 18/02/2016)
Estudo das principais teorias dos movimentos sociais
Avaliação 2 (23/02/2016 - 23/02/2016)
Avaliação dos conteúdos da Unidade 2
A luta popular pela Educação Pública e Gratuita: situação, problemas e desafios (25/02/2016 - 01/03/2016)
Contexto e luta pela educação pública, destacando a situaçãol, problemas atuais
Avaliação (03/03/2016 - 03/03/2016)
Avaliação dos conteúdo - trabalho em equipe
Avaliação geral da disciplina (08/03/2016 - 10/03/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
20 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 01 03
1 20124**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
2 20125**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 20125**** 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
4 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
5 201393**** 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
6 20124**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
7 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 14
8 201390**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
9 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
10 20115**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
11 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 20125**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
14 20124**** 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
15 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
16 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
17 20115**** 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 0 2 0 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
18 20125**** 2 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20124**** 9,0 8,5 8,8 8.8 14 AM
2 20124**** 9,0 8,8 8,8 8.9 12 AM
3 20125**** 9,5 8,5 9,0 9.0 12 AM
4 20125**** 9,0 8,7 8,0 8.6 14 AM
5 20125**** 9,0 8,7 9,3 9.0 8 AM
6 20125**** 9,0 8,7 7,5 8.4 12 AM
7 201390**** 9,0 9,5 7,0 8.5 10 AM
8 20125**** 9,0 8,8 8,0 8.6 12 AM
9 20125**** 9,0 8,7 7,5 8.4 14 AM
10 2015901**** 9,5 8,4 7,5 8.5 12 AM
11 20125**** 9,0 8,8 8,5 8.8 12 AM
12 201393**** 9,5 8,4 7,0 8.3 14 AM
13 20116**** 9,0 8,7 8,0 8.6 12 AM
14 20125**** 9,0 8,7 8,0 8.6 14 AM
15 20125**** 9,0 8,5 8,5 8.7 14 AM
16 20124**** 9,0 8,8 8,5 8.8 14 AM
17 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
18 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; trabalho de campo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: 16 h às 18 hroas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GARCIA, R. L. e outros. Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GOHN, M da G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1997.
________. Teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 1997.
________. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Ed. Loyola, 1995.
SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Paulo: Ed. Loyola, 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARROYO, G. Miguel. Pedagogias em movimento: que temos a aprender dos Movimentos Sociais? In: Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.
PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1989.
SPÓSITO, M. P. A ilusão fecunda, a luta por educação nos movimentos populares. São Paulo: HUCITEC, 1993.
TOMMASI, L. de; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/10/2015
27/10/2015
Apresentação da Ementa e do Programa da Disciplina
29/10/2015
29/10/2015
Introdução à Unidade I: O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
03/11/2015
03/11/2015
Introdução à Unidade I: O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
05/11/2015
05/11/2015
Introdução à Unidade I: O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
10/11/2015
10/11/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
12/11/2015
12/11/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
17/11/2015
17/12/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
19/11/2015
19/11/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
24/11/2015
24/11/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
26/11/2015
26/11/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
01/12/2015
01/12/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
03/12/2015
03/12/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
08/12/2015
17/12/2015
O lugar e o papel do Estado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil como construção histórica
22/12/2015
28/01/2016
A relação entre Educação e Cidadania
11/02/2016
18/02/2016
As teorias dos Movimentos Sociais e os processos de mobilização política e a utopia
23/02/2016
23/02/2016
Avaliação 2
25/02/2016
01/03/2016
A luta popular pela Educação Pública e Gratuita: situação, problemas e desafios
03/03/2016
03/03/2016
Avaliação
08/03/2016
10/03/2016
Avaliação geral da disciplina
Avaliações
Data Descrição
17/12/2015 1ª Avaliação
23/02/2016 2ª Avaliação
03/03/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Não Teremos Aula Hoje 21/01/2016
AULA DE CAMPO DO DIA 14/01/2016 13/01/2016
ATIVIDADES PARA OS DIAS 10/11 E 12/11:FICHAMENTO DOS TEXTOS 08/11/2015
RETOMADAS DAS AULAS 21/10/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:47