FLAVIO RIZZI CALIPPO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

flavio rizzi calippo

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0256 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA I - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina (12/09/2016 - 12/09/2016)
   Ementa e programa da Disciplina 
Texto 01 - Reflexões acerca da ação de pesquisar e seus pressupostos. Estudo do texto "Uma agenda para jovens pesquisadores" (13/09/2016 - 13/09/2016)
Texto 01 - Uma agenda para jovens pesquisadores (19/09/2016 - 19/09/2016)
A pesquisa na formação de professores: estudo do texto: "Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo-perspectivas do trabalho docente." (20/09/2016 - 20/09/2016)
A pesquisa na formação de professores: estudo do texto: "Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo-perspectivas do trabalho docente." (26/09/2016 - 26/09/2016)
A pesquisa na formação de professores - síntese das discussões. (27/09/2016 - 27/09/2016)
Pesquisa na escola – identificando a escola como espaço de encontro, de cultura, de trocas (03/10/2016 - 03/10/2016)
Pesquisa na escola – identificando a escola como espaço de encontro, de cultura, de trocas (04/10/2016 - 04/10/2016)
Pesquisa na escola identificando a escola como espaço de encontro, de cultura e de trocas. Estudo do texto "A escola como espaço sociocultural". (10/10/2016 - 10/10/2016)
Pesquisa na escola identificando a escola como espaço de encontro, de cultura e de trocas. Estudo do texto "A escola como espaço sociocultural". (11/10/2016 - 11/10/2016)
Aula de campo investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens. (17/10/2016 - 17/10/2016)
Aula de campo investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens (18/10/2016 - 18/10/2016)
socializando a experiência prática. Descrevendo os elementos investigados. Pensando sobre o problema de pesquisa/delimitação do tema (24/10/2016 - 24/10/2016)
Produção do projeto de pesquisa orientação coletiva. (25/10/2016 - 25/10/2016)
Produção do projeto de pesquisa a construção da introdução (justificativa, apresentação do objeto de estudo, delimitação e definição do universo da pesquisa, contextualização do tema, problemática ela (31/10/2016 - 31/10/2016)
Produção do projeto de pesquisa – a construção da introdução (justificativa, apresentação do “objeto” de estudo, delimitação e definição do universo da pesquisa, contextualização do tema, problemática – elaborar questões norteadoras do estudo, contribuição e relevância do estudo) (01/11/2016 - 01/11/2016)
Produção do projeto de pesquisa a construção da introdução (justificativa, apresentação do objeto de estudo, delimitação e definição do universo da pesquisa, contextualização do tema, problemática ela (07/11/2016 - 07/11/2016)
Orientação do projeto de pesquisa - a construção da introdução (08/11/2016 - 08/11/2016)
Orientação do projeto de pesquisa - a construção da introdução (14/11/2016 - 14/11/2016)
Estudo do texto: "Declaração de objetivos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto." (21/11/2016 - 21/11/2016)
ula de campo – investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens INTRODUÇÃO (22/11/2016 - 22/11/2016)
ula de campo – investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens INTRODUÇÃO (28/11/2016 - 28/11/2016)
SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO Orientação – Organização de seminário (29/11/2016 - 29/11/2016)
SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO Orientação Organização de seminário (05/12/2016 - 05/12/2016)
Orientação e organização de seminários (06/12/2016 - 06/12/2016)
Seminário 1 - A pesquisa qualitativa. (12/12/2016 - 12/12/2016)
Seminário 2 - A pesquisa-ação. (13/12/2016 - 13/12/2016)
Orientação do projeto. Entrega do relatório de campo. (19/12/2016 - 19/12/2016)
Seminário 5 – Pesquisa colaborativa (20/12/2016 - 20/12/2016)
Orientação do pré-projeto (26/12/2016 - 26/12/2016)
Produção do projeto de pesquisa: produção dos objetivos (atividade individual). (02/01/2017 - 02/01/2017)
Produção do projeto de pesquisa:produção dos objetivos (atividade individual) (03/01/2017 - 03/01/2017)
Seminário 3 - Pesquisa colaborativa e pesquisa sociopoética. (09/01/2017 - 09/01/2017)
Seminário 4 - Pesquisa histórica e estudo de caso do tipo etnográfico (10/01/2017 - 10/01/2017)
Orientação individual do projeto de pesquisa: Introdução e objetivos. (16/01/2017 - 16/01/2017)
Orientação individual do projeto de pesquisa: Introdução e objetivos. (17/01/2017 - 17/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
12 13 19 20 26 27 10 11 17 18 24 25 31 01 07 08 14 21 22 28 29 05 06 12 13 19 20 26 02 03 09 10
1 2015902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
2 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
3 2015901**** 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 54
4 201393**** 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 52
5 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
6 2015901**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2015900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
8 2015903**** 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 12
9 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 0 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 9,0 8,5 8,0 8.5 6 AM
2 2015903**** 8,5 8,0 7,0 7.8 4 AM
3 2015902**** 9,0 8,5 8,7 8.7 8 AM
4 2015903**** 8,8 9,0 8,0 8.6 12 AM
5 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
6 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
7 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
8 2015901**** 9,0 9,0 8,0 8.7 4 AM
9 2015900**** 9,0 8,5 8,7 8.7 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas dialogadas, leitura, discussão de textos e produção textual, elaboração do projeto de pesquisa, aulas práticas com orientações individuais e elaboração da versão preliminar do “relatório científico”. Para tanto, utilizaremos como procedimentos o estudo individual e coletivo de textos e produção de portfólio, seminários, aulas de campo e a orientação individual como recursos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento das atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão adotados como critérios de avaliação: o nível de interesse dos participantes nas atividades desenvolvidas e do desempenho em sala de aula. Será considerada a frequência (mínimo de 75% da carga horária) e pontualidade. Serão também consideradas três notas de avaliação: 1) Relatório da pesquisa na escola e/ou espaços não-escolares; 2) Seminários/ Metodologias de pesquisa em educação; 3) Pré-projeto de pesquisa (Introdução e objetivos). A nota final corresponderá à somatória e média das notas das três unidades.
Horário de atendimento: 10 às 12 horas
Bibliografia: ANDRÉ, Marli E. D. A de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

______. A pesquisa no cotidiano escolar. In.: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35-45.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

CRESWELL, John W. Introdução. In: CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141.

DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. IN: MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, Suely Ferreira (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 31-35.

FRANCO, M.A.R.S. Pesquisa-ação: compreender e transformar a prática docente. In: FRANCO, M.A.R.S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-212.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana na construção do conhecimento. In.: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Ferramentas, recursos e procedimentos metodológicos utilizados na produção e difusão da Pesquisa Colaborativa. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. p. 55-112.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: E.P.U, 2014.

PETIT, Sandra H. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In MATOS, K.S.L.; VASCONCELOS, J. G. (orgs.). Registros de pesquisa na educação. Fortaleza: LCR-UFC, 2002.p. 34-48.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo. História oral como fonte: apontamentos metodológicos e técnicos da pesquisa. In: COSTA, Celio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs.). Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 49-78.

6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. Coletânea de normas. Atualização vigorando a partir de 30 jan., 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2016
12/09/2016
Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina
13/09/2016
13/09/2016
Texto 01 - Reflexões acerca da ação de pesquisar e seus pressupostos. Estudo do texto "Uma agenda para jovens pesquisadores"
19/09/2016
19/09/2016
Texto 01 - Uma agenda para jovens pesquisadores
20/09/2016
20/09/2016
A pesquisa na formação de professores: estudo do texto: "Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo-perspectivas do trabalho docente."
26/09/2016
26/09/2016
A pesquisa na formação de professores: estudo do texto: "Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo-perspectivas do trabalho docente."
27/09/2016
27/09/2016
A pesquisa na formação de professores - síntese das discussões.
03/10/2016
03/10/2016
Pesquisa na escola – identificando a escola como espaço de encontro, de cultura, de trocas
04/10/2016
04/10/2016
Pesquisa na escola – identificando a escola como espaço de encontro, de cultura, de trocas
10/10/2016
10/10/2016
Pesquisa na escola identificando a escola como espaço de encontro, de cultura e de trocas. Estudo do texto "A escola como espaço sociocultural".
11/10/2016
11/10/2016
Pesquisa na escola identificando a escola como espaço de encontro, de cultura e de trocas. Estudo do texto "A escola como espaço sociocultural".
17/10/2016
17/10/2016
Aula de campo investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens.
18/10/2016
18/10/2016
Aula de campo investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens
24/10/2016
24/10/2016
socializando a experiência prática. Descrevendo os elementos investigados. Pensando sobre o problema de pesquisa/delimitação do tema
25/10/2016
25/10/2016
Produção do projeto de pesquisa orientação coletiva.
31/10/2016
31/10/2016
Produção do projeto de pesquisa a construção da introdução (justificativa, apresentação do objeto de estudo, delimitação e definição do universo da pesquisa, contextualização do tema, problemática ela
01/11/2016
01/11/2016
Produção do projeto de pesquisa – a construção da introdução (justificativa, apresentação do “objeto” de estudo, delimitação e definição do universo da pesquisa, contextualização do tema, problemática – elaborar questões norteadoras do estudo, contribuição e relevância do estudo)
07/11/2016
07/11/2016
Produção do projeto de pesquisa a construção da introdução (justificativa, apresentação do objeto de estudo, delimitação e definição do universo da pesquisa, contextualização do tema, problemática ela
08/11/2016
08/11/2016
Orientação do projeto de pesquisa - a construção da introdução
14/11/2016
14/11/2016
Orientação do projeto de pesquisa - a construção da introdução
21/11/2016
21/11/2016
Estudo do texto: "Declaração de objetivos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto."
22/11/2016
22/11/2016
ula de campo – investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens INTRODUÇÃO
28/11/2016
28/11/2016
ula de campo – investigando a realidade educacional em espaços escolares e/ou não-escolares de aprendizagens INTRODUÇÃO
29/11/2016
29/11/2016
SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO Orientação – Organização de seminário
05/12/2016
05/12/2016
SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO Orientação Organização de seminário
06/12/2016
06/12/2016
Orientação e organização de seminários
12/12/2016
12/12/2016
Seminário 1 - A pesquisa qualitativa.
13/12/2016
13/12/2016
Seminário 2 - A pesquisa-ação.
19/12/2016
19/12/2016
Orientação do projeto. Entrega do relatório de campo.
20/12/2016
20/12/2016
Seminário 5 – Pesquisa colaborativa
26/12/2016
26/12/2016
Orientação do pré-projeto
02/01/2017
02/01/2017
Produção do projeto de pesquisa: produção dos objetivos (atividade individual).
03/01/2017
03/01/2017
Produção do projeto de pesquisa:produção dos objetivos (atividade individual)
09/01/2017
09/01/2017
Seminário 3 - Pesquisa colaborativa e pesquisa sociopoética.
10/01/2017
10/01/2017
Seminário 4 - Pesquisa histórica e estudo de caso do tipo etnográfico
16/01/2017
16/01/2017
Orientação individual do projeto de pesquisa: Introdução e objetivos.
17/01/2017
17/01/2017
Orientação individual do projeto de pesquisa: Introdução e objetivos.
Avaliações
Data Descrição
24/10/2016 1ª Avaliação
05/12/2016 2ª Avaliação
16/01/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SOBRE NOSSAS AULAS 12/09/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1079 27/05/2024 17:41