cicero pedro de aquino

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

DAA0335 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II- ALFABETIZAÇÃO - Turma: 05 (2017.1)

Tópicos Aulas
Participação na formação realizada pelo PNAIC no município de Parnaíba (20/03/2017 - 20/03/2017)
Participação na formação realizada pelo PNAIC no município de Parnaíba (21/03/2017 - 21/03/2017)
Apresentação do programa de disciplina Orientação para preenchimento das fichas de estágio e organização da prática/ lotação na escola-campo (27/03/2017 - 27/03/2017)
Texto 1: Alfabetização e a pedagogia do Empowerment político (Henry A. Giroux)
   Cronograma das Atividades da Disciplina 
Texto 1: Alfabetização e a pedagogia do Empowerment político (Henry A. Giroux) (28/03/2017 - 28/03/2017)
Texto 3: A teoria da psicogênese da escrita: a escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo? (03/04/2017 - 03/04/2017)
Texto 4: Práticas de ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema. (10/04/2017 - 10/04/2017)
Texto 4: Práticas de ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema (11/04/2017 - 11/04/2017)
Texto 4: Práticas de ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema Construção do instrumento para diagnóstico das hipóteses de escrita das crianças Orientação sobre o preenchimento dos termos de estágio. (17/04/2017 - 17/04/2017)
Prática na Escola-campo (observação da estrutura física e organização administrativa, análise do Projeto Político Pedagógico, preenchimento do termo de compromisso e fichas do estagiário) Entrega dos termos de estágio (18/04/2017 - 18/04/2017)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula (24/04/2017 - 24/04/2017)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula (25/04/2017 - 25/04/2017)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula (02/05/2017 - 02/05/2017)
Socialização da experiência em sala de aula (08/05/2017 - 08/05/2017)
Aula de campo – aplicação de diagnóstico acerca das hipóteses de escrita das crianças (Diagnóstico das hipóteses de escrita das crianças) (09/05/2017 - 09/05/2017)
Aula de campo – aplicação de diagnóstico acerca das hipóteses de escrita das crianças (Diagnóstico das hipóteses de escrita das crianças) (15/05/2017 - 15/05/2017)
Socialização dos teste de nível de alfabetização realizados nas escolas (16/05/2017 - 16/05/2017)
Planejamento/produção de material pedagógico (plano de aula) (22/05/2017 - 22/05/2017)
Aula de campo – regência (23/05/2017 - 23/05/2017)
Aula de campo – regência (29/05/2017 - 29/05/2017)
Aula de campo – regência (30/05/2017 - 30/05/2017)
Aula de campo – regência (05/06/2017 - 05/06/2017)
Aula de campo – regência (06/06/2017 - 06/06/2017)
Aula de campo - regência (12/06/2017 - 12/06/2017)
Aula de campo - regência (13/06/2017 - 13/06/2017)
Aula de campo - regência (19/06/2017 - 19/06/2017)
Aula de campo - regência (20/06/2017 - 20/06/2017)
Sistematização e reflexão sobre a experiência do estário (26/06/2017 - 26/06/2017)
Encaminhamentos para preparação do Portfólio (27/06/2017 - 27/06/2017)
Produção do portfólio - orientação (03/07/2017 - 03/07/2017)
Produção do portfólio - orientação (04/07/2017 - 04/07/2017)
Produção do portfólio - orientação (10/07/2017 - 10/07/2017)
Entrega do Portfólio (11/07/2017 - 11/07/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 21 27 03 04 10 17 18 24 25 02 08 09 15 16 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 04 10 11
1 201491**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 2 0 0 0 0 14
3 201493**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 10
4 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201393**** 0 0 0 4 2 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 20
6 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 6
7 201392**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
8 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
11 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 6
12 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 6
13 20115**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 14
14 201493**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201490**** 8,0 9,0 10,0 8,0 8.8 2 AM
2 201493**** 9,0 9,0 9,5 8,5 9.0 4 AM
3 201393**** 9,0 9,0 10,0 9,0 9.3 20 AM
4 201493**** 9,5 8,5 8,5 8,0 8.6 0 AM
5 201493**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 10 AM
6 201491**** 8,0 9,0 10,0 8,0 8.8 6 AM
7 201492**** 9,0 8,5 10,0 9,0 9.1 6 AM
8 201490**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 4 AM
9 20115**** 8,0 9,0 9,5 9,5 9.0 14 AM
10 201491**** 9,0 9,0 9,5 8,5 9.0 4 AM
11 201392**** 9,5 10,0 10,0 9,0 9.6 10 AM
12 201393**** 8,0 8,5 10,0 8,0 8.6 6 AM
13 201494**** 8,0 8,5 10,0 8,0 8.6 0 AM
14 201492**** 9,5 8,5 8,5 8,0 8.6 0 AM
15 20116**** 8,0 9,0 9,5 9,5 9.0 14 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Através de uma metodologia participativa, construída a partir do diálogo, propondo uma postura crítico-reflexiva sobre a ação pedagógica e um saber-fazer elaborado com base na relação teoria-prática
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação contínua, processual, através da participação, assiduidade e desempenho nas atividades individuais e grupais: estudo de texto, socialização e debate, produção de portfólio (relato e reflexão sobre a prática), prática de ensino na escola/campo do estágio. Desenvolveremos quatro notas: AP1 – Descrição da escola e das obervações – Portfólio; AP2 – Descrição das regências e autoavaliação – Portfólio; AP3 – Prática na escola-campo (nota da profa. supervisora na escola; AP4 – Produção de materiais e instrumentos.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: Bibliografia Básica

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabético. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.


Bibliografia Complementar:


ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7.ed. São Paulo, 2006
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2017
20/03/2017
Participação na formação realizada pelo PNAIC no município de Parnaíba
21/03/2017
21/03/2017
Participação na formação realizada pelo PNAIC no município de Parnaíba
27/03/2017
27/03/2017
Apresentação do programa de disciplina Orientação para preenchimento das fichas de estágio e organização da prática/ lotação na escola-campo
28/03/2017
28/03/2017
Texto 1: Alfabetização e a pedagogia do Empowerment político (Henry A. Giroux)
03/04/2017
03/04/2017
Texto 3: A teoria da psicogênese da escrita: a escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo?
10/04/2017
10/04/2017
Texto 4: Práticas de ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema.
11/04/2017
11/04/2017
Texto 4: Práticas de ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema
17/04/2017
17/04/2017
Texto 4: Práticas de ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema Construção do instrumento para diagnóstico das hipóteses de escrita das crianças Orientação sobre o preenchimento dos termos de estágio.
18/04/2017
18/04/2017
Prática na Escola-campo (observação da estrutura física e organização administrativa, análise do Projeto Político Pedagógico, preenchimento do termo de compromisso e fichas do estagiário) Entrega dos termos de estágio
24/04/2017
24/04/2017
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula
25/04/2017
25/04/2017
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula
02/05/2017
02/05/2017
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula
08/05/2017
08/05/2017
Socialização da experiência em sala de aula
09/05/2017
09/05/2017
Aula de campo – aplicação de diagnóstico acerca das hipóteses de escrita das crianças (Diagnóstico das hipóteses de escrita das crianças)
15/05/2017
15/05/2017
Aula de campo – aplicação de diagnóstico acerca das hipóteses de escrita das crianças (Diagnóstico das hipóteses de escrita das crianças)
16/05/2017
16/05/2017
Socialização dos teste de nível de alfabetização realizados nas escolas
22/05/2017
22/05/2017
Planejamento/produção de material pedagógico (plano de aula)
23/05/2017
23/05/2017
Aula de campo – regência
29/05/2017
29/05/2017
Aula de campo – regência
30/05/2017
30/05/2017
Aula de campo – regência
05/06/2017
05/06/2017
Aula de campo – regência
06/06/2017
06/06/2017
Aula de campo – regência
12/06/2017
12/06/2017
Aula de campo - regência
13/06/2017
13/06/2017
Aula de campo - regência
19/06/2017
19/06/2017
Aula de campo - regência
20/06/2017
20/06/2017
Aula de campo - regência
26/06/2017
26/06/2017
Sistematização e reflexão sobre a experiência do estário
27/06/2017
27/06/2017
Encaminhamentos para preparação do Portfólio
03/07/2017
03/07/2017
Produção do portfólio - orientação
04/07/2017
04/07/2017
Produção do portfólio - orientação
10/07/2017
10/07/2017
Produção do portfólio - orientação
11/07/2017
11/07/2017
Entrega do Portfólio
Avaliações
Data Descrição
02/05/2017 1ª Avaliação
13/06/2017 2ª Avaliação
26/06/2017 3ª Avaliação
11/07/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:16