VINICIUS MELQUIADES DOS SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

vinicius melquiades dos santos

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0296 - EDUCACAO E MOVIMENTOS SOCIAIS - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân (13/03/2017 - 22/05/2017)
Texto 6: GOHN, Maria da Glória . A construção da cidadania ao longo dos séculos. In: GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paul (13/03/2017 - 03/07/2017)
Apresentação do Programa da Disciplina e encaminhamento quanto ao estudo dos textos e obras de referências (27/03/2017 - 27/03/2017)
   Disciplina Educação e Movimentos Sociais 2017.1.pdf 
Texto 1: CARVALHO, José Murilo de. Os fundamentos da política e da sociedade brasileira. In: AVELAR, Lucia; CINTRA, Octávio Antônio (Orgs.).Sistema político brasileiro: uma introdução. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 19-35 (03/04/2017 - 03/04/2017)
Texto 2: VIEIRA, Luiz Vicente. Gênese e dinâmica estrutural do Estado Liberal Brasileiro. In: VIEIRA, Luiz Vicente. A democracia com pés de barro: o diagnóstico de uma crise que mina as estruturas do Estado de Direito. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006. p. 41-46 (10/04/2017 - 10/04/2017)
Texto 3: GOHN, Maria da Gloria. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, OGNs e Terceiro Setor. In: Revista Mediações. Londrina. v. 5, n. 1, p. 11-40, jan./jun., 2000 (17/04/2017 - 17/04/2017)
Avaliação I (24/04/2017 - 24/04/2017)
Texto 4: GOHN, Maria da Glória. Lutas e Movimentos Sociais: mapeando a construção da cidadania das classes sociais no Brasil. In: GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a cons (01/05/2017 - 01/05/2017)
Apresentação do Trabalho (Avaliação II) (08/05/2017 - 08/05/2017)
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân (15/05/2017 - 15/05/2017)
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân (29/05/2017 - 29/05/2017)
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân (05/06/2017 - 05/06/2017)
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân (12/06/2017 - 12/06/2017)
Avaliação II (19/06/2017 - 19/06/2017)
Texto 5: GOHN, Maria da Glória. O paradigma dos novos movimentos sociais. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 20 (26/06/2017 - 26/06/2017)
Texto 6: GOHN, Maria da Glória . A construção da cidadania ao longo dos séculos. In: GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paul (03/07/2017 - 03/07/2017)
Avaliação III (10/07/2017 - 10/07/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; trabalho de campo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: 18 às 20 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GARCIA, R. L. e outros. Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GOHN, M da G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1997.
________. Teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 1997.
________. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Ed. Loyola, 1995.
SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Paulo: Ed. Loyola, 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AVELAR, Lucia; CINTRA, Octávio Antônio (Orgs.).Sistema político brasileiro: uma introdução. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p.19-35
ARROYO, G. Miguel. Pedagogias em movimento: que temos a aprender dos Movimentos Sociais? In: Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.
GOHN, Maria da Gloria. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, OGNs e Terceiro Setor. In: Revista Mediações. Londrina. v. 5, n. 1, p. 11-40, jan./jun., 2000.
¬¬¬¬¬¬______. Movimentos Sociais e Lutas pela Educação no Brasil: Experiências e Desafios na Atualidade. In: AMPED. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba: UFPR, 2016.
PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1989.
SPÓSITO, M. P. A ilusão fecunda, a luta por educação nos movimentos populares. São Paulo: HUCITEC, 1993.
TOMMASI, L. de; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
VIEIRA, Luiz Vicente. A democracia com pés de barro: o diagnóstico de uma crise que mina as estruturas do Estado de Direito. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006. p. 41-46.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/03/2017
22/05/2017
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân
13/03/2017
03/07/2017
Texto 6: GOHN, Maria da Glória . A construção da cidadania ao longo dos séculos. In: GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paul
27/03/2017
27/03/2017
Apresentação do Programa da Disciplina e encaminhamento quanto ao estudo dos textos e obras de referências
03/04/2017
03/04/2017
Texto 1: CARVALHO, José Murilo de. Os fundamentos da política e da sociedade brasileira. In: AVELAR, Lucia; CINTRA, Octávio Antônio (Orgs.).Sistema político brasileiro: uma introdução. 2.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 19-35
10/04/2017
10/04/2017
Texto 2: VIEIRA, Luiz Vicente. Gênese e dinâmica estrutural do Estado Liberal Brasileiro. In: VIEIRA, Luiz Vicente. A democracia com pés de barro: o diagnóstico de uma crise que mina as estruturas do Estado de Direito. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006. p. 41-46
17/04/2017
17/04/2017
Texto 3: GOHN, Maria da Gloria. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, OGNs e Terceiro Setor. In: Revista Mediações. Londrina. v. 5, n. 1, p. 11-40, jan./jun., 2000
24/04/2017
24/04/2017
Avaliação I
01/05/2017
01/05/2017
Texto 4: GOHN, Maria da Glória. Lutas e Movimentos Sociais: mapeando a construção da cidadania das classes sociais no Brasil. In: GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a cons
08/05/2017
08/05/2017
Apresentação do Trabalho (Avaliação II)
15/05/2017
15/05/2017
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân
29/05/2017
29/05/2017
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân
05/06/2017
05/06/2017
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân
12/06/2017
12/06/2017
Texto 5: GOHN, Maria da Glória: O paradigma norte-americano: as teorias clássicas sobre as ações coletivas. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporân
19/06/2017
19/06/2017
Avaliação II
26/06/2017
26/06/2017
Texto 5: GOHN, Maria da Glória. O paradigma dos novos movimentos sociais. In: GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 20
03/07/2017
03/07/2017
Texto 6: GOHN, Maria da Glória . A construção da cidadania ao longo dos séculos. In: GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paul
10/07/2017
10/07/2017
Avaliação III
Avaliações
Data Descrição
24/04/2017 1ª Avaliação
19/06/2017 2ª Avaliação
10/07/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:47