FRANCISCO AIRTON PEREIRA DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco airton pereira da silva

SIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

DAA0280 - PLANEJ E AVALIACAO DA EDUCACAO - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Feriado municipal (14/08/2017 - 14/08/2017)
   Texto: Planejamento, Políticas Públicas e Educação 
  LDO 2015 
Apresentação da ementa, do programa e atividade de introdução à Disciplina (16/08/2017 - 16/08/2017)
Estudo de Texto: Planejamento educacional: uma abordagem histórica (Fabiana Silva Fernandes) (21/08/2017 - 21/08/2017)
Estudo de Texto: Planejamento educacional: uma abordagem histórica (23/08/2017 - 23/08/2017)
Estudo do Texto: Planejamento, Políticas Públicas e Educação (28/08/2017 - 28/08/2017)
Estudo do Texto: Planejamento, Políticas Públicas e Educação (30/08/2017 - 30/08/2017)
Estudo do texto: Avaliação educacional: desatando e reatando nós (04/09/2017 - 04/09/2017)
TEXTO: Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública (06/09/2017 - 06/09/2017)
TEXTO: Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública (11/09/2017 - 11/09/2017)
TEXTO: estrutura e funcionamento, política educacional - Sofia Lerche (13/09/2017 - 13/09/2017)
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Introdução) (18/09/2017 - 18/09/2017)
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Primeiro PNE) (20/09/2017 - 20/09/2017)
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Segundo PNE) (25/09/2017 - 25/09/2017)
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Terceiro PNE) (27/09/2017 - 27/09/2017)
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Considerações Finais) (02/10/2017 - 02/10/2017)
Feriado municipal (04/10/2017 - 04/10/2017)
Avaliação da Unidade I (09/10/2017 - 09/10/2017)
Unidade II: estudo do texto: Planejamento em Educação (Escola de Gestores) (11/10/2017 - 11/10/2017)
Estudo do texto: Planejamento em Educação (Escola de Gestores) - níveis de planejamento (16/10/2017 - 16/10/2017)
Estudo do texto: Planejamento em Educação (Escola de Gestores)- níveis de planejamento (18/10/2017 - 18/10/2017)
Estudo do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos (23/10/2017 - 23/10/2017)
Estudo do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos (25/10/2017 - 25/10/2017)
Estudo do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos (30/10/2017 - 30/10/2017)
Texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas (01/11/2017 - 01/11/2017)
Texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas (06/11/2017 - 06/11/2017)
Texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas (08/11/2017 - 08/11/2017)
Apresentação e encaminhamentos de atividades de campo: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba (20/11/2017 - 20/11/2017)
Atividades de campo: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba (22/11/2017 - 22/11/2017)
Atividades de campo:: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba (27/11/2017 - 27/11/2017)
Atividades de campo:: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba (29/11/2017 - 29/11/2017)
Entrega dos trabalho de campo e socialização da avaliação do PME pelos grupos (04/12/2017 - 04/12/2017)
Avaliação e encerramento da disciplina (06/12/2017 - 06/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06
1 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2015901**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2015901**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2015900**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
6 2015900**** 2 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 15
7 201491**** 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2015902**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2015901**** 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
10 201494**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2015903**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2015901**** 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 15
13 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2015903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
16 2015901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 14
17 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015903**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 15
22 2015903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
23 2015900**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2015901**** 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
25 2015903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2015902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
27 2015902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2015901**** 9,8 10,0 9,8 9.9 8 AM
3 2015901**** 9,4 9,5 9,8 9.6 8 AM
4 2015902**** 9,6 10,0 9,8 9.8 8 AM
5 2015902**** 9,7 10,0 9,8 9.8 10 AM
6 2015902**** 9,5 9,5 9,8 9.6 8 AM
7 2015902**** 9,9 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2015900**** 9,8 9,5 9,8 9.7 15 AM
9 2015902**** 9,1 9,5 9,8 9.5 4 AM
10 2015900**** 9,8 9,5 10,0 9.8 6 AM
11 2015901**** 9,9 9,5 10,0 9.8 6 AM
12 2015903**** 9,2 10,0 9,5 9.6 4 AM
13 2015902**** 9,9 10,0 10,0 10.0 6 AM
14 2015901**** 9,9 9,5 10,0 9.8 14 AM
15 201494**** 8,8 10,0 9,5 9.4 2 AM
16 2015900**** 9,8 10,0 9,8 9.9 6 AM
17 2015900**** 9,4 10,0 9,8 9.7 6 AM
18 2015901**** 9,7 9,5 9,8 9.7 14 AM
19 201491**** 7,4 10,0 10,0 9.1 12 AM
20 2015903**** 8,6 10,0 9,5 9.4 15 AM
21 2015901**** 9,5 9,5 9,8 9.6 15 AM
22 2015902**** 8,9 9,5 9,8 9.4 2 AM
23 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
24 2015903**** 9,7 9,5 10,0 9.7 8 AM
25 2015901**** 9,9 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2015903**** 9,6 10,0 10,0 9.9 6 AM
27 2015903**** 9,9 10,0 9,8 9.9 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: DAVIES, N. Plano nacional de educação: muito discurso, nenhum recurso. Niterói:UFF, mimeo, 2001.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. SP: Editora SENAC, 2001.
FERNANDES, Maria E. Araújo. Avaliação institucional da escola e do sistema educacional ? base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. RJ: Vozes, 1995.
_______. Planejamento como prática educativa. SP: Loyola, 2000.
_______.A prática do planejamento participativo: da educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. RJ: Vozes, 2002.
IBIAPIINA, Ivana M. L. de M.(Org.). Formação de professores: texto e contexto. BELO Horizonte, MG: Autêntica, 2007.
TOSI, M. R. Planejamento, programas e projetos. Campinas, SP: Alínea, 2001.
VIEIRA, Soffia L. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, RS: Mediação, 2001.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT?ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo ? área ? aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COLOMBO, Sonia Simões (Org.). Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 2001.

KIPNIS, B.; ALGARTE, R. Planejamento e Avaliação Educacionais. In: WITIMANN, L. C.; GRACINDO, R.V. O Estado da arte em Política e Gestão da Educação no Brasil: 1991-1997, cap. VII, Brasília: INEP, 2001. Disponível: www.inep.gov.br/estudos/política_gestao.htm
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2017
14/08/2017
Feriado municipal
16/08/2017
16/08/2017
Apresentação da ementa, do programa e atividade de introdução à Disciplina
21/08/2017
21/08/2017
Estudo de Texto: Planejamento educacional: uma abordagem histórica (Fabiana Silva Fernandes)
23/08/2017
23/08/2017
Estudo de Texto: Planejamento educacional: uma abordagem histórica
28/08/2017
28/08/2017
Estudo do Texto: Planejamento, Políticas Públicas e Educação
30/08/2017
30/08/2017
Estudo do Texto: Planejamento, Políticas Públicas e Educação
04/09/2017
04/09/2017
Estudo do texto: Avaliação educacional: desatando e reatando nós
06/09/2017
06/09/2017
TEXTO: Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública
11/09/2017
11/09/2017
TEXTO: Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública
13/09/2017
13/09/2017
TEXTO: estrutura e funcionamento, política educacional - Sofia Lerche
18/09/2017
18/09/2017
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Introdução)
20/09/2017
20/09/2017
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Primeiro PNE)
25/09/2017
25/09/2017
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Segundo PNE)
27/09/2017
27/09/2017
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Terceiro PNE)
02/10/2017
02/10/2017
Estudo do Texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (Considerações Finais)
04/10/2017
04/10/2017
Feriado municipal
09/10/2017
09/10/2017
Avaliação da Unidade I
11/10/2017
11/10/2017
Unidade II: estudo do texto: Planejamento em Educação (Escola de Gestores)
16/10/2017
16/10/2017
Estudo do texto: Planejamento em Educação (Escola de Gestores) - níveis de planejamento
18/10/2017
18/10/2017
Estudo do texto: Planejamento em Educação (Escola de Gestores)- níveis de planejamento
23/10/2017
23/10/2017
Estudo do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos
25/10/2017
25/10/2017
Estudo do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos
30/10/2017
30/10/2017
Estudo do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos
01/11/2017
01/11/2017
Texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas
06/11/2017
06/11/2017
Texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas
08/11/2017
08/11/2017
Texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas
20/11/2017
20/11/2017
Apresentação e encaminhamentos de atividades de campo: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba
22/11/2017
22/11/2017
Atividades de campo: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba
27/11/2017
27/11/2017
Atividades de campo:: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba
29/11/2017
29/11/2017
Atividades de campo:: elaboração do projeto de avaliação institucional e avaliação do Plano Municipal de Parnaíba
04/12/2017
04/12/2017
Entrega dos trabalho de campo e socialização da avaliação do PME pelos grupos
06/12/2017
06/12/2017
Avaliação e encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TEXTOS PARA A TERCEIRA AVALIAÇÃO 03/12/2017
ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES PARA AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARNAÍBA 26/11/2017
INÍCIO DAS AULAS 07/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:47