SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

sonia maria campelo magalhaes

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0338 - RELACOES ETNICO-RACIAIS, GENERO E DIVERSIDADE - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação de ementa, do programa da disciplina e atividade de introdução à disciplina (15/08/2017 - 15/08/2017)
   Programa da disciplina 
Introdução à disciplina - (16/08/2017 - 16/08/2017)
Construção e relato da trajetória histórica de cada um, com a demarcação dos marcadores sociais e culturais relativos à dimensão etnicorracial e de gênero: nossos pertencimentos
Introdução á disciplina (continuidade) (22/08/2017 - 22/08/2017)
Construção e relato da trajetória histórica de cada um, com a demarcação dos marcadores sociais e culturais relativos à dimensão etnicorracial e de gênero: nossos pertencimentos
Construção e relato da história de cada discente com a demarcação dos marcadores sociais e culturais relatimos a dimensão etnicorracial e de gênero (23/08/2017 - 23/08/2017)
Estudo do Texto: A discriminação do negro como fato estruturador do poder (29/08/2017 - 29/08/2017)
Estudo do Texto: A discriminação do negro como fato estruturador do poder (30/08/2017 - 30/08/2017)
Estudo do filme: Besouro (05/09/2017 - 05/09/2017)
Estudo do texto: Tecnologia africana na formação brasileira (06/09/2017 - 06/09/2017)
Estudo do texto: Tecnologia africana na formação brasileira (12/09/2017 - 12/09/2017)
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber (13/09/2017 - 13/09/2017)
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber (19/09/2017 - 19/09/2017)
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber (20/09/2017 - 20/09/2017)
Palestra de Leonardo José da Cruz Sousa sobre os povos indígenas de Rondônia. (26/09/2017 - 26/09/2017)
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber (27/09/2017 - 27/09/2017)
Estudo do filme: o Martítirio (03/10/2017 - 03/10/2017)
Feriado municipal (04/10/2017 - 04/10/2017)
Estudo do filme: o Martítirio (10/10/2017 - 10/10/2017)
Estudo do filme: o Martítirio (11/10/2017 - 11/10/2017)
Estudo do Texto: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações etnicorraciais no Brasil: uma breve discussão (17/10/2017 - 17/10/2017)
Estudo do Texto: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações etnicorraciais no Brasil: uma breve discussão (18/10/2017 - 18/10/2017)
Estudo do Texto: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações etnicorraciais no Brasil: uma breve discussão (24/10/2017 - 24/10/2017)
Construção das árvores dos saberes para identidade os marcadores etnicorraciais (25/10/2017 - 25/10/2017)
Construção das árvores dos saberes para identidade os marcadores etnicorraciais (31/10/2017 - 31/10/2017)
Socialização das árvores dos saberes para identidade os marcadores etnicorraciais (01/11/2017 - 01/11/2017)
Estudo do texto: Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos (07/11/2017 - 07/11/2017)
Trabalho de Campo: i) Como as manifestações do racismo, do preconceito e da discriminação racial e de gênero se apresentam na escola? ii) Como a escola trabalha as relações etnicorraciais, de gênero e a diversidade do ponto de vista do currículo e da prática pedagógica (conteúdos, metodologias e recursos pedagógicos, etc.) (08/11/2017 - 08/11/2017)
i) Como as manifestações do racismo, do preconceito e da discriminação racial e de gênero se apresentam na escola? ii) Como a escola trabalha as relações etnicorraciais, de gênero e a diversidade do ponto de vista do currículo e da prática pedagógica (conteúdos, metodologias e recursos pedagógicos, etc.)
Trabalho de Campo (14/11/2017 - 14/11/2017)
Feriado nacional (15/11/2017 - 15/11/2017)
Trabalho de Campo (21/11/2017 - 21/11/2017)
Socialização e discussão dos dados levantados no trabalhos de campo (22/11/2017 - 22/11/2017)
Socialização e discussão dos dados levantados no trabalhos de campo (29/11/2017 - 29/11/2017)
Apresentação do relatório final (05/12/2017 - 05/12/2017)
Apresentação do relatório final (06/12/2017 - 06/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
09 15 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 10 11 17 18 24 25 31 01 07 08 14 21 22 28 29 05 06
1 201491**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 4
2 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2017902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
4 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201491**** 10,0 8,5 8,5 9.0 4 AM
2 2015901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
3 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
4 201490**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a investigação, a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: 14 às 16 horas
Bibliografia: ABRAMOVAY, Miriam; GARCIA, Mary Castro (Coord.). Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília-DF: UNESCO; INEP; Observatório de Violências nas Escolas, 2006. 370 p.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BANKS, James A. Multicultural Education characteristics and goals. In: BANKS, James A.; BANKS, Cherry A. McGee. Multicultural Education: issues and perspectives. Third ed. Boston: Allyn & Bacon, 1997. p. 03-31.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: Ministério da Educação e do Desporto (MEC), 1996.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília-DF, 1997.
______. Ministério da Justiça. Relatório do Comitê Nacional para preparação da participação brasileira na III Conferência Mundial das Nações Unidas contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata. Durban, 31 ago./7 set. 2001.
______. Lei n.º 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan.2003.
______. Ministério da Educação. SEPPIR. INEP. Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. Brasília-DF, 2004.
______. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
______. Lei n.º 11.645/2008 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 11mar. 2008.
ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho; TRINDADE, Azoilda Loretto da (Orgs.). Ensino Fundamental. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2ª edição. São Paulo: Summus. 1998.
BHABHA, H. O local da cultura. Trad.: Ávila, Myriam e outros. Belo Horizonte: Editora da UFMG. 2001.
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca Salazar. Entre batons, esmaltes e fantasias. In.: MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (Org.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto alegre: Mediação, 2004, p. 31-40.
GOMES, N. L; SILVA, P. B. G. e (Organizadoras). Experiências étnicos-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
MEYER, D. E. Alguns são mais iguais que os outros: Etnia, raça e nação em ação no currículo escolar. In: A escola cidadã no contexto da globalização. 4ª edição. Organizador: Silva, Luiz Heron da. São Paulo: Vozes. 2000.
PERRRENOUD, P. A Pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2ª edição. Trad.: Schilling, Cláudia. Porto Alegre: Artmed. 2001.
SANTOS, Isabel Aparecida dos Santos. ?A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial?. In: CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e anti-racismo. Repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. pp.97-114.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2017
15/08/2017
Apresentação de ementa, do programa da disciplina e atividade de introdução à disciplina
16/08/2017
16/08/2017
Introdução à disciplina -
22/08/2017
22/08/2017
Introdução á disciplina (continuidade)
23/08/2017
23/08/2017
Construção e relato da história de cada discente com a demarcação dos marcadores sociais e culturais relatimos a dimensão etnicorracial e de gênero
29/08/2017
29/08/2017
Estudo do Texto: A discriminação do negro como fato estruturador do poder
30/08/2017
30/08/2017
Estudo do Texto: A discriminação do negro como fato estruturador do poder
05/09/2017
05/09/2017
Estudo do filme: Besouro
06/09/2017
06/09/2017
Estudo do texto: Tecnologia africana na formação brasileira
12/09/2017
12/09/2017
Estudo do texto: Tecnologia africana na formação brasileira
13/09/2017
13/09/2017
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber
19/09/2017
19/09/2017
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber
20/09/2017
20/09/2017
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber
26/09/2017
26/09/2017
Palestra de Leonardo José da Cruz Sousa sobre os povos indígenas de Rondônia.
27/09/2017
27/09/2017
Estudo do texto: O índio brasileiro : o que você precisa saber
03/10/2017
03/10/2017
Estudo do filme: o Martítirio
04/10/2017
04/10/2017
Feriado municipal
10/10/2017
10/10/2017
Estudo do filme: o Martítirio
11/10/2017
11/10/2017
Estudo do filme: o Martítirio
17/10/2017
17/10/2017
Estudo do Texto: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações etnicorraciais no Brasil: uma breve discussão
18/10/2017
18/10/2017
Estudo do Texto: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações etnicorraciais no Brasil: uma breve discussão
24/10/2017
24/10/2017
Estudo do Texto: Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações etnicorraciais no Brasil: uma breve discussão
25/10/2017
25/10/2017
Construção das árvores dos saberes para identidade os marcadores etnicorraciais
31/10/2017
31/10/2017
Construção das árvores dos saberes para identidade os marcadores etnicorraciais
01/11/2017
01/11/2017
Socialização das árvores dos saberes para identidade os marcadores etnicorraciais
07/11/2017
07/11/2017
Estudo do texto: Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos
08/11/2017
08/11/2017
Trabalho de Campo: i) Como as manifestações do racismo, do preconceito e da discriminação racial e de gênero se apresentam na escola? ii) Como a escola trabalha as relações etnicorraciais, de gênero e a diversidade do ponto de vista do currículo e da prática pedagógica (conteúdos, metodologias e recursos pedagógicos, etc.)
14/11/2017
14/11/2017
Trabalho de Campo
15/11/2017
15/11/2017
Feriado nacional
21/11/2017
21/11/2017
Trabalho de Campo
22/11/2017
22/11/2017
Socialização e discussão dos dados levantados no trabalhos de campo
29/11/2017
29/11/2017
Socialização e discussão dos dados levantados no trabalhos de campo
05/12/2017
05/12/2017
Apresentação do relatório final
06/12/2017
06/12/2017
Apresentação do relatório final
Avaliações
Data Descrição
23/08/2017 1ª Avaliação
31/10/2017 2ª Avaliação
05/12/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SOBRE O INÍCIO DAS AULAS 07/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:24