-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Pensar ciências e aprender ciências (21/08/2017 - 04/09/2017)

O conhecimento cotidiano

O conhecimento cientifico

A aprendizagem de conceitos científicos

   Planodisciplina.pdf 
O contexto da prática docente: a escola, o currículo e o aluno (14/09/2017 - 28/09/2017)

O ensino das Ciências Biológicas no contexto educacional brasileiro

  A disciplina de Biologia e seu papel nos currículos escolares

  O aluno como sujeito da aprendizagem cientifica

Espaços do aprender e do ensinar (05/10/2017 - 06/11/2017)

Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de ciências e de biologia

Tecnologia educacional e o ensino de ciências e de biologia

A história da Ciência no ensino de ciências e de biologia

A concepção prévia e a experimentação no ensino de ciências e de biologia

O cotidiano no ensino de ciências e de biologia

Artes e o ensino de ciências e de biologia

Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (09/11/2017 - 04/12/2017)

Conteúdos  

Métodos

Recursos didáticos

Avaliação

    
Inicia em 20/11/2017 às 12h 0 e finaliza em 23/11/2017 às 16h 0
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
21 24 28 31 04 11 14 18 21 28 02 05 09 16 23 26 30 06 09 13
1 2015902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
2 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 4
5 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2015904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2015904**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2015905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2015904**** 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
12 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 22
15 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
18 2015904**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2015904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015905**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
22 2015904**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2015905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2015904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2017913**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 6
28 2015904**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
29 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 8,5 8,0 7,0 7.8 0 AM
2 201496**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
3 2015904**** 9,5 8,5 7,5 8.5 0 AM
4 2015904**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
5 2015904**** 8,5 8,5 8,0 8.3 0 AM
6 2015903**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 AM
7 2015904**** 7,5 8,5 7,5 7.8 0 AM
8 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
9 2015904**** 8,5 8,5 8,0 8.3 0 AM
10 2015902**** 8,5 0,0 0,0 2.8 22 RF
11 2015904**** 4,5 8,5 9,0 7.3 0 AM
12 2015905**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
13 2015904**** 8,0 8,5 7,5 8.0 0 AM
14 2015904**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
15 2015904**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
16 2015903**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
17 2015904**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
18 2015905**** 7,5 8,5 8,0 8.0 0 AM
19 2015903**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
20 2015904**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
21 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
22 2015904**** 6,0 8,5 8,0 7.5 0 AM
23 2015904**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
24 2015904**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
25 2015905**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
26 2015903**** 8,5 8,5 7,5 8.2 0 AM
27 2015905**** 7,5 8,5 8,5 8.2 0 AM
28 2017913**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 AM
29 201496**** 6,0 8,5 8,5 7.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes recursos didáticos;
• Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
• Desenvolvimento de atividades práticas;
• Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
• Desenvolvimento de projeto de ensino e atividade docente na escola pública pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina e às necessidades da escola.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula; de atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado; da elaboração de relatórios e da elaboração e execução de um projeto de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Terça-feira 16 hs
Bibliografia: CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CRATO, Nuno. Passeio Aleatório pela ciência do dia a dia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2a Edição. Ed. Cortez, 2007.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015.
LEMOS, Jesus R. Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba: Ed. CRV, 2016.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: 1ª. Edição. Ed. Cortez, 2009.
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2017
04/09/2017
Pensar ciências e aprender ciências
14/09/2017
28/09/2017
O contexto da prática docente: a escola, o currículo e o aluno
05/10/2017
06/11/2017
Espaços do aprender e do ensinar
09/11/2017
04/12/2017
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
Avaliações
Data Descrição
18/09/2017 1ª Avaliação
02/10/2017 2ª Avaliação
07/12/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula dia 25/09/2017 23/09/2017
Aula dia 31/08 29/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 10:18