cicero pedro de aquino

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

DAA0280 - PLANEJ E AVALIACAO DA EDUCACAO - Turma: 02 (2017.2)

Tópicos Aulas
Feriado Municipal (14/08/2017 - 14/08/2017)
Apresentação da ementa, do programa e atividades de introdução à disciplina (17/08/2017 - 17/08/2017)
   Programa da Disciplina 
Estudo do Texto - Planejamento educacional: uma abordagem histórica (21/08/2017 - 21/08/2017)
Estudo do Texto - Planejamento educacional: uma abordagem histórica (24/08/2017 - 24/08/2017)
Entrega de Fichamento do Texto: Planejamento educacional: uma abordagem histórica (28/08/2017 - 28/08/2017)
Estudo e entrega do fichamento do texto: PLANEJAMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO (31/08/2017 - 31/08/2017)
Leitura e fichamento do texto: Avaliação Educacional: desatando e reatando nós (Cap. 1) (04/09/2017 - 04/09/2017)
Leitura e fichamento do texto: Avaliação Educacional: desatando e reatando nós (Cap. 1) (07/09/2017 - 07/09/2017)
Leitura e fichamento do texto: Estrutura e funcionamento da educação (Capítulo1: Definindo Conceitos) (11/09/2017 - 11/09/2017)
Leitura e fichamento do texto: Estrutura e funcionamento da educação (Capítulo1: Definindo Conceitos) (14/09/2017 - 14/09/2017)
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (18/09/2017 - 18/09/2017)
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (21/09/2017 - 21/09/2017)
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (25/09/2017 - 25/09/2017)
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (28/09/2017 - 28/09/2017)
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil (02/10/2017 - 02/10/2017)
Avaliação da Unidade I (05/10/2017 - 05/10/2017)
Unidade II: Estudo e fichamento do texto: Política e gestão da Educação (Capítulo 1 - Sofia Lerche) (09/10/2017 - 09/10/2017)
Estudo e fichamento do texto: Política e gestão da Educação (Capítulo 1 - Texto de Sofia Lerche) (12/10/2017 - 12/10/2017)
Estudo e fichamento do Texto: O planejamento em educação (Escola de Gestores) (16/10/2017 - 16/10/2017)
Estudo e fichamento do Texto: O planejamento em educação (Escola de Gestores) (19/10/2017 - 19/10/2017)
Estudo e fichamento do Texto: O planejamento em educação (Escola de Gestores) (23/10/2017 - 23/10/2017)
Estudo e fichamento do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos (26/10/2017 - 26/10/2017)
Estudo e fichamento do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos (30/10/2017 - 30/10/2017)
Estudo e fichamento do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos (02/11/2017 - 02/11/2017)
Estudo e fichamento do texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas (06/11/2017 - 06/11/2017)
Estudo e fichamento do texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas (09/11/2017 - 09/11/2017)
Avaliação II (13/11/2017 - 13/11/2017)
Trabalho: Estudo do Plano Municipal de Parnaíba (16/11/2017 - 23/11/2017)
Socialização: Trabalho sobre o PME (27/11/2017 - 30/11/2017)
Avaliação (04/12/2017 - 04/12/2017)
Avaliação da disciplina - encerramento (07/12/2017 - 07/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
10 14 17 21 24 28 31 04 07 11 14 18 21 25 28 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07
1 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 9
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 9,0 9,0 8,8 8.9 9 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações, cada qual após as unidades temáticas. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto
Horário de atendimento: 10 às 12 horas
Bibliografia: DAVIES, N. Plano nacional de educação: muito discurso, nenhum recurso. Niterói:UFF, mimeo, 2001.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. SP: Editora SENAC, 2001.
FERNANDES, Maria E. Araújo. Avaliação institucional da escola e do sistema educacional – base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. RJ: Vozes, 1995.
_______. Planejamento como prática educativa. SP: Loyola, 2000.
_______.A prática do planejamento participativo: da educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. RJ: Vozes, 2002.
IBIAPIINA, Ivana M. L. de M.(Org.). Formação de professores: texto e contexto. BELO Horizonte, MG: Autêntica, 2007.
TOSI, M. R. Planejamento, programas e projetos. Campinas, SP: Alínea, 2001.
VIEIRA, Soffia L. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, RS: Mediação, 2001.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo – área – aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COLOMBO, Sonia Simões (Org.). Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 2001.

KIPNIS, B.; ALGARTE, R. Planejamento e Avaliação Educacionais. In: WITIMANN, L. C.; GRACINDO, R.V. O Estado da arte em Política e Gestão da Educação no Brasil: 1991-1997, cap. VII, Brasília: INEP, 2001. Disponível: www.inep.gov.br/estudos/política_gestao.htm
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2017
14/08/2017
Feriado Municipal
17/08/2017
17/08/2017
Apresentação da ementa, do programa e atividades de introdução à disciplina
21/08/2017
21/08/2017
Estudo do Texto - Planejamento educacional: uma abordagem histórica
24/08/2017
24/08/2017
Estudo do Texto - Planejamento educacional: uma abordagem histórica
28/08/2017
28/08/2017
Entrega de Fichamento do Texto: Planejamento educacional: uma abordagem histórica
31/08/2017
31/08/2017
Estudo e entrega do fichamento do texto: PLANEJAMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
04/09/2017
04/09/2017
Leitura e fichamento do texto: Avaliação Educacional: desatando e reatando nós (Cap. 1)
07/09/2017
07/09/2017
Leitura e fichamento do texto: Avaliação Educacional: desatando e reatando nós (Cap. 1)
11/09/2017
11/09/2017
Leitura e fichamento do texto: Estrutura e funcionamento da educação (Capítulo1: Definindo Conceitos)
14/09/2017
14/09/2017
Leitura e fichamento do texto: Estrutura e funcionamento da educação (Capítulo1: Definindo Conceitos)
18/09/2017
18/09/2017
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
21/09/2017
21/09/2017
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
25/09/2017
25/09/2017
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
28/09/2017
28/09/2017
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
02/10/2017
02/10/2017
Estudo e fichamento do texto: Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
05/10/2017
05/10/2017
Avaliação da Unidade I
09/10/2017
09/10/2017
Unidade II: Estudo e fichamento do texto: Política e gestão da Educação (Capítulo 1 - Sofia Lerche)
12/10/2017
12/10/2017
Estudo e fichamento do texto: Política e gestão da Educação (Capítulo 1 - Texto de Sofia Lerche)
16/10/2017
16/10/2017
Estudo e fichamento do Texto: O planejamento em educação (Escola de Gestores)
19/10/2017
19/10/2017
Estudo e fichamento do Texto: O planejamento em educação (Escola de Gestores)
23/10/2017
23/10/2017
Estudo e fichamento do Texto: O planejamento em educação (Escola de Gestores)
26/10/2017
26/10/2017
Estudo e fichamento do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos
30/10/2017
30/10/2017
Estudo e fichamento do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos
02/11/2017
02/11/2017
Estudo e fichamento do texto: Mecanismos de gestão democrática: os conselhos
06/11/2017
06/11/2017
Estudo e fichamento do texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas
09/11/2017
09/11/2017
Estudo e fichamento do texto: Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas
13/11/2017
13/11/2017
Avaliação II
16/11/2017
23/11/2017
Trabalho: Estudo do Plano Municipal de Parnaíba
27/11/2017
30/11/2017
Socialização: Trabalho sobre o PME
04/12/2017
04/12/2017
Avaliação
07/12/2017
07/12/2017
Avaliação da disciplina - encerramento
Avaliações
Data Descrição
05/10/2017 1ª Avaliação
13/11/2017 2ª Avaliação
04/12/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:17