ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

aryfrance rocha almeida

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0335 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II- ALFABETIZAÇÃO - Turma: 02 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa e do programa da disciplina (05/03/2018 - 05/03/2018)
   Ementa e programa da disciplina 
Levantamento das noções acerca do conceito de alfabetização e letramento - Texto 1: Alfabetização e a pedagogia do Empowerment político (Henri Giroux) (06/03/2018 - 06/03/2018)
Visita a escola-campo para firmar parceria e campo de estágio e coleta das informações para preenchimento dos termos de estágio (12/03/2018 - 12/03/2018)
Reflexões sobre a Alfabetização: concepções e métodos - Texto 2: teoria da psicogênese da escrita: a escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo (13/03/2018 - 13/03/2018)
Reflexões sobre a Alfabetização: concepções e métodos (continuidade ) (19/03/2018 - 19/03/2018)
Reflexões sobre alfabetização: a postura didático-pedagógica - filme como estrelas da terra: toda criança é especial (20/03/2018 - 20/03/2018)
Reflexões sobre alfabetização: a postura didático-pedagógica - filme como estrelas da terra: toda criança é especial (26/03/2018 - 26/03/2018)
Visita as escolas para novo preenchimento dos termos de estágio (27/03/2018 - 27/03/2018)
Prática na escola campo – observação da estrutura física da escola, organização administrativa, análise do PPP, conhecendo as rotinas (02/04/2018 - 02/04/2018)
Prática na Escola campo – observação participante - registro das situações de aprendizagem em ala de aula (03/04/2018 - 03/04/2018)
Prática na Escola campo – observação participante - registro das situações de aprendizagem em ala de aula (09/04/2018 - 09/04/2018)
Socialização da experiência em sala de aula (10/04/2018 - 10/04/2018)
Construção do instrumento para diagnóstico da escrita das crianças (16/04/2018 - 16/04/2018)
O planejamento e o plano de aula (17/04/2018 - 17/04/2018)
Aplicação do diagnóstico de escrita na escola-campo (23/04/2018 - 23/04/2018)
Análise dos testes da escrita - sistematização do diagnóstico (24/04/2018 - 24/04/2018)
Planejamento/produção de material pedagógico (30/04/2018 - 30/04/2018)
Feriado (01/05/2018 - 01/05/2018)
Aula de campo - regência (07/05/2018 - 07/05/2018)
Aula de campo – regência (08/05/2018 - 08/05/2018)
Aula de campo – regência (14/05/2018 - 14/05/2018)
Aula de campo – regência (15/05/2018 - 15/05/2018)
Socialização da prática na UFPI (21/05/2018 - 21/05/2018)
Aula de campo – regência (22/05/2018 - 22/05/2018)
Aula de campo – regência (28/05/2018 - 28/05/2018)
Aula de campo – regência (29/05/2018 - 29/05/2018)
Aula de campo – regência (04/06/2018 - 04/06/2018)
Aula de campo – regência (05/06/2018 - 05/06/2018)
Socialização das experiências , reflexão sobre a prática de estágio e autoavaliação (11/06/2018 - 11/06/2018)
Orientação do relatório de estágio (12/06/2018 - 12/06/2018)
Orientação do relatório de estágio (18/06/2018 - 18/06/2018)
Orientação do relatório de estágio (19/06/2018 - 19/06/2018)
Orientação do relatório de estágio (25/06/2018 - 25/06/2018)
Entrega do relatório de estágio (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 01 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26
1 2015902**** 0 4 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2015901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015900**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2015900**** 0 4 0 4 2 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
5 201491**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2015901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2015901**** 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2015900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2015901**** 0 4 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
11 2015902**** 0 4 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2015902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015902**** 10,0 9,0 10,0 9,5 9.6 8 AM
2 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2015900**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
4 2015902**** 8,5 8,5 10,0 8,5 8.9 2 AM
5 2015900**** 10,0 9,0 10,0 9,5 9.6 16 AM
6 2015901**** 9,0 10,0 10,0 1,0 7.5 6 AM
7 2015901**** 10,0 9,0 10,0 9,5 9.6 10 AM
8 2015901**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 201491**** 8,5 8,5 10,0 8,5 8.9 6 AM
10 2015902**** 8,5 9,0 10,0 9,5 9.3 2 AM
11 2015900**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 4 AM
12 2015902**** 9,5 9,0 10,0 9,0 9.4 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Através de uma metodologia participativa, construída a partir do diálogo, propondo uma postura crítico-reflexiva sobre a ação pedagógica e um saber-fazer elaborado com base na relação teoria-prática.

Procedimentos:

- Aulas expositivas dialogadas;
- Estudo de textos;
- Trabalho em grupo;
- Planejamento e orientação individual e coletiva;
- Aulas de campo/ações didático-pedagógicas vividas na escola;
- Produção escrita (Portfólio);
- Relatos orais e escritos/ socialização das práticas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação contínua, processual, através da participação, assiduidade e desempenho nas atividades individuais e grupais: estudo de texto, socialização e debate, produção de portfólio (relato e reflexão sobre a prática), prática de ensino na escola/campo do estágio. Desenvolveremos quatro notas: AP1 – Relato de observação – Portfólio; AP2 – Reflexões acerca da prática – Portfólio; AP3 – Regência; AP4 – Socialização da experiência na UFPI.
Horário de atendimento: Segunda e terças-feira: 8 às 11 horas
Bibliografia: Bibliografia Básica

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabético. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.


Bibliografia Complementar:

ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7.ed. São Paulo, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2018
05/03/2018
Apresentação da ementa e do programa da disciplina
06/03/2018
06/03/2018
Levantamento das noções acerca do conceito de alfabetização e letramento - Texto 1: Alfabetização e a pedagogia do Empowerment político (Henri Giroux)
12/03/2018
12/03/2018
Visita a escola-campo para firmar parceria e campo de estágio e coleta das informações para preenchimento dos termos de estágio
13/03/2018
13/03/2018
Reflexões sobre a Alfabetização: concepções e métodos - Texto 2: teoria da psicogênese da escrita: a escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo
19/03/2018
19/03/2018
Reflexões sobre a Alfabetização: concepções e métodos (continuidade )
20/03/2018
20/03/2018
Reflexões sobre alfabetização: a postura didático-pedagógica - filme como estrelas da terra: toda criança é especial
26/03/2018
26/03/2018
Reflexões sobre alfabetização: a postura didático-pedagógica - filme como estrelas da terra: toda criança é especial
27/03/2018
27/03/2018
Visita as escolas para novo preenchimento dos termos de estágio
02/04/2018
02/04/2018
Prática na escola campo – observação da estrutura física da escola, organização administrativa, análise do PPP, conhecendo as rotinas
03/04/2018
03/04/2018
Prática na Escola campo – observação participante - registro das situações de aprendizagem em ala de aula
09/04/2018
09/04/2018
Prática na Escola campo – observação participante - registro das situações de aprendizagem em ala de aula
10/04/2018
10/04/2018
Socialização da experiência em sala de aula
16/04/2018
16/04/2018
Construção do instrumento para diagnóstico da escrita das crianças
17/04/2018
17/04/2018
O planejamento e o plano de aula
23/04/2018
23/04/2018
Aplicação do diagnóstico de escrita na escola-campo
24/04/2018
24/04/2018
Análise dos testes da escrita - sistematização do diagnóstico
30/04/2018
30/04/2018
Planejamento/produção de material pedagógico
01/05/2018
01/05/2018
Feriado
07/05/2018
07/05/2018
Aula de campo - regência
08/05/2018
08/05/2018
Aula de campo – regência
14/05/2018
14/05/2018
Aula de campo – regência
15/05/2018
15/05/2018
Aula de campo – regência
21/05/2018
21/05/2018
Socialização da prática na UFPI
22/05/2018
22/05/2018
Aula de campo – regência
28/05/2018
28/05/2018
Aula de campo – regência
29/05/2018
29/05/2018
Aula de campo – regência
04/06/2018
04/06/2018
Aula de campo – regência
05/06/2018
05/06/2018
Aula de campo – regência
11/06/2018
11/06/2018
Socialização das experiências , reflexão sobre a prática de estágio e autoavaliação
12/06/2018
12/06/2018
Orientação do relatório de estágio
18/06/2018
18/06/2018
Orientação do relatório de estágio
19/06/2018
19/06/2018
Orientação do relatório de estágio
25/06/2018
25/06/2018
Orientação do relatório de estágio
26/06/2018
26/06/2018
Entrega do relatório de estágio
Avaliações
Data Descrição
10/04/2018 1ª Avaliação
21/05/2018 2ª Avaliação
11/06/2018 3ª Avaliação
26/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:48