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CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação pessoal, levantamento de expoectativas, plano de ensino e bibliografia (26/02/2018 - 26/02/2018)
Difusionismo tecnológico; Extensão ou comunicação? Entensão pesqueira; e Extensão aquícola. (05/03/2018 - 04/06/2018)

Difusionismo tecnológico; Entensão ou comunicação? Entensão pesqueira; e extensão aquícola.

   Extensão ou comunicação 
Leitura, interpetração e resumo do primeiro capítulo do Livro Extensão ou comunicação? de Paulo Freire. Entrega dia 08/03 no e-mail prof.josenildo.pesca@gmail.com . Discussão em sala de aula dia 12 de março.
  Sentido do termo extensão e O povo Brasileiro 
Significados, sentidos e utilização da extensão. Interpretração dos Livros: Extensão ou comunicação de Paulo Freire e do Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro. Entrega dos exercícios até 16/03/18 ás 23h59.
  Difusionismo tecnológico 
Difusionismo tecnológico e as estratégia brasileiras de extensão pesqueira.
  Comunicação rural 
Comunicação rural. Vejam o exercício a ser entregue.
  Percurso da extensão pesqueira no Brasil 
O percurso da Extensão pesqueira. Artigo do prof. Josenildo Souza e Silva.
  II Avaliação 
II Avaliação: Ler, resumir e discutir o texto em anexo. Estabelecer um plano de como aplicar as estratégias do texto para a realidade dos pescadores do Paiuí. Entrega até 25/05/18 até ás 23h59 no e-mail: josenildopeixe@gmail.com
  III Avaliação 
Ler, resumir e discutir o texto em anexo. Estabelecer um plano de como aplicar as estratégias do texto para a realidade dos aquicultores o Paiuí. Entrega até 30/05/18 até ás 23h59 no e-mail: josenildopeixe@gmail.com
Análise de experiências de extensão pesqueira no mundo, Brasil e Piauí (02/04/2018 - 30/04/2018)
Avaliações finais (11/06/2018 - 25/06/2018)

Avaliações finais

Desenvolvimento de projeto de extensão pesqueira (11/06/2018 - 25/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20124**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2015901**** 7,5 8,5 8,5 8.2 0 AM
3 201491**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
4 201391**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 201493**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 201490**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
7 201390**** 7,5 8,0 8,0 7.8 0 AM
8 201392**** 7,0 7,5 7,5 7.3 0 AM
9 2015902**** 8,0 9,0 9,5 8.8 0 AM
10 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2017913**** 7,0 8,5 8,5 8.0 0 AM
12 201495**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
13 2015901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
? Aulas práticas (16h);
? Experiência técnico-vivencial em projeto de extensão da UFPI (12h);
? Seminários em grupo da proposta de projetos (6h);
? Avaliações (6h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
? 1ª avaliação: Prova escrita (100% da nota);
? 2ª avaliação Analise de texto e definição de um projeto funções como extensionista (100% da nota);
? 3ª avaliação ? Analise de textos e estudo de caso (100% da nota);
? Final ? Prova com todo o assunto.

b) Será considerado APROVADO o aluno que:
? Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
? Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
c) Será considerado REPROVADO o aluno que:
? Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
? Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
? Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
d) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Todas ás terças-feiras a tarde.
Bibliografia: ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador ?José Bonifácio? (1919-1924). Tese (doutorado em ciencias da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo ? São Paulo, 1994.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio ? antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
EMBRAPA ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
FREIRE, P. ¿Extensión o comunicación? La conscientización en el médio rural. Santiago: ICIRA. 1969.
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural ? PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana ? PE. In Prorenda Rural ? PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural ? PE, em Goiana ? PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
26/02/2018
Apresentação pessoal, levantamento de expoectativas, plano de ensino e bibliografia
05/03/2018
04/06/2018
Difusionismo tecnológico; Extensão ou comunicação? Entensão pesqueira; e Extensão aquícola.
02/04/2018
30/04/2018
Análise de experiências de extensão pesqueira no mundo, Brasil e Piauí
11/06/2018
25/06/2018
Avaliações finais
11/06/2018
25/06/2018
Desenvolvimento de projeto de extensão pesqueira
Avaliações
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Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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