-

CMR0348 - RELACOES DE TRABALHO II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Aula inicial (05/03/2018 - 05/03/2018)
Aula inicial: Apresentação do Plano de Curso
Funções do trabalho (07/03/2018 - 07/03/2018)
- Discussão do CAPÍTULO 'Funciones del trabajo' do LIVRO 'Desempleo e bienestar psicológico'.
Funções do trabalho (12/03/2018 - 12/03/2018)
- Discussão do CAPÍTULO 'Funciones del trabajo' do LIVRO 'Desempleo e bienestar psicológico'.
Trabalho escravo (14/03/2018 - 14/03/2018)
- Discussão de artigos da REVISTA LABOR 'Revista do Ministério Público do Trabalho, ano I, número 1, 2013'
Saúde Psíquica no trabalho (19/03/2018 - 19/03/2018)
- Discussão do CAPÍTULO 'Diagnóstico e promoção da saúde psíquica no trabalho' do LIVRO 'O trabalho e as organizações'.
Saúde Psíquica no trabalho (21/03/2018 - 21/03/2018)
- Discussão do CAPÍTULO 'Diagnóstico e promoção da saúde psíquica no trabalho' do LIVRO 'O trabalho e as organizações'.
Saúde psíquica no trabalho (26/03/2018 - 26/03/2018)
- Discussão do CAPÍTULO 'Diagnóstico e promoção da saúde psíquica no trabalho' do LIVRO 'O trabalho e as organizações'.
Saúde psíquica no trabalho (28/03/2018 - 28/03/2018)
-Discussão do CAPÍTULO 'Diagnóstico e promoção da saúde psíquica no trabalho' do LIVRO 'O trabalho e as organizações'.
Saúde Psíquica no trabalho (02/04/2018 - 02/04/2018)
-Discussão do CAPÍTULO 'Diagnóstico e promoção da saúde psíquica no trabalho' do LIVRO 'O trabalho e as organizações'.
Qualidade de vida no trabalho e promoção da saúde (04/04/2018 - 04/04/2018)
Discussão do CAPÍTULO 'Trabalho, qualidade de vida e promoção de saúde' do LIVRO 'Interação humana e gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho'.
1º Avaliação (09/04/2018 - 09/04/2018)
- 1º Avaliação
Relato de experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho (11/04/2018 - 11/04/2018)
- Relato de experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho: gerenciamento organizacional
Atividade extra-classe (16/04/2018 - 16/04/2018)
- Atividade extra-classe
Recrutamento (18/04/2018 - 18/04/2018)
- Discussão do CAPÍTULO 'Recrutamento de Pessoas' do LIVRO 'Gestão de Pessoas'. - Discussão do ARTIGO 'Gomes, T. C.; Scherer, L. A. e Löber, M. L. (2012). USO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS'.
Filme (23/04/2018 - 23/04/2018)
- El método
Seleção (25/04/2018 - 25/04/2018)
Discussão do CAPÍTULO 'Selecionando funcionário' do LIVRO 'Psicologia nas organizações'.
Treinamento (30/04/2018 - 30/04/2018)
Discussão do CAPÍTULO 'Treinamento' do LIVRO 'Psicologia nas organizações'.
Evento =>Auditório UFPI, 8h-12h (02/05/2018 - 02/05/2018)
I Encontro do Trabalhador: prevenção e vigilância em saúde do trabalhador.
Avaliação de desempenho (07/05/2018 - 07/05/2018)
Discussão do CAPÍTULO 'Avaliação de desempenho' do LIVRO 'Psicologia nas organizações'.
Supervisão para a 2º avaliação (09/05/2018 - 09/05/2018)
- Supervisão para a 2º avaliação
Métodos de avaliação para seleção e colocação (14/05/2018 - 14/05/2018)
Discussão do CAPÍTULO 'Métodos de avaliação para seleção e colocação' do LIVRO 'Psicologia nas organizações'. *Aula no Serviço Escola de Psicologia
Supervisão para a 2º avaliação (16/05/2018 - 16/05/2018)
- Supervisão para a 2º avaliação
Métodos de avaliação para seleção e colocação (21/05/2018 - 21/05/2018)
Discussão do CAPÍTULO 'Métodos de avaliação para seleção e colocação' do LIVRO 'Psicologia nas organizações'. *Aula no Serviço Escola de Psicologia
Supervisão para a 2º avaliação (23/05/2018 - 23/05/2018)
- Supervisão para a 2º avaliação
Supervisão para a 2º avaliação (28/05/2018 - 28/05/2018)
- Supervisão para a 2º avaliação
Supervisão para a 2º avaliação (30/05/2018 - 30/05/2018)
- Supervisão para a 2º avaliação
2º Avaliação (04/06/2018 - 04/06/2018)
- 2º Avaliação
Processos de trabalho na dinâmica organizacional (06/06/2018 - 06/06/2018)
- Apresentação de seminário GRUPO 1: 'LIVRO: BENDASSOLLI, Paulo e Borges-Andrade, Jairo Eduardo. Dicionário de Psicologia do trabalho e das organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015; TEMA: Processos de trabalho na dinâmica organizacional ->Diagnóstico organizacional, Clínicas do trabalho, Emoções e trabalho, Aconselhamento psicológico no trabalho'
Grupos e equipes de trabalho (11/06/2018 - 11/06/2018)
- Apresentação de seminário GRUPO 2: 'LIVRO: SPECTOR, P. Psicologia nas Organizações; TEMA: Grupos e equipes de trabalho'
Cultura Organizacional e seus elementos (13/06/2018 - 13/06/2018)
- Apresentação de seminário GRUPO 3: 'LIVRO: FREITAS, M. E. de Cultura Organizacional_Evolução e Crítica; TEMA: Cultura Organizacional e seus elementos'
Apropriação do trabalho nos modelos de Carreira Profissional (18/06/2018 - 18/06/2018)
- Apresentação de seminário GRUPO 4: 'BENDASSOLLI, Paulo. Psicologia e trabalho_apropriações e significados; TEMA: Apropriação do trabalho nos modelos de Carreira Profissional'
Saúde e segurança do funcionário (20/06/2018 - 20/06/2018)
- Apresentação de seminário GRUPO 5: 'LIVRO: SPECTOR, P. Psicologia na Organizações; TEMA: Saúde e segurança do funcionário'
Programa de preparação para aposentadoria (25/06/2018 - 25/06/2018)
- Apresentação de seminário GRUPO 6: 'ARTIGOS: 1) Zanelli, J. C. (2000). O programa de preparação para aposentadoria como um processo de intervenção ao final de uma carreira. Revista de Ciências Humanas; 2) Folha, F. A. S. e Novo, L. F. (2011). Aposentadoria: significações e dificuldades no período de transição a essa nova etapa da vida.'
Encerramento da disciplina e entrega dos resultados (27/06/2018 - 27/06/2018)
- Encerramento da disciplina e entrega dos resultados
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27
1 2015903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2015900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 12
4 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2015901**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
6 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2015902**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 12
8 2015902**** 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
9 2015901**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
10 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2015903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
13 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 2015900**** 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
15 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
16 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2015902**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
19 201490**** 0 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
20 201495**** 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
21 2015903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
22 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
25 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
26 201496**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
27 2015905**** 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
28 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
29 2016901**** 0 2 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
30 2016903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
31 2015900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
32 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 11
33 20116**** 0 2 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
34 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015905**** 5,0 9,0 10,0 8.0 14 AM
2 2015902**** 8,0 9,0 9,5 8.8 10 AM
3 2015900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 12 AM
4 2015902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
5 2015903**** 9,5 10,0 9,0 9.5 10 AM
6 201495**** 9,0 9,5 9,5 9.3 8 AM
7 2015900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
8 2015903**** 8,0 9,0 9,0 8.7 11 AM
9 2016901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 14 AM
10 2015902**** 9,0 9,0 9,5 9.2 12 AM
11 2015901**** 9,5 10,0 9,0 9.5 1 AM
12 2015903**** 9,0 9,5 9,5 9.3 2 AM
13 2015900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
14 2015901**** 9,5 9,0 9,5 9.3 14 AM
15 2015902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
16 2015903**** 8,0 9,0 9,0 8.7 6 AM
17 2015903**** 9,0 9,5 9,5 9.3 6 AM
18 201490**** 9,5 9,0 10,0 9.5 14 AM
19 2015903**** 9,5 9,0 9,5 9.3 6 AM
20 2015902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
21 2015902**** 9,5 9,0 10,0 9.5 14 AM
22 2015902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM
23 20116**** 8,5 9,0 9,5 9.0 14 AM
24 2015900**** 9,0 9,5 9,5 9.3 12 AM
25 2015902**** 9,5 9,0 9,5 9.3 8 AM
26 2015900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
27 2015901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 4 AM
28 2015903**** 9,5 10,0 9,0 9.5 10 AM
29 2015903**** 8,0 9,0 9,0 8.7 8 AM
30 2016903**** 9,0 9,0 9,5 9.2 12 AM
31 201496**** 9,5 9,0 10,0 9.5 14 AM
32 2015901**** 8,0 9,0 9,0 8.7 14 AM
33 2015900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 12 AM
34 2015901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O comportamento organizacional e relações de trabalho a partir dos novos paradigmas e movimentos socio-culturais, político-econômicos e científicos. Intervenções profissionais voltadas para o desenvolvimento humano nas organizações e para a qualidade das relações de trabalho e de vida. A atuação do psicólogo nas organizações: recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será ministrado através de aulas expositivas, discussão sobre o conteúdo dos textos previamente lidos e realização de atividades individuais e grupais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Consistirá na pontualidade e participação nas aulas ao longo dos três estágios. As notas serão atribuídas por meio da realização de avaliações escritas, trabalhos, resenhas e seminários.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BENDASSOLLI, Paulo. Psicologia e trabalho – apropriações e significados. São Paulo: Cengage, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.
CHU, R. A. Modelo Contemporâneo de Gestão à Brasileira. São Paulo: Cengage, 2010.
ESTRAMIANA, José Luís Álvaro. Desempleo e bienestar psicológico. Madrid: Siglo Veitiuno Editores, 1992.
FREITAS, M. E. de Cultura Organizacional – Evolução e Crítica. São Paulo: Cengage, 2007.
GOULART, IRIS B. (Org.) Psicologia organizacional e do trabalho: teoria, pesquisa e temas correlatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
JACQUES, Maria da Graça; CODO, Wanderley (orgs.). Saúde mental e trabalho: Leituras. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
ZANELLI, José Carlos. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo.; BASTOS, Antônio Virgílio Binttencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZANELLI, José Carlos; Silva, Narbal. Interação humana e gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
ZANELLI, J. C.; SILVA, N. e TOLFO, S. da R. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2018
05/03/2018
Aula inicial
07/03/2018
07/03/2018
Funções do trabalho
12/03/2018
12/03/2018
Funções do trabalho
14/03/2018
14/03/2018
Trabalho escravo
19/03/2018
19/03/2018
Saúde Psíquica no trabalho
21/03/2018
21/03/2018
Saúde Psíquica no trabalho
26/03/2018
26/03/2018
Saúde psíquica no trabalho
28/03/2018
28/03/2018
Saúde psíquica no trabalho
02/04/2018
02/04/2018
Saúde Psíquica no trabalho
04/04/2018
04/04/2018
Qualidade de vida no trabalho e promoção da saúde
09/04/2018
09/04/2018
1º Avaliação
11/04/2018
11/04/2018
Relato de experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho
16/04/2018
16/04/2018
Atividade extra-classe
18/04/2018
18/04/2018
Recrutamento
23/04/2018
23/04/2018
Filme
25/04/2018
25/04/2018
Seleção
30/04/2018
30/04/2018
Treinamento
02/05/2018
02/05/2018
Evento =>Auditório UFPI, 8h-12h
07/05/2018
07/05/2018
Avaliação de desempenho
09/05/2018
09/05/2018
Supervisão para a 2º avaliação
14/05/2018
14/05/2018
Métodos de avaliação para seleção e colocação
16/05/2018
16/05/2018
Supervisão para a 2º avaliação
21/05/2018
21/05/2018
Métodos de avaliação para seleção e colocação
23/05/2018
23/05/2018
Supervisão para a 2º avaliação
28/05/2018
28/05/2018
Supervisão para a 2º avaliação
30/05/2018
30/05/2018
Supervisão para a 2º avaliação
04/06/2018
04/06/2018
2º Avaliação
06/06/2018
06/06/2018
Processos de trabalho na dinâmica organizacional
11/06/2018
11/06/2018
Grupos e equipes de trabalho
13/06/2018
13/06/2018
Cultura Organizacional e seus elementos
18/06/2018
18/06/2018
Apropriação do trabalho nos modelos de Carreira Profissional
20/06/2018
20/06/2018
Saúde e segurança do funcionário
25/06/2018
25/06/2018
Programa de preparação para aposentadoria
27/06/2018
27/06/2018
Encerramento da disciplina e entrega dos resultados
Avaliações
Data Descrição
09/04/2018 1ª Avaliação
04/06/2018 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Próximas aulas 11/06/2018
Próximas aulas 31/05/2018
e-mail 30/05/2018
Sobre aula 30/05 29/05/2018
Grupos para seminários 07/05/2018
Aula 30/04 28/04/2018
sites 18/04/2018
09/04/2018 08/04/2018
sites 27/03/2018
Capítulo para aula de 07/03/2018 05/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 17/05/2024 09:45