-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão da disciplina (06/03/2018 - 06/03/2018)
Plano disciplina
   Planodisciplina.pdf 
Pensar ciências fazer ciências (08/03/2018 - 08/03/2018)
Discussão sobre as múltiplas formas de ensinar ciências
Pensar ciências (13/03/2018 - 13/03/2018)
Discussão sobre os tipos de aula
O conhecimento cotidiano (15/03/2018 - 15/03/2018)
O conhecimento cotidiano (20/03/2018 - 20/03/2018)
O conhecimento cientifico (22/03/2018 - 22/03/2018)
O conhecimento cientifico (29/03/2018 - 29/03/2018)
Aprendizagem dos conceitos científicos (03/04/2018 - 03/04/2018)
Aprendizagem dos conceitos científicos (03/04/2018 - 03/04/2018)
Formação de Professores de Ciências e de Biologia (05/04/2018 - 10/04/2018)
Ação Docente e o Ensino de Ciências e de Biologia (05/06/2018 - 28/06/2018)
Aula Reposição (19/06/2018 - 19/06/2018)
Aula Extra.
Aula Reposição (21/06/2018 - 21/06/2018)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
06 08 13 15 20 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 03 08 10 15 17 05 07 12 14 19 21 26 28
1 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 4 2 2 46
2 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016902**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 4 2 2 56
5 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201493**** 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 10
7 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2016901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
15 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
16 2016903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2016902**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 10
18 2016900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2016903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2016903**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 4 4 2 2 53
23 2015905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2016900**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
2 2016900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
3 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2016901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
5 2016901**** 2,0 0,0 0,0 0.7 0 RN
6 2016900**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
7 2016903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2016900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
9 2016900**** 10,0 9,3 9,5 9.6 0 AM
10 2016905**** 9,0 9,3 9,5 9.3 0 AM
11 2016900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
12 2016902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2016901**** 7,5 9,8 10,0 9.1 0 AM
14 2016900**** 9,5 9,3 9,5 9.4 0 AM
15 2016902**** 7,0 9,0 9,5 8.5 0 AM
16 2016903**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
17 2016902**** 6,5 9,0 8,0 7.8 0 AM
18 2015905**** 4,5 9,0 9,5 7.7 0 AM
19 2016903**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
20 2016902**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
21 201493**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
22 2016902**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
23 2016903**** 8,0 9,0 9,5 8.8 0 AM
24 2016903**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
25 2016903**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes recursos didáticos;
• Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
• Desenvolvimento de atividades práticas;
• Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
• Desenvolvimento de projeto de ensino e atividade docente na escola pública pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina e às necessidades da escola.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula; de atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado; da elaboração de relatórios e da elaboração e execução de um projeto de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Terça e Quinta 15-17 h
Bibliografia: CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CRATO, Nuno. Passeio Aleatório pela ciência do dia a dia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2a Edição. Ed. Cortez, 2007.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015.
LEMOS, Jesus R. Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba: Ed. CRV, 2016.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: 1ª. Edição. Ed. Cortez, 2009.
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2018
06/03/2018
Apresentação e discussão da disciplina
08/03/2018
08/03/2018
Pensar ciências fazer ciências
13/03/2018
13/03/2018
Pensar ciências
15/03/2018
15/03/2018
O conhecimento cotidiano
20/03/2018
20/03/2018
O conhecimento cotidiano
22/03/2018
22/03/2018
Não Haverá Aula
22/03/2018
22/03/2018
O conhecimento cientifico
29/03/2018
29/03/2018
O conhecimento cientifico
03/04/2018
03/04/2018
Aprendizagem dos conceitos científicos
03/04/2018
03/04/2018
Aprendizagem dos conceitos científicos
05/04/2018
10/04/2018
Formação de Professores de Ciências e de Biologia
01/05/2018
01/05/2018
Não Haverá Aula
31/05/2018
31/05/2018
Não Haverá Aula
05/06/2018
28/06/2018
Ação Docente e o Ensino de Ciências e de Biologia
19/06/2018
19/06/2018
Aula Reposição
21/06/2018
21/06/2018
Aula Reposição
Avaliações
Data Descrição
05/04/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Não haverá aula no dia 24/05 24/05/2018
Aula Cancelada 22/05/2018
Aula dia 26/04 cancelada 26/04/2018
Aula dia 03/04 03/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 05:21