-

DAA0274 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa e do programa da disciplina (06/03/2018 - 06/03/2018)
   Roteiro para auxiliar na organização da entrevista (apenas quando do momento de realização da pesquisa) 
Estudo do Texto 1: A construção do olhar do pesquisador GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. In: Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 69-100 (09/03/2018 - 09/03/2018)
Estudo do Texto 2: Metodologias da pesquisa em educação GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. In: Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 103-126 (13/03/2018 - 13/03/2018)
Estudo do Texto 3:CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237. (16/03/2018 - 16/03/2018)
Estudo do Texto 4: CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237. (20/03/2018 - 20/03/2018)
Estudo do Texto 5:GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. (23/03/2018 - 23/03/2018)
Estudo do Texto 6:LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica e estudo de caso (27/03/2018 - 27/03/2018)
Estudo do Texto 7:LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.AMétodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental (30/03/2018 - 30/03/2018)
Estudo do Texto 8:LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.APesquisa em educação: abordagens qualitativas 2 (03/04/2018 - 03/04/2018)
Estudo do Texto 9: Indicadores de qualidade da educação infantil (MEC) (06/04/2018 - 06/04/2018)
Estudo do Texto 10: O lugar das interações sociais na educação infantil (Lilian Aparecida de Souza Lenise Maria Ribeiro Ortega) (10/04/2018 - 10/04/2018)
Apresentação e discussão dos fichamentos, levantamentos de dúvidas e eslcarecimentos (13/04/2018 - 13/04/2018)
Instrumentos para auxiliar nos estudos e na sistematização de informações e referências para o pré-oprojeto (17/04/2018 - 17/04/2018)
Instrumentos para auxiliar nos estudos e na sistematização de informações e referências para o pré-projeto (20/04/2018 - 20/04/2018)
Escrita do pré-projeto: referencial teórico (24/04/2018 - 24/04/2018)
Escrita do pré-projeto: referencial teórico (27/04/2018 - 27/04/2018)
Escrita do pré-projeto: referencial teórico (01/05/2018 - 01/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Metodologia (04/05/2018 - 04/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Metodologia (08/05/2018 - 08/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Metodologia (11/05/2018 - 11/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Procedimentos de Campo (15/05/2018 - 15/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Procedimentos de Campo (18/05/2018 - 18/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Procedimentos de Campo (22/05/2018 - 22/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Cronograma (25/05/2018 - 25/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Introdução (29/05/2018 - 29/05/2018)
Escrita do pré-projeto: Introdução (01/06/2018 - 01/06/2018)
Escrita do pré-projeto: Introdução (05/06/2018 - 05/06/2018)
Elaboração geral do pré-projeto: revisão (08/06/2018 - 08/06/2018)
Elaboração geral do pré-projeto: revisão (12/06/2018 - 12/06/2018)
Apresentação do pré-projeto (15/06/2018 - 15/06/2018)
Elaboração do pré-projeto: revisão e correções (19/06/2018 - 19/06/2018)
Entrega da versão final do pré-projeto de pesquisa (22/06/2018 - 22/06/2018)
Avaliação da disciplina (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10 13 17 20 24 27 01 04 08 11 15 18 22 25 29 01 05 08 12 15 19 22 26
1 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201392**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Propomos a parceria entre professor e estudante, atribuindo um caráter dialógico ao desenvolvimento da disciplina no intuito de conjugar aulas expositivas, leitura e discussões de textos e o planejamento/execução da pesquisa (trabalho de campo). Para tanto, faremos estudo coletivo, ampliação do referencial teórico, apresentação e socialização das propostas de pesquisa, orientação individual e coletiva, favorecendo a participação e a integração do grupo, bem como o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões, condição para alcançar os objetivos propostos na disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação em sala e nos trabalhos apresentados. Serão consideradas três notas de avaliação: a nota final corresponde a somatória e média advindas da participação nas atividades de sala de aula, e dos produtos das três unidades.
Horário de atendimento: Quartas-feiras: 8 às 11 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli E. D. A (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro; Lamparina Editora, 2007.
DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras (Coord.). O caminho se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza: Editora UFC, 2005.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
IPIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber livro Editora, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica e estudo de caso. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 12-28.

______. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas 2. ed.. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 29-52.

SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na prática em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75.
______. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A construção do olhar do pesquisador. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 69-72.
______. A reflexão como fundamento do processo investigativo. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 106-126.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Elaboração e uso de questionários. In: MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio Janeiro: Lamparina, 2008, p. 95-133.

SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (Org.); ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; BRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. A Entrevista na Pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004, p. 9-61.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2018
06/03/2018
Apresentação da ementa e do programa da disciplina
09/03/2018
09/03/2018
Estudo do Texto 1: A construção do olhar do pesquisador GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. In: Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 69-100
13/03/2018
13/03/2018
Estudo do Texto 2: Metodologias da pesquisa em educação GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. In: Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 103-126
16/03/2018
16/03/2018
Estudo do Texto 3:CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237.
20/03/2018
20/03/2018
Estudo do Texto 4: CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237.
23/03/2018
23/03/2018
Estudo do Texto 5:GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil.
27/03/2018
27/03/2018
Estudo do Texto 6:LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica e estudo de caso
30/03/2018
30/03/2018
Estudo do Texto 7:LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.AMétodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental
03/04/2018
03/04/2018
Estudo do Texto 8:LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.APesquisa em educação: abordagens qualitativas 2
06/04/2018
06/04/2018
Estudo do Texto 9: Indicadores de qualidade da educação infantil (MEC)
10/04/2018
10/04/2018
Estudo do Texto 10: O lugar das interações sociais na educação infantil (Lilian Aparecida de Souza Lenise Maria Ribeiro Ortega)
13/04/2018
13/04/2018
Apresentação e discussão dos fichamentos, levantamentos de dúvidas e eslcarecimentos
17/04/2018
17/04/2018
Instrumentos para auxiliar nos estudos e na sistematização de informações e referências para o pré-oprojeto
20/04/2018
20/04/2018
Instrumentos para auxiliar nos estudos e na sistematização de informações e referências para o pré-projeto
24/04/2018
24/04/2018
Escrita do pré-projeto: referencial teórico
27/04/2018
27/04/2018
Escrita do pré-projeto: referencial teórico
01/05/2018
01/05/2018
Escrita do pré-projeto: referencial teórico
04/05/2018
04/05/2018
Escrita do pré-projeto: Metodologia
08/05/2018
08/05/2018
Escrita do pré-projeto: Metodologia
11/05/2018
11/05/2018
Escrita do pré-projeto: Metodologia
15/05/2018
15/05/2018
Escrita do pré-projeto: Procedimentos de Campo
18/05/2018
18/05/2018
Escrita do pré-projeto: Procedimentos de Campo
22/05/2018
22/05/2018
Escrita do pré-projeto: Procedimentos de Campo
25/05/2018
25/05/2018
Escrita do pré-projeto: Cronograma
29/05/2018
29/05/2018
Escrita do pré-projeto: Introdução
01/06/2018
01/06/2018
Escrita do pré-projeto: Introdução
05/06/2018
05/06/2018
Escrita do pré-projeto: Introdução
08/06/2018
08/06/2018
Elaboração geral do pré-projeto: revisão
12/06/2018
12/06/2018
Elaboração geral do pré-projeto: revisão
15/06/2018
15/06/2018
Apresentação do pré-projeto
19/06/2018
19/06/2018
Elaboração do pré-projeto: revisão e correções
22/06/2018
22/06/2018
Entrega da versão final do pré-projeto de pesquisa
26/06/2018
26/06/2018
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
13/04/2018 1ª Avaliação
22/05/2018 2ª Avaliação
22/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:06