SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

sonia maria campelo magalhaes

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0256 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA I - Turma: 02 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa e do programa da disciplina (09/08/2018 - 09/08/2018)
   Roteiro para delimitação do tema e problema da pesquisa 
Feriado municipal (14/08/2018 - 14/08/2018)
Estudo do texto: Métodos de pesquisa (Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira) (16/08/2018 - 16/08/2018)
Estudo do texto: a construção do olhar do professor pesquisador (21/08/2018 - 21/08/2018)
A pesquisa na formação do professor (23/08/2018 - 23/08/2018)
A pesquisa na formação do professor (28/08/2018 - 28/08/2018)
Encontro com o Prof. Marcos Mesquita: relato de sua experiência com a pesquisa (30/08/2018 - 30/08/2018)
O projeto de pesquisa e a delimitação do tema e do problema da pesquisa (04/09/2018 - 04/09/2018)
Delimitação do tema e do problema da pesquisa (maturando o tema da pesquisa) (06/09/2018 - 06/09/2018)
Delimitação do tema e do problema da pesquisa e a introdução do projeto de pesquisa (11/09/2018 - 11/09/2018)
Delimitação do tema e do problema da pesquisa e a introdução do projeto de pesquisa (13/09/2018 - 13/09/2018)
Pré-projeto de pesquisa: a introdução (18/09/2018 - 18/09/2018)
Pré-projeto de pesquisa: o referencial teórico (20/09/2018 - 20/09/2018)
Pré-projeto de pesquisa: estado da arte (25/09/2018 - 25/09/2018)
Socialização das pesquisas em torno do tema da pesquisa (estado da arte) (27/09/2018 - 27/09/2018)
Construção dos objetivos: geral e específicos (02/10/2018 - 02/10/2018)
Feriado (04/10/2018 - 04/10/2018)
Trabalho de campo: visita à escola (09/10/2018 - 09/10/2018)
Trabalho de campo:visita à ecola (11/10/2018 - 11/10/2018)
Socialização dos trabalhos de campo - orientação individual (16/10/2018 - 16/10/2018)
Orientação individual (18/10/2018 - 18/10/2018)
Estudo de caso (23/10/2018 - 23/10/2018)
Abordagens metodológicas -preparação dos seminários (25/10/2018 - 25/10/2018)
Trabalho de campo: visita à escola para continuidade das observações (30/10/2018 - 30/10/2018)
Referencial teórico do projeto de pesquisa (01/11/2018 - 01/11/2018)
Aula de campo (06/11/2018 - 06/11/2018)
Abordagens metodológicas (08/11/2018 - 08/11/2018)
Seminário 1: Estudo de caso do tipo etnográfico (13/11/2018 - 13/11/2018)
Feriado (15/11/2018 - 15/11/2018)
Seminário 2:Pesquisa sociopoética (20/11/2018 - 20/11/2018)
Seminário 3: Pesquisa colaborativa (22/11/2018 - 22/11/2018)
Seminário 4:Pesquisa-ação (27/11/2018 - 27/11/2018)
Seminário 5: Pesquisa histórica (29/11/2018 - 29/11/2018)
Entrega dos projetos e relatório: encerramento (04/12/2018 - 04/12/2018)
Entrega dos projetos (06/12/2018 - 06/12/2018)
Avaliação geral (11/12/2018 - 11/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 20 22 27 29 04 06 11
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2017908**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2017900**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
9 2017901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
11 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2017902**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017900**** 9,2 9,0 9,0 9.1 0 AM
2 2017900**** 9,3 9,5 8,0 8.9 2 AM
3 2017901**** 9,2 9,0 8,5 8.9 6 AM
4 2017901**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
5 2017900**** 9,3 9,5 9,5 9.4 2 AM
6 2017900**** 9,3 9,5 9,5 9.4 2 AM
7 2017900**** 9,0 10,0 9,0 9.3 2 AM
8 2017900**** 9,3 9,5 8,5 9.1 6 AM
9 2017900**** 9,2 10,0 9,5 9.6 2 AM
10 2017900**** 9,5 9,0 8,0 8.8 4 AM
11 2017902**** 9,2 9,0 9,5 9.2 0 AM
12 2017900**** 9,5 10,0 8,5 9.3 4 AM
13 2017901**** 7,5 8,5 8,0 8.0 4 AM
14 2017902**** 9,5 8,0 8,0 8.5 12 AM
15 2017900**** 9,5 9,0 8,0 8.8 4 AM
16 2017908**** 9,3 8,0 8,5 8.6 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas dialogadas, leitura, discussão de textos e produção textual, elaboração do projeto de pesquisa, aulas práticas com orientações individuais e elaboração da versão preliminar do “relatório científico”. Para tanto, utilizaremos como procedimentos o estudo individual e coletivo de textos e produção de portfólio, seminários, aulas de campo e a orientação individual como recursos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento das atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão adotados como critérios de avaliação: o nível de interesse dos participantes nas atividades desenvolvidas e do desempenho em sala de aula. Será considerada a frequência (mínimo de 75% da carga horária) e pontualidade. Serão também consideradas três notas de avaliação: 1) Relatório da pesquisa na escola e/ou espaços não-escolares; 2) Seminários/ Metodologias de pesquisa em educação; 3) Pré-projeto de pesquisa (Introdução e objetivos). A nota final corresponderá à somatória e média das notas das três unidades
Horário de atendimento: Segunda e terças-feira: 8 às 11 horas
Bibliografia: ANDRÉ, Marli E. D. A de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

______. A pesquisa no cotidiano escolar. In.: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35-45.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

CRESWELL, John W. Introdução. In: CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141.

DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. IN: MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, Suely Ferreira (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 31-35.

FRANCO, M.A.R.S. Pesquisa-ação: compreender e transformar a prática docente. In: FRANCO, M.A.R.S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-212.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana na construção do conhecimento. In.: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Ferramentas, recursos e procedimentos metodológicos utilizados na produção e difusão da Pesquisa Colaborativa. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. p. 55-112.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: E.P.U, 2014.

PETIT, Sandra H. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In MATOS, K.S.L.; VASCONCELOS, J. G. (orgs.). Registros de pesquisa na educação. Fortaleza: LCR-UFC, 2002.p. 34-48.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo. História oral como fonte: apontamentos metodológicos e técnicos da pesquisa. In: COSTA, Celio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs.). Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 49-78.

6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. Coletânea de normas. Atualização vigorando a partir de 30 jan., 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otávio Cruz; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/08/2018
09/08/2018
Apresentação da ementa e do programa da disciplina
14/08/2018
14/08/2018
Feriado municipal
16/08/2018
16/08/2018
Estudo do texto: Métodos de pesquisa (Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira)
21/08/2018
21/08/2018
Estudo do texto: a construção do olhar do professor pesquisador
23/08/2018
23/08/2018
A pesquisa na formação do professor
28/08/2018
28/08/2018
A pesquisa na formação do professor
30/08/2018
30/08/2018
Encontro com o Prof. Marcos Mesquita: relato de sua experiência com a pesquisa
04/09/2018
04/09/2018
O projeto de pesquisa e a delimitação do tema e do problema da pesquisa
06/09/2018
06/09/2018
Delimitação do tema e do problema da pesquisa (maturando o tema da pesquisa)
11/09/2018
11/09/2018
Delimitação do tema e do problema da pesquisa e a introdução do projeto de pesquisa
13/09/2018
13/09/2018
Delimitação do tema e do problema da pesquisa e a introdução do projeto de pesquisa
18/09/2018
18/09/2018
Pré-projeto de pesquisa: a introdução
20/09/2018
20/09/2018
Pré-projeto de pesquisa: o referencial teórico
25/09/2018
25/09/2018
Pré-projeto de pesquisa: estado da arte
27/09/2018
27/09/2018
Socialização das pesquisas em torno do tema da pesquisa (estado da arte)
02/10/2018
02/10/2018
Construção dos objetivos: geral e específicos
04/10/2018
04/10/2018
Feriado
09/10/2018
09/10/2018
Trabalho de campo: visita à escola
11/10/2018
11/10/2018
Trabalho de campo:visita à ecola
16/10/2018
16/10/2018
Socialização dos trabalhos de campo - orientação individual
18/10/2018
18/10/2018
Orientação individual
23/10/2018
23/10/2018
Estudo de caso
25/10/2018
25/10/2018
Abordagens metodológicas -preparação dos seminários
30/10/2018
30/10/2018
Trabalho de campo: visita à escola para continuidade das observações
01/11/2018
01/11/2018
Referencial teórico do projeto de pesquisa
06/11/2018
06/11/2018
Aula de campo
08/11/2018
08/11/2018
Abordagens metodológicas
13/11/2018
13/11/2018
Seminário 1: Estudo de caso do tipo etnográfico
15/11/2018
15/11/2018
Feriado
20/11/2018
20/11/2018
Seminário 2:Pesquisa sociopoética
22/11/2018
22/11/2018
Seminário 3: Pesquisa colaborativa
27/11/2018
27/11/2018
Seminário 4:Pesquisa-ação
29/11/2018
29/11/2018
Seminário 5: Pesquisa histórica
04/12/2018
04/12/2018
Entrega dos projetos e relatório: encerramento
06/12/2018
06/12/2018
Entrega dos projetos
11/12/2018
11/12/2018
Avaliação geral
Avaliações
Data Descrição
16/10/2018 1ª Avaliação
13/11/2018 2ª Avaliação
04/12/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TRABALHO DE CAMPO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES JUNTO ÀS ESCOLAS 02/10/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:24