francisco pereira da silva filho

TUR - COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO/CMRV

DAA0280 - PLANEJ E AVALIACAO DA EDUCACAO - Turma: 02 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa, programa da disciplina e texto introdutório a Unidade I (06/08/2018 - 06/08/2018)
   Ementa e programa da disciplina 
Estudo do texto: Planejamento Educacional: uma abordagem histórica (Fabiana Silva Fernandes) (09/08/2018 - 09/08/2018)
Estudo do texto: Planejamento, Políticas e Educação (Fabiana Silva Fernandes) (13/08/2018 - 13/08/2018)
Estudo do texto: Planejamento, Políticas e Educação (Fabiana Silva Fernandes) (16/08/2018 - 16/08/2018)
Estudo do Texto: Planejamento, políticas públicas e Educação (FERNANDES, Fabiana Silva; GENTILINE, João Augusto ) (20/08/2018 - 20/08/2018)
Estudo dos Textos : 1) Politica educacional brasileira:limites e perspectiivas (D. Saviani); 2) Reflexão sobre a historia das politicas educacionais no Brasil (portal da educação) (23/08/2018 - 23/08/2018)
Trabalho individual: Fichamento do texto: Avaliacão educacional desatando e reatando nós (Jose Albertino Carvalho Lordêlo e Maria Virgínia Dazzani - Orgs.) (27/08/2018 - 27/08/2018)
Debate: "sabatina" a partir do texto "Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública" (30/08/2018 - 30/08/2018)
Debate: "sabatina" a partir do texto "Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública" (03/09/2018 - 03/09/2018)
Destaques do texto "Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública" (retomando alguns conceitos) (06/09/2018 - 06/09/2018)
Visão geral do Planejamento Participativo (Danilo Gandin) (10/09/2018 - 10/09/2018)
Instrumentos de Avaliação de Políticas, Programas e Planos - Planejamento Participativo (Danilo Gandin) (13/09/2018 - 13/09/2018)
Instrumentos de Avaliação de Políticas, Programas e Planos: a Análise SWOT (17/09/2018 - 17/09/2018)
Gestão, planejamento e avaliação nas instituições, movimentos e organizações populares com o educador Alexandre Merrem (24/09/2018 - 24/09/2018)
Estudo do texto: Onze Passos do Planejamento Estratégico-situacional (Marcos José Pereira da Silva) (27/09/2018 - 27/09/2018)
Como avaliar uma instituição escolar - SUNÉ, Letícia Sampaio. Avaliação institucional: Princípios e estruturação do Processo 2006 (01/10/2018 - 01/10/2018)
FERIADO MUNICIPAL (04/10/2018 - 04/10/2018)
CAMPUS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL (08/10/2018 - 08/10/2018)
Estudo e trabalho de grupo: Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios (CASTRO, Maria Helena Guimarães de) (11/10/2018 - 11/10/2018)
FERIADO DIA DO PROFESSOR (15/10/2018 - 15/10/2018)
Elaboração dos projetos de intervenção (18/10/2018 - 18/10/2018)
Elaboração dos projetos de intervenção (22/10/2018 - 22/10/2018)
Elaboração dos projetos de intervenção (25/10/2018 - 25/10/2018)
CAMPUS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL (29/10/2018 - 29/10/2018)
Trabalho de planejamento das intervenções nas Escolas (01/11/2018 - 01/11/2018)
Oficina de planejamento: contextualização da Escola de Família Agrícola Chico Antonio Bié (05/11/2018 - 05/11/2018)
Oficina de planejamento: educação contextualizada, pedagogia da alternância, educação do campo e seus aspectos legais; Associação Hip Hop (08/11/2018 - 08/11/2018)
Oficina de planejamento (12/11/2018 - 12/11/2018)
Oficina de planejamento (15/11/2018 - 15/11/2018)
Vivência metodológica (19/11/2018 - 19/11/2018)
Vivência metodológica (22/11/2018 - 22/11/2018)
Vivência metodológica (26/11/2018 - 26/11/2018)
Vivência metodológica (29/11/2018 - 29/11/2018)
Intervenção comunidade - Escola de Família Agrícola de Tianguá (CE) (03/12/2018 - 03/12/2018)
Intervenção na comunidade - Associação do Movimento Hip Hop da Planície Litôranea (06/12/2018 - 06/12/2018)
Intervenção na comunidade - Associação das Marisqueiras da Ilha Grande (10/12/2018 - 10/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10 13 17 20 24 27 01 04 08 11 18 22 25 29 01 05 08 12 19 22 26 29 03 06 10
1 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2016903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201492**** 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 46
10 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2016903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
14 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016900**** 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 2016902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2016901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
21 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
22 2016901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
23 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2016900**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
25 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2016901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2016900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
29 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016901**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
33 2016901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 12
34 2016903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
35 2016903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
36 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2016901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2016902**** 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
39 2016901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 1 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
40 2016903**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 15 AM
2 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
4 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
5 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
11 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
13 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 15 AM
14 201493**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
16 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
18 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
21 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
22 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
23 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
25 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
26 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
27 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
30 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
32 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
33 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
34 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
35 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
36 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
37 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
38 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
39 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
40 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: Quartas-feiras: 14 às 16 horas
Bibliografia: DAVIES, N. Plano nacional de educação: muito discurso, nenhum recurso. Niterói: UFF, mimeo, 2001.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. SP: Editora SENAC, 2001.
FERNANDES, Maria E. Araújo. Avaliação institucional da escola e do sistema educacional – base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. RJ: Vozes, 1995.
_______. Planejamento como prática educativa. SP: Loyola, 2000.
_______.A prática do planejamento participativo: da educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. RJ: Vozes, 2002.
IBIAPIINA, Ivana M. L. de M.(Org.). Formação de professores: texto e contexto. BELO Horizonte, MG: Autêntica, 2007.
TOSI, M. R. Planejamento, programas e projetos. Campinas, SP: Alínea, 2001.
VIEIRA, Soffia L. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, RS: Mediação, 2001.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo – área – aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COLOMBO, Sonia Simões (Org.). Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 2001.

KIPNIS, B.; ALGARTE, R. Planejamento e Avaliação Educacionais. In: WITIMANN, L. C.; GRACINDO, R.V. O Estado da arte em Política e Gestão da Educação no Brasil: 1991-1997, cap. VII, Brasília: INEP, 2001. Disponível: www.inep.gov.br/estudos/política_gestao.htm
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2018
06/08/2018
Apresentação da Ementa, programa da disciplina e texto introdutório a Unidade I
09/08/2018
09/08/2018
Estudo do texto: Planejamento Educacional: uma abordagem histórica (Fabiana Silva Fernandes)
13/08/2018
13/08/2018
Estudo do texto: Planejamento, Políticas e Educação (Fabiana Silva Fernandes)
16/08/2018
16/08/2018
Estudo do texto: Planejamento, Políticas e Educação (Fabiana Silva Fernandes)
20/08/2018
20/08/2018
Estudo do Texto: Planejamento, políticas públicas e Educação (FERNANDES, Fabiana Silva; GENTILINE, João Augusto )
23/08/2018
23/08/2018
Estudo dos Textos : 1) Politica educacional brasileira:limites e perspectiivas (D. Saviani); 2) Reflexão sobre a historia das politicas educacionais no Brasil (portal da educação)
27/08/2018
27/08/2018
Trabalho individual: Fichamento do texto: Avaliacão educacional desatando e reatando nós (Jose Albertino Carvalho Lordêlo e Maria Virgínia Dazzani - Orgs.)
30/08/2018
30/08/2018
Debate: "sabatina" a partir do texto "Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública"
03/09/2018
03/09/2018
Debate: "sabatina" a partir do texto "Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública"
06/09/2018
06/09/2018
Destaques do texto "Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública" (retomando alguns conceitos)
10/09/2018
10/09/2018
Visão geral do Planejamento Participativo (Danilo Gandin)
13/09/2018
13/09/2018
Instrumentos de Avaliação de Políticas, Programas e Planos - Planejamento Participativo (Danilo Gandin)
17/09/2018
17/09/2018
Instrumentos de Avaliação de Políticas, Programas e Planos: a Análise SWOT
24/09/2018
24/09/2018
Gestão, planejamento e avaliação nas instituições, movimentos e organizações populares com o educador Alexandre Merrem
27/09/2018
27/09/2018
Estudo do texto: Onze Passos do Planejamento Estratégico-situacional (Marcos José Pereira da Silva)
01/10/2018
01/10/2018
Como avaliar uma instituição escolar - SUNÉ, Letícia Sampaio. Avaliação institucional: Princípios e estruturação do Processo 2006
04/10/2018
04/10/2018
FERIADO MUNICIPAL
08/10/2018
08/10/2018
CAMPUS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
11/10/2018
11/10/2018
Estudo e trabalho de grupo: Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios (CASTRO, Maria Helena Guimarães de)
15/10/2018
15/10/2018
FERIADO DIA DO PROFESSOR
18/10/2018
18/10/2018
Elaboração dos projetos de intervenção
22/10/2018
22/10/2018
Elaboração dos projetos de intervenção
25/10/2018
25/10/2018
Elaboração dos projetos de intervenção
29/10/2018
29/10/2018
CAMPUS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
01/11/2018
01/11/2018
Trabalho de planejamento das intervenções nas Escolas
05/11/2018
05/11/2018
Oficina de planejamento: contextualização da Escola de Família Agrícola Chico Antonio Bié
08/11/2018
08/11/2018
Oficina de planejamento: educação contextualizada, pedagogia da alternância, educação do campo e seus aspectos legais; Associação Hip Hop
12/11/2018
12/11/2018
Oficina de planejamento
15/11/2018
15/11/2018
Oficina de planejamento
19/11/2018
19/11/2018
Vivência metodológica
22/11/2018
22/11/2018
Vivência metodológica
26/11/2018
26/11/2018
Vivência metodológica
29/11/2018
29/11/2018
Vivência metodológica
03/12/2018
03/12/2018
Intervenção comunidade - Escola de Família Agrícola de Tianguá (CE)
06/12/2018
06/12/2018
Intervenção na comunidade - Associação do Movimento Hip Hop da Planície Litôranea
10/12/2018
10/12/2018
Intervenção na comunidade - Associação das Marisqueiras da Ilha Grande
Avaliações
Data Descrição
27/08/2018 1ª Avaliação
03/09/2018 2ª Avaliação
10/12/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TEXTOS DE APOIO PARA AS OFICINAS DE PLANEJAMENTO (grupo EFA) 05/11/2018
OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO 05/11/2018
ADIAMENTO DE AULAS DESTA SEMANA 22/10/2018
AULA PÚBLICA NA UFPI 18/10/2018
AULA ABERTA HOJE - NA ÁREA DE CONVIVÊNCIA DO PRÉDIO NOVO 24/09/2018
AULA DE HOJE: "SABATINA" DO TEXTO 30/08/2018
TRABALHO COM O TEXTO "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: DESATANDO E REATANDO NÓS" 24/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:43