ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

aryfrance rocha almeida

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0256 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA I - Turma: 03 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa e programa da disciplina (08/08/2018 - 08/08/2018)
   Ementa e programa da disciplina 
Estudo do texto: Métodos de pesquisa - Aspectos teóricos e conceituais (fichamento) (13/08/2018 - 13/08/2018)
Estudo do texto - A construção do olhar do pesquisador (Evandro Ghedin Maria Amélia Santoro Franco) (15/08/2018 - 15/08/2018)
Trabalho: qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica do professor da educação básica? (20/08/2018 - 20/08/2018)
Trabalho: qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica do professor da educação básica? (22/08/2018 - 22/08/2018)
Leitura e fichamento do texto: Ensinar a pesquisa: como e para que? (Marli André) (27/08/2018 - 27/08/2018)
Leitura e fichamento do texto: Ensinar a pesquisa: como e para que? (Marli André) (29/08/2018 - 29/08/2018)
Entrega e discussão do trabalho:qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica do professor da educação básica? (03/09/2018 - 03/09/2018)
Entrega e discussão do fichamento do texto: Ensinar a pesquisa: como e para que? (Marli André) (05/09/2018 - 05/09/2018)
Delimitação do tema e objeto da pesquisa (discussão do tema) (10/09/2018 - 10/09/2018)
Delimitação do tema e objeto da pesquisa (discussão do problema, objetivos e justificativa) (12/09/2018 - 12/09/2018)
Delimitação do tema e objeto da pesquisa (discussão do problema, objetivos e justificativa) (17/09/2018 - 17/09/2018)
A produção do projeto de pesquisa - função, papel e construção (19/09/2018 - 19/09/2018)
A produção do projeto de pesquisa - a introdução (24/09/2018 - 24/09/2018)
A produção do projeto de pesquisa - a introdução (26/09/2018 - 26/09/2018)
A produção do projeto de pesquisa - a revisão da literatura (01/10/2018 - 01/10/2018)
Orientação (03/10/2018 - 03/10/2018)
A construção dos objetivos (08/10/2018 - 08/10/2018)
Aula de campo (10/10/2018 - 10/10/2018)
Aula de campo (15/10/2018 - 15/10/2018)
Socialização do trabalho de campo (17/10/2018 - 17/10/2018)
Orientação (22/10/2018 - 22/10/2018)
Estudo de caso (24/10/2018 - 24/10/2018)
Abordagens metodológicas (29/10/2018 - 29/10/2018)
Aula de campo (31/10/2018 - 31/10/2018)
O referencial teórico (05/11/2018 - 05/11/2018)
Aula de campo (07/11/2018 - 07/11/2018)
Abordagem metológica (12/11/2018 - 12/11/2018)
Abordagem metodológico - estudo de caso do tipo etnográfico (14/11/2018 - 14/11/2018)
Abordagem metodológico - pesquisa sociopoética (19/11/2018 - 19/11/2018)
Abordagem metodológico - pesquisa colaborativa (21/11/2018 - 21/11/2018)
Abordagem metodológico - pesquisa-ação (26/11/2018 - 26/11/2018)
Abordagem metodológico - pesquisa histórica (28/11/2018 - 28/11/2018)
Elaboração do projeto (03/12/2018 - 03/12/2018)
Elaboração do projeto (05/12/2018 - 05/12/2018)
Elaboração do projeto (10/12/2018 - 10/12/2018)
Apresentação e entrega do projeto (12/12/2018 - 12/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12
1 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas dialogadas, leitura, discussão de textos e produção textual, elaboração do projeto de pesquisa, aulas práticas com orientações individuais e elaboração da versão preliminar do “relatório científico”. Para tanto, utilizaremos como procedimentos o estudo individual e coletivo de textos e produção de portfólio, seminários, aulas de campo e a orientação individual como recursos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento das atividades.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão adotados como critérios de avaliação: o nível de interesse dos participantes nas atividades desenvolvidas e do desempenho em sala de aula. Será considerada a frequência (mínimo de 75% da carga horária) e pontualidade. Serão também consideradas três notas de avaliação: 1) Relatório da pesquisa na escola e/ou espaços não-escolares; 2) Seminários/ Metodologias de pesquisa em educação; 3) Pré-projeto de pesquisa (Introdução e objetivos). A nota final corresponderá à somatória e média das notas das três unidades.
Horário de atendimento: Quartas-feiras: 16 às 18 horas
Bibliografia: ANDRÉ, Marli E. D. A de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

______. A pesquisa no cotidiano escolar. In.: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 35-45.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

CRESWELL, John W. Introdução. In: CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141.

DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. IN: MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, Suely Ferreira (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 31-35.

FRANCO, M.A.R.S. Pesquisa-ação: compreender e transformar a prática docente. In: FRANCO, M.A.R.S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 175-212.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana na construção do conhecimento. In.: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia (Orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Ferramentas, recursos e procedimentos metodológicos utilizados na produção e difusão da Pesquisa Colaborativa. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. p. 55-112.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: E.P.U, 2014.

PETIT, Sandra H. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In MATOS, K.S.L.; VASCONCELOS, J. G. (orgs.). Registros de pesquisa na educação. Fortaleza: LCR-UFC, 2002.p. 34-48.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo. História oral como fonte: apontamentos metodológicos e técnicos da pesquisa. In: COSTA, Celio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs.). Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 49-78.

6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. Coletânea de normas. Atualização vigorando a partir de 30 jan., 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/08/2018
08/08/2018
Apresentação da ementa e programa da disciplina
13/08/2018
13/08/2018
Estudo do texto: Métodos de pesquisa - Aspectos teóricos e conceituais (fichamento)
15/08/2018
15/08/2018
Estudo do texto - A construção do olhar do pesquisador (Evandro Ghedin Maria Amélia Santoro Franco)
20/08/2018
20/08/2018
Trabalho: qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica do professor da educação básica?
22/08/2018
22/08/2018
Trabalho: qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica do professor da educação básica?
27/08/2018
27/08/2018
Leitura e fichamento do texto: Ensinar a pesquisa: como e para que? (Marli André)
29/08/2018
29/08/2018
Leitura e fichamento do texto: Ensinar a pesquisa: como e para que? (Marli André)
03/09/2018
03/09/2018
Entrega e discussão do trabalho:qual a importância da pesquisa para a prática pedagógica do professor da educação básica?
05/09/2018
05/09/2018
Entrega e discussão do fichamento do texto: Ensinar a pesquisa: como e para que? (Marli André)
10/09/2018
10/09/2018
Delimitação do tema e objeto da pesquisa (discussão do tema)
12/09/2018
12/09/2018
Delimitação do tema e objeto da pesquisa (discussão do problema, objetivos e justificativa)
17/09/2018
17/09/2018
Delimitação do tema e objeto da pesquisa (discussão do problema, objetivos e justificativa)
19/09/2018
19/09/2018
A produção do projeto de pesquisa - função, papel e construção
24/09/2018
24/09/2018
A produção do projeto de pesquisa - a introdução
26/09/2018
26/09/2018
A produção do projeto de pesquisa - a introdução
01/10/2018
01/10/2018
A produção do projeto de pesquisa - a revisão da literatura
03/10/2018
03/10/2018
Orientação
08/10/2018
08/10/2018
A construção dos objetivos
10/10/2018
10/10/2018
Aula de campo
15/10/2018
15/10/2018
Aula de campo
17/10/2018
17/10/2018
Socialização do trabalho de campo
22/10/2018
22/10/2018
Orientação
24/10/2018
24/10/2018
Estudo de caso
29/10/2018
29/10/2018
Abordagens metodológicas
31/10/2018
31/10/2018
Aula de campo
05/11/2018
05/11/2018
O referencial teórico
07/11/2018
07/11/2018
Aula de campo
12/11/2018
12/11/2018
Abordagem metológica
14/11/2018
14/11/2018
Abordagem metodológico - estudo de caso do tipo etnográfico
19/11/2018
19/11/2018
Abordagem metodológico - pesquisa sociopoética
21/11/2018
21/11/2018
Abordagem metodológico - pesquisa colaborativa
26/11/2018
26/11/2018
Abordagem metodológico - pesquisa-ação
28/11/2018
28/11/2018
Abordagem metodológico - pesquisa histórica
03/12/2018
03/12/2018
Elaboração do projeto
05/12/2018
05/12/2018
Elaboração do projeto
10/12/2018
10/12/2018
Elaboração do projeto
12/12/2018
12/12/2018
Apresentação e entrega do projeto
Avaliações
Data Descrição
20/08/2018 1ª Avaliação
01/10/2018 2ª Avaliação
12/12/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:46