CLAUDIA MINERVINA SOUZA CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

claudia minervina souza cunha

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Férias do Professor (21/02/2019 - 21/02/2019)
Férias do Professor (22/02/2019 - 22/02/2019)
Apresentação da Ementa e do Programa da Disciplina (28/02/2019 - 28/02/2019)
Trabalho de Grupo: Estudo do texto introdutório: Epistemologia: bases conceituais (Ivanilda Apoluceno de Oliveira) (01/03/2019 - 01/03/2019)
Apresentação dos Grupos: Texto introdutório - Epistemologia: bases conceituais (Ivanilda Apoluceno de Oliveira) (07/03/2019 - 07/03/2019)
Unidade I: Contextualização - Estudo do Livro: O que é Pedagogia (Paulo Ghiraldelli Jr.) - Apresentação de grupos (08/03/2019 - 08/03/2019)
Apresentação de Grupo: Pedagogia: Utopia, Ciência e Filosofia (14/03/2019 - 14/03/2019)
Apresentação de Grupo: Pedagogia e Infância (15/03/2019 - 15/03/2019)
Apresentação de Grupo: Infância e Pedagogia na sociedade do trabalho (21/03/2019 - 21/03/2019)
Apresentação de Grupo: Subjetividade, infância e pedagogia (28/03/2019 - 28/03/2019)
Apresentação de Grupo: Pedagogia e Didática (29/03/2019 - 29/03/2019)
Apresentação de Grupo: Do mundo moderno ao contemporâneo: a questão do sujeito e a crise da pedagogia/O tecnicismo pedagógico (04/04/2019 - 04/04/2019)
Apresentação de Grupo:Reflexões metapedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo (05/04/2019 - 05/04/2019)
Apresentação de Grupo: Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação (11/04/2019 - 11/04/2019)
Apresentação de Grupo: Pedagogia e a insensibilidade (12/04/2019 - 12/04/2019)
Estudo orientado do texto: Estatuto de cientificidade da Pedagogia (Tarso Bonilha Mazzotti) (18/04/2019 - 18/04/2019)
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia (19/04/2019 - 19/04/2019)
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia (25/04/2019 - 25/04/2019)
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia (26/04/2019 - 26/04/2019)
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia (02/05/2019 - 02/05/2019)
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia (03/05/2019 - 03/05/2019)
Estudo do texto: o campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo (José Carlos Libâneo) (09/05/2019 - 09/05/2019)
Estudo do texto: o campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo (José Carlos Libâneo) (10/05/2019 - 10/05/2019)
Estudo do Texto: Que destino os educadores darão à Pedagogia (José Carlos Libâneo) (16/05/2019 - 16/05/2019)
Trabalho de Grupo: elaboração de questões sobre o texto Que destino os educadores darão à Pedagogia" (José Carlos Libâneo) (17/05/2019 - 17/05/2019)
Trabalho de Grupo: elaboração de questões sobre o texto Que destino os educadores darão à Pedagogia" (José Carlos Libâneo) (23/05/2019 - 23/05/2019)
Trabalho de Grupo: resposta ao questionário acerca do texto "Que destino os educadores darão à Pedagogia" (José Carlos Libâneo) (24/05/2019 - 24/05/2019)
Aprofundamento de questões: o debate sobre o Curso de Pedagogia (31/05/2019 - 31/05/2019)
Aprofundamento de questões: breve referência histórica sobre as regulamentações do Curso de Pedagogia; a especificidade do conhecimento pedagógico; áreas de atuação do pedagogo; por que o pedagogo especialista e o pedagogo escolar (06/06/2019 - 06/06/2019)
Trabalho final: elaboração de texto reflexivo:o Curso de Pedagogia e a formação do educador (trabalho de grupo) (07/06/2019 - 07/06/2019)
Orientação para produção do texto reflexivo: "O Curso de Pedagogia e a formação do educador" (10/06/2019 - 10/06/2019)
Orientação dos trabalhos no horário das 8 às 12 horas.
Trabalho final: elaboração de texto reflexivo:o Curso de Pedagogia e a formação do educador (trabalho de grupo) (13/06/2019 - 13/06/2019)
Trabalho final: elaboração de texto reflexivo:o Curso de Pedagogia e a formação do educador (trabalho de grupo) (14/06/2019 - 14/06/2019)
Feriado (20/06/2019 - 20/06/2019)
Socialização e entrega do texto reflexivo sobre "O Curso de Pedagogia e a formação do educador"; encerramento da disciplina (21/06/2019 - 21/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
28 01 07 08 14 15 21 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 31 06 07 10 13 14 20 21
1 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
2 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
5 2019902**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2019901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2019901**** 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 14
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2019900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2019901**** 0 0 2 2 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 22
19 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 2019903**** 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
21 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2019902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
24 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2019902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
28 2019902**** 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
29 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2019902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 10
34 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
35 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 8
36 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2019902**** 2 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 38
38 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 30
41 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 2019900**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
43 2019900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
44 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
46 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
47 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
48 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
49 2019900**** 2 2 2 2 0 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 44
50 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
51 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 9,5 10,0 9,0 9.5 14 AM
2 2019900**** 9,5 7,0 9,0 8.5 8 AM
3 2019900**** 9,5 8,0 9,0 8.8 12 AM
4 2019902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 6 AM
5 2019902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
6 2019902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
7 2019900**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 AM
8 2019901**** 9,0 10,0 9,0 9.3 4 AM
9 2019901**** 9,5 10,0 9,5 9.7 6 AM
10 2019900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 12 AM
11 2019902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 10 AM
12 2019900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
13 2019902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 6 AM
14 2019900**** 9,0 10,0 9,0 9.3 4 AM
15 2019901**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
16 2019900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 2 AM
17 2019901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 2 AM
18 2019900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 12 AM
19 2019901**** 9,5 7,0 9,0 8.5 8 AM
20 2019901**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
21 2019902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 10 AM
22 2019901**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
23 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
24 2019902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 10 AM
25 2019902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 2 AM
26 2019902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
27 2019902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 2 AM
28 2019902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
29 2019902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
30 2019901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 14 AM
31 2019902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 8 AM
32 2019901**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
33 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 22 RF
34 2019901**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
35 2019900**** 9,0 10,0 9,0 9.3 2 AM
36 2019900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
37 2019900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
38 2019901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
39 2019900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
40 2019902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 4 AM
41 2019901**** 9,0 10,0 9,0 9.3 4 AM
42 2019902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
43 2019900**** 9,0 10,0 9,0 9.3 6 AM
44 2019902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
45 2019903**** 8,0 10,0 9,5 9.2 14 AM
46 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
47 2019902**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
48 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
49 2019901**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
50 2019902**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
51 2019902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta da disciplina é conjugar aulas expositivas, leitura, discussões de textos e postura investigativa. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia e suas dimensões histórica, epistemológica, prática e disciplinar – a Pedagogia como curso.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação em sala e nos trabalhos apresentados. Serão consideradas três notas de avaliação, cada uma resultando de um trabalho de grupo e produção individual de um texto relativo a um dos temas discutidos na unidade, escolhido pelo/pela estudante.
Horário de atendimento: Quintas-feiras, 8 às 12 horas
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI,Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
______. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação
Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2019
21/02/2019
Férias do Professor
22/02/2019
22/02/2019
Férias do Professor
28/02/2019
28/02/2019
Apresentação da Ementa e do Programa da Disciplina
01/03/2019
01/03/2019
Trabalho de Grupo: Estudo do texto introdutório: Epistemologia: bases conceituais (Ivanilda Apoluceno de Oliveira)
07/03/2019
07/03/2019
Apresentação dos Grupos: Texto introdutório - Epistemologia: bases conceituais (Ivanilda Apoluceno de Oliveira)
08/03/2019
08/03/2019
Unidade I: Contextualização - Estudo do Livro: O que é Pedagogia (Paulo Ghiraldelli Jr.) - Apresentação de grupos
14/03/2019
14/03/2019
Apresentação de Grupo: Pedagogia: Utopia, Ciência e Filosofia
15/03/2019
15/03/2019
Apresentação de Grupo: Pedagogia e Infância
21/03/2019
21/03/2019
Apresentação de Grupo: Infância e Pedagogia na sociedade do trabalho
28/03/2019
28/03/2019
Apresentação de Grupo: Subjetividade, infância e pedagogia
29/03/2019
29/03/2019
Apresentação de Grupo: Pedagogia e Didática
04/04/2019
04/04/2019
Apresentação de Grupo: Do mundo moderno ao contemporâneo: a questão do sujeito e a crise da pedagogia/O tecnicismo pedagógico
05/04/2019
05/04/2019
Apresentação de Grupo:Reflexões metapedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo
11/04/2019
11/04/2019
Apresentação de Grupo: Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação
12/04/2019
12/04/2019
Apresentação de Grupo: Pedagogia e a insensibilidade
18/04/2019
18/04/2019
Estudo orientado do texto: Estatuto de cientificidade da Pedagogia (Tarso Bonilha Mazzotti)
19/04/2019
19/04/2019
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia
25/04/2019
25/04/2019
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia
26/04/2019
26/04/2019
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia
02/05/2019
02/05/2019
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia
03/05/2019
03/05/2019
Apresentação e reflexão dos grupos: a cientificidade da Pedagogia
09/05/2019
09/05/2019
Estudo do texto: o campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo (José Carlos Libâneo)
10/05/2019
10/05/2019
Estudo do texto: o campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo (José Carlos Libâneo)
16/05/2019
16/05/2019
Estudo do Texto: Que destino os educadores darão à Pedagogia (José Carlos Libâneo)
17/05/2019
17/05/2019
Trabalho de Grupo: elaboração de questões sobre o texto Que destino os educadores darão à Pedagogia" (José Carlos Libâneo)
23/05/2019
23/05/2019
Trabalho de Grupo: elaboração de questões sobre o texto Que destino os educadores darão à Pedagogia" (José Carlos Libâneo)
24/05/2019
24/05/2019
Trabalho de Grupo: resposta ao questionário acerca do texto "Que destino os educadores darão à Pedagogia" (José Carlos Libâneo)
31/05/2019
31/05/2019
Aprofundamento de questões: o debate sobre o Curso de Pedagogia
06/06/2019
06/06/2019
Aprofundamento de questões: breve referência histórica sobre as regulamentações do Curso de Pedagogia; a especificidade do conhecimento pedagógico; áreas de atuação do pedagogo; por que o pedagogo especialista e o pedagogo escolar
07/06/2019
07/06/2019
Trabalho final: elaboração de texto reflexivo:o Curso de Pedagogia e a formação do educador (trabalho de grupo)
10/06/2019
10/06/2019
Orientação para produção do texto reflexivo: "O Curso de Pedagogia e a formação do educador"
13/06/2019
13/06/2019
Trabalho final: elaboração de texto reflexivo:o Curso de Pedagogia e a formação do educador (trabalho de grupo)
14/06/2019
14/06/2019
Trabalho final: elaboração de texto reflexivo:o Curso de Pedagogia e a formação do educador (trabalho de grupo)
20/06/2019
20/06/2019
Feriado
21/06/2019
21/06/2019
Socialização e entrega do texto reflexivo sobre "O Curso de Pedagogia e a formação do educador"; encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
12/04/2019 1ª Avaliação
24/05/2019 2ª Avaliação
21/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO FINAL 10/06/2019
EVENTO DE EXTENSÃO: AS DIMENSÕES DA CRISE BRASILEIRA 20/03/2019
INÍCIO DE NOSSAS AULAS 17/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:07