-

DAA0323 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Férias do Professor (21/02/2019 - 21/02/2019)
Férias do Professor (22/02/2019 - 22/02/2019)
Apresentação da ementa e programa da disciplina (28/02/2019 - 28/02/2019)
   Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina 
Estudo de texto introdutório: Por que a História da Educação (Antonio Nóvoa) (01/03/2019 - 01/03/2019)
Estudo de texto introdutório: Por que a História da Educação (Antonio Nóvoa) - apresentação a partir de várias linguagens (07/03/2019 - 07/03/2019)
Panorama geral da História do Brasil: Boris Fausto: Brasil Colonial, Imperial e Republicano (vídeos) (08/03/2019 - 08/03/2019)
Panorama geral da História do Brasil: Boris Fausto: Brasil Colonial, Imperial e Republicano (vídeos) (14/03/2019 - 14/03/2019)
Destaques do panorama da História do Brasil (15/03/2019 - 15/03/2019)
Organização dos Grupos para estudo da História da Educação Brasileira: a organização escolar do Brasil colonial ao Brasil republicano (21/03/2019 - 21/03/2019)
Estudo em Grupos: organização escolar: do Brasil colonial ao Brasil republicano (22/03/2019 - 22/03/2019)
Estudo em Grupos: organização escolar: do Brasil colonial ao Brasil republicano (28/03/2019 - 28/03/2019)
Estudo em Grupos: organização escolar: do Brasil colonial ao Brasil republicano (29/03/2019 - 29/03/2019)
Início da apresentação: Grupo 1: A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente (1549-1808) (04/04/2019 - 04/04/2019)
Apresentação Grupo 2: A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-exportador dependente e do início da estruturação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1808-1850) (05/04/2019 - 05/04/2019)
Apresentação Grupo 3:A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário exportador dependente (1850-1870) (11/04/2019 - 11/04/2019)
Apresentação Grupo 4:A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e da tentativa de incentivo à industrialização (1870-1894) (12/04/2019 - 12/04/2019)
Apresentação Grupo 5:A organização escolar no contexto (ainda do modelo agrário-comercial exportador dependente (1894-1920) (18/04/2019 - 18/04/2019)
Projeção do Filme: Três vezes Canudos: a biografia de uma cidade (19/04/2019 - 19/04/2019)
Apresentação Grupo 6:A organização escolar no contexto da nova crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e do início da estruturação do modelo nacional-desenvolvimentista, com base na industrialização (1920-1937) (25/04/2019 - 25/04/2019)
Apresentação Grupo 7:A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista com base na industrialização (1937-1955) (26/04/2019 - 26/04/2019)
Apresentação Grupo 8:A organização escolar no contexto da crise do modelo nacional-desenvolvimentista de industrialização e da implantação do modelo "associado" de desenvolvimento econômico (1955-1968) (02/05/2019 - 02/05/2019)
Projeção do Filme: Memórias da Ditadura Militar (03/05/2019 - 03/05/2019)
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 1 (09/05/2019 - 09/05/2019)
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 2 (10/05/2019 - 10/05/2019)
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 3 (16/05/2019 - 16/05/2019)
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 4 (17/05/2019 - 17/05/2019)
Apresentação e organização do trabalho de campo: estudo sobre os desafios e perspectivas da educação; história e memória (23/05/2019 - 23/05/2019)
Organização do trabalho de campo (24/05/2019 - 24/05/2019)
Trabalho de campo para produção de dados (30/05/2019 - 30/05/2019)
Trabalho de campo para produção de dados (31/05/2019 - 31/05/2019)
Trabalho de campo para produção de dados (06/06/2019 - 06/06/2019)
Sistematização e análise dos dados - produção de relatório (07/06/2019 - 07/06/2019)
Produção dos documentários (13/06/2019 - 13/06/2019)
Produção dos documentários (14/06/2019 - 14/06/2019)
Apresentação e socialização dos documentários para banca de professores (20/06/2019 - 20/06/2019)
Avaliação e encerramento da disciplina (21/06/2019 - 21/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
28 01 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 21
1 2018903**** 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 13
2 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
9 2016901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 68
10 2018901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
11 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
12 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2018901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
17 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2018903**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 2018900**** 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
21 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
24 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2018901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
34 2018902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
35 2018902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
37 2018900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
38 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
41 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 2018903**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
43 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 14 AM
2 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
3 2018902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 4 AM
4 2018903**** 10,0 9,5 9,5 9.7 13 AM
5 2017900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
6 2018902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
7 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
8 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
9 2018901**** 10,0 9,5 9,0 9.5 6 AM
10 2018902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 10 AM
11 2018903**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
12 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
13 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
14 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2018902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 6 AM
16 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
17 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 10 AM
18 2018903**** 10,0 8,5 9,0 9.2 14 AM
19 2018900**** 10,0 9,5 9,0 9.5 12 AM
20 2018903**** 10,0 9,5 9,0 9.5 8 AM
21 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 14 AM
22 2018902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
23 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
24 2018900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 2 AM
25 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
26 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 8 AM
27 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 8 AM
28 2018902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 12 AM
29 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
30 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
31 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 6 AM
32 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 6 AM
33 2018902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 2 AM
34 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 8 AM
35 2018902**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
36 2018900**** 10,0 9,5 9,0 9.5 2 AM
37 2018901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 8 AM
38 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
39 2018901**** 10,0 8,5 9,0 9.2 2 AM
40 2018901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 10 AM
41 2018900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
42 2018900**** 10,0 8,0 8,0 8.7 4 AM
43 2018902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
44 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: Quintas-feiras, 8 às 10 horas
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2 ed. rev.e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
______ História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. rev. ampl. São Paulo:
Moderna, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. Ática: São Paulo, 1999.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 19 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GAUTHIER, CLERMONT; TARDIF, MAURICE [Orgs.] A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães, 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GILES, Thomas Ranson. História da educação. São Paulo: EPU, 1987.
LOPES, Eliana Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2019
21/02/2019
Férias do Professor
22/02/2019
22/02/2019
Férias do Professor
28/02/2019
28/02/2019
Apresentação da ementa e programa da disciplina
01/03/2019
01/03/2019
Estudo de texto introdutório: Por que a História da Educação (Antonio Nóvoa)
07/03/2019
07/03/2019
Estudo de texto introdutório: Por que a História da Educação (Antonio Nóvoa) - apresentação a partir de várias linguagens
08/03/2019
08/03/2019
Panorama geral da História do Brasil: Boris Fausto: Brasil Colonial, Imperial e Republicano (vídeos)
14/03/2019
14/03/2019
Panorama geral da História do Brasil: Boris Fausto: Brasil Colonial, Imperial e Republicano (vídeos)
15/03/2019
15/03/2019
Destaques do panorama da História do Brasil
21/03/2019
21/03/2019
Organização dos Grupos para estudo da História da Educação Brasileira: a organização escolar do Brasil colonial ao Brasil republicano
22/03/2019
22/03/2019
Estudo em Grupos: organização escolar: do Brasil colonial ao Brasil republicano
28/03/2019
28/03/2019
Estudo em Grupos: organização escolar: do Brasil colonial ao Brasil republicano
29/03/2019
29/03/2019
Estudo em Grupos: organização escolar: do Brasil colonial ao Brasil republicano
04/04/2019
04/04/2019
Início da apresentação: Grupo 1: A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente (1549-1808)
05/04/2019
05/04/2019
Apresentação Grupo 2: A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-exportador dependente e do início da estruturação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1808-1850)
11/04/2019
11/04/2019
Apresentação Grupo 3:A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário exportador dependente (1850-1870)
12/04/2019
12/04/2019
Apresentação Grupo 4:A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e da tentativa de incentivo à industrialização (1870-1894)
18/04/2019
18/04/2019
Apresentação Grupo 5:A organização escolar no contexto (ainda do modelo agrário-comercial exportador dependente (1894-1920)
19/04/2019
19/04/2019
Projeção do Filme: Três vezes Canudos: a biografia de uma cidade
25/04/2019
25/04/2019
Apresentação Grupo 6:A organização escolar no contexto da nova crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e do início da estruturação do modelo nacional-desenvolvimentista, com base na industrialização (1920-1937)
26/04/2019
26/04/2019
Apresentação Grupo 7:A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista com base na industrialização (1937-1955)
02/05/2019
02/05/2019
Apresentação Grupo 8:A organização escolar no contexto da crise do modelo nacional-desenvolvimentista de industrialização e da implantação do modelo "associado" de desenvolvimento econômico (1955-1968)
03/05/2019
03/05/2019
Projeção do Filme: Memórias da Ditadura Militar
09/05/2019
09/05/2019
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 1
10/05/2019
10/05/2019
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 2
16/05/2019
16/05/2019
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 3
17/05/2019
17/05/2019
Apresentação Grupo 9: Organização escolar pós ditadura (1964-2019) - Parte 4
23/05/2019
23/05/2019
Apresentação e organização do trabalho de campo: estudo sobre os desafios e perspectivas da educação; história e memória
24/05/2019
24/05/2019
Organização do trabalho de campo
30/05/2019
30/05/2019
Trabalho de campo para produção de dados
31/05/2019
31/05/2019
Trabalho de campo para produção de dados
06/06/2019
06/06/2019
Trabalho de campo para produção de dados
07/06/2019
07/06/2019
Sistematização e análise dos dados - produção de relatório
13/06/2019
13/06/2019
Produção dos documentários
14/06/2019
14/06/2019
Produção dos documentários
20/06/2019
20/06/2019
Apresentação e socialização dos documentários para banca de professores
21/06/2019
21/06/2019
Avaliação e encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
15/03/2019 1ª Avaliação
02/05/2019 2ª Avaliação
20/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CAMPO 27/05/2019
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 02/04/2019
EVENTO DE EXTENSÃO: AS DIMENSÕES DA CRISE BRASILEIRA 20/03/2019
INICIO DE NOSSAS AULAS 17/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:45