francisco pereira da silva filho

TUR - COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO/CMRV

DAA0278 - FUNDAMENTOS DA GESTAO ESCOLAR - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Férias do professor (20/02/2019 - 20/02/2019)
Férias do Professor (22/02/2019 - 22/02/2019)
Apresentação, ementa e programa da disciplina; levantamento de expectativas; introdução geral (27/02/2019 - 27/02/2019)
   Programa da Disciplina 
Contextualização: Texto 1: A importância da abordagem histórica da gestão educacional (José Claudinei Lombardi) (01/03/2019 - 01/03/2019)
Contextualização: Texto 2: Uma olhar histórico sobre a gestão escolar (Josias Benevides da SILVA) (06/03/2019 - 06/03/2019)
Contextualização Texto 3: Gestão da educação - origem e concepções no seu desenvolvimento (Maria Cristina Munhoz Araújo) (08/03/2019 - 08/03/2019)
Contextualização Texto 3: Gestão da educação - origem e concepções no seu desenvolvimento (Maria Cristina Munhoz Araújo) (15/03/2019 - 15/03/2019)
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo) (27/03/2019 - 27/03/2019)
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo) (29/03/2019 - 29/03/2019)
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo) (03/04/2019 - 03/04/2019)
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo) (05/04/2019 - 05/04/2019)
Estudo do Texto: "O discurso da qualidade como nov retórica conservadora no campo educacional" (Pablo Gentili) (10/04/2019 - 10/04/2019)
Estudo do Texto: "O discurso da qualidade como nov retórica conservadora no campo educacional" (Pablo Gentili) (12/04/2019 - 12/04/2019)
Estudo do Texto: "O discurso da qualidade como nov retórica conservadora no campo educacional" (Pablo Gentili) (17/04/2019 - 17/04/2019)
Feriado (19/04/2019 - 19/04/2019)
Organização dos Grupos: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola (24/04/2019 - 24/04/2019)
Apresentação dos Grupos: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola (26/04/2019 - 26/04/2019)
Fariado (01/05/2019 - 01/05/2019)
Apresentação dos Grupo: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola (03/05/2019 - 03/05/2019)
Apresentação dos Grupo: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola (08/05/2019 - 08/05/2019)
Apresentação dos Grupo: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola (10/05/2019 - 10/05/2019)
Organização e encaminhamentos para o trabalho de campo para a produção de dados para a elaboração do artigo científico (17/05/2019 - 17/05/2019)
Trabalho de Campo (22/05/2019 - 22/05/2019)
Trabalho de Campo (24/05/2019 - 24/05/2019)
Trabalho de Campo (29/05/2019 - 29/05/2019)
Trabalho de Campo (31/05/2019 - 31/05/2019)
Sistematização e produção do relatório do trabalho de campo (05/06/2019 - 05/06/2019)
Apresentação e socialização do relatório do trabalho de campo (07/06/2019 - 07/06/2019)
Elaboração do trabalho científico (comunicação oral ou pôster) (12/06/2019 - 12/06/2019)
Aula: Orientação para produção dos artigos e relatórios (12/06/2019 - 12/06/2019)
Horário da orientação:14 às 16 horas
Elaboração do trabalho científico (comunicação oral ou pôster) (14/06/2019 - 14/06/2019)
Apresentação dos trabalhos científicos (19/06/2019 - 19/06/2019)
Aula: orientação para a produção de artigo sobre gestão da educação (19/06/2019 - 19/06/2019)
A orientação será realizada no horário de 14 às 16 horas
Avaliação geral da disciplina (21/06/2019 - 21/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
27 01 08 13 15 27 29 03 05 10 12 17 26 03 08 10 17 22 24 29 31 05 07 11 12 14 19 21
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2017902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2017908**** 2 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 16
5 201492**** 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 52
6 20116**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 60
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2017900**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2017901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2017901**** 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
11 2017902**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2017901**** 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 56
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017902**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2017900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2017901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2017908**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2017901**** 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
22 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2017902**** 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 2017910**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2017901**** 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
26 2017901**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2017902**** 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
28 2017900**** 2 0 2 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 16
29 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 56
30 2017902**** 2 2 2 2 2 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 54
31 2017901**** 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
32 2017900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2017902**** 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
34 2017901**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
35 2017900**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
36 2017900**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2017902**** 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
38 2017900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
39 2017900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
2 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
3 2017902**** 10,0 9,5 8,5 9.3 0 AM
4 2017902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 6 AM
5 2017902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 6 AM
6 20116**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
7 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 2 AM
8 2017901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 14 AM
9 2017908**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
10 2017901**** 7,0 8,5 9,0 8.2 14 AM
11 2017901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 14 AM
12 2017901**** 10,0 9,5 8,5 9.3 14 AM
13 2017902**** 10,0 8,5 9,0 9.2 8 AM
14 2017901**** 10,0 8,5 9,0 9.2 6 AM
15 2017902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 10 AM
16 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
17 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 2 AM
18 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
19 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 14 AM
20 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 6 AM
21 2017902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 10 AM
22 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 12 AM
23 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
24 2017902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 6 AM
25 2017902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
26 2017908**** 10,0 9,0 9,5 9.5 6 AM
27 2017900**** 10,0 9,5 8,5 9.3 10 AM
28 2017901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 6 AM
29 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 2 AM
30 2017910**** 10,0 9,5 8,5 9.3 2 AM
31 2017901**** 7,0 8,5 8,0 7.8 6 AM
32 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
33 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
34 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
35 2017902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 14 AM
36 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 10 AM
37 2017902**** 10,0 9,0 9,5 9.5 10 AM
38 2017908**** 10,0 8,5 9,0 9.2 14 AM
39 2017901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto.
Horário de atendimento: Quartas-feiras: 14 às 16 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5ª ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.
__________. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREIRE, Wendel (Org.). Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WakED, 2009.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. VALERIEN, J. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. 8ª ed. São Paulo: Cortez, MEC, 2002.

SUGESTÕES DE OUTRAS OBRAS
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FAVA, Rubens. Caminhos da administração. São Paulo: Pioneira, 2002.
FERREIRA, Naura S. C. (Org.) Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
SANTOS, Clovis Roberto dos. A gestão educacional e escolar para a modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/02/2019
20/02/2019
Férias do professor
22/02/2019
22/02/2019
Férias do Professor
27/02/2019
27/02/2019
Apresentação, ementa e programa da disciplina; levantamento de expectativas; introdução geral
01/03/2019
01/03/2019
Contextualização: Texto 1: A importância da abordagem histórica da gestão educacional (José Claudinei Lombardi)
06/03/2019
06/03/2019
Contextualização: Texto 2: Uma olhar histórico sobre a gestão escolar (Josias Benevides da SILVA)
08/03/2019
08/03/2019
Contextualização Texto 3: Gestão da educação - origem e concepções no seu desenvolvimento (Maria Cristina Munhoz Araújo)
15/03/2019
15/03/2019
Contextualização Texto 3: Gestão da educação - origem e concepções no seu desenvolvimento (Maria Cristina Munhoz Araújo)
27/03/2019
27/03/2019
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo)
29/03/2019
29/03/2019
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo)
03/04/2019
03/04/2019
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo)
05/04/2019
05/04/2019
Introdução a discussão sobre a Qualidade Total: Texto - Qualidade da educação: tentativas de definir conceitos e critérios de avaliação (Pedro Demo)
10/04/2019
10/04/2019
Estudo do Texto: "O discurso da qualidade como nov retórica conservadora no campo educacional" (Pablo Gentili)
12/04/2019
12/04/2019
Estudo do Texto: "O discurso da qualidade como nov retórica conservadora no campo educacional" (Pablo Gentili)
17/04/2019
17/04/2019
Estudo do Texto: "O discurso da qualidade como nov retórica conservadora no campo educacional" (Pablo Gentili)
19/04/2019
19/04/2019
Feriado
24/04/2019
24/04/2019
Organização dos Grupos: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola
26/04/2019
26/04/2019
Apresentação dos Grupos: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola
01/05/2019
01/05/2019
Fariado
03/05/2019
03/05/2019
Apresentação dos Grupo: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola
08/05/2019
08/05/2019
Apresentação dos Grupo: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola
10/05/2019
10/05/2019
Apresentação dos Grupo: Estudo sobre o Programa da Qualidade Total na Escola
17/05/2019
17/05/2019
Organização e encaminhamentos para o trabalho de campo para a produção de dados para a elaboração do artigo científico
22/05/2019
22/05/2019
Trabalho de Campo
24/05/2019
24/05/2019
Trabalho de Campo
29/05/2019
29/05/2019
Trabalho de Campo
31/05/2019
31/05/2019
Trabalho de Campo
05/06/2019
05/06/2019
Sistematização e produção do relatório do trabalho de campo
07/06/2019
07/06/2019
Apresentação e socialização do relatório do trabalho de campo
12/06/2019
12/06/2019
Aula: Orientação para produção dos artigos e relatórios
12/06/2019
12/06/2019
Elaboração do trabalho científico (comunicação oral ou pôster)
14/06/2019
14/06/2019
Elaboração do trabalho científico (comunicação oral ou pôster)
19/06/2019
19/06/2019
Apresentação dos trabalhos científicos
19/06/2019
19/06/2019
Aula: orientação para a produção de artigo sobre gestão da educação
21/06/2019
21/06/2019
Avaliação geral da disciplina
Avaliações
Data Descrição
17/04/2019 1ª Avaliação
10/05/2019 2ª Avaliação
19/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATENÇÃO PARA O CALENDÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES DE CAMPO 27/05/2019
ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO 17/05/2019
AULA NO AUDITÓRIO OESTE 20/03/2019
INICIO DE NOSSAS AULAS 17/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:43