-

DCE0174 - METODOLOGIA DE ENSINO DA METEMATICA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Monstros, significados e educação matemática (19/02/2019 - 19/02/2019)

Leitura, discussão e reflexão sobre o texto.

O cérebro e a aprendizagem matemática (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Construindo uma comunidade com mentalidade matemática (21/02/2019 - 21/02/2019)

Como o cérebro aprende? leitura, discussão e reflexão.

Contribuições teóricas para o ensino da Matemática e Tendências da educação (25/02/2019 - 25/02/2019)
Aula Extra.
Erros e dificuldades e sua importância para o aprendizado (26/02/2019 - 26/02/2019)

Leitura, debate e reflexão da importância dos erros; Atividade em sala e apresentação de resolução de diferentes maneiras.

Mediante o erro do aluno como o professor pode contribuir na construção do conhecimento.

   Erros para aprendizagem 
Criação de um guia de intervenção com base em atividades (28/02/2019 - 28/02/2019)

criar um guia de intervenção com possíveis dificuldades na realização daatividade;

identificar possíveis erros e como intervir.

  Guia de intervenção para atividade 
elaboração de guia de intervenção para atividades, possíveis erros e dificuldades
Conhecendo a nova Base Comum Curricular de Matemática- (07/03/2019 - 07/03/2019)

Leitura e aprimoramento sobre as mudanças e aplicações

  BNCC na prática - Matemática 
leitura e reflexão sobre as mudanças na nova base.
A matemática como componente curricular (08/03/2019 - 08/03/2019)
PCN - BNCC - Anos iniciais
A matemática como componente curricular (11/03/2019 - 11/03/2019)
PCN - BNCC - Anos finais e ensino médio.
Atividades matemáticas produtivas (12/03/2019 - 12/03/2019)

criando questões com base no esforço produtivo

Trabalhando resoluções de questões - o poder da visualização (14/03/2019 - 14/03/2019)

A  importância da visualização do resultados e da abordagem  e apresentação de mais de uma resolução.

Propostas pedagógicas para educação matemática (15/03/2019 - 15/03/2019)
atividades, materiais concretos e virtuais
Trabalhando o planejamento no ensino da Matemática (19/03/2019 - 19/03/2019)

As etapas do planejamento de ensino, objetivos, definições e características.

O Planejamento como estratégia para prática do ensino em sala de aula (21/03/2019 - 21/03/2019)

Clareza, simplicidade, validade e operacionalidade.

Apresentação de seminários - Utilização de jogos no ensino da matemática (26/03/2019 - 26/03/2019)

Utilização de jogos virtuais, programas computacionais para o ensino da matemática.

Apresentação de seminários - Utilização de jogos no ensino da matemática (28/03/2019 - 28/03/2019)

UTILIZAÇÃO DE JOGOS, APLICATIVOS E PROGRAMAS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM DIFERENTES ETAPAS DO ENSINO.

Tendências e construção de redes cognitivas em sala de aula (01/04/2019 - 01/04/2019)
Aula Extra.
Principais conteúdos da matemática com metodologias adequadas (02/04/2019 - 02/04/2019)

Anos finais do ensino fundamental

Principais conteúdos da matemática com metodologias adequadas (03/04/2019 - 03/04/2019)
Ensino médio
Avaliação no ensino da matemática (04/04/2019 - 04/04/2019)

Maneiras diferentes de coletar evidências do desempenho do aluno.

Acompanhamento do processo de ensino aprendizagem (09/04/2019 - 09/04/2019)

Metodologias em sala de aula, desenvolvendo o trabalho em grupo

Formação dos principais conceitos matemáticos (11/04/2019 - 11/04/2019)

pensar diferentes, diversificando a visualização de conteúdos

Avaliação no ensino da matemática (16/04/2019 - 16/04/2019)

Diferentes estratégias que podem ser usadass para reunir evidências sobre o aprendizado.

Elaborando um plano de aula (18/04/2019 - 18/04/2019)

principais aspectos que devem constar em um plano de aula, objetivos, metodologia e avaliação.

Elaboração de planos mensais e bimestrais (23/04/2019 - 23/04/2019)

Principais pontos a serem abordados

Elaborando um plano de curso anual (25/04/2019 - 25/04/2019)

Como elaborar um plano de curso anual, o que deve ou não ser abordado

Entrega dos planos de aula, mensal e anual (30/04/2019 - 30/04/2019)

Reflexão final e apresentação

Entrega dos planos anual mensal e de aula (02/05/2019 - 02/05/2019)
Reflexão final e apresentação
Professor e expectativas futuras (07/05/2019 - 07/05/2019)

Leitura e discussão de textos

Professor e expectativas futuras (09/05/2019 - 09/05/2019)

Tendências educacionais e características de um bom professor e práticas

Professor e expectativas futuras (14/05/2019 - 14/05/2019)

Reflexão final

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
19 20 21 25 26 28 05 07 08 11 12 14 15 19 21 26 28 01 02 03 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14
1 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017902**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
4 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
9 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 66
15 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
21 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
2 2017912**** 8,0 5,0 9,0 7.3 0 AM
3 2017912**** 6,0 7,5 10,0 7.8 0 AM
4 2017913**** 8,0 6,0 7,0 7.0 0 AM
5 2017912**** 8,5 5,5 8,0 7.3 0 AM
6 2016905**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
7 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
8 2017912**** 8,0 10,0 7,5 8.5 0 AM
9 2015905**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
10 2017913**** 7,0 0,0 0,0 2.3 44 RF
11 2017902**** 0,0 1,0 0,0 0.3 48 RF
12 2017913**** 7,5 8,5 10,0 8.7 0 AM
13 2017913**** 7,0 0,0 0,0 2.3 30 RF
14 2017912**** 6,0 7,5 9,0 7.5 0 AM
15 2017912**** 7,5 9,0 7,5 8.0 0 AM
16 201395**** 7,5 5,0 5,0 8.2 7.0 0 EF
17 2017902**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
18 2017913**** 7,0 3,0 8,5 8.4 7.3 0 EF
19 2017912**** 7,0 5,0 9,0 7.0 0 AM
20 2016906**** 8,0 3,0 7,5 9.0 7.6 0 EF
21 2017913**** 8,5 5,0 8,5 7.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Dispensa de aula 04/04/2019
Dispensa de aula 02/04/2019
Guia de intervenção 28/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 22/05/2024 00:26