CLAUDIA MINERVINA SOUZA CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

claudia minervina souza cunha

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0274 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA II - Turma: 09 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa e programa da disciplina (02/03/2019 - 02/03/2019)
   Ementa e programa da disciplina 
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 1:A construção do olhar do pesquisador (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro) (09/03/2019 - 09/03/2019)
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 1:A construção do olhar do pesquisador (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro) (16/03/2019 - 16/03/2019)
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 2: Metodologias da pesquisa em educação (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro) (23/03/2019 - 23/03/2019)
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 2: Metodologias da pesquisa em educação (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro) (30/03/2019 - 30/03/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa: a Introdução (CRESWELL, J.W. Introdução. In: CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141) (06/04/2019 - 06/04/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa: a Introdução (CRESWELL, J.W. Introdução. In: CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141) (13/04/2019 - 13/04/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa – Revisão de Literatura (CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75. (20/04/2019 - 20/04/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa – Revisão de Literatura (CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75. (27/04/2019 - 27/04/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Referencial teórico (CRESWELL, John W. Uso da teoria qualitativa. In:CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.90-95 (04/05/2019 - 04/05/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Referencial teórico (CRESWELL, John W. Uso da teoria qualitativa. In:CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.90-95 (11/05/2019 - 11/05/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Metodologia (CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.206-228. (18/05/2019 - 18/05/2019)
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Metodologia (CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.206-228. (25/05/2019 - 25/05/2019)
Reescrita do pré-projeto (01/06/2019 - 01/06/2019)
Reescrita do pré-projeto (08/06/2019 - 08/06/2019)
Rescrita do pré-proejto (15/06/2019 - 15/06/2019)
Entrega da versão final do pré-projeto (22/06/2019 - 22/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22
1 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Propomos a parceria entre professor e estudante, atribuindo um caráter dialógico ao desenvolvimento da disciplina no intuito de conjugar aulas expositivas, leitura e discussões de textos e o planejamento/execução da pesquisa (trabalho de campo). Para tanto, faremos estudo coletivo, ampliação do referencial teórico, apresentação e socialização das propostas de pesquisa, orientação individual e coletiva, favorecendo a participação e a integração do grupo, bem como o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões, condição para alcançar os objetivos propostos na disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação em sala e nos trabalhos apresentados. Serão consideradas três notas de avaliação: a nota final corresponde a somatória e média advindas da participação nas atividades de sala de aula, e dos produtos das três unidades.
Horário de atendimento: Segunda-feita: 18 às 10 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli E. D. A (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro; Lamparina Editora, 2007.
DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras (Coord.). O caminho se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza: Editora UFC, 2005.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
IPIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber livro Editora, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica e estudo de caso. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 12-28.

______. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas 2. ed.. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 29-52.

SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na prática em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75.
______. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A construção do olhar do pesquisador. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 69-72.
______. A reflexão como fundamento do processo investigativo. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 106-126.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Elaboração e uso de questionários. In: MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio Janeiro: Lamparina, 2008, p. 95-133.

SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (Org.); ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; BRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. A Entrevista na Pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004, p. 9-61.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2019
02/03/2019
Apresentação da ementa e programa da disciplina
09/03/2019
09/03/2019
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 1:A construção do olhar do pesquisador (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro)
16/03/2019
16/03/2019
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 1:A construção do olhar do pesquisador (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro)
23/03/2019
23/03/2019
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 2: Metodologias da pesquisa em educação (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro)
30/03/2019
30/03/2019
Reflexões sobre a pesquisa na educação: concepções e métodos (Texto 2: Metodologias da pesquisa em educação (GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro)
06/04/2019
06/04/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa: a Introdução (CRESWELL, J.W. Introdução. In: CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141)
13/04/2019
13/04/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa: a Introdução (CRESWELL, J.W. Introdução. In: CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 126-141)
20/04/2019
20/04/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa – Revisão de Literatura (CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75.
27/04/2019
27/04/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa – Revisão de Literatura (CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75.
04/05/2019
04/05/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Referencial teórico (CRESWELL, John W. Uso da teoria qualitativa. In:CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.90-95
11/05/2019
11/05/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Referencial teórico (CRESWELL, John W. Uso da teoria qualitativa. In:CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.90-95
18/05/2019
18/05/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Metodologia (CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.206-228.
25/05/2019
25/05/2019
Revisão do pré-projeto de pesquisa - Metodologia (CRESWELL, John W. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.206-228.
01/06/2019
01/06/2019
Reescrita do pré-projeto
08/06/2019
08/06/2019
Reescrita do pré-projeto
15/06/2019
15/06/2019
Rescrita do pré-proejto
22/06/2019
22/06/2019
Entrega da versão final do pré-projeto
Avaliações
Data Descrição
30/03/2019 1ª Avaliação
27/04/2019 2ª Avaliação
22/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INICIO DE NOSSAS AULAS 17/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:07