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PPGHB089 - PESQUISA E ORIENTAÇÃO II - Turma: 02 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação dos conteúdos programáticos e estrutura do curso. (17/08/2019 - 17/08/2019)

- Apresentação do conteúdo programático; percurso da pesquisa; discussões da Linha de Pesquisa/Grupo de Pesquisa; Orientação.

Unidade I – releitura do tema e da condição teórica-metodológica da pesquisa pós qualificação (24/08/2019 - 14/09/2019)

- Ampliação das leituras e discussão: refazendo o texto pós arguição I;

- Ampliação das leitura e discussão: refazendo o texto pós arguição I;

- Questões sobre a noção de fontes e da crítica do oficio do historiador.

Unidade II – Sobre o ofício do historiador. Noções de prova e documento (21/09/2019 - 26/10/2019)

- releitura dos documentos coletados.;

Unidade III – ampliando o exercício da escrita: produção textual I (09/11/2019 - 23/11/2019)

- Articulação entre teoria e prática;

Unidade IV - ampliando o exercício da escrita: produção textual II (30/11/2019 - 14/12/2019)

- elaboração pré-textual antes da versão final de dissertação.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
17 24 31 14 21 28 05 26 09 16 23 30 07 14
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estudo dos procedimentos e dimensões da pesquisa em história; releitura do texto de qualificação e reestruturação do objeto de estudo a partir das arguições dos avaliadores; releitura dos documentos coletados e até o acréscimo de outros na reconsideração do trabalho empírico. Será desenvolvida através das seguintes atividades: ampliação das discussões teórica-metodológica acerca do objeto de estudo; elaboração de ensaios para o texto que se configurará como versão da defesa de dissertação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas 4 avaliações:
- Nota 1: ampliação das discussões teórica-metodológica acerca do objeto de estudo pós-qualificação: elaboração de esquemas, fichamentos, resumos e resenhas sobre os textos da pesquisa;
- Nota 2: releitura do texto de qualificação e reestruturação do objeto de estudo a partir das arguições dos avaliadores;
- Nota 3: texto preliminar para a defesa de dissertação – versão I;
- Nota 4: texto preliminar para a defesa de dissertação – versão II;
.
Horário de atendimento: 8 as 12
Bibliografia: DANTAS, Monica Duarte. (Org.). Revoltas, motins, revoluções: homens livres, pobres e libertos no Brasil do século XIX. São Paulo: Alameda, 2011.
DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo. A vida fora das fábricas: cotidiano operário em São Paulo (1920-1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Cotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FALCI, Miridan B. K. O Piauí na segunda metade do século XIX. Teresina: Fundação Cultural do Piauí, 1986.
FORTES, Alexandre. O processo histórico de formação da classe trabalhadora: algumas considerações. In.: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 29, no 59, p. 587-606, setembro-dezembro 2016.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências Humanas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Francisco Alcides; VAINFAS, Ronaldo. História e Historiografia. Recife: Bagaço, 2006.
GRAHAM, Richard. Clientelismo e política no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.
HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
HOBSBAWM, Eric J. Mundos do trabalho. São Paulo: Paz e Terra, 2000: 251-297.
HUNT, Linn. A Nova História Cultural. 2. ed. São Paulo: Martins Fortes, 2001.
LARA, Silvia Hunold e MENDONÇA, Joseli M.N. (orgs.) Direitos e justiças no Brasil: ensaios de História Social. Campinas: Editora da Unicamp, 2006: 59-99.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão[et al.] 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
LIMA, Solimar Oliveira. Braço Forte: Trabalho escravo nas Fazendas da Nação no Piauí – (1822 – 1871). Passo Fundo: UPF, 2005.
LIMA, Solimar Oliveira. O vaqueiro escravizado na fazenda pastoril piauiense. In.: História: Debates e Tendências. v. 7, n. 2, jul.dez. 2007, p. 138-154, p. 146.
LINEBAUGH, Peter; REDIKER, Marcus. A hidra de muitas cabeças. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
MAC CORD, Marcelo. Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista. Campinas, SP: FAPESP/Editora da Unicamp, 2012.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. Trabalhadores negros e o “paradigma da ausência”: contribuições à História Social do Trabalho no Brasil. In.: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 29, no 59, p. 607-626, setembro-dezembro 2016.
PALACIOS, Guillermo. Revoltas Camponesas no Brasil escravista: a „Guerra dos Marinbondos‟ (Pernambuco 1851-1852). In.: Revista Almanack Braziliense, n.3, maio de 2006.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos e CARVALHO, Marcus J. M. de. O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (c. 1822-c. 1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.
RODRIGUES, Jaime. De costa a costa: escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780-1860). São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Fernando Teixeira da; CHALHOUB, Sidney. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. In.: Cad. AEL, v.14, n.26, 2009.
BATALHA, Claudio H.M. Sociedades de trabalhadores no Rio de Janeiro do século XIX: algumas reflexões em torno da formação da classe operária. In.: Cad. AEL, v.6, n.10/11, 1999, pp. 42-68.
THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
VAN DER LINDEN, Marcel. “Rumo a uma nova conceituação histórica da classe trabalhadora mundial”. In.: História, São Paulo, v.24, n.2 (2005), p.11-40.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/08/2019
17/08/2019
Apresentação dos conteúdos programáticos e estrutura do curso.
24/08/2019
14/09/2019
Unidade I – releitura do tema e da condição teórica-metodológica da pesquisa pós qualificação
21/09/2019
26/10/2019
Unidade II – Sobre o ofício do historiador. Noções de prova e documento
09/11/2019
23/11/2019
Unidade III – ampliando o exercício da escrita: produção textual I
30/11/2019
14/12/2019
Unidade IV - ampliando o exercício da escrita: produção textual II
Avaliações
Data Descrição
14/09/2019 1ª Avaliação
26/10/2019 2ª Avaliação
23/11/2019 3ª Avaliação
14/12/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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