francisco pereira da silva filho

TUR - COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO/CMRV

CMR0011 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 02 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão da ementa e programa da disciplina (06/08/2019 - 06/08/2019)
   Programa da disciplina de História da Educação.pdf 
Apresentação das histórias e percursos formativos dos/das estudantes (Tenda do Conto) (09/08/2019 - 09/08/2019)
Conceitos,método e divisão da História da Educação; concepções de História e de História da Educação (13/08/2019 - 13/08/2019)
Concepções de História e de História da Educação: por que e para que histórica da educação? (Texto de Antonio Nóvoa) (16/08/2019 - 16/08/2019)
Concepções de História e de História da Educação: por que e para que histórica da educação ?(Texto de Antonio Nóvoa) (20/08/2019 - 20/08/2019)
Projeção do Documentário: A origem do homem (Produção:Discovery Channel, 2002) (23/08/2019 - 23/08/2019)
Atividade de Grupos Temáticos: Estudo dos Textos: 1) A importância da África; 2) A Pré- história da África; 3) A Antiguidade africana; 4) Da exposição islâmica à colonização; 5) A intervenção europeia na África; 6) A herança africana. (27/08/2019 - 27/08/2019)
Socialização e debates (Grupo 1) A importância da civilização africana (30/08/2019 - 30/08/2019)
Socialização e debates (Grupo 2) - Pré-história da África (03/09/2019 - 03/09/2019)
Socialização e debates (Grupo 3) - A Antiguidade Africana (06/09/2019 - 06/09/2019)
Socialização e debates (Grupo 4) - Da expansão islâmica à colonização (10/09/2019 - 10/09/2019)
Socialização e debates (Grupo 5) - A intervenção europeia da África (13/09/2019 - 13/09/2019)
Socialização e debates (Grupo 6) - A herança africana (17/09/2019 - 17/09/2019)
Destaques: A invasão e a colonização europeia (Kabengele Munanga (2009); Agostinho Malheiros (2008);Abdias do Nascimento (1978) (20/09/2019 - 20/09/2019)
Destaques: A invasão e a colonização europeia (Kabengele Munanga (2009); Agostinho Malheiros (2008);Abdias do Nascimento (1978) (24/09/2019 - 24/09/2019)
Contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal (Lázaro Cunha) (27/09/2019 - 27/09/2019)
Estudo do Documentário: República Guarani (01/10/2019 - 01/10/2019)
Feriado (04/10/2019 - 04/10/2019)
Preparação, pelos grupos, de produtos didáticos a partir do Documentário "República Guarani" (Sylvio Back) (08/10/2019 - 08/10/2019)
Apresentação dos produtos didáticos construídos a partir do Documentário "República Guarani" (Sylvio Back) (11/10/2019 - 11/10/2019)
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação do tema (ver capítulo de cada grupo) (15/10/2019 - 15/10/2019)
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação (aula livre para estudo, pesquisa e preparação) (18/10/2019 - 18/10/2019)
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação (aula livre para estudo, pesquisa e preparação) (22/10/2019 - 22/10/2019)
Apresentação de Grupo (6 pontos) Grupo 1: O nascimento da escola da Idade Média (pág. 61-86 da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias” (25/10/2019 - 25/10/2019)
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 2: O Renascimento e a educação humanista (p.121-146, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”. (29/10/2019 - 29/10/2019)
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 2: O Renascimento e a educação humanista (p.121-146, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”. (01/11/2019 - 01/11/2019)
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 3:O século XVII e o nascimento da pedagogia (p. 121-148- , da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”; Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 4: O pensamento educativo de Jean Jaques Rousseau, o Copérnico da Pedagogia - (p. 149-172, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”; (05/11/2019 - 05/11/2019)
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 5: Da Pedagogia tradicional à Pedagogia Nova - (p. 175-198, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”. (08/11/2019 - 08/11/2019)
Resgate geral do conteúdos estudados na disciplina e apresentação/encaminhamento da terceira unidade (pesquisa de campo e produção de documentário sobre história da educação do Piauí); Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 6: Pedagogia etnomatemática Etnomatemática: elementos históricos do seu nascimento O que é a Mancala e como se joga (12/11/2019 - 12/11/2019)
Feriado (15/11/2019 - 15/11/2019)
Trabalho de campo - produção de dados sobre história da educação do Piauí (19/11/2019 - 19/11/2019)
Trabalho de campo - produção de dados sobre história da educação do Piauí (22/11/2019 - 22/11/2019)
Sistematização dos dados e produção do documentário (audiovisual) (26/11/2019 - 26/11/2019)
Produção do relatório de campo (29/11/2019 - 29/11/2019)
Socialização e apresentação dos documentários (03/12/2019 - 03/12/2019)
Socialização e apresentação dos documentários (06/12/2019 - 06/12/2019)
Encerramento (10/12/2019 - 10/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 09 13 16 20 23 27 30 03 06 10 13 17 20 24 27 01 08 11 18 22 25 29 01 05 08 12 19 22 26 29 03 06 10
1 2019904**** 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 0 2 0 2 0 0 2 2 2 2 2 44
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da Educação: fundamentos teórico-metodológicos e importância na formação do educador; Principais teorias e práticas desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos: Oferecer subsídio teórico que possibilite aos alunos fazer uma leitura crítica a respeito da História da Educaçao em geral, e da História da Educaçao brasileira e História piauiense, especificamente, evidenciando suas relaçoes com os aspectos sociais, políticos e culturais.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; elaboração de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, de campo, individual ou em grupo, seminário ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina, conforme a Resolução nº 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 5 de novembro de 2012 (Regulamenta a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação da UFPI), atualizada em 20 de junho de 2018. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aula, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis).
Horário de atendimento: Quartas-feiras: 8 às 11 horas
Bibliografia: ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: EDUC; Brasília: INEP/MEC, 1989.
ARANHA, M. L. A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.
AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Brasília: Editora UNB, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMANTAR:
BARROS, R.S.M. de. A ilustração brasileira e a ideia de universidade. São Paulo: Convívio/Editora da Universidade de São Paulo, 1986.
BARSA Planeta Internacional. História e cultura dos povos indígenas no Brasil. São Paulo: Barsa Planeta, 2009.
BERGER, M. Educação e dependência. 2. ed. Rio de Janeiro-São Paulo: DIFEL, 1977.
BICHO, José Savio. Etnomatemática e práticas pedagógicas: saberes matemáticos e tradicionais na educação escolar indígena Karipuna. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Mato Grosso: 2018.
DIOP, Cheikh Anta. A origem africana da civilização: mito ou realidade? Traduzido para o Português a partir da tradução inglesa de Mercer Cook Paris: 1967.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. Ática: São Paulo, 1999.
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (Orgs.) A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
LARKIN, Elisa. A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008.
LOPES, Nei. História da cultura africana e afro-brasileira. São Paulo: Barsa Planeta, 2008.
MACHADO, C.E.D. Negras e Negros inventores, cientistas e pioneiros. São Paulo: ed. EDUEL, 2013.
OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão africana no Brasil. Elementos para uma filosofia. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2006.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 19 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
VILELA, Magno. Uma questões de igualdade: António Vieira e a escravidão negra na Bahia do século XVII. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2019
06/08/2019
Apresentação e discussão da ementa e programa da disciplina
09/08/2019
09/08/2019
Apresentação das histórias e percursos formativos dos/das estudantes (Tenda do Conto)
13/08/2019
13/08/2019
Conceitos,método e divisão da História da Educação; concepções de História e de História da Educação
16/08/2019
16/08/2019
Concepções de História e de História da Educação: por que e para que histórica da educação? (Texto de Antonio Nóvoa)
20/08/2019
20/08/2019
Concepções de História e de História da Educação: por que e para que histórica da educação ?(Texto de Antonio Nóvoa)
23/08/2019
23/08/2019
Projeção do Documentário: A origem do homem (Produção:Discovery Channel, 2002)
27/08/2019
27/08/2019
Atividade de Grupos Temáticos: Estudo dos Textos: 1) A importância da África; 2) A Pré- história da África; 3) A Antiguidade africana; 4) Da exposição islâmica à colonização; 5) A intervenção europeia na África; 6) A herança africana.
30/08/2019
30/08/2019
Socialização e debates (Grupo 1) A importância da civilização africana
03/09/2019
03/09/2019
Socialização e debates (Grupo 2) - Pré-história da África
06/09/2019
06/09/2019
Socialização e debates (Grupo 3) - A Antiguidade Africana
10/09/2019
10/09/2019
Socialização e debates (Grupo 4) - Da expansão islâmica à colonização
13/09/2019
13/09/2019
Socialização e debates (Grupo 5) - A intervenção europeia da África
17/09/2019
17/09/2019
Socialização e debates (Grupo 6) - A herança africana
20/09/2019
20/09/2019
Destaques: A invasão e a colonização europeia (Kabengele Munanga (2009); Agostinho Malheiros (2008);Abdias do Nascimento (1978)
24/09/2019
24/09/2019
Destaques: A invasão e a colonização europeia (Kabengele Munanga (2009); Agostinho Malheiros (2008);Abdias do Nascimento (1978)
27/09/2019
27/09/2019
Contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal (Lázaro Cunha)
01/10/2019
01/10/2019
Estudo do Documentário: República Guarani
04/10/2019
04/10/2019
Feriado
08/10/2019
08/10/2019
Preparação, pelos grupos, de produtos didáticos a partir do Documentário "República Guarani" (Sylvio Back)
11/10/2019
11/10/2019
Apresentação dos produtos didáticos construídos a partir do Documentário "República Guarani" (Sylvio Back)
15/10/2019
15/10/2019
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação do tema (ver capítulo de cada grupo)
18/10/2019
18/10/2019
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação (aula livre para estudo, pesquisa e preparação)
22/10/2019
22/10/2019
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação (aula livre para estudo, pesquisa e preparação)
25/10/2019
25/10/2019
Apresentação de Grupo (6 pontos) Grupo 1: O nascimento da escola da Idade Média (pág. 61-86 da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”
29/10/2019
29/10/2019
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 2: O Renascimento e a educação humanista (p.121-146, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
01/11/2019
01/11/2019
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 2: O Renascimento e a educação humanista (p.121-146, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
05/11/2019
05/11/2019
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 3:O século XVII e o nascimento da pedagogia (p. 121-148- , da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”; Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 4: O pensamento educativo de Jean Jaques Rousseau, o Copérnico da Pedagogia - (p. 149-172, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”;
08/11/2019
08/11/2019
Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 5: Da Pedagogia tradicional à Pedagogia Nova - (p. 175-198, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
12/11/2019
12/11/2019
Resgate geral do conteúdos estudados na disciplina e apresentação/encaminhamento da terceira unidade (pesquisa de campo e produção de documentário sobre história da educação do Piauí); Apresentação de Grupo: (6 pontos) Grupo 6: Pedagogia etnomatemática Etnomatemática: elementos históricos do seu nascimento O que é a Mancala e como se joga
15/11/2019
15/11/2019
Feriado
19/11/2019
19/11/2019
Trabalho de campo - produção de dados sobre história da educação do Piauí
22/11/2019
22/11/2019
Trabalho de campo - produção de dados sobre história da educação do Piauí
26/11/2019
26/11/2019
Sistematização dos dados e produção do documentário (audiovisual)
29/11/2019
29/11/2019
Produção do relatório de campo
03/12/2019
03/12/2019
Socialização e apresentação dos documentários
06/12/2019
06/12/2019
Socialização e apresentação dos documentários
10/12/2019
10/12/2019
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
27/08/2019 1ª Avaliação
11/10/2019 2ª Avaliação
05/11/2019 3ª Avaliação
06/12/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TEXTOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ E A PRODUÇÃO DOS DOCUMENTÁRIOS 14/11/2019
CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS AULAS 22/10/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:46