JOSÉ NATANAEL FONTENELE DE CARVALHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS/CMRV

Ir ao Menu Principal

josé natanael fontenele de carvalho

CCCE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS/CMRV

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e Programa da disciplina; levantamento de expectativas; introdução geral (10/03/2020 - 10/03/2020)
Estudo do Texto: Epistemologia: bases conceituais (12/03/2020 - 12/03/2020)
Estudo do Texto - Epistemologia: bases conceituais (continuação) (17/03/2020 - 17/03/2020)
Reapresentação e retomada do componente curricular (10/11/2020 - 10/11/2020)
Epistemologia: bases conceituais (12/11/2020 - 12/11/2020)
Pedagogia: utopia, ciência, filosofia (Grupo 1): pesquisa e preparação para o seminário temático (atividade assíncrona) (13/11/2020 - 13/11/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia: utopia, ciência, filosofia (G1) (17/11/2020 - 17/11/2020)
Pedagogia e infância (Grupo 2): pesquisa e preparação do seminário temático (atividade assíncrona) (18/11/2020 - 18/11/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia e infância (G2) (19/11/2020 - 19/11/2020)
A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho (Grupo 3): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona) (20/11/2020 - 20/11/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho (G3) (24/11/2020 - 24/11/2020)
Subjetividade, infância e pedagogia (Grupo 4): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona) (25/11/2020 - 25/11/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Subjetividade, infância e pedagogia (G4) (26/11/2020 - 26/11/2020)
Pedagogia e didática (Ggrupo 5): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona) (27/11/2020 - 27/11/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia e didática (G5) (01/12/2020 - 01/12/2020)
Do mundo moderno ao contemporâneo: a "questão do sujeito" e a "crise da pedagogia (Grupo 6: pesquisa e preparação do tema para socialização em seminário) (atividade assíncrona) (02/12/2020 - 02/12/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Do mundo moderno ao contemporâneo: a "questão do sujeito" e a "crise da pedagogia (G6) (03/12/2020 - 03/12/2020)
Corpo e consumidor: as novas figuras da subjetividade à disposição do "tecnicismo pedagógico (G7): pesquisa e preparação do tema para apres. em seminário (atividade assíncrona) (04/12/2020 - 04/12/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Corpo e consumidor: as novas figuras da subjetividade à disposição do "tecnicismo pedagógico (G7) (08/12/2020 - 08/12/2020)
Reflexões meta pedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo (G8): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona) (09/12/2020 - 09/12/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Reflexões meta pedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo (G8) (10/12/2020 - 10/12/2020)
Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação (G9): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona) (11/12/2020 - 11/12/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação (G9) (15/12/2020 - 15/12/2020)
Pedagogia e insensibilidade (Grupo 10): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona) (16/12/2020 - 16/12/2020)
Aula Extra.
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia e insensibilidade (G 10) (17/12/2020 - 17/12/2020)
A natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação (22/12/2020 - 22/12/2020)
RECESSO (24/12/2020 - 24/12/2020)
RECESSO (29/12/2020 - 29/12/2020)
RECESSO (31/12/2020 - 31/12/2020)
FERIAS DOCENTES (05/01/2021 - 05/01/2021)
A natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação (07/01/2021 - 07/01/2021)
Atividade de avaliação (12/01/2021 - 12/01/2021)
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - O Curso de Pedagogia da UFDPar: estrutura e fundamentos. (14/01/2021 - 14/01/2021)
Estudo dirigido (em grupo) do texto "O campo do conhecimento e a identidade profissional pedagogo" (atividade assíncrona) (14/01/2021 - 14/01/2021)
Aula Extra.
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - - Origem do curso de pedagogia; os estudos pedagógicos em nível superior nas universidades; a pedagogia como seção e como curso na faculdade de educação de Filosofia, Ciências e Letras; currículos e mudanças estruturais. (19/01/2021 - 19/01/2021)
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - Que destino os educadores darão a Pedagogia? (21/01/2021 - 21/01/2021)
Estudo dirigido (em grupos) do documento "PPP do Curso de Pedagogia" e (atividade assíncrona) (21/01/2021 - 21/01/2021)
Aula Extra.
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - Que destino os educadores darão a Pedagogia? (26/01/2021 - 26/01/2021)
Atividade de avaliação (28/01/2021 - 28/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN Total
10 12 17 10 12 13 17 18 19 20 24 25 26 27 01 02 03 04 08 09 10 11 15 16 17 22 05 07 12 14 19 21 26 28
1 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
2 2020906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 8
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
8 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 2 8
9 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020903**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 62
13 2020900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
14 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 20
17 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
18 2019903**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 62
19 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
23 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
24 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2020901**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 58
27 2020901**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 62
28 2019901**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 62
29 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 4
30 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
31 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
32 2020903**** 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2020902**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 60
35 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 2020901**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 60
37 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2020901**** 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 4 2 4 2 2 62
41 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
42 2020901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 4 2 4 2 2 24
43 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
45 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
46 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
48 2020900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 10
49 2020900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
50 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020903**** 8,5 8,5 10,0 9.0 6 AM
2 2020901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
3 2020902**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
4 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 4 AM
5 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
6 2020900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
7 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
8 2020900**** 8,5 8,5 10,0 9.0 6 AM
9 2020901**** 9,0 8,5 10,0 9.2 4 AM
10 2020901**** 9,0 8,5 10,0 9.2 0 AM
11 2020902**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
12 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 2 AM
13 2020901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 6 AM
14 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2020906**** 9,0 8,5 10,0 9.2 0 AM
16 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
17 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
18 2020900**** 9,5 9,9 10,0 9.8 0 AM
19 2020902**** 9,5 8,5 10,0 9.3 8 AM
20 2020903**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
21 2020903**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
22 2020900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
23 2020903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
24 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
25 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 4 AM
26 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
27 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
28 2020902**** 9,0 8,5 10,0 9.2 2 AM
29 2020901**** 9,5 9,9 10,0 9.8 2 AM
30 2020906**** 8,5 8,5 10,0 9.0 8 AM
31 2020902**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
32 2020902**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
33 2020900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 20 RF
34 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 2 AM
35 2020901**** 9,5 8,5 10,0 9.3 2 AM
36 2020901**** 9,0 8,5 10,0 9.2 0 AM
37 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
38 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 4 AM
39 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 4 AM
40 2020900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
41 2020903**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
42 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 10 AM
43 2020900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
44 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
45 2020900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 2 AM
46 2020902**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
47 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
48 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
49 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
50 2020901**** 8,5 8,5 10,0 9.0 24 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta do componente curricular, no formato remoto pela plataforma do Google Meet, é conjugar aulas expositivas dialógicas; leitura, discussões de textos na lógica da aula invertida, e postura investigativa, com a mobilização de ferramentas disponíveis na internet. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia e suas dimensões epistemológica, prática e disciplinar – a Pedagogia como curso de formação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será desenvolvida de modo a avaliar as habilidades, competências e apropriação dos conteúdos estudados, considerando as unidades temáticas e atividades pedagógicas empreendidas. A primeira avaliação decorrerá dos processos de preparação, pesquisa e apresentação dos seminários temáticos; a segunda, consistirá na criação de um produto didático; e a terceira, na produção de um texto, com formato para publicação em site e outros espaços de mídia, ou produção de podcasts ou outras ferramentas de difusão do conhecimento e comunicação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
______. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.
6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação
Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2020
10/03/2020
Apresentação da Ementa e Programa da disciplina; levantamento de expectativas; introdução geral
12/03/2020
12/03/2020
Estudo do Texto: Epistemologia: bases conceituais
17/03/2020
17/03/2020
Estudo do Texto - Epistemologia: bases conceituais (continuação)
10/11/2020
10/11/2020
Reapresentação e retomada do componente curricular
12/11/2020
12/11/2020
Epistemologia: bases conceituais
13/11/2020
13/11/2020
Pedagogia: utopia, ciência, filosofia (Grupo 1): pesquisa e preparação para o seminário temático (atividade assíncrona)
17/11/2020
17/11/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia: utopia, ciência, filosofia (G1)
18/11/2020
18/11/2020
Pedagogia e infância (Grupo 2): pesquisa e preparação do seminário temático (atividade assíncrona)
19/11/2020
19/11/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia e infância (G2)
20/11/2020
20/11/2020
A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho (Grupo 3): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona)
24/11/2020
24/11/2020
Contextualização histórica da pedagogia - A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho (G3)
25/11/2020
25/11/2020
Subjetividade, infância e pedagogia (Grupo 4): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona)
26/11/2020
26/11/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Subjetividade, infância e pedagogia (G4)
27/11/2020
27/11/2020
Pedagogia e didática (Ggrupo 5): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona)
01/12/2020
01/12/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia e didática (G5)
02/12/2020
02/12/2020
Do mundo moderno ao contemporâneo: a "questão do sujeito" e a "crise da pedagogia (Grupo 6: pesquisa e preparação do tema para socialização em seminário) (atividade assíncrona)
03/12/2020
03/12/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Do mundo moderno ao contemporâneo: a "questão do sujeito" e a "crise da pedagogia (G6)
04/12/2020
04/12/2020
Corpo e consumidor: as novas figuras da subjetividade à disposição do "tecnicismo pedagógico (G7): pesquisa e preparação do tema para apres. em seminário (atividade assíncrona)
08/12/2020
08/12/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Corpo e consumidor: as novas figuras da subjetividade à disposição do "tecnicismo pedagógico (G7)
09/12/2020
09/12/2020
Reflexões meta pedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo (G8): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona)
10/12/2020
10/12/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Reflexões meta pedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo (G8)
11/12/2020
11/12/2020
Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação (G9): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona)
15/12/2020
15/12/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação (G9)
16/12/2020
16/12/2020
Pedagogia e insensibilidade (Grupo 10): pesquisa e preparação do tema para apresentação em seminário (atividade assíncrona)
17/12/2020
17/12/2020
Contextualização histórica da pedagogia - Pedagogia e insensibilidade (G 10)
22/12/2020
22/12/2020
A natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação
24/12/2020
24/12/2020
RECESSO
29/12/2020
29/12/2020
RECESSO
31/12/2020
31/12/2020
RECESSO
05/01/2021
05/01/2021
FERIAS DOCENTES
07/01/2021
07/01/2021
A natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação
12/01/2021
12/01/2021
Atividade de avaliação
14/01/2021
14/01/2021
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - O Curso de Pedagogia da UFDPar: estrutura e fundamentos.
14/01/2021
14/01/2021
Estudo dirigido (em grupo) do texto "O campo do conhecimento e a identidade profissional pedagogo" (atividade assíncrona)
19/01/2021
19/01/2021
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - - Origem do curso de pedagogia; os estudos pedagógicos em nível superior nas universidades; a pedagogia como seção e como curso na faculdade de educação de Filosofia, Ciências e Letras; currículos e mudanças estruturais.
21/01/2021
21/01/2021
Estudo dirigido (em grupos) do documento "PPP do Curso de Pedagogia" e (atividade assíncrona)
21/01/2021
21/01/2021
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - Que destino os educadores darão a Pedagogia?
26/01/2021
26/01/2021
O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora - Que destino os educadores darão a Pedagogia?
28/01/2021
28/01/2021
Atividade de avaliação
Avaliações
Data Descrição
12/11/2020 1ª Avaliação
07/01/2021 2ª Avaliação
26/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK DA AULA DE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA 10/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:15