-

DAA0323 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina; levantamento de expectativas; introdução geral (02/03/2020 - 02/03/2020)
   Ementa e Programa da Disciplina; expectativas; introdução geral 
Introdução - Trabalho coletivo: "construção da mandala da história" (05/03/2020 - 05/03/2020)
Introdução - apresentação da "mandala da história" (09/03/2020 - 09/03/2020)
Por que e para que estudar história (Antonio Nóvoa) (12/03/2020 - 12/03/2020)
Concepções formais de história e para entender a história na perspectiva do povo indígena e negro (16/03/2020 - 16/03/2020)
Reapresentação e retomada da Ementa e Programa do componente curricular; Levantamento de expectativas (09/11/2020 - 09/11/2020)
Por que e para que História da Educação (12/11/2020 - 12/11/2020)
A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente (1549-1808) (16/11/2020 - 16/11/2020)
A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-exportador dependente e do início da estruturação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1808-1850) (19/11/2020 - 19/11/2020)
A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário exportador dependente (1850-1870) (23/11/2020 - 23/11/2020)
A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e da tentativa de incentivo à industrialização (1870-1894) (26/11/2020 - 26/11/2020)
Trabalho individual: questionário avaliativo dos temas estudados sobre história da educação (atividade assíncrona) (26/11/2020 - 26/11/2020)
Aula Extra.
A organização escolar no contexto (ainda do modelo agrário-comercial exportador dependente (1894-1920) (30/11/2020 - 30/11/2020)
A organização escolar no contexto da nova crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e do início da estruturação do modelo nacional-desenvolvimentista, com base na industrialização (1920-1937) (03/12/2020 - 03/12/2020)
A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista com base na industrialização (1937-1955) (07/12/2020 - 07/12/2020)
A organização escolar no contexto da crise do modelo nacional-desenvolvimentista de industrialização e da implantação do modelo "associado" de desenvolvimento econômico (1955-1968) (10/12/2020 - 10/12/2020)
A política educacional no Brasil no período de 1964 a 1984 (14/12/2020 - 14/12/2020)
Sistematização e síntese geral: fazendo alguns destaques (17/12/2020 - 17/12/2020)
Sistematização e síntese geral: fazendo alguns destaques (21/12/2020 - 21/12/2020)
Escuta do Podcast sobre Política Educacional e trabalho em grupo com questionário (atividade assíncrona) (21/12/2020 - 21/12/2020)
Aula Extra.
RECESSO NATALINO (24/12/2020 - 24/12/2020)
RECESSO NATALINO (28/12/2020 - 28/12/2020)
RECESSO NATALINO (31/12/2020 - 31/12/2020)
FERIAS DOCENTES (04/01/2021 - 04/01/2021)
Problemas e perspectivas da Educação Brasileira na contemporaneidade (07/01/2021 - 07/01/2021)
Problemas e perspectivas da Educação Brasileira na contemporaneidade (11/01/2021 - 11/01/2021)
Estudo dirigido sobre o Documentário "Democracia em Vertigem" com resposta em questionário (atividade assíncrona) (13/01/2021 - 13/01/2021)
Aula Extra.
Avaliação II (14/01/2021 - 14/01/2021)
História e memória da Educação Brasileira (18/01/2021 - 18/01/2021)
História e memória da Educação Brasileira (21/01/2021 - 21/01/2021)
Produção de Podcast (em grupo) sobre os principais desafios da educação no século XXI (atividade assíncrona) (21/01/2021 - 21/01/2021)
Aula Extra.
História e memória da Educação Brasileira (25/01/2021 - 25/01/2021)
Construção de mapa conceitual a partir da "mandala de conhecimento" sobre o tema História e Memória (Maria Stephanou) - atividade assíncrona (25/01/2021 - 25/01/2021)
Aula Extra.
Avaliação III (28/01/2021 - 28/01/2021)
Avaliação geral e encerramento das atividades acadêmicas do componente curricular (01/02/2021 - 01/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR MAI NOV DEZ JAN FEV Total
02 05 09 12 16 18 09 12 16 19 23 26 30 03 07 10 14 17 21 07 11 13 14 18 21 25 28 01
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
5 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 4 2 2 2 2 2 2 4 2 2 32
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 4 2 2 38
11 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 4 2 2 36
17 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
30 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
35 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
39 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
5 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
7 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
14 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
18 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
20 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
24 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
25 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
27 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
30 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
32 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
33 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
34 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
37 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
39 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O componente curricular História da Educação Brasileira será realizada de forma remota, organizada em aulas síncronas na plataforma Google Meet, aulas assíncronas com a produção de atividades acompanhadas pelo docente responsável pelo componente curricular. Aula expositiva dialogada; dinâmicas e trabalhos de grupo utilizando as ferramentas oferecidas pelo Meet e outras aplicativos; leituras e estudo de textos, seguindo a lógica da aula invertida; elaboração de textos; apresentação e discussão de documentários/filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes a participação e a interação, bem como o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões do componente curricular.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula remota, bem como nas atividades de sistematização e síntese. Serão realizadas três avaliações: a primeira, focalizada na condução e participação em seminários; a segunda, criação de um produto digital voltado para um tema da atualidade da educação brasileira, considerando os seguintes elementos: i) tema; ii) contextualização e problematização; iii) proposição; iv) divulgação e publicização. A terceira avaliação consistirá na produção de um texto escrito a ser publicado nas redes ou site de artigos. As avaliações propostas serão discutidas e acordadas com os estudantes do componente curricular.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2 ed. rev.e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
______ História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. rev. ampl. São Paulo:
Moderna, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. Ática: São Paulo, 1999.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 19 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GAUTHIER, CLERMONT; TARDIF, MAURICE [Orgs.] A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães, 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GILES, Thomas Ranson. História da educação. São Paulo: EPU, 1987.
LOPES, Eliana Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
02/03/2020
Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina; levantamento de expectativas; introdução geral
05/03/2020
05/03/2020
Introdução - Trabalho coletivo: "construção da mandala da história"
09/03/2020
09/03/2020
Introdução - apresentação da "mandala da história"
12/03/2020
12/03/2020
Por que e para que estudar história (Antonio Nóvoa)
16/03/2020
16/03/2020
Concepções formais de história e para entender a história na perspectiva do povo indígena e negro
09/11/2020
09/11/2020
Reapresentação e retomada da Ementa e Programa do componente curricular; Levantamento de expectativas
12/11/2020
12/11/2020
Por que e para que História da Educação
16/11/2020
16/11/2020
A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente (1549-1808)
19/11/2020
19/11/2020
A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-exportador dependente e do início da estruturação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1808-1850)
23/11/2020
23/11/2020
A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário exportador dependente (1850-1870)
26/11/2020
26/11/2020
A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e da tentativa de incentivo à industrialização (1870-1894)
26/11/2020
26/11/2020
Trabalho individual: questionário avaliativo dos temas estudados sobre história da educação (atividade assíncrona)
30/11/2020
30/11/2020
A organização escolar no contexto (ainda do modelo agrário-comercial exportador dependente (1894-1920)
03/12/2020
03/12/2020
A organização escolar no contexto da nova crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e do início da estruturação do modelo nacional-desenvolvimentista, com base na industrialização (1920-1937)
07/12/2020
07/12/2020
A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista com base na industrialização (1937-1955)
10/12/2020
10/12/2020
A organização escolar no contexto da crise do modelo nacional-desenvolvimentista de industrialização e da implantação do modelo "associado" de desenvolvimento econômico (1955-1968)
14/12/2020
14/12/2020
A política educacional no Brasil no período de 1964 a 1984
17/12/2020
17/12/2020
Sistematização e síntese geral: fazendo alguns destaques
21/12/2020
21/12/2020
Sistematização e síntese geral: fazendo alguns destaques
21/12/2020
21/12/2020
Escuta do Podcast sobre Política Educacional e trabalho em grupo com questionário (atividade assíncrona)
24/12/2020
24/12/2020
RECESSO NATALINO
28/12/2020
28/12/2020
RECESSO NATALINO
31/12/2020
31/12/2020
RECESSO NATALINO
04/01/2021
04/01/2021
FERIAS DOCENTES
07/01/2021
07/01/2021
Problemas e perspectivas da Educação Brasileira na contemporaneidade
11/01/2021
11/01/2021
Problemas e perspectivas da Educação Brasileira na contemporaneidade
13/01/2021
13/01/2021
Estudo dirigido sobre o Documentário "Democracia em Vertigem" com resposta em questionário (atividade assíncrona)
14/01/2021
14/01/2021
Avaliação II
18/01/2021
18/01/2021
História e memória da Educação Brasileira
21/01/2021
21/01/2021
Produção de Podcast (em grupo) sobre os principais desafios da educação no século XXI (atividade assíncrona)
21/01/2021
21/01/2021
História e memória da Educação Brasileira
25/01/2021
25/01/2021
Construção de mapa conceitual a partir da "mandala de conhecimento" sobre o tema História e Memória (Maria Stephanou) - atividade assíncrona
25/01/2021
25/01/2021
História e memória da Educação Brasileira
28/01/2021
28/01/2021
Avaliação III
01/02/2021
01/02/2021
Avaliação geral e encerramento das atividades acadêmicas do componente curricular
Avaliações
Data Descrição
14/12/2020 1ª Avaliação
14/01/2021 2ª Avaliação
28/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK DE ACESSO A SALA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 08/11/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:46