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CBT0057 - GESTAO DE PESSOAS - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Conteúdo Programático 2020.1 (03/03/2020 - 16/06/2020)
Período Conteúdo 2020.1 1.Seman. 03.03 Abertura da disciplina ? sensibilização com os alunos. Apresentação do conteúdo da disciplina, atividades individuais e em grupo. Sistema de avaliação e frequência. Introdução do conteúdo. 2.Seman. 10.03 1.O que é a Gestão de pessoas? 1.1 A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo 1.2 Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos 3.Seman. 17.03 Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil 4.Seman. 24.03 Transição do Administrador de Recursos Humanos para Gestor de Pessoas 5.Seman. 31.03 O papel de comunicador 6.Seman. 07.04 O papel de selecionador 7.Seman. 14.04 O papel de treinador 8.Seman. 28.04 O papel de avaliador 1ª Av. parcial Seminário Temático 9.Seman. 05.05 O papel de analista de cargos e salários 10Seman 12.05 O papel de motivador 11Seman 19.05 O papel de líder 2ª Av. Parcial ? Prova individual 12Seman 26.05 O papel de negociador 13Seman 02.06 O papel de gestor de qualidade 14Seman 09.06 O papel de coach 15Seman 16.06 Desenvolvimento organizacional 23.06 3ª Av. parcial Entrega de trabalho impresso e apresentações dos resultados. 30.06 Exame final 07.07 Resultado geral das notas e aprovações.
1.O que é a Gestão de pessoas? 1.1 A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo 1.2 1.2Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos (10/03/2020 - 10/03/2020)
   Aula 2ª Semana GP 
  Atividade GP002 
Caros alunos, boa tarde. Segue arquivo com algumas questões para leitura e produção textual. Att, Profa. Joiza Sampaio
   Fórum GP1: Discussão introdutória
Período de Habilitação: 18/11/2020 às 18:00 a 19/11/2020 às 20:00
Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil (10/03/2020 - 10/03/2020)

Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil

}Cenário de 1890 a 1930
}Administração de Recursos e a pouca representatividade do proletariado industrial no contexto brasileiro;
}Séc.XX 80% da população brasileira no campo;
}Contribuição da força proletária européia no Brasil com significativo grau de politização;
}Na três primeiras décadas do século XX, a eclosão de movimentos grevistas (greves gerais 1907 e 1917);
 
}Com as crescentes exigências trabalhistas, as empresas buscaram se adequar:
◦Inclusão em sua estrutura da Seção de pessoal;
◦Surgimento do cargo de Chefe de pessoal – rotinas trabalhistas, das obrigações, dos direitos e deveres dos trabalhadores (AQUINO, 1979, p. 65 apud GIL, 2008, p. 53)
◦Nesse período a Administração de pessoal caracterizava-se por sua natureza legal, disciplinadora, punitiva e paternalista;
◦Nesse momento esse profissional não se preocupava com os aspectos de integração, produtividade e bem-estar da mão-de-obra, mas com a papelada  e os procedimentos legais;
 
}De 1930 a 1950
}Criação da Carteira profissional – regulamentação do horário de trabalho no comércio e na indústria;
}Definição do direito a férias remuneradas;
}Estabelecimento de condições de trabalho;
}Inclusão da seção de pessoal nas indústrias a fim de atender às crescentes exigências trabalhistas;
}Surge a Administração de pessoal de natureza legal, disciplinadora, punitiva, e paternalista;
 
}De 1950 a 1964
}Período marcado por grandes mudanças nas relações de trabalho;
}Expansão da indústria siderúrgica, petrolífera, química e farmacêutica e a implantação das indústrias automobilísticas;
}Predominância do proletariado das indústrias;
}No início da década de 60 é possível notar-se a progressiva aceleração da politização da classe operária;
 
}Cenário de 1964 a 1978
◦Em 1964 os militares assumiram o poder, ostentando as bandeiras da segurança nacional e do combate à inflação;
◦Como consequência, os organismos unificadores do movimento operário foram dissolvidos;
◦Por meio dos novos mecanismos institucionais tornou-se possível o quase absoluto controle econômico e político da classe trabalhadora;
◦Essa ação governamental resultou sufocamento das lideranças sindicais com desdobramentos adversos às reivindicações operárias;
◦De 1968 a 1973 o país passou pelo notável surto de crescimento econômico, o chamado milagre brasileiro, as empresas cresceram e se modernizaram. Resultou na construção de grandes empresas; 
 
◦De 1968 a 1973 o país passou por um notável surto de crescimento econômico – período do milagre brasileiro, crescimento das empresas, valorização da tecnologia e dos profissionais especializados;
◦É nesse contexto que se inicia um processo de valorização do profissional de Recursos Humanos
}Observa-se o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoal, cargos, salários e benefícios
 
}Entretanto, o milagre brasileiro não durou muito.;
}A partir de 1973 , a situação econômica do país já não se apresentava otimista por parte das empresas;
}Verificou-se nesse período choques do petróleo, elevação da inflação, e escassez de mão de obra nos grandes centros.
}A partir dessas mudanças e dinâmicas do mercado as organizações sentiram-se obrigadas e atentarem com mais cuidados aos ser recursos e inclusive o humano, passando a inserir treinamento e desenvolvimento de pessoal, cargos, salários e benefícios.
 
}De 1978 a 1989
}Progressiva democratização e retomada de ações reivindicatórias e de negociação;
}Década de 80 marcada pela recessão econômica e pela inflação;
}Elevação do desemprego, e menores salários;
}Embora, este período tenha sido marcado por algumas conquistas, como a jornada de 40horas e o acréscimo de 1/3sobre o valor das férias, a classe trabalhadora sofreu grandes perdas nessa década, que alguns denominam década perdida”.
 
}Na década de 90
}Esta década inicia-se com profundas alterações nos campos políticos e econômico;
}O esfacelamento dos estados comunistas do leste europeu, a reunificação da Alemanha e o fim da União Soviética puseram fim à Guerra Fria e reafirmaram a hegemonia política e militar norte-americana.
}Cujo marco mais importante foi liderança da coalizão militar de 30 países para expulsar as tropas do Kuwait, na Guerra do Golfo, em 1991.
 
}Década de 90
◦O país inicia processo de integração ao mercado mundial;
◦Intensificação do processo de demissão;
◦Defender o emprego tornou-se a principal motivação dos trabalhadores;
◦Empresas inovaram em termos de Recursos Humanos:
–Decisões são tomadas por um colegiado;
–Presidente sem secretária e escritório sem porta;
–Grupos autônomos;
 
 



  Atividade GP001 
Caros alunos, boa tarde. Segue arquivo com algumas questões que servirão para leitura e produção textual. Att, Profa. Joiza Sampaio
Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil (17/03/2020 - 17/03/2020)
Aulas suspensas em observância as orientações do Ministério de Saúde (17/03/2020 - 14/04/2020)

A fim de evitar maior propagação do COVID 19, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, decretou suspensão das atividades acadêmicas por 30 dias. 

Transição do Administrador de Recursos Humanos para Gestor de Pessoas (24/03/2020 - 24/03/2020)
O papel de comunicador (31/03/2020 - 31/03/2020)
  Papel comunicador 
Caros alunos, Segue mais um áudio para darmos andamento. Vamos em frente!
O papel de selecionador. Importância da seleção Recrutamento, escolha do método de seleção, testes psicológicos, entrevista e dinâmica de grupo. (07/04/2020 - 07/04/2020)
  Recrutamento 
Caros alunos, Envio mais um áudio para darmos continuidade à disciplina.
   Recrutamento e seleção de pessoas: a percepção dos avaliadores
Período de Habilitação: 08/12/2020 às 20:00 a 10/12/2020 às 20:00
O papel de treinador Treinamento, desenvolvimento ou educação Diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento Planejamento das atividades de treinamento Avaliação de treinamento (14/04/2020 - 14/04/2020)
Feriado Tiradentes (21/04/2020 - 21/04/2020)
O papel de avaliador Importância da avaliação de desempenho Críticas à avaliação de desempenho Responsabilidade pela avaliação Métodos de avaliação de desempenho Responsabilidade do avaliador Entrevista de avaliação de desempenho (28/04/2020 - 28/04/2020)
O papel de analista de cargos e salário. Significado dos cargos na organização Evolução do conceito de desenho de cargos Análise e descrição de cargos Avaliação de cargos Problemas atuais da administração de cargos e salários Novas estratégias e táticas de remuneração (05/05/2020 - 05/05/2020)
O papel de motivador Importância da motivação Teorias sobre motivação Como reconhecer pessoas motivadas Como ativar a motivação das pessoas (12/05/2020 - 12/05/2020)
O papel de líder A liderança no trabalho Abordagens acerca da liderança Abordagem dos traços Abordagem do comportamento Abordagem situacional Como liderar reuniões (19/05/2020 - 19/05/2020)
O papel de negociador Importância da negociação Etapas do processo de negociação Sentimentos e atitudes que prejudicam a negociação Táticas de negociação (26/05/2020 - 26/05/2020)
O papel de gestor de qualidade Evolução do conceito de qualidade nas organizações O papel do profissional de recursos humanos na gestão da qualidade Fatores que dificultam a implantação de programas de gestão de qualidade nas empresas Áreas de atuação do profissional de recursos humanos nos programas de gestão da qualidade Educação para qualidade Pesquisa de clima organizacional Avaliação de desempenho Implantação e animação da equipe de desenvolvimento do sistema de ideias impulsionadas pelos empregados (02/06/2020 - 02/06/2020)
O papel de coach Que é um coach ? Diferenças entre coaching e outros processos Importância dos coaches Quando se deve utilizar um coaching? Habilidades requeridas do coach Desenvolvimento do coaching (09/06/2020 - 09/06/2020)
Desenvolvimento organizacional O processo de DO A interação de interesses O choque de duas éticas O contrato psicológico A saúde organizacional A patologia da incompetência O momento organizacional (16/06/2020 - 16/06/2020)
3ª Av. parcial (23/06/2020 - 23/06/2020)
Exame final (30/06/2020 - 30/06/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR OUT NOV DEZ JAN Total
10 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015904**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
8 201495**** 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201011**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
11 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018903**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016902**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018903**** 7,5 8,0 7,0 7.5 0 AM
2 2018904**** 6,0 8,0 7,0 7.0 0 AM
3 2018905**** 7,5 8,0 7,0 7.5 0 AM
4 2017911**** 9,0 8,0 9,0 8.7 0 AM
5 2015905**** 4,2 6,5 0,0 3.6 0 RN
6 2017902**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
7 2017902**** 8,5 8,0 8,5 8.3 0 AM
8 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
9 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
10 2017902**** 8,5 8,0 8,5 8.3 0 AM
11 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
12 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
13 2017902**** 7,2 8,0 8,5 7.9 0 AM
14 2018904**** 8,1 8,0 7,0 7.7 0 AM
15 2017900**** 9,3 8,0 9,0 8.8 0 AM
16 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 4 RN

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão utilizadas aulas expositivo-dialogadas.
Recursos didático-pedagógicos: quadro, pincel atômico, livros, data-show, quando necessários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será feita de acordo com a Resolução n. 43/1995 - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da UFPI e também com base nos preceitos do manual do discente, onde estão explicitados todos os procedimentos de avaliação.

AVALIAÇÕES DESCRIÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Composição da nota Nota 01. Seminário Temático Gestão de Pessoas.
Nota 02 Av. Parcial - capítulos discutidos em sala de aula e de artigos científicos.
Nota 03
Trabalho teórico-prático (apresentação dos resultados)
Média geral =S(N1+N2+N3)/3= MA

Composição da nota Nota 01. Seminário Temático Gestão de Pessoas.
Nota 02 Av. Parcial - capítulos discutidos em sala de aula e de artigos científicos.
Nota 03
Trabalho teórico-prático (apresentação dos resultados)
Média geral =S(N1+N2+N3)/3= MA

Conforme orientações das avaliações da UFPI, o aluno que:
- Atingir a média entre 0,0 e 3,9 ficará automaticamente Reprovado;
- Atingir a média entre 4,0 e 6,9 deverá submeter-se a Exame Final;
- Atingir a média entre 7,0 e 10,0 tem aprovação por média.

Sendo assim, os alunos que porventura ficarem na segunda situação devem observa o conteúdo a ser aplicado no Exame Final, bem como o calendário para a realização do mesmo.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/03/2020
16/06/2020
Conteúdo Programático 2020.1
03/03/2020
03/03/2020
Apresentação e Introdução à Disciplina
10/03/2020
10/03/2020
1.O que é a Gestão de pessoas? 1.1 A gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo 1.2 1.2Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos
10/03/2020
10/03/2020
Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil
17/03/2020
14/04/2020
Aulas suspensas em observância as orientações do Ministério de Saúde
17/03/2020
17/03/2020
Evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil
24/03/2020
24/03/2020
Transição do Administrador de Recursos Humanos para Gestor de Pessoas
31/03/2020
31/03/2020
O papel de comunicador
07/04/2020
07/04/2020
O papel de selecionador. Importância da seleção Recrutamento, escolha do método de seleção, testes psicológicos, entrevista e dinâmica de grupo.
14/04/2020
14/04/2020
O papel de treinador Treinamento, desenvolvimento ou educação Diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento Planejamento das atividades de treinamento Avaliação de treinamento
21/04/2020
21/04/2020
Feriado Tiradentes
28/04/2020
28/04/2020
O papel de avaliador Importância da avaliação de desempenho Críticas à avaliação de desempenho Responsabilidade pela avaliação Métodos de avaliação de desempenho Responsabilidade do avaliador Entrevista de avaliação de desempenho
05/05/2020
05/05/2020
O papel de analista de cargos e salário. Significado dos cargos na organização Evolução do conceito de desenho de cargos Análise e descrição de cargos Avaliação de cargos Problemas atuais da administração de cargos e salários Novas estratégias e táticas de remuneração
12/05/2020
12/05/2020
O papel de motivador Importância da motivação Teorias sobre motivação Como reconhecer pessoas motivadas Como ativar a motivação das pessoas
19/05/2020
19/05/2020
O papel de líder A liderança no trabalho Abordagens acerca da liderança Abordagem dos traços Abordagem do comportamento Abordagem situacional Como liderar reuniões
26/05/2020
26/05/2020
O papel de negociador Importância da negociação Etapas do processo de negociação Sentimentos e atitudes que prejudicam a negociação Táticas de negociação
02/06/2020
02/06/2020
O papel de gestor de qualidade Evolução do conceito de qualidade nas organizações O papel do profissional de recursos humanos na gestão da qualidade Fatores que dificultam a implantação de programas de gestão de qualidade nas empresas Áreas de atuação do profissional de recursos humanos nos programas de gestão da qualidade Educação para qualidade Pesquisa de clima organizacional Avaliação de desempenho Implantação e animação da equipe de desenvolvimento do sistema de ideias impulsionadas pelos empregados
09/06/2020
09/06/2020
O papel de coach Que é um coach ? Diferenças entre coaching e outros processos Importância dos coaches Quando se deve utilizar um coaching? Habilidades requeridas do coach Desenvolvimento do coaching
16/06/2020
16/06/2020
Desenvolvimento organizacional O processo de DO A interação de interesses O choque de duas éticas O contrato psicológico A saúde organizacional A patologia da incompetência O momento organizacional
23/06/2020
23/06/2020
3ª Av. parcial
30/06/2020
30/06/2020
Exame final
Avaliações
Data Descrição
19/01/2021 2ª Avaliação - Apresentação de Seminário
19/01/2021 1ª Avaliação - Prova individual
26/01/2021 3ª Avaliação Trabalho teórico prático
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado geral 02/02/2021
Resultado parcial 29/01/2021
Aula de hoje 26/01/2021
Aula de hoje 19/01/2021
Avaliação parcial 18/01/2021
Orientação apresentação Seminário 18/01/2021
Nossa aula - 18h00 12/01/2021
Retorno das aulas 11/01/2021
Aula 2021 05/01/2021
Aula de hoje 15/12/2020
Sistema de avaliações 15/12/2020
Aula de hoje 08/12/2020
Aula de hoje 01/12/2020
Fórum cadastrado 18/11/2020
Aula de hoje 17/11/2020
Retomada semestre 2020.1 10/11/2020
Contato - acompanhamento das aulas 21/04/2020
Nossas aulas até 17 de abril 23/03/2020

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