-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Unidade 01: Pensar ciências e aprender ciências (07/03/2020 - 14/03/2020)

1.1 O conhecimento cotidiano; 1.2 O conhecimento cientifico; 1.3 A aprendizagem de conceitos científicos

   Pozo_Crespo_2009.pdf 
Espaços do aprender e do ensinar (07/11/2020 - 21/11/2020)

Tendências pedagógicas e abordagens de ensino de ciências e de biologia; Tecnologia educacional e o ensino de ciências e de biologia; A história da Ciência no ensino de ciências e de biologia; A concepção prévia e a experimentação no ensino de ciências e de biologia; O cotidiano no ensino de ciências e de biologia; Artes e o ensino de ciências e de biologia;

Aula adicional (16/11/2020 - 16/11/2020)
Aula Extra.
Aula adicional (23/11/2020 - 23/11/2020)
Aula Extra.
O contexto da prática docente: a escola, o currículo e o aluno (28/11/2020 - 26/12/2020)

O ensino das Ciências Biológicas no contexto educacional brasileiro; A disciplina de Biologia e seu papel nos currículos escolares; O aluno como sujeito da aprendizagem cientifica

    
Inicia em 09/01/2021 às 12h 0 e finaliza em 19/01/2021 às 23h 59
Aula adicional (30/11/2020 - 30/11/2020)
Aula Extra.
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (02/01/2021 - 30/01/2021)

1 Conteúdos Métodos Recursos didáticos Avaliação

Aula adicional (04/01/2021 - 04/01/2021)
Aula Extra.
Aula adicional (11/01/2021 - 11/01/2021)
Aula Extra.
Aula adicional (18/01/2021 - 18/01/2021)
Aula Extra.
Aula adicional (25/01/2021 - 25/01/2021)
Aula Extra.
Aula adicional (01/02/2021 - 01/02/2021)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN FEV Total
07 14 07 14 16 21 23 28 30 05 04 09 11 16 18 23 25 30 01
1 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018900**** 4 4 4 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 60
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2018903**** 4 4 4 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 60
19 2018900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 6
20 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017913**** 4 4 4 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 9,0 8,5 9,5 9.0 2 AM
2 2018902**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
3 2018900**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
4 2018903**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
5 2018903**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
6 2018902**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
7 2018901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
8 2018902**** 9,3 9,3 8,5 9.0 0 AM
9 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2018900**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
11 2018900**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
12 2018901**** 9,3 9,3 8,5 9.0 0 AM
13 2018900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2018903**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
15 2017912**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
16 2018901**** 9,3 9,3 8,5 9.0 2 AM
17 2018902**** 9,3 9,3 8,5 9.0 0 AM
18 2018901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
19 2018901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
20 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
21 2018901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 0 AM
22 2018901**** 8,5 9,0 9,5 9.0 2 AM
23 2018901**** 9,0 8,5 9,5 9.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositivo-dialogada com apoio de diferentes recursos didáticos;
• Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
• Desenvolvimento de atividades práticas;
• Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
• Desenvolvimento de projeto de ensino e atividade docente na escola pública pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina e às necessidades da escola.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula; de atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado; da elaboração de relatórios e da elaboração e execução de um projeto de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Terca e Quinta 16-18 hs
Bibliografia: BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto] . Parnaíba: Edufpi, 2018.
CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2a Edição. Ed. Cortez, 2007.
GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: 1ª. Edição. Ed. Cortez, 2009.
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2020
14/03/2020
Unidade 01: Pensar ciências e aprender ciências
07/11/2020
21/11/2020
Espaços do aprender e do ensinar
16/11/2020
16/11/2020
Aula adicional
23/11/2020
23/11/2020
Aula adicional
28/11/2020
26/12/2020
O contexto da prática docente: a escola, o currículo e o aluno
30/11/2020
30/11/2020
Aula adicional
02/01/2021
30/01/2021
Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
04/01/2021
04/01/2021
Aula adicional
11/01/2021
11/01/2021
Aula adicional
18/01/2021
18/01/2021
Aula adicional
25/01/2021
25/01/2021
Aula adicional
01/02/2021
01/02/2021
Aula adicional
Avaliações
Data Descrição
16/01/2021 1ª Avaliação
23/01/2021 2ª Avaliação
30/01/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula dia 30/01 29/01/2021
Link aula dia 23/01 22/01/2021
Aula dia 16/01 16/01/2021
Link aula dia 05/12 04/12/2020
Link aula dia 28/11 28/11/2020
Linka aula dia 21/11 21/11/2020
Retorno às atividades 13/11/2020
Seleção PIBID e RP 03/07/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 04:00