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PPGHB088 - PESQUISA E ORIENTAÇÃO I - Turma: 07 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação dos conteúdos programáticos e estrutura do curso. (07/03/2020 - 21/03/2020)

- Apresentação do conteúdo programático; percurso da pesquisa; discussões da Linha de Pesquisa/Grupo de Pesquisa; Orientação.

Unidade I – releitura do tema e da problematização da pesquisa em História (28/03/2020 - 11/04/2020)

- Leitura e discussão do tópico: Projeto de pesquisa e delimitação do tema;

- Leitura e discussão do tópico: Revisão bibliográfica, justificativa histórica e quadro teórico da pesquisa;

- Sobre oficio do historiador.

Leitura e discussão do tópico: redefinido a pesquisa e redefinindo o tema; (18/04/2020 - 02/05/2020)

- Debates acerca da elaboração do projeto de pesquisa apontando possíveis ampliações do objeto de pesquisa e dos indícios para delimitar o tema.

Leitura e discussão do tópico: Revisão bibliográfica, justificativa histórica e quadro teórico da pesquisa; (09/05/2020 - 23/05/2020)

- Estudo e estruturação dos itens direcionando-os para os temas de seus respectivos objetos de estudos.

Unidade II – Sobre o ofício do historiador. Noções de prova e documento (30/05/2020 - 13/06/2020)

- Discussão e debate: O documento – atos e testemunhos da história;

- Discussão e debate: O documento como representação do real;

Discussão e debate: O documento – atos e testemunhos da história; O documento como representação do real; (20/06/2020 - 11/07/2020)

- Discussão sobre prova e verdade no diálogo com os documentos

- Oficinas da história: textos que tratam de pesquisas recentes de historiadores. Seleção a critério do professor;

Unidade III – exercitando a escrita: produção textual I (18/07/2020 - 29/08/2020)

 - Elaboração de textos mais densos;

- Articulação entre teoria e prática;

Unidade IV - exercitando a escrita: produção textual II (05/09/2020 - 12/09/2020)

- Entrega da versão final com vistas a qualificação.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 05 12
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estudo dos procedimentos e dimensões da pesquisa em história; releitura do projeto de dissertação e reestruturação do objeto de estudo; Identificação de seus métodos, técnicas e utilização de fontes documentais na pesquisa histórica. Será desenvolvida através das seguintes atividades: discussão de textos acerca do objeto de estudo e a produção de esquemas, fichamentos, resumos e resenhas sobre os textos da pesquisa; Elaboração de ensaios para o texto que se configurará como versão da qualificação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas 4 avaliações:
- Nota 1: Elaboração de esquemas, fichamentos, resumos e resenhas sobre os textos da pesquisa;
- Nota 2: Sumário Comentado (indicação de fontes e levantamento bibliográfico);
- Nota 3: texto preliminar I;
- Nota 4: texto preliminar II: versão final para a qualificação.
Horário de atendimento: 8 as 12
Bibliografia: DANTAS, Monica Duarte. (Org.). Revoltas, motins, revoluções: homens livres, pobres e libertos no Brasil do século XIX. São Paulo: Alameda, 2011.
DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo. A vida fora das fábricas: cotidiano operário em São Paulo (1920-1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Cotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FALCI, Miridan B. K. O Piauí na segunda metade do século XIX. Teresina: Fundação Cultural do Piauí, 1986.
FORTES, Alexandre. O processo histórico de formação da classe trabalhadora: algumas considerações. In.: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 29, no 59, p. 587-606, setembro-dezembro 2016.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências Humanas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Francisco Alcides; VAINFAS, Ronaldo. História e Historiografia. Recife: Bagaço, 2006.
GRAHAM, Richard. Clientelismo e política no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.
HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
HOBSBAWM, Eric J. Mundos do trabalho. São Paulo: Paz e Terra, 2000: 251-297.
HUNT, Linn. A Nova História Cultural. 2. ed. São Paulo: Martins Fortes, 2001.
LARA, Silvia Hunold e MENDONÇA, Joseli M.N. (orgs.) Direitos e justiças no Brasil: ensaios de História Social. Campinas: Editora da Unicamp, 2006: 59-99.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão[et al.] 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
LIMA, Solimar Oliveira. Braço Forte: Trabalho escravo nas Fazendas da Nação no Piauí – (1822 – 1871). Passo Fundo: UPF, 2005.
LIMA, Solimar Oliveira. O vaqueiro escravizado na fazenda pastoril piauiense. In.: História: Debates e Tendências. v. 7, n. 2, jul.dez. 2007, p. 138-154, p. 146.
LINEBAUGH, Peter; REDIKER, Marcus. A hidra de muitas cabeças. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
MAC CORD, Marcelo. Artífices da cidadania: mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista. Campinas, SP: FAPESP/Editora da Unicamp, 2012.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. Trabalhadores negros e o “paradigma da ausência”: contribuições à História Social do Trabalho no Brasil. In.: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 29, no 59, p. 607-626, setembro-dezembro 2016.
PALACIOS, Guillermo. Revoltas Camponesas no Brasil escravista: a „Guerra dos Marinbondos‟ (Pernambuco 1851-1852). In.: Revista Almanack Braziliense, n.3, maio de 2006.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos e CARVALHO, Marcus J. M. de. O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (c. 1822-c. 1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.
RODRIGUES, Jaime. De costa a costa: escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780-1860). São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Fernando Teixeira da; CHALHOUB, Sidney. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. In.: Cad. AEL, v.14, n.26, 2009.
BATALHA, Claudio H.M. Sociedades de trabalhadores no Rio de Janeiro do século XIX: algumas reflexões em torno da formação da classe operária. In.: Cad. AEL, v.6, n.10/11, 1999, pp. 42-68.
THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
VAN DER LINDEN, Marcel. “Rumo a uma nova conceituação histórica da classe trabalhadora mundial”. In.: História, São Paulo, v.24, n.2 (2005), p.11-40.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2020
21/03/2020
Apresentação dos conteúdos programáticos e estrutura do curso.
28/03/2020
11/04/2020
Unidade I – releitura do tema e da problematização da pesquisa em História
18/04/2020
02/05/2020
Leitura e discussão do tópico: redefinido a pesquisa e redefinindo o tema;
09/05/2020
23/05/2020
Leitura e discussão do tópico: Revisão bibliográfica, justificativa histórica e quadro teórico da pesquisa;
30/05/2020
13/06/2020
Unidade II – Sobre o ofício do historiador. Noções de prova e documento
20/06/2020
11/07/2020
Discussão e debate: O documento – atos e testemunhos da história; O documento como representação do real;
18/07/2020
29/08/2020
Unidade III – exercitando a escrita: produção textual I
05/09/2020
12/09/2020
Unidade IV - exercitando a escrita: produção textual II
Avaliações
Data Descrição
13/06/2020 1ª Avaliação
11/07/2020 2ª Avaliação
08/08/2020 3ª Avaliação
12/09/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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