• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

JOSE RENATO DE ARAUJO SOUSA

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

Ir ao Menu Principal

jose renato de araujo sousa

FUN - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

PPGED157 - PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da turma, plano de curso, método indutivo. (02/03/2020 - 02/03/2020)
Questionário na pesquisa quantitativa. Instalação SPSS. (09/03/2020 - 09/03/2020)
Estudos quantitativo em educação. Análise de conteúdo. (16/03/2020 - 16/03/2020)
   Plano de curso 
Mecanismos básicos do SPSS. (01/06/2020 - 01/06/2020)
Pesquisa quantitativa em educação. SPSS. (03/06/2020 - 03/06/2020)
Aula Extra.
Tendências epistemológicas. SPSS. (08/06/2020 - 08/06/2020)
Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: para além de dualismos. SPSS (10/06/2020 - 10/06/2020)
Aula Extra.
Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. SPSS. (15/06/2020 - 15/06/2020)
Revisão e demandas dos discentes sobre o SPSS. (17/06/2020 - 17/06/2020)
Aula Extra.
Função estatística - correlação e nível de significância estatística (22/06/2020 - 22/06/2020)
Calculando e interpretando medidas estatísticas (24/06/2020 - 24/06/2020)
Aula Extra.
Gráficos e tabelas - explorando o SPSS (29/06/2020 - 29/06/2020)
Explorando diferentes bases de dados com o SPSS (01/07/2020 - 01/07/2020)
Aula Extra.
Aplicando o SPSS nas bases de dados as pesquisas dos discentes (06/07/2020 - 06/07/2020)
Apresentação dos trabalhos finais: o potencial do SPSS nos objetos de pesquisa dos discentes (13/07/2020 - 13/07/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL Total
02 09 16 01 03 08 10 15 17 22 24 29 01 06 13
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O método indutivo e as pesquisas quantitativas. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. Utilização de bases de dados educacionais (INEP, IBGE). Pacotes estatísticos. Análise de questionários. Correlação entre variáveis. Significância estatística.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para o desenvolvimento da proposta da disciplina, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos pós-graduandos, tendo em vista que o Plano será executado por meio de:
• Aulas expositivas;
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado;
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões;
• Trabalhos em grupo;
• Seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação se constitui de etapas importantes e interligadas e rege-¬se por normas próprias do Regimento Interno do PPGEd. Para efeito de aprovação será exigida a frequência mínima obrigatória de 75% do total da carga horária e nota igual ou superior a 7,0 (sete), numa escala de zero a dez, na avaliação da disciplina. A referida avaliação consiste na apresentação de um trabalho que expresse o uso do SPSS na abordagem do objeto de pesquisa do pós-graduando.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 1, p. 1-30. 2009.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.
ALVES-MAZZOTI, Alda J., Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
BESSON, Jean-Louis (Org.). A ilusão das estatísticas. São Paulo: Unesp, 1995.
BRUNI, Adriano Leal. SPSS Guia prático para pesquisadores. São Paulo: Atlas, 2012.
DELLI ZOTTI, G. Quale quantità e quanta qualità nella ricerca sociale: tra integrazione e convergenza. In: CIPOLLA, C.; DE LILLO, A. (Org.). Il sociologo e le sirene. La sfida dei metodi qualitativi. Milano: Angeli, 1996. p. 136-166.
FARIA FILHO, L. M. de; NEVES, L. S.; CALDEIRA, S. M. A estatística educacional e a instrução pública no Brasil: aproximações. In: CANDEIAS, A. (Coord.). Modernidade, educação e estatística na Ibero-América dos séculos XIX e XX: estudos sobre Portugal, Brasil e Galiza. Lisboa: Educa, 2005. p. 219-238.
FERRARO, Alceu Ravanello. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, jan./abr. 2012 (18p).
GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
KERLINGER, Fred Nicohols. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU, 1979.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. Tradução: Sérgio Francisco Costa. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1987.
OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projeto de pesquisas. TGI, TCC, monografia, dissertações e teses. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2003.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS FILHO, José Camillo dos; GAMBOA, Silvio S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
02/03/2020
Apresentação da turma, plano de curso, método indutivo.
09/03/2020
09/03/2020
Questionário na pesquisa quantitativa. Instalação SPSS.
16/03/2020
16/03/2020
Estudos quantitativo em educação. Análise de conteúdo.
01/06/2020
01/06/2020
Mecanismos básicos do SPSS.
03/06/2020
03/06/2020
Pesquisa quantitativa em educação. SPSS.
08/06/2020
08/06/2020
Tendências epistemológicas. SPSS.
10/06/2020
10/06/2020
Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: para além de dualismos. SPSS
15/06/2020
15/06/2020
Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. SPSS.
17/06/2020
17/06/2020
Revisão e demandas dos discentes sobre o SPSS.
22/06/2020
22/06/2020
Função estatística - correlação e nível de significância estatística
24/06/2020
24/06/2020
Calculando e interpretando medidas estatísticas
29/06/2020
29/06/2020
Gráficos e tabelas - explorando o SPSS
01/07/2020
01/07/2020
Explorando diferentes bases de dados com o SPSS
06/07/2020
06/07/2020
Aplicando o SPSS nas bases de dados as pesquisas dos discentes
13/07/2020
13/07/2020
Apresentação dos trabalhos finais: o potencial do SPSS nos objetos de pesquisa dos discentes
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 19:23