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PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 04 (2020.2)

Tópicos Aulas
Os métodos de pesquisa em educação: uma análise epistemológica (07/10/2020 - 07/10/2020)
O Materialismo Histórico-Dialético na pesquisa em política educacional: a atualidade e potencialidade do método para a compreensão dos fenômenos educacionais (09/10/2020 - 09/10/2020)
Aula Extra.
Tendências da pesquisa em educação: um enfoque epistemológico (14/10/2020 - 14/10/2020)
Materialismo e idealismo. O que é materialismo e as categorias do método (16/10/2020 - 16/10/2020)
Aula Extra.
Matriz paradigmática: um instrumento para a análise da produção científica (21/10/2020 - 21/10/2020)
Método científico: uma abordagem ontológica (23/10/2020 - 23/10/2020)
Aula Extra.
A formação do pesquisador em educação e as tendências epistemológicas (28/10/2020 - 28/10/2020)
O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional (30/10/2020 - 30/10/2020)
Aula Extra.
A pesquisa como estratégia de inovação educativa: as abordagens práticas (04/11/2020 - 04/11/2020)
A construção do objeto na pesquisa educacional (11/11/2020 - 11/11/2020)
O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais (13/11/2020 - 13/11/2020)
Aula Extra.
A concepção de homem na pesquisa educativa e a historicidade do objeto na pesquisa educacional (18/11/2020 - 18/11/2020)
Interesses cognitivos na pesquisa educacional: uma questão ética (25/11/2020 - 25/11/2020)
O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais (27/11/2020 - 27/11/2020)
Aula Extra.
O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional (02/12/2020 - 02/12/2020)
A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético (04/12/2020 - 04/12/2020)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ Total
07 09 14 16 21 23 28 04 11 13 18 25 27 02 04
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, o interesse, a participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 – CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na construção dos projetos de pesquisa e relatórios contemplando os estudos realizados na disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ENGELS, F. XII – Dialética: quantidade e qualidade. XIII – Dialética: Negação da negação. In: ENGELS, Friedrich. Anti Duhring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Duhring. São Paulo: Boitempo, 2015, p. 150-174.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA. I. (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991, p. 69-90.
GIANEZINI, K.; BARRETO, L. M.; GIANEZINi, M.; LAUXEN, S.L.; BARBOSA, G. D.; SOUZA VIEIRA, R. Políticas públicas: definições, processos e constructos no século XXI. Revista de Políticas Públicas, vol. 21, núm. 2, 2017, p. 1065-1084.
GOMIDE, D. C.; JACOMELI, M. R. M. O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais. Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 64-78, 2016.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e ensino. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa (Impresso), v. 2, p. 105-114, 2007.
MASSON, G. A categoria da particularidade como mediação para a produção do conhecimento: contribuições de György Lukács. Cadernos do Gposshe On-line, v. 1, p. 29-48, 2018.
MASSON, G. A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUSA, J.V.; SILVA, M. A.S.. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas - SP: Autores Associados, 2014, p. 201-225.
NOVACK, G. Materialismo contra Idealismo. In: NOVACK, G. As origens do materialismo. São Paulo: Sundermann, 2015, p. 31-40.
OLIVEIRA, G. A.; PALAFOX, G. H. M. Análises de limitações e possibilidades para pesquisas sobre políticas educacionais, considerando as abordagens positivistas, fenomenologistas e materialista dialética. Práxis educativa, Ponta Grossa, v. 9, n 2, p. 419-441, jul/dez. 2014.
PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
RESENDE, G. A.; TEODÓSIO, A.S.S. Democratização de políticas sociais no Brasil: venturas e desventuras das organizações da sociedade civil. Civitas: Revista de Ciências Sociais (Impresso), v. 14, p. 177-192, 2014.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.
SILVA JUNIOR, C.A. Dialética e pesquisa educacional no Brasil. Dísponivel em <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/mr1/mr1_5.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.
SUBTIL, M. J.D. Reflexões sobre marxismo e perspectivas teórico-metodológica para a pesquisa em políticas educacionais. Germinal: Marxismo e Educação em debate, Salvador, v. 8, n.2 p. 138-147, dez.2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16439 . Acesso em: 20 nov.2020.
TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
VASCONCELOS, G. C. A cultura como condição existencial. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, João Pessoa, v. 4, p. 1, 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/10/2020
07/10/2020
Os métodos de pesquisa em educação: uma análise epistemológica
09/10/2020
09/10/2020
O Materialismo Histórico-Dialético na pesquisa em política educacional: a atualidade e potencialidade do método para a compreensão dos fenômenos educacionais
14/10/2020
14/10/2020
Tendências da pesquisa em educação: um enfoque epistemológico
16/10/2020
16/10/2020
Materialismo e idealismo. O que é materialismo e as categorias do método
21/10/2020
21/10/2020
Matriz paradigmática: um instrumento para a análise da produção científica
23/10/2020
23/10/2020
Método científico: uma abordagem ontológica
28/10/2020
28/10/2020
A formação do pesquisador em educação e as tendências epistemológicas
30/10/2020
30/10/2020
O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional
04/11/2020
04/11/2020
A pesquisa como estratégia de inovação educativa: as abordagens práticas
11/11/2020
11/11/2020
A construção do objeto na pesquisa educacional
13/11/2020
13/11/2020
O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais
18/11/2020
18/11/2020
A concepção de homem na pesquisa educativa e a historicidade do objeto na pesquisa educacional
25/11/2020
25/11/2020
Interesses cognitivos na pesquisa educacional: uma questão ética
27/11/2020
27/11/2020
O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais
02/12/2020
02/12/2020
O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional
04/12/2020
04/12/2020
A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético
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