FLAVIO RIZZI CALIPPO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

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flavio rizzi calippo

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

CTT/UFPI134 - POLÍTICAS PÚBLICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE 1 – Teoria dos Movimentos Sociais (08/01/2021 - 08/01/2021)
  • Os movimentos sociais e suas tipologias;
  • Movimentos sociais do campo na América Latina.
   Plano de Ensino, POLÍTICAS PÚBLICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO.pdf 
   Teto de Lona (Link Externo)

Um dos maiores problemas da capital paulista é a falta de moradia. Por isso, é cada vez maior o número de terrenos vazios ou abandonados que são invadidos por quem não tem onde morar, paga aluguel ou vive em situação precária. Um grupo de aproximadamente duas mil famílias ligadas ao MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, ocupou em setembro de 2014 um terreno abandonado no Morumbi, um bairro de alto padrão de São Paulo. Mas o que leva essas famílias a invadirem um imóvel?

Tema: DIREITOS HUMANOS

Tags: moradiamovimento socialmovimento_social_por_moradiamovimentos sociaisMTSTperiferiaSão Paulosem-tetosocialsociedade

   O Novo nas Ruas (Link Externo)

Toda geração tem direito a seu maio de 1968... Inesperados, maiores que suas causas, colocam a política em cheque a partir do mundo da vida, da pressa, típica dos jovens, e se encerram sem terminar. O professor e filósofo Renato Janine Ribeiro reflete sobre os recentes acontecimentos e sua importância histórica.

Tema: COMPORTAMENTO

Tags: manifestação popularmanifestaçõesmovimentos sociaispolítica

UNIDADE 2 – Movimentos sociais pela terra e educação popular (09/01/2021 - 09/01/2021)
  • Características dos Movimentos Sociais no Brasil;
  • As lutas dos Movimentos Sociais no campo e pela educação no Brasil;
  • Movimentos sociais contemporâneos: novas perspectivas.
Frequências da Turma
# Matrícula JAN Total
08 09
1 2019200**** 0 0 0
2 2019200**** 8 8 16
3 2019200**** 0 0 0
4 2019200**** 8 8 16
5 2019200**** 0 0 0
6 2019200**** 0 0 0
7 2019200**** 0 0 0
8 2019200**** 8 8 16
9 2019200**** 0 0 0
10 2019200**** 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0
12 2019200**** 0 0 0
13 2019200**** 0 0 0
14 2019200**** 0 0 0
15 2019200**** 0 0 0
16 2019200**** 8 8 16
17 2019200**** 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0
19 2019200**** 0 0 0
20 2019200**** 0 0 0
21 2019200**** 0 0 0
22 2019200**** 0 0 0
23 2019200**** 0 0 0
24 2019200**** 0 0 0
25 2019200**** 0 0 0
26 2019200**** 0 0 0
27 2019200**** 0 0 0
28 2019200**** 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
2 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
3 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
4 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
5 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
6 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
7 2019200**** 10,0 10.0 0 AM
8 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
9 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
10 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
11 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
12 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
13 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
14 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
15 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
16 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
17 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
18 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
19 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
20 2019200**** 9,3 9.3 0 AM
21 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
22 2019200**** 10,0 10.0 0 AM
23 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
24 2019200**** 7,5 7.5 0 AM
25 2019200**** 7,5 7.5 0 AM
26 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
27 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
28 2019200**** 9,3 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Diferentes abordagens sobre os movimentos sociais; Políticas públicas e movimentos sociais na América Latina; Políticas públicas educacionais e Movimentos sociais do campo no Brasil.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas. Leitura, compreensão e discussão de textos em sala de aula.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações versarão sobre a participação nas aulas, elaboração de um fichamento e seminários.
Horário de atendimento: 14 às 18 e 19 às 22
Bibliografia: ARRETCHE, M. (1999), Políticas Sociais no Brasil: Descentralização em um Estado Federativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol.14, nº 40, pp. 111 a 141.
ARROYO, Miguel: FERNANDES, Bernardo M. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Vol. 2. Brasília. BF: articulação nacional por uma educação básica do campo, 1999.
DIAS, Claudete Maria Miranda. Movimentos sociais do século XIX: resistência e luta dos balaios no Piauí. In.: MOTTA, Márcia; ZARTH, Paulo (Org.). Formas de resistência camponesa: viabilidade e diversidade de conflitos ao longo da história. Vol. 1: Concepções de justiça e resistência nos Brasis. São Paulo: Ed. da UNESP: Ministério do Desenvolvimento Agrário, NEAD, 2008, pp. 199-218
FERNANDES, B. M. Formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MEDEIROS, Leonilde Servolo de & PAULILO Maria Ignez (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, o campesinato como sujeito político nas décadas de 1950 a 1980. v.1. ? São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro).
FERNANDES, Bernardo Mançano; MEDEIROS, Leonilde Servolo de & PAULILO Maria Ignez (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, a diversidade das formas das lutas no campo. v.2.? São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro)
GODOI, Emilia Pietrafesa de; MENEZES Marilda Aparecida de & MARIN, Rosa Acevedo (Orgs.). Diversidade do campesinato: expressões e categorias: Estratégias de reprodução social, v.2 ? São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro).
GOHN, M. da G. Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais, 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
GOHN, M. da G. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2007.
GOHN, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na américa latina. In.: CADERNO CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p. 439-455, Set./Dez. 2008.


GOHN, Maria da Glória. Conferência. ?Movimentos Sociais e Lutas pela Educação no Brasil: Experiências e Desafios na Atualidade?. In.: Reunião Científica Regional da ANPED ? Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 24 a 27 de julho/UFPR, Curitiba/Paraná.
GRZYBOWSKI, C. Caminhos e descaminhos dos movimentos sociais no campo. Petrópolis: Vozes, 1991.
MOTTA, Márcia. Movimentos rurais nos oitocentos: uma história em (re)construção. In.: Revista Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, CPDA, pp. 113-128, 2001.
NEVES, Delma Pessanha (Org.). Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil, v.2: formas dirigidas de constituição do campesinato. São Paulo: UNESP; Brasília, DF: NEEAD, 2009, p. 211-238.
PASSADOR, Claúdia Souza. A educação rural no Brasil: o caso da escola do campo do Paraná. São Paulo: Annablume, 2006.
SANTOS, Ramofly Bicalho. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃODO CAMPO NO BRASIL: O protagonismo dos movimentos sociais. In.: Teias. v. 18, n. 51, (Out./Dez.), 2017.
SANTOS. A. R. dos. A gestão educacional do MST e a burocracia do Estado. Dissertação de Mestrado. B.H: Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.
SOUZA, M. A. de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.
STÉDILE, J. P (Org). A questão agrária no Brasil: o debate tradicional ? 1500-1960. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/01/2021
08/01/2021
UNIDADE 1 – Teoria dos Movimentos Sociais
09/01/2021
09/01/2021
UNIDADE 2 – Movimentos sociais pela terra e educação popular
Avaliações
Data Descrição
23/01/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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