-

DCE0148 - ESTAGIO SUPERVISIONADO III MATEMATICA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Orientações gerais para a realização do estágio (22/03/2021 - 22/03/2021)

Vamos tratar das questões gerais para a realização do estágio: como funciona, carga-horára, o que fazer etc. É de extrema importância a participação de todos os discentes, pois existem alguns procedimentos burocráticos necessários para efetivação do estágio que serão apresentados na reunião.

Encontro online Geral dos Estágios (24/03/2021 - 24/03/2021)
Orientação individual/grupo e regência (26/03/2021 - 26/03/2021)
Atividades assíncronas - vídeos/palestras (29/03/2021 - 29/03/2021)
  • Assistam as seguintes palestras.
  • Os diários de campo e o relatório devem conter reflexôes sobre as palestras.
   Educação Matemática em tempos de crise

Aula inaugural do curso "Possibilidades prática para a sala de aula na Educação Matemática no Ensino Fundamental".

Palestrante: Professor Dr. Cristiano Alberto Muniz (UnB)

Mediadora: Professora Dra. Amanda Marina Andrade Medeiros (UnB)

   BNCC e o discurso da competência

Palestra dos Programas PIBID e Residência Pedagôgica da UFDPar.

Palestrante: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva (UFPR)

Mediador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva (UFDPar)

   Os desafios de ensinar Matemática depois da Base Nacional Comum Curricular

Circuito de lives da ANPMat - 2021.

Convidado: João Bosco Pitombeira de Carvalho

Atividade assíncrona - artigo (29/03/2021 - 29/03/2021)

Ler o artigo "CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO". Devem constar reflexões sobre a artigo no diário de campo de vocês, bemo como no relatório.

Orientação individual/grupo e regência (31/03/2021 - 31/03/2021)
Orientação individual/grupo e regência (02/04/2021 - 02/04/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (05/04/2021 - 05/04/2021)
Orientação individual/grupo e regência (07/04/2021 - 07/04/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (09/04/2021 - 09/04/2021)
Orientação individual/grupo e regência (12/04/2021 - 12/04/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (14/04/2021 - 14/04/2021)
Palestra sobre Investigação (16/04/2021 - 16/04/2021)

Mais uma sugestão de vídeo sobre investigação. Aqui em uma proposta na perspectiva metodológica da resolução de problemas. A atividade apresentada não é um modelo para ser levado para a sala de aula, como também não era o caso daquela que discutimos na quarta-feira, são apenas exemplos que ajudam compreender atividades investigativas em sala de aula. (No sentido de superar o tradicional exercício, em geral mecânico e sem compreensões conceituais)

   Resolução de Problemas em aulas de Matemática na Educação Básica e a BNCC

Palestra "Resolução de Problemas em aulas de Matemática na Educação Básica e a BNCC" da Profa. Dra. Lourdes de La Rosa Onuchic – UNESP – Rio Claro – SP.

Video educacional (19/04/2021 - 19/04/2021)

Produto educacional da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UFJF-MG).Título da dissertação: "As concepções dos professores de Matemática na sala de aula: Como lidar com a diversidade dentro do espaço escolar?"

Orientação individual/grupo e regência (21/04/2021 - 21/04/2021)
Orientação individual/grupo e regência (23/04/2021 - 23/04/2021)
Artigo "Resolução de problemas: um caminho para fazer e aprender matemática" (26/04/2021 - 26/04/2021)

Ainda pensando em investigações em aulas de matemática sugerimos a leitura de um outro artigo que trata de uma metodologia de ensino (e aprendizagem): a resolução de problemas (como metodologia).

Atividades assíncronas - vídeo/palestra (26/04/2021 - 26/04/2021)

Vídeo Metodologia para a Educação Básica: Resolução de Problemas - A resolução de problemas na educação matemática

Licenciatura em Matemática e Pedagogia Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Professora: Taitiâny Kárita Bonzanini

Orientação individual/grupo e regência (28/04/2021 - 28/04/2021)
Orientação individual/grupo e regência (30/04/2021 - 30/04/2021)
Atividades assíncronas para o encontro do dia 05/05/2021 (03/05/2021 - 03/05/2021)
Leitura de artigo (03/05/2021 - 03/05/2021)
Vídeo/Palestra (03/05/2021 - 03/05/2021)
   Desafios do Professor que Ensina Matemática na Educação Básica Pós Pandemia do COVID-19 (Link Externo)

Palestra 47 do I ENOPEM- Desafios do Professor que Ensina Matemática na Educação Básica Pós Pandemia do COVID-19
Palestrante: Profa. Dra. Rosa Monteiro Paulo – UNESP – Guaratinguetá - SP
Mediador: Prof. Dr. William Vieira

   O esgotamento do modelo Teoria-Exemplo-Exercício-Avaliação no ensino de matemática

Com a Pandemia ficou ainda mais evidente o esgotamento do modelo tradicional de educação escolar. Quais questões são colocadas aos professores agora que a sala de aula foi para dentro dos dispositivos digitais?

Encontro online Geral dos Estágios (05/05/2021 - 05/05/2021)
Atividades assíncronas (07/05/2021 - 07/05/2021)
Leitura de artigo (07/05/2021 - 07/05/2021)

Um artigo sobre escola e experiência.

Vídeo/Palestra (07/05/2021 - 07/05/2021)

Reflete-se sobre como o preconceito contra pessoas LGBT+ na escola pode prejudicar a aprendizagem dessa parcela estudantil porque a torna suscetível a agressões verbais e físicas prejudicando a participação e o acompanhamento as aulas. Os/as profissionais da escola têm ignorado ou contribuído com essa violência por conta de uma compreensão exclusivamente biológica do sexo, sem abertura a interpretações histórico-sociais referente ao tema. Estudantes LGBT+, constantemente assediados no ambiente escolar, sentem-se, progressivamente, menos aptos a se posicionar diante dos outros, a expor sua opinião sobre algum assunto e muito menos a ter confiança para defender as próprias ideias e discordar dos colegas. Atacar preconceitos e discriminações não é se afastar do essencial. Pouco importa ao aluno saber gramática, álgebra ou língua estrangeira se um jovem, ao sair da escola, está convencido de sua superioridade em relação às minorias. Será uma falha do sistema de ensino se nenhum professor intervier para contribuir com uma conscientização para o respeito à expressão e ao pensamento do outro. Nesse sentido, se faz urgente uma formação de professores/as mais empáticos, contrários/as a qualquer tipo de discriminação em sala de aula, para que possam viabilizar um ambiente harmonioso para a aprendizagem de todas/os as/os alunas/os.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

II CONVIBE-FORPRO UFRN – SBEM-RN UFERSA – 10 a 12 de novembro de 2020

TEMA: Formação de professores para educação inclusiva

TÍTULO - "LGBT na escola: por uma reflexão sobre sexualidade na formação de professores/as de Matemática"

PARTICIPANTE: Luciano Feliciano de Lima - Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Modelo de Relatório e Produção de Materiais Didáticos (07/05/2021 - 07/05/2021)

Arquivos com os modelos do relatório do estágio e produção de materiais didáticos para o estágio.

Orientação individual/grupo e regência (10/05/2021 - 10/05/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (12/05/2021 - 12/05/2021)

O encontro de hoje contará com a participação da Psicóloga da PRAEC, Fernanda, para contribuir nas nossas discussões.

  Vamos falar sobre a automotilação? 
Material gerado a partir da CPI de maus-tratos as crianças e adolescentes
  Noções Gerais sobre a Automotilação 
Prevenção da Automotilação Parte I - Noções Gerais sobre a Automotilação
  Automotilação: abordagem prática de prevenção e intervenção 
Prevenção da Automotilação Parte II - Automotilação: abordagem prática de prevenção e intervenção
  Cartilha para a prevenção da automotilação e do suicídio. Orientações para profissionais da educação e saúde 
Prevenção da Automotilação Parte III - Cartilha para a prevenção da automotilação e do suicídio. Orientações para profissionais da educação e saúde
Atividades assíncronas - vídeos/palestras (12/05/2021 - 12/05/2021)
   Desafiar certezas: Educação Matemática Crítica

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM

Palestra: "Desafiar certezas: Educação Matemática Crítica"

Palestrante: Prof. Dr. Ole Skovsmose - Aalborg University - Dinamarca / UNESP - Rio Claro

Data: 10/05/2021, Horário: 14h.

Orientação individual/grupo e regência (14/05/2021 - 14/05/2021)
Atividades assíncronas (17/05/2021 - 17/05/2021)
Leitura de artigo (17/05/2021 - 17/05/2021)
  Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica 
Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática.
Vídeos/Palestras (17/05/2021 - 17/05/2021)
   Tecnologias e Pensamento Computacional na Educação Matemática

Palestra sobre as tecnologias na educação matemática, buscando refletir sobre sua influência e possibilidades a partir do potencial de mudança que as tecnologias trazem às práticas cotidianas e escolares, com destaque ao pensamento computacional.

- Palestra da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

- Instituto Federal de Hortolândia (IFSP/HTO).

- Palestrante: Marcus Vinicius Maltempi (UNESP-Rio Claro)

   Ensinando aos miúdos a verdadeira matemática com computadores (Link Externo)

Dos foguetões aos mercados bolsistas, muitas das criações humanas mais entusiasmantes são potenciadas pela matemática. Então porque é que os miúdos perdem o interesse nela? Conrad Wolfram diz que a parte da matemática que ensinamos - cálculo manual - não é apenas entediante, é sobretudo irrelevante para a matemática real e para o mundo real. Ele apresenta a sua ideia radical: ensinar aos miúdos matemática através da programação informática.

- PALESTRANTE: Conrad Wolfram

- EVENTO: TEDGlobal 2010

Encontro online Geral dos Estágios (19/05/2021 - 19/05/2021)
Orientação individual/grupo e regência (21/05/2021 - 21/05/2021)
Orientação individual/grupo e regência (24/05/2021 - 24/05/2021)
Atividades assíncronas - vídeos/palestras (26/05/2021 - 26/05/2021)
   Math class needs a makeover (Link Externo)

O vídeo se encaixa bem nas discussões sobre resolução de problemas e cenários para investigação.

Orientação individual/grupo e regência (28/05/2021 - 28/05/2021)
Orientação individual/grupo e regência (31/05/2021 - 31/05/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (02/06/2021 - 02/06/2021)
Atividades assíncronas - vídeos/palestras (04/06/2021 - 04/06/2021)
   Ser ou Não Ser Escola da Ponte

 Programa Viviane Mosé - EPISÓDIO: Ser ou Não Ser Escola da Ponte

   Aula, fato ou mito?

Palestra de José Pacheco, professor idealizador da Escola da Ponte em Portugal. Sua experiência como educador e pesquisador o levou a formatar uma metodologia alternativa que foi capaz de criar uma escola sem aulas, turmas ou provas; o sucesso de seu modelo de ensino que vem sendo inspiração mundial há 40 anos revolucionou o papel de Portugal no cenário da pedagogia mundial; é reconhecido internacionalmente como a maior referência em termos de inovação em educação.

TEDx Talks -- TEDxPassoFundo - 2015.

Orientação individual/grupo e regência (07/06/2021 - 07/06/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (09/06/2021 - 09/06/2021)
ENTREGA DA VERSÃO PRELIMINAR DO ESTÁGIO (09/06/2021 - 09/06/2021)
    
Inicia em 09/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 21/06/2021 às 23h 59
Orientação individual/grupo e regência (11/06/2021 - 11/06/2021)
Orientação individual/grupo e regência (14/06/2021 - 14/06/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (16/06/2021 - 16/06/2021)
Orientação individual/grupo e regência (18/06/2021 - 18/06/2021)
Orientação individual/grupo e regência (21/06/2021 - 21/06/2021)
Encontro online Geral dos Estágios (23/06/2021 - 23/06/2021)
Orientação individual/grupo e regência (25/06/2021 - 25/06/2021)
Vídeo/Palestra (28/06/2021 - 28/06/2021)
  

Entre teorias e práticas: a formação inicial do professor de Ciências e Matemática

Lives para o I Simpósio Piauiense de Ensino Ciências e Matemática

Convidados:

-Profa. Maria Rejane Brandim - UFDPar

-Prof. Luciano Feliciano de Lima - UEG

-Prof. Valtércio de Almeida Carvalho - IFPI

Mediação:

-Prof. Ricardo de Oliveira Mendes - UFDPar

Atividades assíncronas (30/06/2021 - 30/06/2021)
Orientação individual/grupo e regência (02/07/2021 - 02/07/2021)
Orientação individual/grupo e regência (05/07/2021 - 05/07/2021)
Último Encontro Online Geral dos Estágios (07/07/2021 - 07/07/2021)

Socialização e reflexão das experiências dos estágiários nas escolas.

Orientação individual/grupo (09/07/2021 - 09/07/2021)
Orientação individual/grupo (12/07/2021 - 12/07/2021)
Orientação individual/grupo (14/07/2021 - 14/07/2021)
ENTREGA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO (16/07/2021 - 16/07/2021)
    
Inicia em 09/07/2021 às 0h 0 e finaliza em 22/07/2021 às 23h 59
Orientação individual/grupo (19/07/2021 - 19/07/2021)
ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (21/07/2021 - 21/07/2021)
    
Inicia em 09/07/2021 às 0h 0 e finaliza em 23/07/2021 às 8h 0
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 24 26 29 31 05 07 09 12 14 16 19 23 26 28 30 03 05 07 10 12 14 17 19 21 24 26 28 31 02 04 07 09 11 14 16 18 21 23 25 28 30 02 05 07 09 12 14 16 19 21
1 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
2 2016906**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2017912**** 9,5 9,5 8,5 8,5 9.0 0 AM
4 2016905**** 9,7 9,7 8,5 8,5 9.1 0 AM
5 2017902**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
6 2017912**** 9,9 9,9 9,0 9,0 9.5 0 AM
7 2015904**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 0 AM
8 2015904**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
9 2017901**** 10,0 10,0 8,0 8,0 9.0 0 AM
10 2017913**** 9,9 9,9 9,0 9,0 9.5 0 AM
11 2017902**** 9,9 9,9 8,0 8,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cronograma final e Notas 05/07/2021
Prazo de entrega do relatório - versão preliminar 09/06/2021
Encontro 05/05 03/05/2021
Digitalização da assinatura dos estagiários 28/04/2021
Encontro 23/04 22/04/2021
Encontro 14/04 13/04/2021
Encontro 09/04 06/04/2021
Encontro 05/04 04/04/2021
Aviso sobre semana 29/03 a 02/04 29/03/2021
Encontro 24/03/21 23/03/2021
Orientações gerais para realização do estágio - Obrigatório 19/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 09:14