-

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Seminário de Acolhida e Integração do Curso (CALOUROS) (26/08/2021 - 26/08/2021)
Apresentação da Ementa, Programa e Levantamento de Expectativas (02/09/2021 - 02/09/2021)
Feriado Nacional (07/09/2021 - 07/09/2021)
Estudo do texto: Epistemologia: bases conceituais; preparação e organização dos grupos temáticos de trabalho (09/09/2021 - 09/09/2021)
Conceitos fundamentais ao estudo da epistemologia (14/09/2021 - 14/09/2021)
Epistemoligia: teoria do conhecimento/conhecer o objeto/origem do conhecimento/quem determina o conhecimento/pré-sabr, saber, conhecimento e ciência (15/09/2021 - 15/09/2021)
Aula Extra.
Aula assíncrona - reunião dos grupos temáticos para organização e preparação (16/09/2021 - 16/09/2021)
Trabalho de pesquisa e preparação dos Grupos Temáticos (17/09/2021 - 17/09/2021)
Aula Extra.
Apresentação do Grupo Temático 1: Pedagogia: utopia, ciência, filosofia (21/09/2021 - 21/09/2021)
Apresentação do Grupo Temático 2: Pedagogia e infância (23/09/2021 - 23/09/2021)
A visão sobre a infância no contexto do século XVI, XVII e XVII (24/09/2021 - 24/09/2021)
Aula Extra.
Apresentação do Grupo Temático 3: A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho (28/09/2021 - 28/09/2021)
Apresentação do Grupo Temático 4: Subjetividade, infância e pedagogia (30/09/2021 - 30/09/2021)
Apresentação do Grupo Temático 5: Pedagogia e didática (05/10/2021 - 05/10/2021)
Apresentação do Grupo Temático 6: Do mundo moderno ao contemporâneo: a "questão do sujeito" e a "crise da pedagogia (07/10/2021 - 07/10/2021)
Aprofundamento: a questão do sujeito e a pedagogia (12/10/2021 - 12/10/2021)
Apresentação do Grupo Temático 7: Corpo e consumidor: as novas figuras da subjetividade à disposição do "tecnicismo pedagógico (14/10/2021 - 14/10/2021)
O questão do sujeito no contexto da modernidade (16/10/2021 - 16/10/2021)
Aula Extra.
Apresentação do Grupo Temático 8: Reflexões meta pedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo (19/10/2021 - 19/10/2021)
Apresentação do Grupo Temático 9: Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação (21/10/2021 - 21/10/2021)
Destaques de estudo: o tecnicismo pedagógico (22/10/2021 - 22/10/2021)
Aula Extra.
Apresentação do Grupo Temático 10: Pedagogia e insensibilidade (26/10/2021 - 26/10/2021)
Apresentação do Grupo Temático 11: Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos (28/10/2021 - 28/10/2021)
FERIADO NACIONAL (02/11/2021 - 02/11/2021)
Retomada da questão das epistemologias e dos modelos pedagógicos (04/11/2021 - 04/11/2021)
Trabalho de pesquisa: A natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação (05/11/2021 - 05/11/2021)
- Pesquisa sobre o tema - Leitura dos textos: 1- A pedagogia como ciência: reflexões epistemológicas (Mara A. Alves da Silva e Lúcia Gracia Ferreira/2021) 2- Formação de professor: pedagogia como ciência da educação (Nelci Aparecida Zanette Rovaris; Maristela, Rosso Walker, 2012)
Aula assíncrona: trabalhos de grupo para pesquisa: a natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação (09/11/2021 - 09/11/2021)
Apresentação dos grupos: a natureza da pedagogia e as bases epistemológicas (a pedagogia como ciência) (11/11/2021 - 11/11/2021)
Apresentação dos grupos e debate: a cientificidade da pedagogia (continuação) (12/11/2021 - 12/11/2021)
Aula Extra.
Aula assíncrona (discussão e trabalho com questionário): estudo em grupos: o curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora (documento do PPP-Curso de Pedagogia) (16/11/2021 - 16/11/2021)
Socialização e debate: O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora (18/11/2021 - 18/11/2021)
Vídeo: contextualização e debate sobre as mudanças propostas ao Curso de Pedagogia (Fórum Nac. em Defesa do Curos de Pedagogia e da Formação Docente) (19/11/2021 - 19/11/2021)
Aula Extra.
Socialização e debate: O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora (23/11/2021 - 23/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 02 09 14 15 16 17 21 23 24 28 30 05 07 14 16 19 21 22 26 28 04 05 09 11 12 16 18 19 23 25
1 2021900**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
2 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021902**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
4 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021900**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
21 2021901**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
22 2021901**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
23 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021901**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
28 2021901**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
29 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021900**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
31 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2021901**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 75
34 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019900**** 2 2 2 2 4 2 4 2 2 3 1 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 0 72
38 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 9,5 8,0 9,0 8.8 0 AM
2 2021901**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
3 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
4 2021901**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
5 2021901**** 9,5 8,0 9,0 8.8 0 AM
6 2021901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
8 2021901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2021902**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
10 2021900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 2021901**** 9,5 8,0 9,5 9.0 0 AM
12 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2021901**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
15 2021902**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
16 2021901**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
17 2021901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
18 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
19 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
20 2021900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
21 2020901**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
22 2021900**** 9,0 8,5 9,0 8.8 0 AM
23 2021901**** 9,5 8,5 8,5 8.8 2 AM
24 2021902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2021900**** 9,5 8,0 9,0 8.8 0 AM
26 2021902**** 9,5 8,0 9,5 9.0 0 AM
27 2021900**** 9,5 9,0 9,0 9.2 2 AM
28 2021902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2021900**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
30 2021901**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
31 2021901**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
32 2020903**** 7,0 8,5 8,5 8.0 0 AM
33 2021900**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
34 2021900**** 9,5 8,0 9,0 8.8 0 AM
35 2021903**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
36 2021901**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
37 2021902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
38 2021900**** 9,5 8,5 8,5 8.8 0 AM
39 2021900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta do componente curricular, no formato remoto pela plataforma do Google Meet, é conjugar aulas expositivas dialógicas; leitura, discussões de textos na lógica da aula invertida, e postura investigativa, com a mobilização de ferramentas disponíveis na internet. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia e suas dimensões epistemológica, prática e disciplinar – a Pedagogia como curso de formação.



Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será desenvolvida de modo a avaliar as habilidades, competências e apropriação dos conteúdos estudados, considerando as unidades temáticas e atividades pedagógicas empreendidas. A primeira avaliação decorrerá dos processos de preparação, pesquisa e apresentação dos seminários temáticos; a segunda, consistirá na criação de um produto didático; e a terceira, na produção de um texto, com formato para publicação em site e outros espaços de mídia.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: 6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996. FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.

6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
26/08/2021
Seminário de Acolhida e Integração do Curso (CALOUROS)
02/09/2021
02/09/2021
Apresentação da Ementa, Programa e Levantamento de Expectativas
07/09/2021
07/09/2021
Feriado Nacional
09/09/2021
09/09/2021
Estudo do texto: Epistemologia: bases conceituais; preparação e organização dos grupos temáticos de trabalho
14/09/2021
14/09/2021
Conceitos fundamentais ao estudo da epistemologia
15/09/2021
15/09/2021
Epistemoligia: teoria do conhecimento/conhecer o objeto/origem do conhecimento/quem determina o conhecimento/pré-sabr, saber, conhecimento e ciência
16/09/2021
16/09/2021
Aula assíncrona - reunião dos grupos temáticos para organização e preparação
17/09/2021
17/09/2021
Trabalho de pesquisa e preparação dos Grupos Temáticos
21/09/2021
21/09/2021
Apresentação do Grupo Temático 1: Pedagogia: utopia, ciência, filosofia
23/09/2021
23/09/2021
Apresentação do Grupo Temático 2: Pedagogia e infância
24/09/2021
24/09/2021
A visão sobre a infância no contexto do século XVI, XVII e XVII
28/09/2021
28/09/2021
Apresentação do Grupo Temático 3: A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho
30/09/2021
30/09/2021
Apresentação do Grupo Temático 4: Subjetividade, infância e pedagogia
05/10/2021
05/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 5: Pedagogia e didática
07/10/2021
07/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 6: Do mundo moderno ao contemporâneo: a "questão do sujeito" e a "crise da pedagogia
12/10/2021
12/10/2021
Aprofundamento: a questão do sujeito e a pedagogia
14/10/2021
14/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 7: Corpo e consumidor: as novas figuras da subjetividade à disposição do "tecnicismo pedagógico
16/10/2021
16/10/2021
O questão do sujeito no contexto da modernidade
19/10/2021
19/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 8: Reflexões meta pedagógicas: Rorty e o intelectual ironista, Horkheimer e o pessimismo
21/10/2021
21/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 9: Reflexões metapedagógicas: Adorno, Rorty e a imaginação
22/10/2021
22/10/2021
Destaques de estudo: o tecnicismo pedagógico
26/10/2021
26/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 10: Pedagogia e insensibilidade
28/10/2021
28/10/2021
Apresentação do Grupo Temático 11: Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
02/11/2021
02/11/2021
FERIADO NACIONAL
04/11/2021
04/11/2021
Retomada da questão das epistemologias e dos modelos pedagógicos
05/11/2021
05/11/2021
Trabalho de pesquisa: A natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação
09/11/2021
09/11/2021
Aula assíncrona: trabalhos de grupo para pesquisa: a natureza da pedagogia e as bases epistemológicas – a pedagogia como ciência da educação
11/11/2021
11/11/2021
Apresentação dos grupos: a natureza da pedagogia e as bases epistemológicas (a pedagogia como ciência)
12/11/2021
12/11/2021
Apresentação dos grupos e debate: a cientificidade da pedagogia (continuação)
16/11/2021
16/11/2021
Aula assíncrona (discussão e trabalho com questionário): estudo em grupos: o curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora (documento do PPP-Curso de Pedagogia)
18/11/2021
18/11/2021
Socialização e debate: O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora
19/11/2021
19/11/2021
Vídeo: contextualização e debate sobre as mudanças propostas ao Curso de Pedagogia (Fórum Nac. em Defesa do Curos de Pedagogia e da Formação Docente)
23/11/2021
23/11/2021
Socialização e debate: O curso de pedagogia e a formação do educador e da educadora
Avaliações
Data Descrição
28/10/2021 1ª Avaliação
11/11/2021 2ª Avaliação
23/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA ASSÍNCRONA: TRAABALHO EM GRUPOS 16/11/2021
ORIENTAÇÕES PARA OS TRABALHOS DE GRUPOS 05/11/2021
LINK DE NOSSA AULA DE HOJE - 14/09/2021 14/09/2021
link da aula 09/09/2021
LINK do MEET PARA NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO 27/08/2021
INÍCIOS DE NOSSAS AULAS - DIA 31/08/2021 23/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:07