ANTONIO AECIO DE CARVALHO BEZERRA

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLÍTICA AGRÍCOLA/CCA

Ir ao Menu Principal

antonio aecio de carvalho bezerra

PLA - DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLÍTICA AGRÍCOLA/CCA

DAA0323 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Seminário de Acolhida dos Calouros e das Calouras do Curso de Pedagogia (26/08/2021 - 26/08/2021)
Apresentação da Ementa e Programa do componente curricular; Levantamento de expectativas; Introdução geral (02/09/2021 - 02/09/2021)
   Ementa e Programa do Componente Curricular História da Educação Brasileira 
Feriado Nacional (07/09/2021 - 07/09/2021)
Por que e para que História da Educação (Estudo do Texto: Antonio Nóvoa) (09/09/2021 - 09/09/2021)
Aula assíncrona: preparação e organização dos seminários temáticos (14/09/2021 - 14/09/2021)
Pesquisa, preparação e organização dos grupos temáticos (15/09/2021 - 15/09/2021)
Aula Extra.
Estudo do Tema 1: A Educação Brasileira da Colônia ao Império e Primeira República (1549 – 1930) (16/09/2021 - 16/09/2021)
Estudo do Tema 2: Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? (21/09/2021 - 21/09/2021)
Estudo do Tema 3: A Educação Brasileira na Segunda República e República Populista (23/09/2021 - 23/09/2021)
Estudo do Tema 4: Sobre Arranjos coletivos e práticas educativas negras no século XIX: o caso da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco (28/09/2021 - 28/09/2021)
Estudo do Tema 5: A Escola Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista (30/09/2021 - 30/09/2021)
Estudo do Tema 6: Trajetórias cruzadas e ação docente em luta por educação: André Rebouças (1838-1898), José do Patrocínio (1853-1905) e Manuel Querino (1851-1923) (05/10/2021 - 05/10/2021)
Estudo do Tema 7: Padres educadores, abolicionismo e instrução pública na Bahia, 1878 a 1884 Ione Celeste. (07/10/2021 - 07/10/2021)
Estudo do Tema 8: Promiscuidade de cores e classes”: tensões decorrentes da presença de crianças negras na história da escola pública brasileira (12/10/2021 - 12/10/2021)
Estudo do Tema 9: A Educação Brasileira no Estado Militar (1964-1985) (14/10/2021 - 14/10/2021)
Estudo do Tema 10: A Educação Brasileira na Nova República até os dias atuais (1985 em diante) História e Organização da Educação Brasileira (19/10/2021 - 19/10/2021)
Destaques: o contexto da ditadura militar (21/10/2021 - 21/10/2021)
Documentário: o regime militar de 1964 (Boris Fausto) (26/10/2021 - 26/10/2021)
A educação no periodo da redemocratização (constituinte - constituição de 1988) (28/10/2021 - 28/10/2021)
FERIADO NACIONAL (02/11/2021 - 02/11/2021)
A educação no contexto da redemocratização (constituinte - constituição de 1988) (03/11/2021 - 03/11/2021)
Aula Extra.
Contextualização atual da educação brasileira - da redemocratização aos dias atuais, seus principais desafios (04/11/2021 - 04/11/2021)
A educação no contexto do neoliberallismo ( anos 90) (05/11/2021 - 05/11/2021)
Aula Extra.
A educação no contexto do neoliberallismo ( anos 90) (08/11/2021 - 08/11/2021)
Aula Extra.
Os desafios e as mudanças na educação no contexto da contemporaneidade (trabalho nos grupos) (09/11/2021 - 09/11/2021)
A educação diferenciada no contexto da educação contemporânea - os marcos legais da educação indígena (10/11/2021 - 10/11/2021)
Aula Extra.
Socialização das ativadades em grupos (11/11/2021 - 11/11/2021)
A educação diferenciada (Parte II): os marcos legais no contexto da história da educação (12/11/2021 - 12/11/2021)
Aula Extra.
Memória, história e história da educação - atividades nos grupos (texto Maria Stephanou) (16/11/2021 - 16/11/2021)
Aprodundamento de questões do tema "os desafios e as mudanças na educação no contexto da contemporaneidade" (18/11/2021 - 18/11/2021)
Aula assíncrona (trabalho os grupos) memória e história da educação (19/11/2021 - 19/11/2021)
Aula Extra.
Socialização e aprofundamento das questões trabalhadas nos grupos: Memória, história e história da educação (23/11/2021 - 23/11/2021)
Avaliação geral e encerramento (25/11/2021 - 25/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 31 02 09 14 15 16 21 23 28 30 05 07 14 19 21 26 28 03 04 05 08 09 10 11 12 16 18 19 23 25
1 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016901**** 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 4 2 4 2 4 2 2 5 2 2 77
16 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019903**** 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 4 4 2 4 2 4 2 2 5 2 2 77
24 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
2 2019900**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
3 2020901**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
4 2020900**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
5 2020900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
6 2020900**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
7 2020902**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
8 2020902**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
9 2020900**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
10 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
11 2020901**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
12 2020900**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
13 2019900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
14 2020900**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
15 2020901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
16 2020903**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
17 2020901**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
18 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
19 2020901**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
20 2020900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
21 2020903**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
22 2020900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
23 2020903**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
24 2020901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
25 2020902**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
26 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
27 2020900**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
28 2020902**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
29 2020900**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
30 2020901**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
31 2020900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
32 2020901**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
33 2020902**** 9,0 8,0 9,5 8.8 0 AM
34 2020901**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
35 2020900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
36 2020906**** 9,5 8,5 9,5 9.2 0 AM
37 2020901**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
38 2020901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
39 2020906**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM
40 2020903**** 9,5 8,5 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O componente curricular História da Educação Brasileira será realizada de forma remota, organizada em aulas síncronas na plataforma Google Meet, aulas assíncronas com a produção de atividades acompanhadas pelo docente responsável pelo componente curricular. Aula expositiva dialogada; dinâmicas e trabalhos de grupo utilizando as ferramentas oferecidas pelo Meet e outras aplicativos; leituras e estudo de textos, seguindo a lógica da aula invertida; elaboração de textos; apresentação e discussão de documentários/filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes a participação e a interação, bem como o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões do componente curricular.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula remota, bem como nas atividades de sistematização e síntese. Serão realizadas três avaliações: a primeira, focalizada na condução e participação em seminários; a segunda, terá como foco a realização de estudo dirigido, com a elaboração e produção de questões referentes aos textos estudados, centralizando nas questões da unidade temática; a terceira, será o resultado de um produto didático sobre memória e história da educação, a ser desenvolvido pelos estudantes. As avaliações propostas serão discutidas e acordadas com os estudantes do componente curricular.
Horário de atendimento: 14 às 16 horas
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2 ed. rev.e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
______ História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. rev. ampl. São Paulo:
Moderna, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. Ática: São Paulo, 1999.
GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 19 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FONSECA, Marcus Vinícius. A história da educação dos negros no Brasil / Marcus Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo de Barros (Orgs.). – Niterói: EdUFF, 2016.442p.
GAUTHIER, CLERMONT; TARDIF, MAURICE [Orgs.] A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães, 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GILES, Thomas Ranson. História da educação. São Paulo: EPU, 1987.
LOPES, Eliana Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas (SP): Autores Associados. 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
26/08/2021
Seminário de Acolhida dos Calouros e das Calouras do Curso de Pedagogia
02/09/2021
02/09/2021
Apresentação da Ementa e Programa do componente curricular; Levantamento de expectativas; Introdução geral
07/09/2021
07/09/2021
Feriado Nacional
09/09/2021
09/09/2021
Por que e para que História da Educação (Estudo do Texto: Antonio Nóvoa)
14/09/2021
14/09/2021
Aula assíncrona: preparação e organização dos seminários temáticos
15/09/2021
15/09/2021
Pesquisa, preparação e organização dos grupos temáticos
16/09/2021
16/09/2021
Estudo do Tema 1: A Educação Brasileira da Colônia ao Império e Primeira República (1549 – 1930)
21/09/2021
21/09/2021
Estudo do Tema 2: Ler e escrever: habilidades de escravos e forros?
23/09/2021
23/09/2021
Estudo do Tema 3: A Educação Brasileira na Segunda República e República Populista
28/09/2021
28/09/2021
Estudo do Tema 4: Sobre Arranjos coletivos e práticas educativas negras no século XIX: o caso da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco
30/09/2021
30/09/2021
Estudo do Tema 5: A Escola Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista
05/10/2021
05/10/2021
Estudo do Tema 6: Trajetórias cruzadas e ação docente em luta por educação: André Rebouças (1838-1898), José do Patrocínio (1853-1905) e Manuel Querino (1851-1923)
07/10/2021
07/10/2021
Estudo do Tema 7: Padres educadores, abolicionismo e instrução pública na Bahia, 1878 a 1884 Ione Celeste.
12/10/2021
12/10/2021
Estudo do Tema 8: Promiscuidade de cores e classes”: tensões decorrentes da presença de crianças negras na história da escola pública brasileira
14/10/2021
14/10/2021
Estudo do Tema 9: A Educação Brasileira no Estado Militar (1964-1985)
19/10/2021
19/10/2021
Estudo do Tema 10: A Educação Brasileira na Nova República até os dias atuais (1985 em diante) História e Organização da Educação Brasileira
21/10/2021
21/10/2021
Destaques: o contexto da ditadura militar
26/10/2021
26/10/2021
Documentário: o regime militar de 1964 (Boris Fausto)
28/10/2021
28/10/2021
A educação no periodo da redemocratização (constituinte - constituição de 1988)
02/11/2021
02/11/2021
FERIADO NACIONAL
03/11/2021
03/11/2021
A educação no contexto da redemocratização (constituinte - constituição de 1988)
04/11/2021
04/11/2021
Contextualização atual da educação brasileira - da redemocratização aos dias atuais, seus principais desafios
05/11/2021
05/11/2021
A educação no contexto do neoliberallismo ( anos 90)
08/11/2021
08/11/2021
A educação no contexto do neoliberallismo ( anos 90)
09/11/2021
09/11/2021
Os desafios e as mudanças na educação no contexto da contemporaneidade (trabalho nos grupos)
10/11/2021
10/11/2021
A educação diferenciada no contexto da educação contemporânea - os marcos legais da educação indígena
11/11/2021
11/11/2021
Socialização das ativadades em grupos
12/11/2021
12/11/2021
A educação diferenciada (Parte II): os marcos legais no contexto da história da educação
16/11/2021
16/11/2021
Memória, história e história da educação - atividades nos grupos (texto Maria Stephanou)
18/11/2021
18/11/2021
Aprodundamento de questões do tema "os desafios e as mudanças na educação no contexto da contemporaneidade"
19/11/2021
19/11/2021
Aula assíncrona (trabalho os grupos) memória e história da educação
23/11/2021
23/11/2021
Socialização e aprofundamento das questões trabalhadas nos grupos: Memória, história e história da educação
25/11/2021
25/11/2021
Avaliação geral e encerramento
Avaliações
Data Descrição
19/10/2021 1ª Avaliação
11/11/2021 2ª Avaliação
23/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA ASSÍNCRONA: TRAABALHO DE GRUPO 16/11/2021
ATIVIDADE ASSÍNCRONA: TRABALHO NOS GRUPOS 05/11/2021
aula de história da educação brasileira - 28/09/2021 28/09/2021
LINK DA AULA DE HOJE - 14/09/2021 14/09/2021
LINK do MEET PARA NOSSO ENCONTRO 09/09/2021
LINK do MEET PARA NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO 27/08/2021
INÍCIO DE NOSSAS AULAS - 02/09/2021 23/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:06