CLAUDIA MINERVINA SOUZA CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

claudia minervina souza cunha

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0331 - PRATICA EM PLANEJ. E ADM EDUCACIONAL - Turma: 02 (2021.1)

Tópicos Aulas
1. Apresentação da ementa e programa do componente curricular 2. Levantamento das expectativas 3. Formação de grupos, organizados em trios 4. Trabalho de Grupo: Levantamento dos conhecimento teórico-práticos dos/das estudantes em planejamento e administração educacional (palavras para construção de um texto) (01/09/2021 - 01/09/2021)
   Ementa e Programa do Componente Curricular 
Contextualização histórico-conceitural do planejamento (exposição dialogada); encaminhamento das atividades de campo (08/09/2021 - 08/09/2021)
Contextualização histórico-conceitural do planejamento (exposição dialogada); encaminhamento das atividades de campo (15/09/2021 - 15/09/2021)
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos (22/09/2021 - 22/09/2021)
  Termo de Autorização para apresentar à Diretora da Escola ou Instituição 
O Termo deve ser assinado pelos acadêmicos e entregue à instituição na forma digital e ou presencial. No caso da forma digital, o documento deve primeiro ser assinado e em seguida digitalizado, enviado em seguida.
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos. (29/09/2021 - 29/09/2021)
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos (06/10/2021 - 06/10/2021)
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos (13/10/2021 - 13/10/2021)
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos (20/10/2021 - 20/10/2021)
Socalização das experiências levantadas, debates e aprodundamentos (vivências 1 e 2) (27/10/2021 - 27/10/2021)
REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO COMPONENTE PRÁTICA EM PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL (01/11/2021 - 01/11/2021)
Formule uma ideia/parágrafo/mini texto reflexivo sobre a seguinte questão: COMO A EXPERIÊNCIA (ESCOLHA UMA) APRESENTADA ME AFETA, ME TOCA? O QUE ELA ME ENSINA, DESPERTA, INSTIGA...? Os mini textos devem ser postados no Sala do Meet.
Socialização das experiências levantadas, debates e aprofundamentos (vivências 3 e 4) (03/11/2021 - 03/11/2021)
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICA E PLENEJAMENTO LEVANTADAS E SISTEMATIZADAS (05/11/2021 - 05/11/2021)
Aula Extra.
ELABORAÇÃO ON-LINE DE PLANO DE GESTÃO EDUCACIONAL (08/11/2021 - 08/11/2021)
Acessar o formulário no Google Docs e elaborar o plano on-line. Todas as partes do plano devem ser discutidas e preenchidas, conforme orientações.
Elaboração online do plano de gestão escolar (09/11/2021 - 09/11/2021)
Aula Extra.
Socialização das experiências levantadas, debates e aprofundamentos (vivências 4 e 5) (10/11/2021 - 10/11/2021)
Elaboração on-line dos Planos de Gestão Escolar (12/11/2021 - 12/11/2021)
Aula Extra.
Apresentação e reflexão sobre a experiência da Escola da Escola Municipal Antonio Girão Barroso (17/11/2021 - 17/11/2021)
Escrita coletiva: o que aprendi e sistematizo da experiência da Escola Mun. Girão Barroso (19/11/2021 - 19/11/2021)
Aula Extra.
Avaliação geral do componente Prática em Planejamento e Gestão Educacional (sistematizando as principais lições) (24/11/2021 - 24/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV Total
01 08 15 22 29 06 13 20 27 01 03 05 08 09 10 12 17 19 24
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017908**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 76
5 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017910**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 76
16 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018902**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 76
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017910**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
8 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2017908**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2017908**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2017908**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
19 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O presente componente curricular será desenvolvido articulando teoria e prática, promovendo o estudo de forma contextualizada, na modalidade remota ou presencial (caso seja possível no contexto da pandemia), com levantamento e sistematização de contextos, experiências e práticas relativas ao planejamento e à administração educacional, em escolas ou em espaços não formais de educação, realizando debates, consultas bibliográficas e análises de experiências de forma orientada.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os acadêmicos serão avaliados nas atividades considerando a qualidade das produções escritas e participações orais. A cada unidade será registrada uma nota avaliativa, considerando as atividades realizadas nos encontros presenciais (caso sejam possíveis no contexto da pandemia) ou virtuais. O aproveitamento do rendimento acadêmico está normalizado pela Resolução nº 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 17.05.1995. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas três avaliações parciais e mais o exame final, se necessário.
Horário de atendimento: 14 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COSTA, Jorge Adelino. Imagens organizacionais da escola. Porto (PT): Porto Editora, 1996. Edições ASA.
GADOTTI, M. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.
GROSSI, E. LDB – lei de diretrizes e bases da educação. Lei nº 9.394/96. 3. ed. Rio de Janeiro: DP & 2000.
HENGEMUHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
_______. Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. Inter-Ação. Goiânia, v. 16, n. ½ , p. 67-90, jan./dez, 1992.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1993.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 3.ed. Campinas, SP:
Autores Associados, 1998.
SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova realidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BANCO MUNDIAL. Prioridades de estratégias para a educação. Washington-DC: Banco
Mundial, 1995.
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto
Alegre: ARTMED, 2005.
MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ:
Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5. ed.
Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
_______. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/09/2021
01/09/2021
1. Apresentação da ementa e programa do componente curricular 2. Levantamento das expectativas 3. Formação de grupos, organizados em trios 4. Trabalho de Grupo: Levantamento dos conhecimento teórico-práticos dos/das estudantes em planejamento e administração educacional (palavras para construção de um texto)
08/09/2021
08/09/2021
Contextualização histórico-conceitural do planejamento (exposição dialogada); encaminhamento das atividades de campo
15/09/2021
15/09/2021
Contextualização histórico-conceitural do planejamento (exposição dialogada); encaminhamento das atividades de campo
22/09/2021
22/09/2021
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos
29/09/2021
29/09/2021
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos.
06/10/2021
06/10/2021
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos
13/10/2021
13/10/2021
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos
20/10/2021
20/10/2021
Trabalho de Campo: Levantamento e sistematização do contexto e de experiências relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos
27/10/2021
27/10/2021
Socalização das experiências levantadas, debates e aprodundamentos (vivências 1 e 2)
01/11/2021
01/11/2021
REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO COMPONENTE PRÁTICA EM PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
03/11/2021
03/11/2021
Socialização das experiências levantadas, debates e aprofundamentos (vivências 3 e 4)
05/11/2021
05/11/2021
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICA E PLENEJAMENTO LEVANTADAS E SISTEMATIZADAS
08/11/2021
08/11/2021
ELABORAÇÃO ON-LINE DE PLANO DE GESTÃO EDUCACIONAL
09/11/2021
09/11/2021
Elaboração online do plano de gestão escolar
10/11/2021
10/11/2021
Socialização das experiências levantadas, debates e aprofundamentos (vivências 4 e 5)
12/11/2021
12/11/2021
Elaboração on-line dos Planos de Gestão Escolar
17/11/2021
17/11/2021
Apresentação e reflexão sobre a experiência da Escola da Escola Municipal Antonio Girão Barroso
19/11/2021
19/11/2021
Escrita coletiva: o que aprendi e sistematizo da experiência da Escola Mun. Girão Barroso
24/11/2021
24/11/2021
Avaliação geral do componente Prática em Planejamento e Gestão Educacional (sistematizando as principais lições)
Avaliações
Data Descrição
22/09/2021 1ª Avaliação
27/10/2021 2ª Avaliação
09/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATIVIDADE :REFLEXÃO E ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA EM PRÁTICA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL 10/11/2021
LINK DA AULA DE HOJE - 15/09/2021 15/09/2021
LINK do MEET PARA NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO 27/08/2021
INÍCIO DAS AULAS DIA 01/09/2021 23/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:07