Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
ENSINO REMOTO A disciplina será ministrada por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o desenvolvimento dos conteúdos por meio de ambientes virtuais. Serão utilizadas ferramentas remotas (SIGAA, RNP, Google Meet, You tube) conforme conteúdo programado com atividades síncronas (webaula, web-conferência) e assíncronas (exercícios, fóruns, resenhas críticas ou síntese de artigos científicos, resumo de vídeos).
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
ENSINO REMOTO O processo de avaliação se baseará na frequência, realização e envio pelos discentes das atividades síncronas e assíncronas estabelecidas na disciplina. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) aluno(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Para aqueles com nota inferior a 4,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 4,0 e 6,9 haverá o Exame Final. Para esses, a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 7,0 (sete). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Entretanto, ficará registrado no Histórico Escolar conceitos de AM (aprovado por média) ou EF (aprovado no exame final). Serão realizadas as seguintes avaliações: ● Unidade 01 (soma): Resenha crítica artigo científico:(2,5)+ Resenha crítica artigo científico: (2,5) + Fórum 1 no SIGAA:(5,0). TOTAL: 10 (dez pontos);
● Unidade 02 (soma): Seminários em grupo - apresentação (7,0) + Seminários em grupo arguição (2,0) + apresentação de plano de aula (plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências) (1,0) = (10,0). TOTAL: 10 (dez pontos).
O aluno com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice, independentemente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta). A sala de aula, a partir de 11/06 (reinício após suspensão devido à Covid19), passa a ser virtual. Frequência dos discentes: ● Atividades síncronas (webaula, web-conferência): presença; ● Atividades assíncronas (exercícios, fóruns, resenhas críticas ou síntese de artigos científicos, resumo de vídeos).
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Básica: MEDRONHO, Roberto. A. et al. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009 ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia e Saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2014 ALEXANDRE, B. S. P. Epidemiologia aplicada nos serviços de saúde. São Paulo: Martinari, 2012
Complementar: MALETTA, C.H.M. Epidemiologia e saúde pública. 3ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2014, 324p. MÉDICI, A. C. Globalização, doenças transmissíveis e desigualdade mundial. Washington, D.C. Banco Interamericano de Desenvolvimento: Departamento de desenvolvimento sustentável, 2004. (Nota técnica), 36p. ROTHMAN, K., GREELAND, S.; LASH,T. Epidemiologia moderna. São Paulo: Artmed, 2011. FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde. Determinantes Sociais da Saúde: portal e observatório sobre iniquidades em saúde. Disponível em: https://dssbr.ensp.fiocruz.br/observatorio-dss/ SESAPI. LINHAS DE CUIDADO PARA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE PESSOAS COM DOENÇAS NEGLIGENCIADAS / elaboração, distribuição e informações, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2021. 111 p. Disponível em: https://linkkle.com/ciaten
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