SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

sonia maria campelo magalhaes

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0318 - HISTORIA GERAL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Problemas no sistema Sigaa (10/02/2022 - 10/02/2022)
Problemas no sistema Sigaa (11/02/2022 - 11/02/2022)
Abertura do Componente Curricular: acolhimento, socialização da ementa e programa, expectativas, acordos... (17/02/2022 - 17/02/2022)
   Ementa e programa do Componente Curricular História Geral da Educação 
Elementos Introdutórios: construção e discussão do painel: por que é importante estudar História Geral da Educação (18/02/2022 - 18/02/2022)
Elementos introdutórios: socialização do painel sobre a importância do estudo da Hist. Geral da Educação e para que estudar História Geral da Educação (24/02/2022 - 24/02/2022)
Elementos introdutórios: concepções e abordagens de história e história da educação; métodos usados no estudo da história (25/02/2022 - 25/02/2022)
Concepções de tempo e história: a história como movimento dialético; a história como mov. dialético ligados às condições materiais; história como relato/registro e valorização do cotidiano; história na perspectiva decolonial (03/03/2022 - 03/03/2022)
Feriado de Carnaval (04/03/2022 - 04/03/2022)
A perspectiva da afrocentricidade da história (10/03/2022 - 10/03/2022)
A perspectiva da afrocentricidade da história e encaminhamento para avaliação (11/03/2022 - 11/03/2022)
Traballho dos Grupos: estudo dirigido (orientações no Sigaa) - aula assíncrona (17/03/2022 - 17/03/2022)
Projeção do filme "Escolarizando o Mundo" (Carol Black) - análise pelo formulário (enviado) (18/03/2022 - 18/03/2022)
Estudo Dirigido (complementação): Escolarização no Mundo (Ocidente) (19/03/2022 - 19/03/2022)
Aula Extra.
Análise e reflexões sobre o filme "Escolarizando o Mundo" (Carol Black) (24/03/2022 - 24/03/2022)
Análise e reflexões sobre o filme "Escolarizando o Mundo" (Carol Black); encaminhamento do estudo nos Grupos Temáticos (25/03/2022 - 25/03/2022)
Preparação, organização e planejamento nos Grupos Temáticos: aula assíncrona (31/03/2022 - 31/03/2022)
Preparação, organização e planejamento nos Grupos Temáticos: aula assíncrona (01/04/2022 - 01/04/2022)
Apresentação do Tema 1: A Educação nas Sociedades Primitivas (Grupo 1) (07/04/2022 - 07/04/2022)
Apresentação do Tema 2: Educação na Sociedade Oriental (08/04/2022 - 08/04/2022)
Apresentação do Tema 3: Educação na Grécia Antiga (14/04/2022 - 14/04/2022)
Feriado Semana Santa (15/04/2022 - 15/04/2022)
Feriado Nacional (21/04/2022 - 21/04/2022)
Apresentação do Tema 4: Educação na Sociedade Romana (22/04/2022 - 22/04/2022)
Apresentação do Tema 5: Educação na Sociedade Medieval (28/04/2022 - 28/04/2022)
Apresentação do Tema 6: Educação no Renascimento (humanismo, reforma e contrarreforma) (29/04/2022 - 29/04/2022)
Estudo Dirigido: Espécie humana e Civilização Egípcia (educação e Filosofia) (04/05/2022 - 04/05/2022)
Aula Extra.
Apresentação do Tema 7: Educação na Sociedade Moderna (Realismo, Iluminismo e naturalismo pedagógico) (05/05/2022 - 05/05/2022)
Apresentação do Tema 8: Educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI (06/05/2022 - 06/05/2022)
Apresentação do Tema 9: Tendências da Pedagogia e da educação atual (09/05/2022 - 09/05/2022)
Os pensadores/ras da Educação (Séculos XVIII-XXI) - vídeo-aula e trabalho no Formulário Google (10/05/2022 - 10/05/2022)
Aula Extra.
Pesquisa em Grupo: Montagem de Lista Bibliográfica com Temas Histórico (foco em África e Povos Indígenas) (11/05/2022 - 11/05/2022)
Aula Extra.
Socialização das atividades (12/05/2022 - 12/05/2022)
Avaliação geral e encerramento (13/05/2022 - 13/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
17 18 24 25 03 04 10 11 17 18 19 24 25 31 01 07 08 28 29 04 05 06 09 10 11 12 13
1 2019900**** 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 4 2 2 2 26
2 2021900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2021903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2021900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020903**** 0 0 2 2 2 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 2 2 0 2 0 2 2 4 4 2 2 2 38
7 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 4
12 2021902**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 2 2 0 2 0 2 2 4 4 2 2 2 34
16 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 4
17 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2021901**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 8
25 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
2 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
4 2021901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
5 2021901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
6 2020902**** 10,0 10,0 8,5 9.5 4 AM
7 2021901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
8 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2021901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
10 2021902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
11 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2021901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
13 2021900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
14 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
15 2021902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
16 2021900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
17 2021902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
18 2021900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
19 2021902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
20 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2021901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
22 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2020903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
24 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
27 2021900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
28 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 26 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O presente componente curricular será desenvolvido na modalidade remota, mas priorizando a reflexão de aspectos teóricos e práticos, dialogando, sempre que possível, com experiências já sistematizadas e vivenciadas pelas estudantes e pelos estudantes, utilizando os recursos oferecidos pelas plataformas Sigaa, Meet e do Google, num esforço coletivo, de forma a garantir uma aula dinâmica, interativa e sobretudo caracterizada pela produção coletiva de conhecimentos e saberes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As acadêmicas e os acadêmicos serão avaliados/as nas atividades considerando a qualidade das produções escritas, as participações orais e grupais. A cada
unidade será desenvolvida uma avaliação individual e coletiva, considerando as atividades realizadas nos encontros virtuais, nos grupos e atividades de
pesquisa
Horário de atendimento: 14 às 16 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
_______. Historia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
GAL, Roger. História da educação. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução: Caetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados,
2000.
PONCE, A. Educação e luta de Classe. Tradução José Severo de Camargo Pereira. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1990. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LUZIRIGA, L. Historia da educação e da pedagogia. 10 ed. Tradução: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1978.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. São Paulo: Cortez, 1991
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/02/2022
10/02/2022
Problemas no sistema Sigaa
11/02/2022
11/02/2022
Problemas no sistema Sigaa
17/02/2022
17/02/2022
Abertura do Componente Curricular: acolhimento, socialização da ementa e programa, expectativas, acordos...
18/02/2022
18/02/2022
Elementos Introdutórios: construção e discussão do painel: por que é importante estudar História Geral da Educação
24/02/2022
24/02/2022
Elementos introdutórios: socialização do painel sobre a importância do estudo da Hist. Geral da Educação e para que estudar História Geral da Educação
25/02/2022
25/02/2022
Elementos introdutórios: concepções e abordagens de história e história da educação; métodos usados no estudo da história
03/03/2022
03/03/2022
Concepções de tempo e história: a história como movimento dialético; a história como mov. dialético ligados às condições materiais; história como relato/registro e valorização do cotidiano; história na perspectiva decolonial
04/03/2022
04/03/2022
Feriado de Carnaval
10/03/2022
10/03/2022
A perspectiva da afrocentricidade da história
11/03/2022
11/03/2022
A perspectiva da afrocentricidade da história e encaminhamento para avaliação
17/03/2022
17/03/2022
Traballho dos Grupos: estudo dirigido (orientações no Sigaa) - aula assíncrona
18/03/2022
18/03/2022
Projeção do filme "Escolarizando o Mundo" (Carol Black) - análise pelo formulário (enviado)
19/03/2022
19/03/2022
Estudo Dirigido (complementação): Escolarização no Mundo (Ocidente)
24/03/2022
24/03/2022
Análise e reflexões sobre o filme "Escolarizando o Mundo" (Carol Black)
25/03/2022
25/03/2022
Análise e reflexões sobre o filme "Escolarizando o Mundo" (Carol Black); encaminhamento do estudo nos Grupos Temáticos
31/03/2022
31/03/2022
Preparação, organização e planejamento nos Grupos Temáticos: aula assíncrona
01/04/2022
01/04/2022
Preparação, organização e planejamento nos Grupos Temáticos: aula assíncrona
07/04/2022
07/04/2022
Apresentação do Tema 1: A Educação nas Sociedades Primitivas (Grupo 1)
08/04/2022
08/04/2022
Apresentação do Tema 2: Educação na Sociedade Oriental
14/04/2022
14/04/2022
Apresentação do Tema 3: Educação na Grécia Antiga
15/04/2022
15/04/2022
Feriado Semana Santa
21/04/2022
21/04/2022
Feriado Nacional
22/04/2022
22/04/2022
Apresentação do Tema 4: Educação na Sociedade Romana
28/04/2022
28/04/2022
Apresentação do Tema 5: Educação na Sociedade Medieval
29/04/2022
29/04/2022
Apresentação do Tema 6: Educação no Renascimento (humanismo, reforma e contrarreforma)
04/05/2022
04/05/2022
Estudo Dirigido: Espécie humana e Civilização Egípcia (educação e Filosofia)
05/05/2022
05/05/2022
Apresentação do Tema 7: Educação na Sociedade Moderna (Realismo, Iluminismo e naturalismo pedagógico)
06/05/2022
06/05/2022
Apresentação do Tema 8: Educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI
09/05/2022
09/05/2022
Apresentação do Tema 9: Tendências da Pedagogia e da educação atual
10/05/2022
10/05/2022
Os pensadores/ras da Educação (Séculos XVIII-XXI) - vídeo-aula e trabalho no Formulário Google
11/05/2022
11/05/2022
Pesquisa em Grupo: Montagem de Lista Bibliográfica com Temas Histórico (foco em África e Povos Indígenas)
12/05/2022
12/05/2022
Socialização das atividades
13/05/2022
13/05/2022
Avaliação geral e encerramento
Avaliações
Data Descrição
17/03/2022 1ª Avaliação
07/04/2022 2ª Avaliação
10/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK PARA ACESSAR FORMULÁRIO DE ANÁLISE DO FILME 18/03/2022
LINK DA AULA (25/02/2022) 25/02/2022
AULA HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 14/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:25