VINICIUS MELQUIADES DOS SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

vinicius melquiades dos santos

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0330 - ORG E COORD DO TRABALHO NA ESCOLA - Turma: 03 (2021.2)

Tópicos Aulas
Acolhimento, sensibilização da turma, expectativas e apresentação do programa do componente curricular (15/02/2022 - 15/02/2022)
   Ementa e Programa do Componente Curricular Org. e Coord. do Trabalho na Escola 
Construção e discussão do mapa conceitual em torno: 1) o que pensamos quando falamos ou nos remetemos à org. e cood. do trabalho na escola; 2) qual o papel da escola? (17/02/2022 - 17/02/2022)
Levantamento e discussão das experiências formativas e profissionais em torno do eixo temático: organização e coordenação do trabalho na escola (22/02/2022 - 22/02/2022)
Produção coletiva: distribuição dos subtemas, segundo as Unidades Temáticas; mapeamento e sistematização dos elementos da estrutura e funcionamento da escola; apres. do roteiro da sistematização das experiências (24/02/2022 - 24/02/2022)
Feriado de Carnaval (01/03/2022 - 01/03/2022)
Aula assíncrona: pesquisa e organização das experiências (03/03/2022 - 03/03/2022)
Aula assíncrona: pesquisa e organização das experiências (08/03/2022 - 08/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: experiências com projetos (PIBID e RP), experiência no contexto no novo EM (10/03/2022 - 10/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: segurança e saúde na escola (15/03/2022 - 15/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: como as escolas aplicam e llidam com PSF na Escola; debate sobre o contexto escolar como território educativo (17/03/2022 - 17/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: como as escolas aplicam e llidam com PSF na Escola (22/03/2022 - 22/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: a experiência na EFA e Permacultura (24/03/2022 - 24/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: aprofundamento - alguns elementos org. das Escolas do Campo (29/03/2022 - 29/03/2022)
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: aprofundamento - alguns elementos org. das Escolas do Campo (31/03/2022 - 31/03/2022)
Socialização: sobre o PPP e sua relação com a organização e coord. do trabalho na escola (05/04/2022 - 05/04/2022)
Socialização: sobre o PPP e sua relação com a organização e coord. do trabalho na escola (vivências no estágio) (07/04/2022 - 07/04/2022)
Aula assíncrona: estudo dirigido (acessar formulário Google) (12/04/2022 - 12/04/2022)
Análises reflexivas sobre a questão: Como essas experiências e lutas pela educação (contextualizada e democrática) me afetaram? (14/04/2022 - 14/04/2022)
Análises reflexivas sobre a questão: Como essas experiências e lutas pela educação (contextualizada e democrática) me afetaram? (19/04/2022 - 19/04/2022)
Aprofundamento de temas: o contexto como território educativo (21/04/2022 - 21/04/2022)
Aprofundamento de temas: modelos de org. e funcionamento do trabalho na escola (modelo científico-racional e o conceito sociocrítico) (26/04/2022 - 26/04/2022)
Análises reflexivas sobre a questão: O que posso listar em termos de aprendizagem para minha formação e prática no que diz respeito à organização e o trabalho escolar? (28/04/2022 - 28/04/2022)
Produção de material: ebook " Práticas Educativas na Escola: relatos e análise de experiências" (30/04/2022 - 30/04/2022)
Aula Extra.
Produção de material: ebook " Práticas Educativas na Escola: relatos e análise de experiências" (02/05/2022 - 02/05/2022)
Aula Extra.
Aprofundamento de tema (Parte 1): a "Ciência Maior/Escola Maior" e a "Ciência Menor/Escola Menor" (Deleuze e Guattari/Silvo Gallo) (03/05/2022 - 03/05/2022)
A escola que temos e o controle dos corpos: organização e funcionamento do trabalho na escola pela visão da disciplina e do controle dos corpos (05/05/2022 - 05/05/2022)
Exercitando as ferramentas e metodologias da organização e funcionamento do trabalho na escola (09/05/2022 - 09/05/2022)
Análise de situações-problemas na escola e construção de soluções pedagógicas
Aula assíncrona: trabalhando com as ferramentas de análise e soluções de problemas na escola (10/05/2022 - 10/05/2022)
Encerramento (12/05/2022 - 12/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
15 17 22 24 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 19 26 28 30 02 03 05 09 10 12
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2018902**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018901**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
14 2018901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2018903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 28
17 2018902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2018902**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
28 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2018902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
30 2018900**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
32 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
2 2018901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
3 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
4 2018902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
5 2018901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
6 2015901**** 7,0 8,0 7,0 7.3 8 AM
7 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
8 2018902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 10 AM
9 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
10 2018902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 12 AM
11 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
12 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
13 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
14 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
15 2018900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
16 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
17 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
18 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
19 2018900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
20 2018902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
21 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
22 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
23 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
24 2018901**** 8,0 8,5 9,5 8.7 14 AM
25 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
26 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
27 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
28 2017900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
29 2018902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 12 AM
30 2018900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
31 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
32 2018903**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
33 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
34 2018900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
35 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 6 AM
36 2018903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O presente componente curricular será desenvolvido na modalidade remota, mas priorizando a reflexão de aspectos teóricos e práticos, dialogando, sempre que possível, com experiências já sistematizadas e vivenciadas pelas estudantes e pelos estudantes, utilizando os recursos oferecidos pelas plataformas Sigaa,
Meet e do Google, num esforço coletivo, de forma a garantir uma aula dinâmica, interativa e sobretudo caracterizada pela produção coletiva de conhecimentos e saberes
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As acadêmicas e os acadêmicos serão avaliados/as nas atividades considerando a qualidade das produções escritas, as participações orais e grupais. A cada
unidade será desenvolvida uma avaliação individual e coletiva, considerando as atividades realizadas nos encontros virtuais, nos grupos e atividades de
pesquisa
Horário de atendimento: 18 às 20 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiana: Alternativa, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, José Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7. ed. São Paulo:
Cortez, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. 14. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2010.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertard, 2006.
VIEIRA, Sofia Lerche (org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/02/2022
15/02/2022
Acolhimento, sensibilização da turma, expectativas e apresentação do programa do componente curricular
17/02/2022
17/02/2022
Construção e discussão do mapa conceitual em torno: 1) o que pensamos quando falamos ou nos remetemos à org. e cood. do trabalho na escola; 2) qual o papel da escola?
22/02/2022
22/02/2022
Levantamento e discussão das experiências formativas e profissionais em torno do eixo temático: organização e coordenação do trabalho na escola
24/02/2022
24/02/2022
Produção coletiva: distribuição dos subtemas, segundo as Unidades Temáticas; mapeamento e sistematização dos elementos da estrutura e funcionamento da escola; apres. do roteiro da sistematização das experiências
01/03/2022
01/03/2022
Feriado de Carnaval
03/03/2022
03/03/2022
Aula assíncrona: pesquisa e organização das experiências
08/03/2022
08/03/2022
Aula assíncrona: pesquisa e organização das experiências
10/03/2022
10/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: experiências com projetos (PIBID e RP), experiência no contexto no novo EM
15/03/2022
15/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: segurança e saúde na escola
17/03/2022
17/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: como as escolas aplicam e llidam com PSF na Escola; debate sobre o contexto escolar como território educativo
22/03/2022
22/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: como as escolas aplicam e llidam com PSF na Escola
24/03/2022
24/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: a experiência na EFA e Permacultura
29/03/2022
29/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: aprofundamento - alguns elementos org. das Escolas do Campo
31/03/2022
31/03/2022
Socialização e partilhas das experiências/discussões, debates e sínteses dos aprendizados: aprofundamento - alguns elementos org. das Escolas do Campo
05/04/2022
05/04/2022
Socialização: sobre o PPP e sua relação com a organização e coord. do trabalho na escola
07/04/2022
07/04/2022
Socialização: sobre o PPP e sua relação com a organização e coord. do trabalho na escola (vivências no estágio)
12/04/2022
12/04/2022
Aula assíncrona: estudo dirigido (acessar formulário Google)
14/04/2022
14/04/2022
Análises reflexivas sobre a questão: Como essas experiências e lutas pela educação (contextualizada e democrática) me afetaram?
19/04/2022
19/04/2022
Análises reflexivas sobre a questão: Como essas experiências e lutas pela educação (contextualizada e democrática) me afetaram?
21/04/2022
21/04/2022
Aprofundamento de temas: o contexto como território educativo
26/04/2022
26/04/2022
Aprofundamento de temas: modelos de org. e funcionamento do trabalho na escola (modelo científico-racional e o conceito sociocrítico)
28/04/2022
28/04/2022
Análises reflexivas sobre a questão: O que posso listar em termos de aprendizagem para minha formação e prática no que diz respeito à organização e o trabalho escolar?
30/04/2022
30/04/2022
Produção de material: ebook " Práticas Educativas na Escola: relatos e análise de experiências"
02/05/2022
02/05/2022
Produção de material: ebook " Práticas Educativas na Escola: relatos e análise de experiências"
03/05/2022
03/05/2022
Aprofundamento de tema (Parte 1): a "Ciência Maior/Escola Maior" e a "Ciência Menor/Escola Menor" (Deleuze e Guattari/Silvo Gallo)
05/05/2022
05/05/2022
A escola que temos e o controle dos corpos: organização e funcionamento do trabalho na escola pela visão da disciplina e do controle dos corpos
09/05/2022
09/05/2022
Exercitando as ferramentas e metodologias da organização e funcionamento do trabalho na escola
10/05/2022
10/05/2022
Aula assíncrona: trabalhando com as ferramentas de análise e soluções de problemas na escola
12/05/2022
12/05/2022
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
10/03/2022 1ª Avaliação
12/04/2022 2ª Avaliação
09/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK DA AULA (22/02/2022) 22/02/2022
LINK PARA LEVANTAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS 21/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:47